| 
                                             Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
 Abracomp lança
  Prêmio Promoção 2000 com regionais no Rio e no Paraná
 A Abracomp acaba de dar a partida para o Prêmio
  Colunistas Promoção 2000. Este ano, o concurso ganha uma nova regional, o 1º Prêmio
  Promoção Paraná, que selecionará os trabalhos daquele estado que concorrerão ao 19º
  Prêmio Promoção Brasil. Esta é a segunda regional do Prêmio Promoção, que há 6
  anos também vem sendo julgado no Rio de Janeiro.O Promoção 2000 vem com 9 novas categorias, incorporando tecnologias como a Internet.
  Entre as novidades estão a categoria "Promoção em Mídia Interativa", para
  companhas promocionais que se utilizem exclusivamente de websites, e-mails ou celulares
  para atingir seu público-alvo, e "Peça Interativa de Marketing Direto", para
  destacar estas novas formas de atingir o consumidor.
 Também passaram a ser julgadas no Prêmio Colunistas Promoção as "Ações de
  Demonstração ou Amostragem Externa", como distribuição de samplings e folhetos. E
  "Figurino Promocional" , para destacar os mais criativos e pertinentes uniformes
  utilizados por promotoras e recepcionistas em eventos promocionais.
 O regulamento e a relação de categorias do Prêmio Promoção 2000 estão no site 
    da Abracomp, em www.colunistas.com, 
    juntamente com os formulários de inscrição e as datas limites para a entrega 
    de materiais. Os julgamentos devem ser realizados no começo de setembro próximo.
 Sérgio Cardoso deixa Mr.Magoo e se associa a
  outra produtora
 O produtor de comerciais Sérgio Cardoso - dono de
  um currículo respeitável no setor, inclusive como diretor de RTV de várias agências
  cariocas - deixou na última segundafeira a sociedade da Mr. Magoo que ajudou a
  transformar em uma das mais ativas produtoras de filmes publicitários do Rio de janeiro.Segundo Cardoso, uma das razões para a sua decisão é a busca de um formato empresarial
  diferente do que vinha conseguindo desenvolver na Magoo, processo que, garante ele, já
  está em andamento, devendo ser anunciado ao mercado publicitário ainda este mês de
  agosto, provavelmente associado a outra produtora do mercado carioca.
 Enquanto isso, na Magoo, o diretor e produtor Clóvis Aidar, que havia se associado à
  empresa para abrir o escritório de São Paulo, vai estender sua atuação a partir de
  agora na produtora do Rio, em conjunto com seu outro sócio, o também produtor Nei
  Torres.
 
  Mário Barreto deixa a Intervalo para voltar a
  dirigir comerciais 
  Depois de 11 anos comandando a produtora Intervalo,
  Mário Barreto deixou a empresa para abrir a Imagina Produções, na qual pretende voltar
  a se dedicar à direção e realização de filmes.
    | .jpg) |  
    | Mário Bareto cansou de ser visto como "homem de negócios" |  "Cheguei à conclusão de não estava feliz. As antigas exigências da produtora me
  afastaram do que gosto de fazer, ao ponto de alguns clientes até ignorarem que eu metia a
  mão na massa e não era só um cara de negócios", explicou Barreto, que convidou
  dois outros profissionais da Intervalo, Karina Rei e Bruno Vidigal, para ser seus
  sócios e diretores de atendimento e produção.
 De acordo com Karina Rei, a Imagina deve fechar o primeiro ano com um faturamento em torno
  de 700 mil reais, e com uma média de 5 a 6 jobs por mês". A empresa está
  estruturando seu escritório numa cobertura no Centro Empresarial Downtown, na Barra, mas
  até lá, Karina continuará atendendo os clientes nos mesmos endereço e telefone da
  Intervalo. Nesta produtora, seu diretor Thomas Wilson não retornou a ligação para
  informar seus novos planos, mas de acordo com o comunicado da Imagina, passará a se
  dedicar à produção de filmes infantis e projetos na Internet.
 
  Ampro-Rio elege nova diretoria Encerrada na última sexta-feira as inscrições de
  chapas para a nova diretoria da Ampro-Associação de Marketing Promocional, apenas uma
  chapa, encabeçada por Kika Leitão, diretora de atendimento da Dia Design, se apresentou
  para suceder a presidente Maria Helena Araújo no período de outubro de 2000 a outubro de
  2002.A eleição acontece no próximo dia 8 de agosto,
  terça-feira, a partir das 18h00, no Centro Empresarial Rio, Praia de Botafogo, 228, andar
  P, em Botafogo, com posse imediata e coquetel de confraternização entre os profissionais
  do mercado.
 
  Padilha e Horowitz abrem produtora de áudio
  Zuêra  Após 13 de anos trabalhando com o Gaúcho da Mr.Vox, Marcio Padilha decidiu se tornar
  concorrente e montar sua própria produtora de áudio, batizada de Zuêra Produções. A
  empresa foi aberta em sociedade com o Sérgio Horowitz, diretor da produtora de vídeo
  Proview, para cujos trabalhos a Zuêra já está produzindo o áudio.Por enquanto, a Zuêra está instalada nas
  dependências da Proview, mas Padilha garante que em breve ela vai ocupar o grupo de salas
  ao lado, onde será montada a segunda ilha de edição de áudio Pro Tools da produtora.
 
  Saporetti dirige comercial para homenagear equipe
  da Petrobras  É da Contemporânea, com produção da Atmosfera
  Cinematográfica, o comercial que está sendo veiculado nas TVs brasileiras para
  homenagear a equipe Petrobrás Júnior de Fórmula 3000 por suas vitórias. Filmando no Autódromo Nelson Piquet e batizado de "Rewind Bandeirada", o
  comercial, dirigido por Libero Saporetti, usa a criatividade e a engenhosidade técnica
  para compensar um baixo custo de produção: a imagem se centra em uma bandeirada de
  chegada dada pelo diretor de prova, só que com a cena é repetida várias vezes na tela,
  dando a sensação de um Rewind comandado pelo controle remoto do espectador.
 A criação foi de Ana Paula Brandão e Nathalie Cazés, com atendimento de Gilberto
  Garcia e Christiane Menezes e aprovação de Luis Eduardo Bastos e Ricardo Vieira.
 Staff vence concorrência da UCI e supera
  previsão de faturamento 
    A UCI, grupo de salas de cinema que a Paramount e
  Universal têm em 6 cidades brasileiras, acaba de entregar a sua conta publicitária para
  a agência Staff, depois de concorrência que envolveu as agências V&S e
  Publicis.Norton. No Rio, a UCI mantém 18 salas do New York City Center.
      | .jpg) |  
      | Cahique Equi prevê até R$ 17 milhões no faturamento da Staff |  A conta da UCI  avaliada em R$ 1,5 milhão anuais  estava desde o seu
  lançamento na Artplan, vencedora da primeira concorrência do cliente. Desta vez, apesar
  de convidada, a agência preferiu não participar da disputa.
 Com a conquista da UCI e da Granado no mês de julho, Carlos Henrique Equi, diretor da
  agência, está comemorando a superação da previsão de faturamento da Staff para o ano
  2000, mesmo com a perda, no primeiro semestre, da conta das Concessionárias Fiat no Rio.
  Pelos cálculos de Cahique Equi, a Staff deve fechar o ano 2000 com um faturamento entre
  15 e 17 milhões de reais.
 
  Clóvis Barreto, um ilustrador esquecido na
  história do Rio Durante um debate na Janela-Net sobre o texto
  correto do cartaz de bonde do Rhum Creosotado, acabei descobrindo em pesquisas na Internet
  o nome de Clóvis Barreto, o ilustrador da peça (hoje seria chamado de diretor de arte),
  e que teve a sua fama eclipsada pelos versos do anúncio.Segundo o vereador de Duque de Caxias, Carlos Eli, que conheceu o artista, Clóvis de
  Araújo Barreto era baiano de Ilhéus, chegando ao Rio de Janeiro em 1940. Foi Fuzileiro
  Naval e deu baixa como cabo. Autodidata, Clóvis jamais freqüentou uma escola de arte. Em
  Ilhéus desenhava com carvão nas calçadas as figuras de alguns de seus ídolos, como Tom
  Mix, o cowboy mais famoso de sua geração. Morando no Rio, teve contato com pintores que
  participavam da Associação de Belas Artes, como Portinari e Heitor dos Prazeres. Mas foi
  caricaturista Mendez que o incentivou a se tornar profissional. Como ilustrador e
  estudioso de heráldica, por exemplo, chegou a criar o brasão do município de Duque de
  Caxias.
 Durante duas décadas, nos anos 40/50, Clóvis trabalhou para a agência de publicidade
  que era responsável no Rio pela propaganda veiculada nos bondes do antigo Distrito
  Federal. Segundo Carlos Eli, que o conheceu, ele garantiu ter sido que foi um dos
  pioneiros em silk-screen e ter desenhado as peças do Rhum Creosotado ("Veja ilustre
  passageiro/que belo tipo faceiro,/o senhor tem ao seu lado...") e da Academia Moraes
  de Dança (quantas oportunidades você já perdeu por não saber dançar?).
 Não há como não ficar curioso por saber mais sobre esse publicitários das antigas.
  Quem tiver mais informações sobre essa agência e sobre ele, pode mandar para a Janela
  que a agente publica.
 ATUALIZAÇÃO EM 03/09/2023 Como encontramos  controvérsias na Internet sobre a autoria da ilustração da campanha do Rhum Creosotado -- há também citações de a assinatura ser do caricaturista J.Carlos, fomos pesquisar e localizamos duas artes com os famosos versos. Uma em cor e outra pb. E que são claramente diferentes em estilo, a despeito de manterem o mesmo leiaute e personagens. Esta aqui, em cor: 
   E esta, em PB:
 
   
 Aparentemente, a ilustração em PB lembra mais o estilo de J.Carlos. Seria, então, a colorida a arte de Clóvis Barreto?
 Quanto aos versos, o crédito é ao poeta Bastos Tigre.
 TROCA-TROCAMUDANÇAS DE MARKETING
 Felipe Horta deixou na última semana a Diretoria
  de Marketing do Grupo Renasce, que controla os maiores shopping-centers do país, como
  Barrashopping e MorumbiShopping. Por enquanto, Horta está de férias, até definir seus
  novos projetos profissionais. Na Varig, o alemão Frank Zehle deixou a Gerência de
  Marketing da empresa, que desde a entrada de Ozires Silva na sua presidência, vem
  realizando diversas mudanças nas suas diretorias. E na Editora Referência, Neuza
  Silveira deixa a direção da sucursal carioca depois de 15 anos, para se dedicar a outros
  projetos.
 STAFF
 Marcelo Noronha acaba de fechar a sua fase de
  contrações para a criação da Staff, no Rio: o novo integrante da equipe é o redator
  Marcos Meirelles, que estava na FischerAmerica-Rio.
 MCCANN
 O diretor de criação Luis Nogueira contratou
  gente nova para a equipe da McCann-Rio: os redatores Eduardo Costa (ex-V&S) e Marcelo
  Coli (ex-Doctor) e a diretora de arte Neca Bohrer (ex-Escala e W/Portugal).
 COCA-COLA
 Marilene Lopes está assumindo a diretoria de Comunicação da Coca-Cola, que
  estava vaga desde a ida de Marco Simões para a SuperVia. Marilene, que tem mais de 20
  anos de Xerox, já atuou no marketing da empresa e ultimamente exercia o cargo de Gerente
  de Comunicação Corporativa e Relações com a Imprensa.
 REDE GLOBO
 O redator Marcos Pedrosa (ex-Thompson) é o novo Gerente de Criação da
  Divisão de Propaganda (ex-Agência da Casa), da Central Globo de Comunicação. Já têm
  a participação dele as campanhas de lançamento, que estão no ar, de Férias Animadas
  (infantil), No limite e Aquarela do Brasil. O próximo trabalho a ser veiculado 
  semana que vem no ar  é o novo comercial para estimular a amamentação  com
  participação especial do jogador Ronaldinho, sua esposa Milene e o filho Ronald.
 MKTMIX * PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos
  aniversários do mercado:04/08, sexta-feira: Gilberto Garcia (Dir. Planejamento e Atendimento da
  Contemporânea), Marcos Pedrosa (Redator da J.Walter Thompson) ;
 05/08, sábado: Sandro Serzedello (Diretor de Criação da V7) ;
 06/08, domingo: Eduardo de Castro (Redator da Agência da Casa), Jésus Rocha,
  José Antônio Leão Ramos, Mauro Salles;
 07/08, segunda-feira: Jonas Suassuna (Diretor Presidente da Gol Records), Ângelo
  Cordeiro;
 08/08, terça-feira: Mauro Risch (Diretor da Artephoto), Ulysses Santos ;
 09/08, quarta-feira: Clézia Toledo (Diretora de Atendimento da Elan Garden), Luis
  Paulo Saade Montenegro, Roberto Civita (Diretor Presidente da Editora Abril), Marcos
  Bassini (Redator), José Carlos Gomes (Diretor de Arte da Comunicação e Arte);
 10/08, quinta-feira: Maurício Costa Leite, Fabiano Vieira Pinel (Diretor de Arte
  da Doctor);
 * HOUSE A VISTA  A rede de supermercados ABC, uma das maiores do interior do
  Estado do Rio, comunicou à Script que está deixando a agência  da qual era um dos
  principais clientes -, dando como justificativa "contenção de despesas". Entre
  as suspeitas do mercado para a atitude da empresa estaria planos de montar uma
  house-agency.
 * CONCORRÊNCIA  A Cultura Inglesa abriu concorrência para a conta de
  comunicação nacional, mantendo ainda para a praça do Rio de Janeiro a Standard Ogilvy e
  para São Paulo a DPZ. A seleção está envolvendo as agências age., Carioca, Ogilvy e a
  gaúcha Anima, para uma verba de R$ 3 milhões.
 * GAP PROCURA PRESIDENTE  A uma semana do prazo limite para inscrições,
  ninguém se apresentou como candidato à presidência do Grupo de Atendimento e
  Planejamento do Rio. Nesta segunda-feira próxima, o atual presidente, Marcelo Gorodicht,
  se reúne com os presidentes anteriores Cahique Equi, Gláucio Binder e Carlos Campana,
  para traçar uma estratégia para o futuro da entidade. O prazo de apresentação de
  candidaturas será às 18:00h de quinta-feira, 10 de agosto. Cada candidato deverá
  registrar o seu interesse através de carta enviada ao escritório da FischerAmerica-Rio
  (Av. Rio Branco, 89 sala 802  CEP: 20040-004-Centro), aos cuidados do próprio
  Marcelo Gorodicht.
 * SELEÇÃO  A LMS Counseling, empresa de assessoria estratégica em
  marketing e comunicação dirigida pelos publicitários Luiz Sales, Ênio Rodrigues e
  Sérgio Guerreiro, acaba de concluir o processo de seleção de quatro agências que
  disputaram a conta do Hospital e Maternidade São Luiz, estimada em R$ 4 milhões. A
  escolhida foi a QG Comunicações do Grupo Talent.
 * BLOCH FECHA - É uma tristeza para este colunista registrar o fechamento da Bloch
  Editora, com suas revistas Manchete, Amiga e Ele & Ela (na qual inclusive já fomos
  colaboradores escrevendo tanto sobre publicidade quanto sobre histórias em quadrinhos).
  É mais uma perda significativa para o mercado carioca.
 |