Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Emoção marca a maior festa da história do
Colunistas-Rio
Mais de 900 empresários e profissionais do mercado
publicitário compareceram na última Terça-feira ao Hotel Intercontinental para
comemorar as festas de entrega dos diplomas do 19º Prêmio Colunistas-Rio e do V Prêmio
Promoção-Rio, registrando um recorde em festas do setor publicitário carioca, tanto do
ponto de vista quantitativo como qualitativo.
Marcado por um clima de emoção em praticamente todos
os seus momentos, o evento foi interpretado por todos os presentes como reflexo da
recuperação do mercado. Um dos pontos altos da festa foi sem dúvida a série de
homenagens que recebeu o fundador de Agência do Ano Contemporânea, Mauro Matos, que
ouviu incontáveis declarações de amor e respeito, por ser um profissional considerado
por todos como o "pai" de toda uma geração de criadores que ali estava para
receber seus prêmios.
Organizada pela Dinâmica Promoções, a festa contou com o apoio de ATL,
Ballantines, Flash Power, Investshop. Com, Millenn e Studio Alfa, além da
inestimável colaboração da Setting na cenografia, das produtoras CaradeCão Filmes, AV
Produções e Magic Chorus na área audiovisual e da In Press na assessoria de imprensa.
A seguir, em fotos de Murillo Tinoco e Xavier Borla, alguns momentos da festa:
|
Ana Luiza Marinho (à direita), representando O Globo, Cliente do Ano, olha emocionada
para Cristina Amorim, Adilson Xavier e Mauro Matos, durante homenagem que ela prestou aos
três profissionais. |
|
A equipe da Rio Ka, revelação do 19º Colunistas Rio,
quase não acredita que no seu ano de estréia já saiu ganhando um Grande Prêmio. |
|
Gustavo Bastos e Pedro Nonato surpreenderam o mercado e foram aplaudidos pela coragem de
assumir, na trilha do seu vídeo, que estavam "começando de novo".
|
|
Os sócios Fernando Rocha e Silvio Lachtermacher
comemoram o Prêmio Rogerio Steinberg, cercados pelos outros vencedores do título:
Cláudio Gatão, Pedro Utzeri e Sérgio de Paula, prestes a tomar um banho de champanhe.
|
|
Mauro Matos, o grande homenageado da noite, explica no microfone por que somos todos
contemporâneos, assistido por Vanessa Nunes e Marcio Ehrlich, apresentadores do evento.
|
|
Na confraternização, André Pedroso, Cahique Equi, Marcelo Gorodicht e Juan Vicente, que
mesmo disfarçando não conseguiu esconder seu olhar de galã portenho.
|
|
Hugo Eisenstadter, diretor de marketing da ATL, Anunciante do Ano, aproveitou para fazer
um simpático sorteio de três aparelhos celulares já habilitados.
|
|
A atriz e modelo Vanessa Nunes comemora com Priscila Franco, coordenadora geral de eventos
da Dinâmica Promoções o sucesso da festa.
|
|
Alessandra Migani, diretora de arte da Contemporânea, agradece o prêmio que recebeu no
Promoção Rio. |
Cannes cria evento para discutir tendências da
publicidade online
O Festival Internacional de Publicidade de Cannes,
que acontece de 19 a 24 deste mês na França, está prosseguindo com a sua tendência de
agregar eventos vinculados à comunicação de marketing durante a sua realização, com a
apresentação, nos dias 19 e 20 de junho, do Global Online Advertising Forum, uma série
de palestras especificamente para debater o papel das mídias interativas como a Internet
no futuro da comunicação de marketing.
Promovido pela Júpiter Communications e realizado no auditório do hotel Noga Hilton, o
Forum vai apresentar, entre quase 30 palestrantes, nomes como Jeffrey Mallett, presidente
e CEO do Yahoo; Keith Reinhard, Chairman e CEO da DDB Worldwide e Mark Schar,
vice-presidente da Procter&Gamble.
As inscrições para o Global Online Advertising Forum estão acontecendo em separado do
Festival, custando 1809 euros. As informações sobre o evento podem ser obtidas no site
lions-jup.com ou pelo telefone 44(20)7291-8441. (A cobertura do Festival de Cannes pela
Janela Publicitária está sendo patrocinada pelas agências Fischer América Rio e
Doctor).
|
|
(A cobertura do Festival de
Cannes pela Janela é um oferecimento das agências Doctor e Fischer América Rio). |
Carioca conquista 2 entre os 5 Grandes Prêmios de trabalhos
A agência Carioca destacou-se no momento dos
Grandes Prêmios da festa do Colunistas, por conquistar tanto as principais premiações
de Outdoor quanto de Fonograma do Ano do concurso. Os demais trabalhos que receberam os
Grand Prix do Colunistas-Rio foram para as agências Fischer, Contemporânea e a novata
Rio Ka, a revelação da festa. Estes foram os premiados:
Grande Prêmio De Comercial Do Ano: "Tempo", da FISCHER AMERICA RIO para
Telefônica Celular. Categoria: Institucional ou Corporativo. Direção de Criação:
André Pedroso. Redação: André Pedroso, Alexandre Mota e Marcus Meireles. Direção de
Arte: Pedro Utzeri, David Tabalipa e Camila Bezerra. Produtora de Filme: Mr. Magoo.
Direção do Comercial: Sérgio Cuevas. Produtora de Áudio: Nova Onda. Atendimento:
Polika Teixeira. Aprovação: Paulo Cesar Teixeira e José Juliana Labarri.
Grande Prêmio De Fonograma Do Ano: "Balada", da CARIOCA para
Universidade Veiga de Almeida. Categoria: Cultura e Educação. Direção de Criação:
Silvio Lachtermacher e Sérgio de Paula. Redação: Silvio Lachtermacher e Sérgio de
Paula. Produtora de Áudio: Magic Music. Atendimento: Márcio Ortman. Aprovação: Mário
Veiga de Almeida.
Grande Prêmio De Anúncio Do Ano: Série "Sua Preferência, Sua
Escolha", da RIO KA para Sg Press Editora. Categoria: Meios de Comunicação.
Direção de Criação: Kaká Alvarez, Cláudio "Lango" Rafael. Redação: Kaká
Alvarez. Direção de Arte: Kaká Alvarez e Cláudio "Lango" Rafael. Estúdio:
Lango. Fotografia/Ilustração: Cláudio "Lango" Rafael. Atendimento: Gustavo
Diniz. Aprovação: Nelson Feitosa.
Grande Prêmio De Outdoor Do Ano: Série "Pixação", da CARIOCA
para IVOX. Categoria: Websites. Direção de Criação: Sérgio de Paula e Silvio
Lachtermacher. Redação: Sérgio de Paula e Silvio Lachtermacher. Direção de Arte:
Fernando Rocha e Fabiana Floret. Fotografia/Ilustração: Georgetown Marinho. Atendimento:
Márcio Ortman. Aprovação: Bernardo Amaral Goulart.
Grande Prêmio De Campanha Do Ano: "Cem Anos Cheios de Energia". Da
CONTEMPORÂNEA para Light. Categoria: Institucional ou Corporativo. Direção de
Criação: José Guilherme Vereza. Redação: João Bosco Franco. Direção de Arte:
Rodrigo Rosman. Estúdio: Arquivo Light. Atendimento: Márcia Dias e Fernanda Japiassu.
Aprovação: Márcia Magno.
Lachtermacher e Eyer vencem o Prêmio Rogerio Steinberg
O redator Silvio Lachtermacher, da agência
Carioca, e o diretor de arte Carlos André Eyer, da Giovanni FCB, encabeçaram a lista dos
criadores mais premiados no 19º Prêmio Colunistas-Rio, recebendo diploma do Prêmio
Rogerio Steinberg concedido pela Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de
Marketing e Publicidade. O resultado da premiação foi conhecido após a revelação dos
Grandes Prêmios, concedendo pontos adicionais aos criadores pelos trabalhos que já
haviam merecido medalhas de ouro.
Entre os 81 diretores de arte premiados no Colunistas-Rio, a terceira maior pontuação
gerou um empate, destacando Cláudio Gatão (Giovanni FCB) e Marcello Noronha (Staff). Em
segundo lugar ficou Pedro Utzeri (Sales DArcy e ex-Fischer). Entre os 78 redatores,
o terceiro lugar foi conquistado por Fernando Campos (Giovanni FCB), ficando o segundo
lugar com Sérgio de Paula (Carioca).
Grand Prix do Colunistas-Rio serão entregues dia
6 na W
A festa "Bota-Fora de Cannes", promovida
por Antônio Carlos Accioly, da Academia de Filmes, no próximo dia 6 de junho, será
palco também da entrega dos diplomas dos Grandes Prêmios do Colunistas-Rio e dos
diplomas do Prêmio Rogerio Steinberg, que só puderem ser preenchidos depois da festa,
quando seus nomes foram revelados.
O evento começa às 21:00h na boate W, do Waltinho
Guimarães, e a entrega dos diplomas está prevista para acontecer às 22:30h, no palco da
boate.
Agitação no mercado carioca reflete-se em trocas
de emprego
O redator Ricardo Weitsman que integra a
lista dos 10 mais premiados do Colunistas-Rio deste ano deixou a supervisão de
criação da Doctor para assumir o mesmo cargo na Artplan esta quinta-feira, 1º de junho.
Marcos Apóstolo continua, como há 4 anos, diretor de criação da agência, assim como
Chico Abreia continua vice-presidente. O mercado de agências no Rio ainda teve outras
agitações. Também na Artplan, quem entrou foi Cláudia Lima, saída do atendimento da
Fischer-Rio, para se integrar na equipe que vai cuidar do Rock in Rio III. Enquanto isso,
na Fischer-Rio, entrou a diretora de arte Alessandra Sadock, vinda da McCann, para a vaga
criada pela saída de Camila Bezerra para a Agência da Casa, da Rede Globo.
Na área de clientes, vale registrar que Juan Manoel
Pintoribeiro, ex-diretor de marketing da SmithKline, assumiu a diretoria de marketing da
Novartis, que foi diretor de comunicação da Coca-Cola, tornou-se diretor comercial e de
marketing da SuperVia, a empresa que administra os trens do Rio de Janeiro.
CARTAS
De Arnaldo Cardoso Pires, presidente da Abap-Rio
"Prezado Marcio,
Vi a festa do Colunistas como uma síntese deste momento do nosso mercado.
Teve descontração, otimismo e muita competência.
Que venha a próxima!
Um abraço,
Arnaldo Cardoso Pires"
De Mônica Morel, diretora executiva da Abap-Rio
"Marcio,
Nossa festa cresceu. E cresceu bonita.
Parabéns a você, Priscila e toda a equipe da Dinâmica pela festa do Prêmio
Colunistas-Rio
O abraço amigo,
Mônica Morel"
De Anthony Talbot, diretor da Doctor Publicidade
"Marcio,
Ontem levei minha filha de 15 anos pela primeira vez para uma festa do Colunistas. Vou ao
Colunistas há 16 anos, portanto 1 ano a mais que a idade dela e ao sair, ela me disse o
seguinte: "Pai, que mercado feliz é este que vc trabalha? São todos muito gentis e
felizes, deve ser muito bom ser publicitário". Acho que o que ela viu é exatamente
o que todos nós vimos ontem a noite na festa do Colunistas. Pessoas que mesmo sendo
concorrentes e teoricamente "inimigos", se respeitam e no fundo torcem pra que o
espaço no mercados seja pra todos e que possamos viver ao longo dos anos felizes. Afinal
de contas, nós todos devemos SEMPRE na nossa vida buscar ter mais momentos felizes do que
momentos infelizes. Sabemos bem como o dia-a-dia é duro e complicado, festas como a do
Colunistas me dão certeza que estou no lugar certo.
Anthony"
De Antônio Hamdan, diretor do Studio H
"ME.
Parabéns pela belíssima festa que você organizou.
Perfeita.
Um estímulo de grandeza ao RIO.
Não é por acaso que as Agências capricham na "produção subir ao palco".
É retorno garantido.
Até quem ganhou um diploma só, subiu com o maior orgulho.
O RIO está feliz.
Deu pra sentir.
Beijos, H"
MKTMIX
PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para
comemorar os próximos aniversários do mercado:
02/06, Sexta-feira: Adhemar Campos (Diretor de Arte da Millenn), Ernani Gouvêa,
José Humberto Affonseca;
03/06, Sábado: Carlos Estevão, Lúcia Mendes de Moraes (Diretora de Arte da JG);
04/06, Domingo: Antônio Pacot, Gláucio Binder (Diretor de Unidade de Negócios da
Fischer América), Maria Alice Langoni, Jorge Vitor Gomes(Diretor de Criação da Type
Account), Bruno Castro (Diretor de Arte da Comunicação Carioca), Marcelo Langame
(Diretor de Arte da Eco);
05/06 Segunda-feira: Rodrigo Mendonça, Monique Bonelli (Coordenadora de
Mídia da V&S), Marcello Sartori (Diretor de Arte da Comunicação Carioca);
06/06, Terça-feira: Jairo Carneiro (Presidente do Grupo de Rádio);
07/06, Quarta-feira: Álvaro Pires, Uajdi Moreira;
08/06, Quinta-feira: Marcos Oliveira (Diretor de Redação da Monitor Mercantil),
Sérgio Rabello (Diretor Administrativo da Cult);
* MONÓLOGOS Marcos Silveira conta feliz que a Doctor não só foi a
agência 100% brasileira mais premiada do 19º Colunistas Rio como agora é finalista do
New York Festivals com o poster The Vagina Monologues, criado pelo Luciano Gaberel,
Fernando Freitas e Ricardo Weitsman.
|