Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Garotinho prepara nova concorrência
No máximo em 15 dias o Secretário de Comunicação do Governo Garotinho, Carlos
"Peninha" Vasconcelos, deve colocar na praça uma nova concorrência
para a escolha das agências de publicidade que vão cuidar da conta oficial do
Estado do Rio de Janeiro, em substituição às 7 atuais que foram forçadas a ter
seus contratos encerrados por haver se esgotado a verba definida pelo empenho
original.
Segundo informações colhidas pela Janela, desta vez o edital deverá prever um
máximo de 5 agências, permitindo uma melhor divisão das verbas governamentais
entre os projetos necessários. Pelo que levantamos, nem todas as agências que
atualmente fazem parte do grupo definiram se vão concorrer novamente, já que
ainda são significativos os débitos do Governo com elas. Há inclusive empresários
da propaganda carioca que estão se mobilizando para verificar se legalmente
o Governo pode convocar uma nova licitação de agências antes de quitar os débitos
assumidos pela licitação anterior.
Filme carioca está entre os favoritos de Cannes
Em votação promovida pela Editora Referência, em São Paulo, o comercial "Porta-Giratória",
dirigido por André Pellenz, da Trinta Filmes, para a Giovanni e seu cliente
Laticínios Fazendola, ficou em 2º lugar entre os favoritos para Cannes, tendo,
entre os jurados, nomes como Marcello Serpa (que presidirá o júri oficial do
festival) e João Daniel Tikhomiroff (Jodaf).
Segundo o Caderno Propaganda &Marketing, o comercial "Radar",
criado pela Leo Burnett para o Fiat Marea, com média de 7,9 pontos, é o comercial
brasileiro que lidera a lista dos favoritos na conquista de Leão no Festival
de Cannes 2000. O terceiro lugar é "Cães", da AlmapBBDO para Éffem
(7,38). "Ponto G", criado pela Loducca para MTV, com 7,27, é o quarto
colocado. Em quinto lugar ficou "Secador/Correspondente" da Talent,
criado para a Intelig, com 7,23 e em sexto lugar ficou "Amor pela camisa/menino",
criado pela AlmapBBDO para Pepsi, com 7,02 pontos.
|
|
(A cobertura do Festival de
Cannes pela Janela é um oferecimento das agências Doctor e Fischer América Rio). |
Giovanni FCB implanta CEO em todos os seus escritórios
A Giovanni, FCB está anunciando uma série de novas mudanças internas, iniciadas
com a contratação de Silvio Matos para o cargo de CEO-Chief Executive Officer
do seu escritório de São Paulo. A partir de agora, Adilson Xavier, além de V.P.
nacional de criação, passa a ocupar o cargo de CEO da Giovanni FCB no Rio de
Janeiro, responsável por todas as operações desse escritório. Por sua vez, o
vice-presidente e sócio Maurício Nogueira passa a ocupar o cargo de CEO de Brasília.
Com a chegada de Sílvio Matos em São Paulo, o presidente da agência, Paulo Giovanni
que vinha gerenciando aquele escritório -, passará a atuar mais próximo dos
clientes de todas as unidades, além de atuar na prospecção de novos negócios.
FischerAmerica oficializa mudanças no Rio e São Paulo
Conforme notícia publicada em primeira mão pela Janela Publicitária
há mais de um mês, a Fischer América estará alterando o seu organograma operacional,
com a ida de Marcelo Gorodicht para São Paulo, onde assumirá uma função de integração
das diversas unidades da agência dentro do seu projeto de ser internacional.
Para anunciar as novidades e explicar como fica o escritório da agência no Rio
que deve passar ao comando de seu diretor de mídia Flávio Cordeiro e seu diretor
de atendimento Gláucio Binder, Gorodicht e Eduardo Fischer estarão recebendo
convidados para um coquetel esta segunda-feira, 12, no Méli Mélo.
Guard One entrega conta para a 100%
Com anúncios exibindo os títulos "Satisfação garantida e seu carro
de volta", não deixe seu carro virar cidadão cucaracho" e "Achado
não é roubado", a 100% está lançando campanha para seu mais novo cliente,
a Guard One, um sistema de monitoramento e rastreamento por satélite de carros
e caminhões. A campanha, criada por Gustavo Bastos e Fábio Augusto, também prevê
televisão numa segunda-fase, entrando em veiculação primeiro no Rio e depois
também em São Paulo.
Pelo sistema Guard One, que já é utilizado em cerca de 40 países, se o carro
ou caminhão for roubado, o proprietário pode acionar o serviço e, via satélite,
o veículo parará de funcionar, facilitando a sua localização. Na campanha, as
fotos foram de Mauro Risch, o atendimento de Pedro Nonato e a aprovação de Benjamin
Katz.
Janela abre espaço para ofertas de empregos.
Ampliando a sua função como portal do setor publicitário, o site da Janela
Publicitária, em www.janela.com.br.
abriu esta semana um link para ofertas de empregos na área publicitária, através
do qual agências, veículos, produtoras e anunciantes poderão informar ao mercado
das vagas que estão precisando preencher, determinando também a forma pela qual
os interessados deverão entrar em contato com a empresa.
Nos próximos dias, complementando o serviço, a Janela estará abrindo um espaço
para o arquivamento de currículos de profissionais, segmentados por área de
atividade.
Mais momentos para relembrar a grande festa do Colunistas-Rio
|
A equipe da agência Millenn vibra ao receber o título de Empresa de
Marketing Promocional do Ano no Rio, além de um GrandPrix do Prêmio Promoção
Rio para seu cliente Bombril. |
|
O palco do Intercontinental foi pequeno para comportar todos os funcionários
da Contemporânea, que subiram para receber com Mauro Matos e José Calazans o
título de Agência do Ano.
|
|
Durante o coquetel, José Luis Vaz e André Pedroso, da Fischer, compareceram
acompanhados de suas respectivas mulheres, também grandes profissionais do mercado
carioca: Renata Jordão, da InPress e Camilla Oliveira da DPZ. |
|
Marcos Silveira, diretor geral da Doctor, presta uma homenagem a seu criativo
José Christão, no momento em que este subiu ao palco, cercado de amigos, para
receber o título de Profissional de Marketing Promocional do Ano. |
|
A Staff foi uma das agências cariocas que mais cresceu criativamente no último
ano, conquistando quase o dobro de prêmios neste Colunistas do que em 1999.
Cahique Equi, seu diretor, fez o agradecimento pela agência. |
|
Júlio Castellanos, diretor geral do escritório da McCann no Rio, comemora no
Colunistas o desempenho que a agência vem tendo no Rio desde que ele e seu diretor
de criação Luís Nogueira assumiram o comando. |
|
Como todos os anos, o visual da festa se baseou no tema da campanha. Como este
foi "Você nasceu pra brilhar", o convite foi uma flanela e todo o
receptivo da Dinâmica Promoções foi visto como camareiras, serventes e faxineiras,
todos cuidando de aumentar o brilho dos convidados. |
Ponto Frio contra mão-de-obra infantil
A Fischer América Rio está criando uma série de anúncios (inclusive
assinando as peças em adesão como "Fischer América Rio. Nós também apoiamos
o Projeto Criança") para o novo Projeto Criança do Ponto Frio, contra a
exploração da mão-de-obra infantil no Brasil. Dentro do projeto, o Ponto Frio
reuniu todos seus fornecedores e esclareceu que não mais trabalharia com companhias
que ferissem as regras do Estatuto da Criança e do Adolescente.
A primeira peça veiculada virá no encarte deste domingo, dia 11. Com o tema
"Não trabalhamos com a mão-de-obra infantil. Nem trabalhamos com quem explora",
a peça traz a foto de um grupo de crianças vestindo camisetas com as marcas
de todas as mais de cem empresas que trabalham com a rede Ponto Frio e que se
comprometeram com o projeto, entre elas Motorola, Telefônica Celular, Moulinex
e Polaroid.
Com direção de criação de Manoel Zanzotti, a campanha tem a criação de Álvaro
Gabriel, Paulo Pretti, Toni Bortoloti, Moacy Mendes e Eduardo Machado, com atendimento
de Márcia Aguiar, Heitor Lima e Sebastião Costa e aprovação de Mauro Multedo,
Márcia Amorim e Sueli Foscaldo pelo Ponto Frio.
Fiat divide conta no Rio
As contas das concessionárias Fiat no Rio de Janeiro acaba de ser dividida.
A parte de vendas foi alinhada no escritório carioca da Standard Ogilvy&Mather,
já que a agência cuida do produto em outros estados brasileiros, ficando a Staff,
até então responsável por todo o atendimento carioca da Fiat, com o segmento
de pós venda.
CARTAS
Da agência Staff:
"Querido Márcio,
Parabéns pela festa do Colunistas. O que seria do nosso mercado sem ela!
Grande abraço dos amigos da Staff"
De Mauro Matos e José Calazans, diretores da Contemporânea:
"Você disse tudo na manchete da última edição da Janela: Emoção marca a
maior festa da história do Colunistas-Rio.
Que esta emoção continue a integrar, fortalecer, amadurecer e dignificar o nosso
mercado, que vive um belo momento.
Parabéns a você, Priscila e toda a equipe do Colunistas.
Parabéns ao mercado carioca.
Que bom que somos todos contemporâneos.
Abraços,
Mauro Matos e José Calazans"
De Flávio Bastos, diretor da Produtores Associados:
"Márcio e equipe,
Obrigado pela noite de ontem.
Flávio
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar
os próximos aniversários do mercado:
09/06, Sexta-feira: Hugo Liberalli (Diretor de Operações da Senior),
Marcos Apóstolo (Diretor de Criação da Artplan), Mílvio Piacesi, Sheila Roza
(Diretora da Sr Produções), Alexandre Motta (Redator da Fischer América);
11/06, Domingo: José Antônio Cajazeira (Diretor de Criação da Elan Garden),
Claudia Lima (Supervisora de Contas da Fischer América);
12/06, Segunda-feira: Gustavo Oliveira (Diretor de Atendimento da Giovanni,FCB);
13/06, Terça-feira: Sônia Tavares, Elizabeth Rocha (Diretora de
Criação da Direta Com), Antônio Vianna (Diretor de Arte da Senior);
14/06, Quarta-feira: Guto Graça (Productofinal), Luiz Henrique Londres
(Diretor de Arte da McCann Erickson);
15/06, Quinta-feira: César Blotta (Presidente de Operações da Metrópolis),
Maria do Socorro Machado (Diretora de Criação da Direta Com);
* DPZ INDEPENDENTE Em circular distribuída aos funcionários da agência,
a diretoria da DPZ esclareceu que estão definitivamente encerradas as suas negociações
com a DDB, que pretendia comprar parte de suas ações. Entre as justificativas
dos diretores da DPZ, as duas partes não conseguiram compatibilidade de objetivos.
* NÚMERO CHAVE Luiz Aviz comunica que a partir do dia 12 de Junho,
o telefone chave da Aquatro Propaganda passa a ser (21) 247-6769, mas os outros
números, diretos, continuam válidos.
* TROCA-TROCA Depois de um ano da Doctor, onde ganhou prêmios como
Colunistas e CCRJ, o redator Marcelo Coli (ex-Staff e Almap-Rio) começa essa
quinta feira na McCann-Rio, agência que ainda está a procura de uma dupla de
criação.
|