Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Sérgio De Paula e Faveco desistem de montar Comunicação Paulista
Depois de 2 meses trabalhando juntos, inclusive com a conquista de três
contas -- Metrophone, Banco Alfa e Farmix - Sérgio de Paula e Flávio "Faveco"
Corrêa decidiram interromper o processo de abertura da Comunicação Paulista, braço
paulistano da Comunicação Carioca, presidida por De Paula no Rio.
Sérgio informou à Janela que não houve desentendimento entre as partes, mas a
conclusão de que seria "muito difícil estruturar o escritório paulista com o
formato que se pretendia inicialmente". No Rio, a Carioca mantém uma sede que tem
piso em pedras portuguesas imitando o calçadão de Copacabana e chega a incluir uma área
de lazer para os funcionários, com mesa de sinuca e bar. "Ajudamos o Faveco a
conquistar aquelas contas mas achamos que será mais viável ele desenvolver o seu
próprio projeto empresarial", esclareceu De Paula, que pretende agora se concentrar
no escritório da Comunicação Carioca no Rio.
Barrashopping lança liquidação e ressuscita o Lápis Vermelho
Criado ainda no tempo em que Rogerio Steinberg e Armando Strozenberg
comandavam a agência Estrutural, o Lápis Vermelho, símbolo das liquidações do
BarraShopping, está de volta a partir de 27 de julho a pedido dos próprios lojistas do
empreendimento que garantem que a presença do personagem nas campanhas sempre deu bons
resultados comerciais.
Com investimentos de 500 mil reais em publicidade, segundo o superintendente do
BarraShopping, Carlos Fernando Bocayuva, a campanha, criada pelo redator Rafael Genu e
pelo diretor de arte Marcelo Sartori, da Artplan, terá um filme de 30 segundos estrelado
pelo "casseta" Marcelo Madureira. Além disso, a decoração conta dois lápis
vermelhos infláveis com doze metros de altura na frente e atrás do BarraShopping, além
de galhardetes, móbiles, adesivos de portaria e displays de cancela com o tema espalhados
pelo shopping.
O objetivo da campanha é impulsionar em 15% as vendas e aumentar o tráfego em 5% em
comparação ao ano passado.
Criação carioca tem mexidas de cúpula
Há promessas de dança das cadeiras na criação carioca, causada por
mudanças em cargos significativos do mercado. Na Propeg-Rio, agora presidida por Cyd
Alvarez, acaba de entrar o diretor de arte Carlos "Russo Di Célio", ex-DPZ e
ultimamente na Standard, como supervisor de criação da equipe dirigida por Ercílio
Tranjan, que ainda deve anunciar para breve a contratação de um redator para fazer dupla
com Russo.
E na Cult, fica vago o cargo de diretor de criação. O redator Fábio Seidl, que vinha
ocupando o cargo, deixou a agência para se incorporar à equipe de criativos dirigida por
Marcelo Noronha na Staff, que por sua vez está procurando um diretor de arte.
Janela lança o primeiro informativo Wap da publicidade
Acaba de entrar no ar o primeiro site brasileiro de notícias sobre
publicidade com a tecnologia Wap. Batizado de Janela-Wap, será a versão para telefones
celulares da Janela Publicitária, que também comemorou este mês 4 anos de presença na
Internet (no endereço https://www.janela.com.br ) e 23 anos de publicação semanal em
mídia impressa, sendo há 15 aqui no Monitor Mercantil.
Desde segunda-feira, 17 de julho, quem tem celular com a tecnologia Wap, em qualquer lugar
no mundo, já pode entrar com facilidade na Janela-Wap através do endereço
https://www.janela.com.br/wap . O site, que provavelmente também é pioneiro mundialmente,
conterá, com atualização constante e de forma condensada, as notícias mais relevantes
do mercado publicitário brasileiro -- ou do mercado internacional que afete o Brasil --
assim como um serviço de Catálogo Telefônico com os números das principais agências
de publicidade do Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Salvador para o
profissional de publicidade consultar na rua. Já na estréia do site estavam cadastrados
os telefones de cerca de 200 agências.
Os próximos passos da Janela-Wap será incluir, neste serviço "Catálogo" os
telefones das produtoras e veículos de comunicação daqueles mercados, assim como
agências de outros estados brasileiros. E ainda links para todos os sites de publicidade
que estiverem disponíveis na rede Wap. A versão Web da Janela Publicitária já inclui,
hoje, links para agências, veículos e fornecedores brasileiros e internacionais, além
de links para entidades do mercado publicitário e premiações, assim como uma agenda com
os principais eventos do setor. Recentemente o site incorporou uma seção de ofertas de
empregos e currículos. É a Janela Publicitária à frente da tecnologia: no jornal, na
rede e nos celulares!
Como ver um site Wap sem ter celular
Pra quem é curioso sobre a Internet e quer saber como funciona esse
negócio de Wap antes de comprar um celular novo, a boa pedida é testar um emulador de
celular Wap para usar no próprio micro (o Explorer e o Netscape não conseguem ler os
arquivos wml usados pelos sites Wap.
Um dos melhores é o M3Gate, que pode ser baixado em https://www.numeric.ru/m3gate/.
Clicando no botão de menu do "celular" M3Gate, você tem a opção de ir até
qualquer URL (endereço Internet). O software exibe na tela uma janela em forma de celular
(ou de palmtop), em cujo visor você pode navegar por qualquer site Wap que já exista.
Inclusive o da Janela-Wap, em https://www.janela.com.br/wap. Na opção "home",
você vai até o site Wap da Numeric, que funciona como portal para muitos outros sites
Wap através do mundo.
No Brasil, a Wap ainda está engatinhando, mas dá pra sentir que essa é uma
tecnologia que ainda vai longe. Um dos bons sites Wap brasileiros, que vale
conhecer, é o Girando, no endereço www.girando.com.br/wap (N.R.
em 10/06/2002: Atualmente desativado) .
Notícias da Paulicéia
Giovanni FCB conquista Harley
A conta para o Brasil da mais famosa motocicleta do mundo, a Harley
Davidson, acaba de ser entregue para a Giovanni FCB. Segundo informações do mercado, a
empresa entrevistou outras agências mas não chegou a realizar concorrência.
GM troca agência institucional
Responsável pelas contas Chevrolet e de produtos da GM, a
McCann-Erickson de São Paulo passou a cuidar também das novas campanhas institucionais
da empresa, que estavam na Colucci, que divulgou ter aberto mão da conta quando soube que
a McCann estava fazendo um filme da sua área. A GM deve, porém, fazer concorrência para
uma nova agência.
Lage'Magy anuncia Yakult
A conta do suplemento vitamínico Taff Man foi para a Lage'Magy, junto
com o desenvolvimento da comunicação de um novo produto da Yakult. A verba prevista é
de R$ 5 milhões e as novas campanhas saem em agosto.
DPZ Varejo contrata
A DPZ Varejo contratou os redatores Ícaro Dória (ex-Dammann, Soriani)
e Kleber Fonseca (ex-Salles), além do diretor de arte Ricardo Velloso (ex-Energia Young
& Rubicam), para trabalhar contas como Champion, Citröen, Riachuelo e Pool.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os
próximos aniversários do mercado:
21/07, sexta-feira: Paulo Ivan Révész (Diretor da Griffe Vídeo), Paulo Saad
Jafet (Rede Bandeirantes), Cristiana Cartier (Diretora Comercial da Scope);
22/07, sábado: Mário Castelar (Diretor da Publicis.Norton), Jacqueline C.P
(Diretora da Leaderart), Fernanda Cozac (Executiva de Conta da J.Walter Thompson);
23/07, domingo: Antônio Frota (Diretor de Criação da Unlike), Darlene Pereira
Lofare (Diretora da Gauche);
24/07, segunda-feira: Andrea Maggessi (Gerente de Promoções da Ponto Frio),
Renato Pereira (Atendimento da TV Zero), Anna Milliet (Gerente Comercial da Scope);
25/07, terça-feira: Roberto Garofalo Faria (Diretor de Operações da D'Accord),
Cinthya Peçanha (Atendimento da Millenn);
26/07, quarta-feira: Aderi Costa (Fotógrafo), Beatriz Kossmann (Diretora de
Atendimento da Animus), Tila Gribel (Atendimento da Laxmi);
27/07, quinta-feira: Valdir Siqueira (Diretor de Operações da V&S),
Tarcísio Moreira (Supervisor de Atendimento da Luz), Rosângela Silva (Diretora Executiva
da Ronson);
* MARKETING NO PANTANAL - Maurício Cabral (ex-V&S e atual superintendente de
marketing do Albergue da Juventude) foi convidado pela Newcomm para coordenar, em Cuiabá,
a campanha do candidato a prefeito pelo PFL, Emanuel Pinheiro. Maurício deve ficar por
lá pelo menos três meses.
* ATENDIMENTO - Ricardo Aquino deixou a Staff para trabalhar no atendimento da
Contemporânea.
CARTAS
De Glícia Van Linden, diretora de Marketing e Vendas da Casa
Granado:
Prezado Marcio,
Julguei oportuno fazer uma correção sobre uma noticia publicada na Janela Publicitaria
sobre a Casa Granado.
Em verdade voltamos à mídia com o Produto Polvilho Antisseptico Granado, com comercial
criado pela JVA.
Glícia Van Linden
|