Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/AGO/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Abracomp lança Prêmio Promoção 2000 com regionais no Rio e no Paraná

A Abracomp acaba de dar a partida para o Prêmio Colunistas Promoção 2000. Este ano, o concurso ganha uma nova regional, o 1º Prêmio Promoção Paraná, que selecionará os trabalhos daquele estado que concorrerão ao 19º Prêmio Promoção Brasil. Esta é a segunda regional do Prêmio Promoção, que há 6 anos também vem sendo julgado no Rio de Janeiro.
O Promoção 2000 vem com 9 novas categorias, incorporando tecnologias como a Internet. Entre as novidades estão a categoria "Promoção em Mídia Interativa", para companhas promocionais que se utilizem exclusivamente de websites, e-mails ou celulares para atingir seu público-alvo, e "Peça Interativa de Marketing Direto", para destacar estas novas formas de atingir o consumidor.
Também passaram a ser julgadas no Prêmio Colunistas Promoção as "Ações de Demonstração ou Amostragem Externa", como distribuição de samplings e folhetos. E "Figurino Promocional" , para destacar os mais criativos e pertinentes uniformes utilizados por promotoras e recepcionistas em eventos promocionais.
O regulamento e a relação de categorias do Prêmio Promoção 2000 estão no site da Abracomp, em www.colunistas.com, juntamente com os formulários de inscrição e as datas limites para a entrega de materiais. Os julgamentos devem ser realizados no começo de setembro próximo.

Sérgio Cardoso deixa Mr.Magoo e se associa a outra produtora

O produtor de comerciais Sérgio Cardoso - dono de um currículo respeitável no setor, inclusive como diretor de RTV de várias agências cariocas - deixou na última segunda–feira a sociedade da Mr. Magoo que ajudou a transformar em uma das mais ativas produtoras de filmes publicitários do Rio de janeiro.
Segundo Cardoso, uma das razões para a sua decisão é a busca de um formato empresarial diferente do que vinha conseguindo desenvolver na Magoo, processo que, garante ele, já está em andamento, devendo ser anunciado ao mercado publicitário ainda este mês de agosto, provavelmente associado a outra produtora do mercado carioca.
Enquanto isso, na Magoo, o diretor e produtor Clóvis Aidar, que havia se associado à empresa para abrir o escritório de São Paulo, vai estender sua atuação a partir de agora na produtora do Rio, em conjunto com seu outro sócio, o também produtor Nei Torres.

Mário Barreto deixa a Intervalo para voltar a dirigir comerciais

Mário Barreto
Mário Bareto cansou de ser visto como "homem de negócios"
Depois de 11 anos comandando a produtora Intervalo, Mário Barreto deixou a empresa para abrir a Imagina Produções, na qual pretende voltar a se dedicar à direção e realização de filmes.
"Cheguei à conclusão de não estava feliz. As antigas exigências da produtora me afastaram do que gosto de fazer, ao ponto de alguns clientes até ignorarem que eu metia a mão na massa e não era só um cara de negócios", explicou Barreto, que convidou dois outros profissionais da Intervalo, Karina Rei e Bruno Vidigal, para ser seus sócios e diretores de atendimento e produção.
De acordo com Karina Rei, a Imagina deve fechar o primeiro ano com um faturamento em torno de 700 mil reais, e com uma média de 5 a 6 jobs por mês". A empresa está estruturando seu escritório numa cobertura no Centro Empresarial Downtown, na Barra, mas até lá, Karina continuará atendendo os clientes nos mesmos endereço e telefone da Intervalo. Nesta produtora, seu diretor Thomas Wilson não retornou a ligação para informar seus novos planos, mas de acordo com o comunicado da Imagina, passará a se dedicar à produção de filmes infantis e projetos na Internet.

Ampro-Rio elege nova diretoria

Encerrada na última sexta-feira as inscrições de chapas para a nova diretoria da Ampro-Associação de Marketing Promocional, apenas uma chapa, encabeçada por Kika Leitão, diretora de atendimento da Dia Design, se apresentou para suceder a presidente Maria Helena Araújo no período de outubro de 2000 a outubro de 2002.
A eleição acontece no próximo dia 8 de agosto, terça-feira, a partir das 18h00, no Centro Empresarial Rio, Praia de Botafogo, 228, andar P, em Botafogo, com posse imediata e coquetel de confraternização entre os profissionais do mercado.

Padilha e Horowitz abrem produtora de áudio Zuêra

Após 13 de anos trabalhando com o Gaúcho da Mr.Vox, Marcio Padilha decidiu se tornar concorrente e montar sua própria produtora de áudio, batizada de Zuêra Produções. A empresa foi aberta em sociedade com o Sérgio Horowitz, diretor da produtora de vídeo Proview, para cujos trabalhos a Zuêra já está produzindo o áudio.
Por enquanto, a Zuêra está instalada nas dependências da Proview, mas Padilha garante que em breve ela vai ocupar o grupo de salas ao lado, onde será montada a segunda ilha de edição de áudio Pro Tools da produtora.

Saporetti dirige comercial para homenagear equipe da Petrobras

Contemporânea para Petrobras, com direção de SaporettiÉ da Contemporânea, com produção da Atmosfera Cinematográfica, o comercial que está sendo veiculado nas TVs brasileiras para homenagear a equipe Petrobrás Júnior de Fórmula 3000 por suas vitórias.
Filmando no Autódromo Nelson Piquet e batizado de "Rewind Bandeirada", o comercial, dirigido por Libero Saporetti, usa a criatividade e a engenhosidade técnica para compensar um baixo custo de produção: a imagem se centra em uma bandeirada de chegada dada pelo diretor de prova, só que com a cena é repetida várias vezes na tela, dando a sensação de um Rewind comandado pelo controle remoto do espectador.
A criação foi de Ana Paula Brandão e Nathalie Cazés, com atendimento de Gilberto Garcia e Christiane Menezes e aprovação de Luis Eduardo Bastos e Ricardo Vieira.

Staff vence concorrência da UCI e supera previsão de faturamento

Cahique Equi
Cahique Equi prevê até R$ 17 milhões no faturamento da Staff
A UCI, grupo de salas de cinema que a Paramount e Universal têm em 6 cidades brasileiras, acaba de entregar a sua conta publicitária para a agência Staff, depois de concorrência que envolveu as agências V&S e Publicis.Norton. No Rio, a UCI mantém 18 salas do New York City Center.
A conta da UCI – avaliada em R$ 1,5 milhão anuais – estava desde o seu lançamento na Artplan, vencedora da primeira concorrência do cliente. Desta vez, apesar de convidada, a agência preferiu não participar da disputa.
Com a conquista da UCI e da Granado no mês de julho, Carlos Henrique Equi, diretor da agência, está comemorando a superação da previsão de faturamento da Staff para o ano 2000, mesmo com a perda, no primeiro semestre, da conta das Concessionárias Fiat no Rio. Pelos cálculos de Cahique Equi, a Staff deve fechar o ano 2000 com um faturamento entre 15 e 17 milhões de reais.

Clóvis Barreto, um ilustrador esquecido na história do Rio

Durante um debate na Janela-Net sobre o texto correto do cartaz de bonde do Rhum Creosotado, acabei descobrindo em pesquisas na Internet o nome de Clóvis Barreto, o ilustrador da peça (hoje seria chamado de diretor de arte), e que teve a sua fama eclipsada pelos versos do anúncio.
Segundo o vereador de Duque de Caxias, Carlos Eli, que conheceu o artista, Clóvis de Araújo Barreto era baiano de Ilhéus, chegando ao Rio de Janeiro em 1940. Foi Fuzileiro Naval e deu baixa como cabo. Autodidata, Clóvis jamais freqüentou uma escola de arte. Em Ilhéus desenhava com carvão nas calçadas as figuras de alguns de seus ídolos, como Tom Mix, o cowboy mais famoso de sua geração. Morando no Rio, teve contato com pintores que participavam da Associação de Belas Artes, como Portinari e Heitor dos Prazeres. Mas foi caricaturista Mendez que o incentivou a se tornar profissional. Como ilustrador e estudioso de heráldica, por exemplo, chegou a criar o brasão do município de Duque de Caxias.
Durante duas décadas, nos anos 40/50, Clóvis trabalhou para a agência de publicidade que era responsável no Rio pela propaganda veiculada nos bondes do antigo Distrito Federal. Segundo Carlos Eli, que o conheceu, ele garantiu ter sido que foi um dos pioneiros em silk-screen e ter desenhado as peças do Rhum Creosotado ("Veja ilustre passageiro/que belo tipo faceiro,/o senhor tem ao seu lado...") e da Academia Moraes de Dança (quantas oportunidades você já perdeu por não saber dançar?).
Não há como não ficar curioso por saber mais sobre esse publicitários das antigas. Quem tiver mais informações sobre essa agência e sobre ele, pode mandar para a Janela que a agente publica.

ATUALIZAÇÃO EM 03/09/2023

Como encontramos  controvérsias na Internet sobre a autoria da ilustração da campanha do Rhum Creosotado -- há também citações de a assinatura ser do caricaturista J.Carlos, fomos pesquisar e localizamos duas artes com os famosos versos. Uma em cor e outra pb.

E que são claramente diferentes em estilo, a despeito de manterem o mesmo leiaute e personagens. 

Esta aqui, em cor:

E esta, em PB:


Aparentemente, a ilustração em PB lembra mais o estilo de J.Carlos. Seria, então, a colorida a arte de Clóvis Barreto?
Quanto aos versos, o crédito é ao poeta Bastos Tigre.

TROCA-TROCA
MUDANÇAS DE MARKETING
Felipe Horta deixou na última semana a Diretoria de Marketing do Grupo Renasce, que controla os maiores shopping-centers do país, como Barrashopping e MorumbiShopping. Por enquanto, Horta está de férias, até definir seus novos projetos profissionais. Na Varig, o alemão Frank Zehle deixou a Gerência de Marketing da empresa, que desde a entrada de Ozires Silva na sua presidência, vem realizando diversas mudanças nas suas diretorias. E na Editora Referência, Neuza Silveira deixa a direção da sucursal carioca depois de 15 anos, para se dedicar a outros projetos.
STAFF
Marcelo Noronha acaba de fechar a sua fase de contrações para a criação da Staff, no Rio: o novo integrante da equipe é o redator Marcos Meirelles, que estava na FischerAmerica-Rio.
MCCANN
O diretor de criação Luis Nogueira contratou gente nova para a equipe da McCann-Rio: os redatores Eduardo Costa (ex-V&S) e Marcelo Coli (ex-Doctor) e a diretora de arte Neca Bohrer (ex-Escala e W/Portugal).
COCA-COLA
Marilene Lopes está assumindo a diretoria de Comunicação da Coca-Cola, que estava vaga desde a ida de Marco Simões para a SuperVia. Marilene, que tem mais de 20 anos de Xerox, já atuou no marketing da empresa e ultimamente exercia o cargo de Gerente de Comunicação Corporativa e Relações com a Imprensa.
REDE GLOBO
O redator Marcos Pedrosa (ex-Thompson) é o novo Gerente de Criação da Divisão de Propaganda (ex-Agência da Casa), da Central Globo de Comunicação. Já têm a participação dele as campanhas de lançamento, que estão no ar, de Férias Animadas (infantil), No limite e Aquarela do Brasil. O próximo trabalho a ser veiculado – semana que vem no ar – é o novo comercial para estimular a amamentação – com participação especial do jogador Ronaldinho, sua esposa Milene e o filho Ronald.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
04/08, sexta-feira: Gilberto Garcia (Dir. Planejamento e Atendimento da Contemporânea), Marcos Pedrosa (Redator da J.Walter Thompson) ;
05/08, sábado: Sandro Serzedello (Diretor de Criação da V7) ;
06/08, domingo: Eduardo de Castro (Redator da Agência da Casa), Jésus Rocha, José Antônio Leão Ramos, Mauro Salles;
07/08, segunda-feira: Jonas Suassuna (Diretor Presidente da Gol Records), Ângelo Cordeiro;
08/08, terça-feira: Mauro Risch (Diretor da Artephoto), Ulysses Santos ;
09/08, quarta-feira: Clézia Toledo (Diretora de Atendimento da Elan Garden), Luis Paulo Saade Montenegro, Roberto Civita (Diretor Presidente da Editora Abril), Marcos Bassini (Redator), José Carlos Gomes (Diretor de Arte da Comunicação e Arte);
10/08, quinta-feira: Maurício Costa Leite, Fabiano Vieira Pinel (Diretor de Arte da Doctor);
* HOUSE A VISTA – A rede de supermercados ABC, uma das maiores do interior do Estado do Rio, comunicou à Script que está deixando a agência – da qual era um dos principais clientes -, dando como justificativa "contenção de despesas". Entre as suspeitas do mercado para a atitude da empresa estaria planos de montar uma house-agency.
* CONCORRÊNCIA – A Cultura Inglesa abriu concorrência para a conta de comunicação nacional, mantendo ainda para a praça do Rio de Janeiro a Standard Ogilvy e para São Paulo a DPZ. A seleção está envolvendo as agências age., Carioca, Ogilvy e a gaúcha Anima, para uma verba de R$ 3 milhões.
* GAP PROCURA PRESIDENTE – A uma semana do prazo limite para inscrições, ninguém se apresentou como candidato à presidência do Grupo de Atendimento e Planejamento do Rio. Nesta segunda-feira próxima, o atual presidente, Marcelo Gorodicht, se reúne com os presidentes anteriores Cahique Equi, Gláucio Binder e Carlos Campana, para traçar uma estratégia para o futuro da entidade. O prazo de apresentação de candidaturas será às 18:00h de quinta-feira, 10 de agosto. Cada candidato deverá registrar o seu interesse através de carta enviada ao escritório da FischerAmerica-Rio (Av. Rio Branco, 89 sala 802 – CEP: 20040-004-Centro), aos cuidados do próprio Marcelo Gorodicht.
* SELEÇÃO – A LMS Counseling, empresa de assessoria estratégica em marketing e comunicação dirigida pelos publicitários Luiz Sales, Ênio Rodrigues e Sérgio Guerreiro, acaba de concluir o processo de seleção de quatro agências que disputaram a conta do Hospital e Maternidade São Luiz, estimada em R$ 4 milhões. A escolhida foi a QG Comunicações do Grupo Talent.
* BLOCH FECHA - É uma tristeza para este colunista registrar o fechamento da Bloch Editora, com suas revistas Manchete, Amiga e Ele & Ela (na qual inclusive já fomos colaboradores escrevendo tanto sobre publicidade quanto sobre histórias em quadrinhos). É mais uma perda significativa para o mercado carioca.