Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Abracomp lança
Prêmio Promoção 2000 com regionais no Rio e no Paraná
A Abracomp acaba de dar a partida para o Prêmio
Colunistas Promoção 2000. Este ano, o concurso ganha uma nova regional, o 1º Prêmio
Promoção Paraná, que selecionará os trabalhos daquele estado que concorrerão ao 19º
Prêmio Promoção Brasil. Esta é a segunda regional do Prêmio Promoção, que há 6
anos também vem sendo julgado no Rio de Janeiro.
O Promoção 2000 vem com 9 novas categorias, incorporando tecnologias como a Internet.
Entre as novidades estão a categoria "Promoção em Mídia Interativa", para
companhas promocionais que se utilizem exclusivamente de websites, e-mails ou celulares
para atingir seu público-alvo, e "Peça Interativa de Marketing Direto", para
destacar estas novas formas de atingir o consumidor.
Também passaram a ser julgadas no Prêmio Colunistas Promoção as "Ações de
Demonstração ou Amostragem Externa", como distribuição de samplings e folhetos. E
"Figurino Promocional" , para destacar os mais criativos e pertinentes uniformes
utilizados por promotoras e recepcionistas em eventos promocionais.
O regulamento e a relação de categorias do Prêmio Promoção 2000 estão no site
da Abracomp, em www.colunistas.com,
juntamente com os formulários de inscrição e as datas limites para a entrega
de materiais. Os julgamentos devem ser realizados no começo de setembro próximo.
Sérgio Cardoso deixa Mr.Magoo e se associa a
outra produtora
O produtor de comerciais Sérgio Cardoso - dono de
um currículo respeitável no setor, inclusive como diretor de RTV de várias agências
cariocas - deixou na última segundafeira a sociedade da Mr. Magoo que ajudou a
transformar em uma das mais ativas produtoras de filmes publicitários do Rio de janeiro.
Segundo Cardoso, uma das razões para a sua decisão é a busca de um formato empresarial
diferente do que vinha conseguindo desenvolver na Magoo, processo que, garante ele, já
está em andamento, devendo ser anunciado ao mercado publicitário ainda este mês de
agosto, provavelmente associado a outra produtora do mercado carioca.
Enquanto isso, na Magoo, o diretor e produtor Clóvis Aidar, que havia se associado à
empresa para abrir o escritório de São Paulo, vai estender sua atuação a partir de
agora na produtora do Rio, em conjunto com seu outro sócio, o também produtor Nei
Torres.
Mário Barreto deixa a Intervalo para voltar a
dirigir comerciais
|
Mário Bareto cansou de ser visto como "homem de negócios" |
Depois de 11 anos comandando a produtora Intervalo,
Mário Barreto deixou a empresa para abrir a Imagina Produções, na qual pretende voltar
a se dedicar à direção e realização de filmes.
"Cheguei à conclusão de não estava feliz. As antigas exigências da produtora me
afastaram do que gosto de fazer, ao ponto de alguns clientes até ignorarem que eu metia a
mão na massa e não era só um cara de negócios", explicou Barreto, que convidou
dois outros profissionais da Intervalo, Karina Rei e Bruno Vidigal, para ser seus
sócios e diretores de atendimento e produção.
De acordo com Karina Rei, a Imagina deve fechar o primeiro ano com um faturamento em torno
de 700 mil reais, e com uma média de 5 a 6 jobs por mês". A empresa está
estruturando seu escritório numa cobertura no Centro Empresarial Downtown, na Barra, mas
até lá, Karina continuará atendendo os clientes nos mesmos endereço e telefone da
Intervalo. Nesta produtora, seu diretor Thomas Wilson não retornou a ligação para
informar seus novos planos, mas de acordo com o comunicado da Imagina, passará a se
dedicar à produção de filmes infantis e projetos na Internet.
Ampro-Rio elege nova diretoria
Encerrada na última sexta-feira as inscrições de
chapas para a nova diretoria da Ampro-Associação de Marketing Promocional, apenas uma
chapa, encabeçada por Kika Leitão, diretora de atendimento da Dia Design, se apresentou
para suceder a presidente Maria Helena Araújo no período de outubro de 2000 a outubro de
2002.
A eleição acontece no próximo dia 8 de agosto,
terça-feira, a partir das 18h00, no Centro Empresarial Rio, Praia de Botafogo, 228, andar
P, em Botafogo, com posse imediata e coquetel de confraternização entre os profissionais
do mercado.
Padilha e Horowitz abrem produtora de áudio
Zuêra
Após 13 de anos trabalhando com o Gaúcho da Mr.Vox, Marcio Padilha decidiu se tornar
concorrente e montar sua própria produtora de áudio, batizada de Zuêra Produções. A
empresa foi aberta em sociedade com o Sérgio Horowitz, diretor da produtora de vídeo
Proview, para cujos trabalhos a Zuêra já está produzindo o áudio.
Por enquanto, a Zuêra está instalada nas
dependências da Proview, mas Padilha garante que em breve ela vai ocupar o grupo de salas
ao lado, onde será montada a segunda ilha de edição de áudio Pro Tools da produtora.
Saporetti dirige comercial para homenagear equipe
da Petrobras
É da Contemporânea, com produção da Atmosfera
Cinematográfica, o comercial que está sendo veiculado nas TVs brasileiras para
homenagear a equipe Petrobrás Júnior de Fórmula 3000 por suas vitórias.
Filmando no Autódromo Nelson Piquet e batizado de "Rewind Bandeirada", o
comercial, dirigido por Libero Saporetti, usa a criatividade e a engenhosidade técnica
para compensar um baixo custo de produção: a imagem se centra em uma bandeirada de
chegada dada pelo diretor de prova, só que com a cena é repetida várias vezes na tela,
dando a sensação de um Rewind comandado pelo controle remoto do espectador.
A criação foi de Ana Paula Brandão e Nathalie Cazés, com atendimento de Gilberto
Garcia e Christiane Menezes e aprovação de Luis Eduardo Bastos e Ricardo Vieira.
Staff vence concorrência da UCI e supera
previsão de faturamento
|
Cahique Equi prevê até R$ 17 milhões no faturamento da Staff |
A UCI, grupo de salas de cinema que a Paramount e
Universal têm em 6 cidades brasileiras, acaba de entregar a sua conta publicitária para
a agência Staff, depois de concorrência que envolveu as agências V&S e
Publicis.Norton. No Rio, a UCI mantém 18 salas do New York City Center.
A conta da UCI avaliada em R$ 1,5 milhão anuais estava desde o seu
lançamento na Artplan, vencedora da primeira concorrência do cliente. Desta vez, apesar
de convidada, a agência preferiu não participar da disputa.
Com a conquista da UCI e da Granado no mês de julho, Carlos Henrique Equi, diretor da
agência, está comemorando a superação da previsão de faturamento da Staff para o ano
2000, mesmo com a perda, no primeiro semestre, da conta das Concessionárias Fiat no Rio.
Pelos cálculos de Cahique Equi, a Staff deve fechar o ano 2000 com um faturamento entre
15 e 17 milhões de reais.
Clóvis Barreto, um ilustrador esquecido na
história do Rio
Durante um debate na Janela-Net sobre o texto
correto do cartaz de bonde do Rhum Creosotado, acabei descobrindo em pesquisas na Internet
o nome de Clóvis Barreto, o ilustrador da peça (hoje seria chamado de diretor de arte),
e que teve a sua fama eclipsada pelos versos do anúncio.
Segundo o vereador de Duque de Caxias, Carlos Eli, que conheceu o artista, Clóvis de
Araújo Barreto era baiano de Ilhéus, chegando ao Rio de Janeiro em 1940. Foi Fuzileiro
Naval e deu baixa como cabo. Autodidata, Clóvis jamais freqüentou uma escola de arte. Em
Ilhéus desenhava com carvão nas calçadas as figuras de alguns de seus ídolos, como Tom
Mix, o cowboy mais famoso de sua geração. Morando no Rio, teve contato com pintores que
participavam da Associação de Belas Artes, como Portinari e Heitor dos Prazeres. Mas foi
caricaturista Mendez que o incentivou a se tornar profissional. Como ilustrador e
estudioso de heráldica, por exemplo, chegou a criar o brasão do município de Duque de
Caxias.
Durante duas décadas, nos anos 40/50, Clóvis trabalhou para a agência de publicidade
que era responsável no Rio pela propaganda veiculada nos bondes do antigo Distrito
Federal. Segundo Carlos Eli, que o conheceu, ele garantiu ter sido que foi um dos
pioneiros em silk-screen e ter desenhado as peças do Rhum Creosotado ("Veja ilustre
passageiro/que belo tipo faceiro,/o senhor tem ao seu lado...") e da Academia Moraes
de Dança (quantas oportunidades você já perdeu por não saber dançar?).
Não há como não ficar curioso por saber mais sobre esse publicitários das antigas.
Quem tiver mais informações sobre essa agência e sobre ele, pode mandar para a Janela
que a agente publica.
ATUALIZAÇÃO EM 03/09/2023
Como encontramos controvérsias na Internet sobre a autoria da ilustração da campanha do Rhum Creosotado -- há também citações de a assinatura ser do caricaturista J.Carlos, fomos pesquisar e localizamos duas artes com os famosos versos. Uma em cor e outra pb.
E que são claramente diferentes em estilo, a despeito de manterem o mesmo leiaute e personagens.
Esta aqui, em cor:
E esta, em PB:
Aparentemente, a ilustração em PB lembra mais o estilo de J.Carlos. Seria, então, a colorida a arte de Clóvis Barreto?
Quanto aos versos, o crédito é ao poeta Bastos Tigre.
TROCA-TROCA
MUDANÇAS DE MARKETING
Felipe Horta deixou na última semana a Diretoria
de Marketing do Grupo Renasce, que controla os maiores shopping-centers do país, como
Barrashopping e MorumbiShopping. Por enquanto, Horta está de férias, até definir seus
novos projetos profissionais. Na Varig, o alemão Frank Zehle deixou a Gerência de
Marketing da empresa, que desde a entrada de Ozires Silva na sua presidência, vem
realizando diversas mudanças nas suas diretorias. E na Editora Referência, Neuza
Silveira deixa a direção da sucursal carioca depois de 15 anos, para se dedicar a outros
projetos.
STAFF
Marcelo Noronha acaba de fechar a sua fase de
contrações para a criação da Staff, no Rio: o novo integrante da equipe é o redator
Marcos Meirelles, que estava na FischerAmerica-Rio.
MCCANN
O diretor de criação Luis Nogueira contratou
gente nova para a equipe da McCann-Rio: os redatores Eduardo Costa (ex-V&S) e Marcelo
Coli (ex-Doctor) e a diretora de arte Neca Bohrer (ex-Escala e W/Portugal).
COCA-COLA
Marilene Lopes está assumindo a diretoria de Comunicação da Coca-Cola, que
estava vaga desde a ida de Marco Simões para a SuperVia. Marilene, que tem mais de 20
anos de Xerox, já atuou no marketing da empresa e ultimamente exercia o cargo de Gerente
de Comunicação Corporativa e Relações com a Imprensa.
REDE GLOBO
O redator Marcos Pedrosa (ex-Thompson) é o novo Gerente de Criação da
Divisão de Propaganda (ex-Agência da Casa), da Central Globo de Comunicação. Já têm
a participação dele as campanhas de lançamento, que estão no ar, de Férias Animadas
(infantil), No limite e Aquarela do Brasil. O próximo trabalho a ser veiculado
semana que vem no ar é o novo comercial para estimular a amamentação com
participação especial do jogador Ronaldinho, sua esposa Milene e o filho Ronald.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos
aniversários do mercado:
04/08, sexta-feira: Gilberto Garcia (Dir. Planejamento e Atendimento da
Contemporânea), Marcos Pedrosa (Redator da J.Walter Thompson) ;
05/08, sábado: Sandro Serzedello (Diretor de Criação da V7) ;
06/08, domingo: Eduardo de Castro (Redator da Agência da Casa), Jésus Rocha,
José Antônio Leão Ramos, Mauro Salles;
07/08, segunda-feira: Jonas Suassuna (Diretor Presidente da Gol Records), Ângelo
Cordeiro;
08/08, terça-feira: Mauro Risch (Diretor da Artephoto), Ulysses Santos ;
09/08, quarta-feira: Clézia Toledo (Diretora de Atendimento da Elan Garden), Luis
Paulo Saade Montenegro, Roberto Civita (Diretor Presidente da Editora Abril), Marcos
Bassini (Redator), José Carlos Gomes (Diretor de Arte da Comunicação e Arte);
10/08, quinta-feira: Maurício Costa Leite, Fabiano Vieira Pinel (Diretor de Arte
da Doctor);
* HOUSE A VISTA A rede de supermercados ABC, uma das maiores do interior do
Estado do Rio, comunicou à Script que está deixando a agência da qual era um dos
principais clientes -, dando como justificativa "contenção de despesas". Entre
as suspeitas do mercado para a atitude da empresa estaria planos de montar uma
house-agency.
* CONCORRÊNCIA A Cultura Inglesa abriu concorrência para a conta de
comunicação nacional, mantendo ainda para a praça do Rio de Janeiro a Standard Ogilvy e
para São Paulo a DPZ. A seleção está envolvendo as agências age., Carioca, Ogilvy e a
gaúcha Anima, para uma verba de R$ 3 milhões.
* GAP PROCURA PRESIDENTE A uma semana do prazo limite para inscrições,
ninguém se apresentou como candidato à presidência do Grupo de Atendimento e
Planejamento do Rio. Nesta segunda-feira próxima, o atual presidente, Marcelo Gorodicht,
se reúne com os presidentes anteriores Cahique Equi, Gláucio Binder e Carlos Campana,
para traçar uma estratégia para o futuro da entidade. O prazo de apresentação de
candidaturas será às 18:00h de quinta-feira, 10 de agosto. Cada candidato deverá
registrar o seu interesse através de carta enviada ao escritório da FischerAmerica-Rio
(Av. Rio Branco, 89 sala 802 CEP: 20040-004-Centro), aos cuidados do próprio
Marcelo Gorodicht.
* SELEÇÃO A LMS Counseling, empresa de assessoria estratégica em
marketing e comunicação dirigida pelos publicitários Luiz Sales, Ênio Rodrigues e
Sérgio Guerreiro, acaba de concluir o processo de seleção de quatro agências que
disputaram a conta do Hospital e Maternidade São Luiz, estimada em R$ 4 milhões. A
escolhida foi a QG Comunicações do Grupo Talent.
* BLOCH FECHA - É uma tristeza para este colunista registrar o fechamento da Bloch
Editora, com suas revistas Manchete, Amiga e Ele & Ela (na qual inclusive já fomos
colaboradores escrevendo tanto sobre publicidade quanto sobre histórias em quadrinhos).
É mais uma perda significativa para o mercado carioca.
|