Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 13/OUT/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Staff, em boa fase, conquista conta dos pneus Michelin

Depois de concorrência da qual participaram ainda a Contemporânea e a V&S, a agência Staff, do Rio de Janeiro, foi escolhida para cuidar da comunicação da Michelin – a maior fábrica de pneus do mundo --, a partir do ano 2001, cuidando de uma verba prevista de US$ 2 milhões.
Essa é mais uma conta que a DM9DDB – agência que só mantém escritórios em São Paulo – perde no Rio nas últimas semanas, pouco depois de a Texaco, que também era cuidada pela agência, passar sua conta para a AlmapBBDO.
A Staff, que abortou recentemente as negociações que estava fazendo com os grupos internacionais True North e FCB para a venda de parte de suas ações, vem passando por uma fase bastante positiva no mercado carioca. Nas últimas semanas, a agência já vinha comemorando a conquista da conta nacional dos cinemas UCI, em concorrência, e da gravadora Som Livre.
Fechando este ano com um faturamento na faixa de R$ 12 milhões, a Staff segundo seu diretor Eduardo Moncalvo, prevê para 2001 um faturamento superior a R$ 18 milhões.

Sendas abre concorrência e agita mercado carioca

Reforçando boatos que já vinham correndo pelo mercado carioca há mais de um mês, a coluna de Ricardo Boechat no jornal O Globo desta terça-feira noticiou que o Grupo Sendas vai abrir concorrência para escolher uma nova agência de publicidade, substituindo a Giovanni, FCB "que atende a conta há quase 10 anos" (na verdade, já chegam a 15), responsável por uma verba estimada em R$ 35 milhões.
De acordo com os comentários que já haviam chegado à Janela (e confesso que não publiquei nada porque, pela antiga relação entre as duas empresa, não dei crédito), o presidente do grupo varejista, Arthur Sendas, estaria magoado com a agência não apenas por ter perdido a posição de destaque (e de atenção) na relação de clientes a partir do crescimento dela no mercado, como também por Paulo Giovanni ter utilizado as cotas acionárias que Sendas tinha na agência para permitir a associação com a multinacional da propaganda FCB. De acordo com os rumores circulantes, Arthur Sendas teria se manifestado entre amigos de que houve ingratidão de Giovanni em relação a ele, que apoiou a agência quando ela ainda era pequena.
Como se tudo isso não bastasse, a empresa está com novo diretor de marketing, o ex-diretor da rede Três Poderes, Alexandre Fontes, que provavelmente queria conhecer o trabalho de outras agências cariocas.
De qualquer forma, vale registrar que a publicidade com certeza foi um dos fatores que mais ajudaram a Sendas a ter visibilidade no mercado carioca, sendo provavelmente um dos mais premiados anunciantes de varejo do país, com dezenas de diplomas em concursos publicitários conquistados pelas peças criadas pela Giovanni.

Grupo de Mídia seleciona estudantes para estágio

No próximo dia 16 de outubro, na sede do Jornal do Brasil, o Grupo de Mídia do Rio de Janeiro divulga a relação dos 10 estudantes vencedores do 4º Concurso sobre Mídia, realizado pela entidade com o apoio do JB e da Rádio Cidade.
Este concurso vem se consolidando como um dos melhores instrumentos de renovação do mercado profissional de mídia. Segundo o Praticamente todos os estagiários até aqui selecionados já trabalham efetivamente em grandes agências de propaganda do Rio.
No evento, que começa às 09:30h com um café da manhã, estarão presentes os 30 finalistas entre os 73 trabalhos inscritos).

Prêmio Promoção Rio duplica inscrições em relação a 1999

Com a participação de 29 agências empresas e profissionais inscritos – entre agências de promoções e de propaganda - , vai ser julgado este fim de semana o 6º Prêmio Promoção Rio de Janeiro – 2000, promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing de Propaganda (Abracomp), com o apoio do capítulo carioca da Associação de Marketing Promocional (Ampro).
O concurso deste ano superou as 150 inscrições, duplicando o volume em relação a 1999. Os concorrentes são Acme, Alessa, Ana Couto, Animus, Artplan, Casa da Criação, Cinco.Projeto1, Contemporânea, Direto da Casa, Doctor, DPZ, Fagga, Fischer América Rio, Hartmann, Heleno Bernardi, Hugo Novaes, Ideal, McCann Erickson, Millenn, Multinacional, Planning, Propeg, Ronson, Standard, Storm, Tyocoi, V&S, W-Up e XL.
Os jurados do 6º Prêmio Promoção Rio serão Andréa Círio (Gerente de Merchandising da L’Oréal), Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Liana Barcelos (Coordenadora de Eventos da Embratel), Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing – São Paulo), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Paulo Macedo (Propaganda & Marketing-Rio), que se reúnem a partir das 8:30h no Rio Atlântica Hotel. Os resultados da premiação serão divulgados no próprio sábado, ao final do julgamento, através do site da Abracomp, em www.colunistas.com.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
13/10, sexta-feira: Amauri Nicolini (Diretor Técnico da Brainstorm), Nico Rezende (Diretor da Magic Chorus), Raphael Laclau (Executivo de Contas da McCann Erickson); Andréa Zattar (Supervisora de Mídia da Eco);
14/10, sábado: Ana Frajtag (Diretora da Ideal);
15/10, domingo: Fred Moreira (Redator da Salles D’Arcy), João Bosco Franco (Redator da Contemporânea), Rosaline Hester;
16/10, segunda-feira: Eduardo Domingues (Atendimento da McCann Erickson);
17/10, terça-feira: Cássio Lopes, Andrea Santos (Diretora de Contas da Artplan), Andréa Moniz (Redatora da Ronson);
18/10, quarta-feira: Juvenil dos Santos (Diretor da Blue Light), Renata Curado (Diretora de Arte da V&S), Ricardo Galhardo (Diretor de Arte da Eco);
19/10, quinta-feira: Axel Chaves (Diretor Geral da Mix Marketing), Dorinho, Jorginho Abicalil (Diretor da Tape Spot), Alexandre Leão (Redator da Casa da Criação);
* FESTA NO RIO – O Jornal O Globo está marcando a entrega do seu 4º Prêmio de Propaganda para o próximo dia 24 de outubro, no Hotel Intercontinental, Este ano, o veículo estará entregando R$40 mil em prêmios para os vencedores dos 5 Grand Prix: Rio de janeiro, Classificados, Outros Estados , Voto Popular e Melhor aproveitamento do Meio Jornal.
* NO PACOTE – A agência carioca V&S Comunicações acaba de conquistar a conta da eBXExpress Brasil, maior companhia privada de encomendas expressas do país, pertencente ao Grupo Eike Batista. O objetivo da campanha publicitária é o de consolidar a eBX Express Brasil como líder privado de entrega de documentos, encomendas e e-commerce, não apenas em volume de negócios como também pela eficiência. A campanha, com mídia em rádio, televisão, outdoor, revistas e jornais, sairá em novembro.
* SUTIÃ NOVO – A atriz Patrícia Luchesi, do "Primeiro Sutiã" que ninguém esquece, cresceu, virou mãe e está protagonizando um dos comerciais da campanha promovida pela Rede Globo de prevenção do "Câncer de Mama". Produzida pela CaradeCão Filmes, o comercial foi dirigido por Rudi Lageman (Foguinho) e entra no ar nas próximas semanas.
* FÁBRICA DIGITAL – A software-house Fábrica Digital lançou esta terça-feira, no Rio de Janeiro, os programas Publique! e Opine!, destinados à publicação de conteúdo on-line e desenvolvimento de páginas na Web, inclusive no formato Wap, voltado para publicitários e criadores de web-design. O evento aconteceu no charmoso estúdio do fotógrafo Aderi Costa, no Cais do Porto, com produção da Dinâmica Promoções.