Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Grupo de
Mídia do Rio entra na Internet com site
Com um coquetel no Bar do Hotel, no
Leblon, dia 18 próximo, o Grupo de Mídia do Rio está lançando seu Website
www.grupodemidiarj.com.br (N.R. em 10/06/2002: atualmente
em https://www.midiarj.org.br/). Estarão presentes a diretoria
do Grupo de Mídia, presidida por Luiz Fernando Novaes, da DPZ, e os patrocinadores
do Website: DoubleClick, Editora Globo, Globo On, Sistema Globo de Rádio e
Radix.
O site entra oficialmente no ar no próprio dia 18, se propondo a ser uma ferramenta
de trabalho para os mídias, apresentando noticias e referencias, entrevistas
e casos de mídia, além de um espaço de expressão com artigos e debates. Todo
o desenvolvimento de tecnologia e design ficou a cargo da Brainter e o conteúdo
será dirigido pela jornalista Claudia Penteado ,que já cuida do site do Clube
de Criação do Rio.
Devolução do dinheiro é promoção de vendas
em moda nos EUA
Confiança nas estruturas privadas e públicas
coisa que absolutamente nos falta no Brasil ajuda muito o marketing.
Um dos mecanismos de promoções de venda mais utilizados atualmente nos Estados Unidos
principalmente na disputada área de informática é o "mail-in
rebate" que é uma devolução em dinheiro, pelo correio, que os fabricantes fazem
diretamente para o comprador do produto.
O sistema é simples: um fabricante, digamos, a HP, anuncia no próprio ponto-de-venda,
que, num determinado período, na compra, por exemplo, de um micro qualquer
e de uma impressora dela, você receberá uma devolução de US$50. Ao comprar,
você pega na loja o cupom respectivo, preenche indicando o número do serial
da impressora comprada, envia para a HP junto com a xerox da nota de compra
e no prazo de 8 a 10 semanas a empresa envia, para sua casa, um cheque com
o valor prometido.
O "rebate" está sendo tão usado nos Estados Unidos que as lojas precisam
manter prateleiras com divisórias para separar as dezenas de cupons dos diferentes
fabricantes. Até onde percebi, a participação da loja se restringe a exibir os
materiais promocionais, eliminando para o varejista a necessidade dos
"clearances" dos tradicionais cupons de desconto que cabem a ele conceder ao
consumidor.
Nos cupons de "mail-in rebate" que vi, aliás, não há qualquer referência a
autorização emitida por qualquer órgão de governo. É tudo baseado na absoluta
confiança de que a empresa vai mandar o cheque e o correio vai entregar.
Será que um mecanismo promocional como este pode dar certo no Brasil?
TROCA-TROCA
É muito engraçado como 80% dos releases que chegam para falar de novas contratações
dizem que a agência X "está reforçando a sua equipe", com a entrada de Fulano
de Tal.
Já que os assessores de imprensa gostam tanto da expressão, aqui vão os novos
"reforços" do mercado publicitário brasileiro:
PUBLICIS.NORTON
A Publicis.Norton está anunciando diversas
contratações: Anamaria do Amaral Andrade, ex-Salles, DPZ, Fischer, Justus e Ogilvy entra
para dirigir o grupo Nestlé. Patrícia
Hahn e Sandra Mattar (ex-D+), que já tiveram passagens como clientes em sua vida
profissional, igualmente assumem a direção de outros dois grupos de atendimento. Alberto
Caballeiro (ex-Rino) e Jane Freitas (ex-QG) também ingressaram na equipe, da mesma forma
que Alessandro Viçoso e Fernanda Recupero foram efetivados como assistentes de contas.
SALLES DARCY
O diretor de arte Luciano Santos deixou a F/Nazca
para voltar à Salles DArcy, onde trabalhou entre 94 e 95. Na F/Nazca, onde esteve
desde 96, desenvolveu campanhas para Philco, Toyota, Editora Abril, entre outras. Luciano
já foi premiado em Cannes, em 98, com Leão de Prata, com os anúncios "Câmeras
quebradas" e "Raio X", criados para a campanha da "Folha de
S.Paulo".
TVA
A TVA anuncia a contratação de Alexandre Athayde como seu novo diretor de
Marketing, coordenando as ações de Planejamento e de Marketing, além de pesquisas e da
publicidade de todos os produtos da companhia: Ajato, Pay TV e Corporativo.
Formado em Administração de Empresas Comércio Exterior pela Fasp-Faculdades
Associadas de São Paulo, o executivo atuou em empresas como C&A, Credicard e
Citibank. Sua última experiência foi na implantação no Brasil da AON Direct Group Inc,
segunda maior empresa de corretagem de seguros do mundo.
LODUCCA
A equipe de criação da Loducca conta agora com Rogério Lima e Sérgio
Gonçalves. Rogério, diretor de arte, já passou por agências como Almap/BBDO, Young
Rubicam e LewLara, trabalhando para clientes como Banco Real, Ford, Pepsi, Bayer, Lacta e
Volkswagen. Sérgio, redator, criou campanhas para Shell, Philco, Folha de São Paulo,
Antarctica, Honda, Nestlé e Brastemp, em agências como Young & Rubicam Talent Bizz,
DM9, J.W.Thompson-Grupo Ford e mais recentemente Bozzel Brazil.
FISCHER RIO
A Fischer América Rio contratou o Afonso Giordano Neto, ex-MPM, Artplan,
J.W.Thompson, Standard, Ogilvy para atuar na criação de Merchandising e Design, na
equipe que atende exclusivamente ao Ponto Frio.
ACADEMIA
Desde 13 de setembro, Luciano Moura passou a fazer parte do quadro de diretores
da Academia de Filmes. Sediado no Rio, Luciano Trabalhará para todo o mercado nacional
especialmente para o Rio e São Paulo e internacional.
Luciano começou trabalhando com cinema, fazendo em 1992 o curta "Moradores da Rua
Humboldt", que recebeu prêmio de melhor filme no Festival do Rio, melhor filme e
melhor diretor no festival de Havana e participou de festivais na Suécia, Inglaterra e
Alemanha. Em 95 começou a dirigir filmes publicitários, passando pelas produtoras
Claquete, Mister Magoo, Conspiração e 5.6.
Atualmente o diretor se dedica a um projeto de longa chamado "Condomínio" em
parceria com sua mulher Helena Soares, roteirista que participou de "Eu, tu,
Eles".
CÃNDIDO & ORTIZ
Marlene Fuchs está de volta ao mercado. Com as novas conquistas da Cândido &
Ortiz HAYASA (revenda HONDA), GUILHA (decoração) LEALTEX e BARCAS S.A. - , o
Antônio Cândido convidou a experiente Marlene a assumir a mídia da agência.
Doctor conquista conta de banco de investimentos
Acaba de entrar na agência carioca Doctor a conta publicitária do Liberal
Asset Management, um dos principais bancos de investimentos do país, ligado ao Bank Of
America.
A previsão de verba é de R$ 2 milhões a partir de outubro quando entra no ar uma
campanha de revista dos novos produtos, com aprovação do gerente de marketing Maurício
de Souza.
Beth Meger inaugura nova sede da NS&A no Rio
A NS&A, empresa de Beth Meger - que se desligou
da Sima -, inaugura nova sede no Rio no próximo dia 22 de setembro, promovendo a festa do
Mix Flower, no seu estilo bem popular: com distribuição de brindes, kits primavera e
campeonato de videokê entre outras atividades.
O escritório da NS&A Rio será comandado por Lenilson Leal, como diretor de negócios
em comunicação, e a empresa ainda terá na equipe Daniela Andrade e Mônica Vicênio
gerentes de marketing e planejamento, assim como os executivos de negócios Katiane
de Souza, Leonardo Cohen e Mare Rolim, as assistentes comercial e de marketing Patrícia
Fernandes e Alaine da Costa.
A nova sede funcionará na Rua Estácio Coimbra, 50, no bairro de Botafogo.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários
do mercado:
15/09, sexta-feira: Cláudia Strulberg (Diretora de Criação da Prime), Marion
Green;
16/09, sábado: Linda Peixoto (Diretora de Operações da Stilo), Cláudio Lethieri
(Executivo de Contas da Pubblicare) ;
17/09, domingo: Yara Militão;
19/09, terça-feira: Isabelle Tanugi (Diretora da Zohar), Suely Caetano (Diretora
de Mídia da Professa), Alessandra Corrêa (Coordenadora de Mídia da Promarket);
21/09, quinta-feira: André Kassu (Redator da Artplan), Cecília Velozo (Mídia),
Eda Hungria (Diretora da Rádio Atividade), Luciane Mesquita (Diretora de Conta da
Contemporânea);
* PALESTRANTES Álvaro Rodrigues e Luís Cláudio Salvestroni, redator e
diretor de arte da V&S, fazem esta sexta-feira, 15 de setembro, uma palestra na ETEAB
Escola Técnica de Comunicação Adolpho Bloch, para cerca de 150 alunos do curso
de Propaganda e Publicidade. O tema da palestra sugerido pela própria dupla será "A
Pizza na Propaganda".
* PRÊMIO LONDRINO A entrega dos prêmios brasileiros do Festival de Londres
já está marcada. Vai acontecer no dia 29 de novembro próximo no Buffet Giardini, à
Av.Horácio Lafer, 440, no Itaim Bibi, em São Paulo a partir das 20:00h.
* LANÇAMENTO O mundo publicitário paulista está sendo convidado a se
reunir na próxima terça-feira (19), no Leopolldo, para participar do jantar de
lançamento no Brasil da Adshel Mídia Network, divisão de publicidade em mobiliário
urbano da Clear Channel Communications Inc.maior empresa de publicidade exterior do mundo.
Vincent Slevin, Chairman da Adshel e Emílio Medina, Diretor de Marketing, estarão
recebendo os convidados a partir das 20h00.
* MUDANDO DE PISTA A conta da concessionária Ago, a maior especializada em
Mercedes Benz no Rio, está trocando de agência, indo para a Comunicação Carioca de
Sérgio de Paula
|
|
Anúncios criados pela RioKa para o Prêmio Colunistas Promoção Rio 2000, veiculados na versão impressa da Janela. |
|