Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/NOV/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

DDB prepara suas agências para o fim da publicidade clássica

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Keith Reinhard, CEO da DDB Worldwide, veio ao Brasil ficar por dentro das novidades na DM9DDB.
No máximo em 10 anos não vai mais haver separação entre profissionais de publicidade e de mídia interativa. Quem não entender isso vai sumir do mercado. A previsão é do Chairman e CEO da DDB Worldwide, Keith Reinhard (foto), transmitida à imprensa durante visita para conhecer, em São Paulo, a estrutura e os recém-inaugurados escritórios da nova DM9DDB, agora presidida por Affonso Serra.
Aos 66 anos, Reinhard acredita de tal forma nas mudanças que vão acontecer na comunicação de marketing que decidiu passar adiante, para o executivo Ken Kaeff, seu cargo na DDB para assumir, quase que como um apostolado, a função de integrar a publicidade com a mídia interativa nas agências do grupo através do mundo.
A separação que ainda existe hoje, afirma Reinhard, deve-se principalmente às diferenças de mentalidade entre os profissionais das duas áreas. "O criador de publicidade desdenha da mídia interativa e só quer pensar em filmes e anúncios de revista, que dão exposição na mídia e prêmios, enquanto os criadores de mídia digital torcem o nariz para os publicitários como se estes fossem dinossauros ultrapassados", lamentou o CEO da DDB. O resultado disso, aponta Reinhard, é que "estamos vendo na Internet muita tecnologia mas poucos exemplos de comunicação que use imaginação e humanidade".
Prevendo também que o conceito atual de "mídia" vai desaparecer para dar lugar a distribuição de conteúdos (os profissionais de mídia que se cuidem!) e estimulado por pesquisas que apontam que, em 3 anos, as pessoas vão estar mais conectadas à Internet por aparelhos portáteis do que por computadores em casa, Keith Reinhard se propôs o desafio de encontrar maneiras de levar para a rede a mesma emoção que se consegue transmitir hoje na propaganda clássica.
Já no último mês de junho, no Festival de Cannes, a DDB promoveu uma apresentação sobre a aplicação dos princípios de Bill Bernbach — o "B" da DDB — na publicidade digital. Em junho de 2001, o evento vai se repetir, com a apresentação de novas aplicações que a agência tenha conseguido desenvolver em seus escritórios através do mundo ou em exemplos que Keith consiga pescar na grande rede. Uma boa fonte, ele sugere, é acompanhar as páginas criadas por amadores, que, como não têm os vícios formais dos profissionais de comunicação nem o tecnicismo dos programadores, acabam obtendo envolvimento e emoção dos leitores em seus sites.
E Keith Reinhard tem uma explicação para isso não acontecer com frequência: "ainda estamos numa fase de deslumbramento com a descoberta de tanta tecnologia e deixamos a Ciência e os cientistas no controle da comunicação. Foi a mesma coisa quando a televisão foi inventada e os comerciais eram cheios de informações técnicas e racionais. Só nos falta descobrir as maneiras de cruzar esta fase de predomínio da técnica na Internet para uma comunicação com mais emoção e humanidade".
Brevemente Isso vai acabar acontecendo, garante Keith Reinhard, e será uma revolução na comunicação de marketing. A agência de publicidade quiser sobreviver no mercado, vai precisar estar preparada pra isso.

Brasil pode perder um jurado no festival de filmes em Cannes

Depois de já ter visto o seu número de representantes no júri de filmes de Cannes cair de 2 para 1, o Brasil está em vias de ficar fora do júri do concurso, segundo informou à Janela Luis Antônio Ribeiro Pinto, diretor da Promocine e representante no Brasil do festival da Sawa.
Diz ele que devido a fortes protestos da Argentina -- ausente do júri de imprensa mas que hoje disputa com o Brasil o título de país sul-americano mais criativo na área do cinema publicitário -- a Sawa está analisando a possibilidade de ter a América do Sul representada no júri de Cannes por um brasileiro na área de Press & Poster e um argentino no júri de Filmes.
A decisão será tomada na próxima reunião da executiva da Sawa, que acontece dia 20 de novembro, em Londres. Luis Antônio nega as notícias divulgadas na imprensa sobre uma possível lista de jurados potenciais que estaria levando para a reunião. "Não tenho nenhuma relação oficial e isso só me causa problemas com publicitários que acabam magoados comigo porque seus nomes são citados e não escolhidos", lamentou o diretor da Promocine, que adianta que sua primeira preocupação, no momento, é saber se teremos ou não um jurado em cada concurso, para depois sim pensar em quem eles poderão ser.
Rompimento
Luis Antônio também refutou as notícias publicadas pela imprensa especializada sobre um eventual descredenciamento da Promocine pela Sawa. "Continuamos sendo os representantes do Festival de Cannes no Brasil", afirmou, criticando a imprensa especializada brasileira de ser sensacionalista e ter transformado uma simples mudança do processo de inscrição em "rompimento". Para comprovar, ele cita que a carta da Sawa para as agências brasileiras informava apenas que a Promocine e a Sawa, de comum acordo, decidiram que as inscrições de trabalhos e delegados para Cannes, já em 2001, deverão ser feitas diretamente com a organização do Festival, em Londres.
Ribeiro Pinto esclareceu para a Janela que todos os demais assuntos referentes à Sawa no Brasil continuarão sob os seus cuidados. Ainda será função dele, por exemplo, indicar os representantes brasileiros nos diversos júris do Festival, assim como promover as exibições e a venda dos rolos de premiados no Brasil. "Não ganho nenhum dinheiro com isso", defendeu-se o diretor da Promocine, que garante ter sido ele próprio quem pediu à Sawa para se afastar das responsabilidades e dos custos da captação e envio dos trabalhos brasileiros.
Insistindo que continua prestigiado na Sawa, Luis Antônio reafirmou para a Janela que foi convidado e estará em Londres naquela reunião mundial dos representantes da entidade organizadora do Festival de Cannes.

Sinaf vai recorrer de multa do Procon

O diretor do Sinaf-Sistema Nacional de Assistência à Família, Pedro Bulcão, vai recorrer da multa aplicada pelo Procon na última sexta-feira por considerar as peças publicitárias deste anunciante "discriminatórias contra idosos". A informação é do diretor da agência Carioca, Sérgio de Paula, responsável pela campanha do Sinaf desde que dirigia a criação da Grottera no Rio. "A campanha existe há 5 anos e foi reconhecida com medalhas de ouro no Colunistas e na ABP", lembrou de Paula, citando que o anunciante já havia sido julgado e absolvido pelo Conar, um órgão que representa agências, anunciantes e veículos.
Segundo declarações de Átila Nunes Neto, coordenador geral do Procon-RJ ao jornal O Globo, o órgão, por conta de queixas recebidas de idosos, além de multar o Sinaf, está instaurando processo para que toda a sua campanha de publicidade exterior seja retirada de circulação, além de exigir que a empresa veicule uma contrapropaganda na forma de um pedido de desculpas aos consumidores. Entre as peças citadas estão os busdoors "Como planejar a morte da sua sogra" e "Cuidado que a sua próxima parada pode ser a cardíaca".

TV Zero abre filial da produtora em São Paulo

A produtora de comerciais TV Zero, depois de sete anos atuando apenas no mercado carioca, inicia na próxima segunda, 6 de novembro, suas atividades em São Paulo, Para isso, a produtora vai manter uma estrutura paulista de atendimento com Krysse Mello, além de seus diretores Roberto Berliner, Eduardo Vaisman, Ronaldo Soares e André Horta passarem a dirigir também comerciais e filmes naquele mercado.
A produtora funcionará na Bela Vista, com os telefones 3101-2195 e 3101-1583.

Concorrência da Sendas pode ter sido especulação

Está circulando no mercado o comentário de que a tão noticiada concorrência que a Casas Sendas abriu no mercado carioca — para uma verba estimada em R$ 35 milhões — não seria nada mais do que uma forma de "assustar" a atual agência daquele varejo, a Giovanni FCB, para gerar nela uma sacudida contra uma eventual acomodação.
Apesar de a Sendas jamais ter afirmado que estaria fazendo uma concorrência, e sim "ouvindo outras agências do mercado", houve uma correria à porta do varejista, com cerca de 6 grandes empresas de publicidade apresentando seus portfólios e propostas. Pelos comentários chegados à Janela, a Giovanni FCB sentiu o golpe e já partiu para relembrar para as Sendas os laços históricos e pessoais que há tantos anos unem as duas empresas.

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* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado.
04/11, sábado: Andréia Repsold (Diretora de Operações da Fagga), Mônica Orlandini (Atendimento da CaradeCão), Thomaz Newton Naves (Diretor de Marketing da Cemusa), Camila Bezerra (Diretora de Arte da TV Globo - Div.Propaganda), Marco Antônio Cazumba (Diretor de Arte da Scalla);
05/11, domingo: Geraldo Alonso Filho (Diretor Presidente da Publicis.Norton), Miguel Barros, Beatriz Lamego (Diretora de Arte da Salles D’Arcy);
06/11, segunda-feira: Antônio Carlos Accioly (Diretor Comercial da Academia de Filmes), Natália Bezerra de Menezes (Assistente de Atendimento da Contemporânea);
07/11, terça-feira: Alberto Pecegueiro (Globosat), Luiz Cláudio "Cacau" Azevedo;
08/11, quarta-feira: Fernando Barbosa Lima;
09/11, quinta-feira: Ari Fidelis (Diretor de Arte), José Praxedes, Paulo Giovanni (Presidente da Giovanni,FCB);
* DE MUDANÇA - Depois da inauguração festiva, a agência Carillo Pastore Euro RSCG começa a funcionar já nesta segunda-feira, 6 de novembro, em seu novo endereço: Rua Ministro Nelson Hungria, 90, no Morumbi, em São Paulo-SP, com o telefone (11) 3759-4900.
* JOVEM X MÍDIA - O Grupo de Mídia do Rio de Janeiro convida para o Mix de Mídia de Novembro, com a MTV que apresentando o "Dossiê MTV Universo Jovem II - O Jovem e a mídia". A pesquisa que apresenta resultados extremamente interessantes sobre o comportamento do jovem em relação a mídia. Será comentada e analisada pelo filosofo e professor da USP Mario Sérgio Cortella. Será no Centro Empresarial Rio - Andar P / Ala A / Auditório, dia 07/11/00, 3ª feira, às 08:30h