Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 26/MAI/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Rio leva 13 medalhas de ouro no 33º Prêmio Colunistas Brasil

As agências cariocas conquistaram um de seus melhores resultados na história do Prêmio Colunistas Brasil, conquistando 30% das 43 medalhas de ouro concedidas para os melhores de todas as 9 regionais do concurso: São Paulo, Norte-Nordeste, Bahia, Centro-Leste, Brasília, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e o 19º Colunistas-Rio, como regional carioca.
O júri, presidido por Armando Ferrentini (Editora Referência), contou com a presença, como representantes do Rio de Janeiro, de Jomar Pereira da Silva (Banco Hoje), Marcio Ehrlich (Janela Publicitária) e Paulo Macedo (Propaganda & Marketing Rio, premiando como Agência Do Ano Nacional a Almap BBDO e como Publicitário Do Ano Afonso Serra (DM9DDB). O Profissional De Propaganda Do Ano do Colunistas Brasil foi José Carlos Perry (Bradesco), cabendo o título de Anunciante Do Ano ao Banco Itaú. O prêmio de Veículo Do Ano foi concedido ao jornal O Estado de São Paulo
A festa do Colunistas Brasil acontecerá em São Paulo, no segundo semestre deste ano.
Estes foram os 13 trabalhos conquistados pelas agências cariocas Carioca, Giovanni FCB, Rio Ka, Salles D’Arcy, Script, Staff e Standard Ogilvy:

ÁREA: TELEVISÃO
Ouro de Cultura e Educação
: "Restaurante", da GIOVANNI,FCB para CCAA. Dir.Cri.: Adilson Xavier e Cristina Amorim. Red: Adilson Xavier. Dir.Arte: Cristina Amorim. Produtora de Filme: O2. Dir.Comercial: Nando Olival. Prod.Áudio: Nova Onda. Atnd: Mauro Silveira. Aprv: Waldyr Lima Filho.
Ouro de Vestuário e Acessórios Pessoais: "Carona", da SALLES D'ARCY para LEE. Dir.Cri.: Marcelo Giannini. Red: Marcio Juniot. Dir.Arte: Humberto Fernandez. Prod.de Filme: Jodaf. Dir.Comercial: Michel Tikhomiroff. Prod.Áudio: Sax So Funny. Atnd: Hildebrando Maneira Neto. Aprv: Larry Sackiewicz.

ÁREA: RÁDIO
Ouro de Cultura e Educação
: "Balada", da CARIOCA para Universidade Veiga de Almeida. Dir.Cri.: Silvio Lachtermacher e Sérgio de Paula. Red: Silvio Lachtermacher e Sérgio de Paula. Prod.Áudio: Magic Music. Atnd: Márcio Ortman. Aprv: Mário Veiga de Almeida.

ÁREA: MÍDIA IMPRESSA
Ouro de Meios de Comunicação
: Série "Sua Preferência, Sua Escolha", da RIO KA para Sg Press Editora. Dir.Cri.: Kaká Alvarez , Cláudio "Lango" Rafael. Red: Kaká Alvarez. Dir.Arte: Kaká Alvarez e Cláudio "Lango" Rafael. Estúdio: Lango. Foto: Cláudio "Lango" Rafael. Atnd: Gustavo Diniz. Aprv: Nelson Feitosa.
Ouro de Produtos e Serviços Automotivos: Série "Peças Fiat", da STAFF para Fiat Automóveis. Dir.Cri.: Marcello Noronha. Red: Gustavo Soares. Dir.Arte: Marcello Noronha. Atnd: Eduardo Moncalvo e Riccardo D`aquino. Aprv: João Batista Marinho e Pedro Colares. Ouro de Produtos e Serviços Públicos e Comunitários: Série "Logos Shell, Lacoste e Jaguar", da GIOVANNI,FCB para Greenpeace. Dir.Cri.: Adilson Xavier e Cristina Amorim. Red: Rynaldo Gondim. Dir.Arte: Fernando Barcellos. Ilustração: Luciano Honorato. Atnd: Alvaro Esteves. Aprv: Paulo Adário.
Ouro de Varejo de Grande Porte: Série "Vem Pra K", da CARIOCA para Kawasaki. Dir.Cri.: Fernando Rocha e Silvio Lachtermacher. Red: Silvio Lachtermacher e Sérgio de Paula. Dir.Arte: Sérgio de Paula e Fernando Rocha. Atnd: Márcio Ortman. Aprv: Antônio Velazquez.
Ouro de Vestuário e Acessórios Pessoais: Série "Verão 2000", da SCRIPT para TACO. Dir.Cri.: Ricardo Real. Red: Monica Muylaert. Dir.Arte: Marcelo Lobo e Renata Birman. Estúdio: Hamdan. Foto: Hamdan. Atnd: Ricardo Real. Aprv: Marcos Vaz e José Vaz.
Ouro de Websites: "Agulha No Palheiro", da GIOVANNI,FCB para Aonde Site de Busca. Dir.Cri.: Adilson Xavier e Cristina Amorim. Red: Fernando Campos e Daniel Japa. Dir.Arte: Carlos André Eyer e Gustavo Monteiro. Atnd: Gustavo Monteiro. Aprv: Edgar Nogueira.

ÁREA: CAMPANHAS
Ouro de Cigarros e Tabacos
: "Free Jazz Festival", da STANDARD OGILVY & MATHER para Souza Cruz. Dir.Cri.: Luiz Vieira. Red: Luiz Vieira. Dir.Arte: Ana Laet e Carlos Russo Di Celio. Prod.de Filme: Conspiração/Tv Zero. Dir.do Comercial: Cláudio Torres,Paola Siq,R. Berliner. Prod.Áudio: Killer Music. Foto: Milton Montenegro. Atnd: Luis Carlos Franco. Aprv: Juarez Queiroz.
Ouro de Institucional ou Corporativo: "Cem Anos Cheios de Energia", da CONTEMPORÂNEA para Light. Dir.Cri.: José Guilherme Vereza. Red: João Bosco Franco. Dir.Arte: Rodrigo Rosman. Atnd: Márcia Dias e Fernanda Japiassu. Aprv: Márcia Magno.
Ouro de Produtos e Serviços Públicos e Comunitários: "Cartões de Natal", da SALLES D'ARCY para Correios. Dir.Cri.: Marcelo Giannini. Red: Rodolfo Sampaio. Dir.Arte: Guilherme Jahara e Marcelo Giannini. Prod.Filme: O2. Dir.Comercial: Toniko Melo. Produtora de Áudio: Music Factory. Foto: Alexandre Salgado. Atnd: Monica Rebello. Aprv: Maria Estela Paraguassu e José Afonso.
Ouro de Vestuário e Acessórios Pessoais: "Esportistas Anônimos", da GIOVANNI,FCB para Nike do Brasil. Dir.Cri.: Adilson Xavier e Cristina Amorim. Red: André Lima. Dir.Arte: Cláudio Gatão. Prod.Filme: Caradecão. Dir.Comercial: Rudi Lagemann. Prod.Áudio: Nova Onda. Fotografia/Ilustração: Nana Moraes/Léo Vilela. Atnd: Luciana Leal e Marcelo Malachias. Aprv: Stephen Hevesi e Ana Leme.

Cariocas comemoram Colunistas-Rio terça-feira no Intercontinental

A festa do 19º Prêmio Colunistas Rio promete ser uma das mais animadas dos últimos anos. Mais de 800 adesões já foram confirmadas para a maior regional deste ano do maior prêmio da Propaganda Brasileira, o Colunistas Brasil, que completa 33 anos em 2000.
O concurso foi criado pelos jornalistas Armando Ferrentini (hoje presidente da Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda), Elóy Simões e Cícero Silveira para expressar o ponto-de-vista dos colunistas especializados em comunicação sobre a publicidade brasileira. Há cerca de 10 anos, este colunista vem sendo o coordenador nacional do concurso, respondendo também pela premiação no Rio de Janeiro.
O 19º Colunistas Rio julgou 2.529 peças em 1.148 inscrições, um número 82,8% superior ao do ano anterior. Os jurados viram 299 comerciais, 161 fonogramas, 1251 anúncios de jornais, 564 anúncios de revista e 213 outdoors, entre outros trabalhos criados e produzidos em 1999 e 2000 por 39 agências sediadas no Rio de Janeiro.
Foram concedidos 197 prêmios, sendo 42 Ouros, 64 Pratas e 91 Bronzes. Este ano, os Grand Prix serão revelados apenas durante o evento. No momento do julgamento, um auditor da Arthur Andersen recolheu para tabular os votos secretos dos jurados, entregando os envelopes lacrados para ser abertos somente na frente do público.
As melhores
Foram premiadas 29 agências no 19º Colunistas Rio: 100%, Carioca, Casa Da Criação, Contemporânea, Cult, Diretacom, Doctor, DPZ, Eco Mkt & Com, Fischer America Rio, Giovanni,FCB, HB, ID&A, J. Walter Thompson, Luz, McCann-Erickson, Propeg Rio, Publicis Norton, Promarket, Rio Ka, Salles D’Arcy, Script, Speroni&Ferrari, Staff, Standard Ogilvy & Mather, Tática, Type Account, V&S e Z+G Grey.
A agência mais premiada este ano foi a Giovanni FCB, com 27 prêmios (8 Ouros, 10 Pratas e 9 Bronzes. Em segundo lugar ficou a Fischer América Rio, com 26 prêmios (3 Ouros, 13 Pratas e 10 Bronzes). E em terceiro a Doctor, com 23 prêmios (2 Ouros e 7 Pratas e 14 Bronzes).
O júri, formado por jornalistas especializados em economia, marketing e propaganda, foi presidido por Marcio Ehrlich (Janela Publicitária/Monitor Mercantil) e teve a presença de Armando Ferrentini (Editora Referência), Gilberto Menezes Côrtes (Jornal do Brasil), Jomar Pereira da Silva (Revista Banco Hoje), Marcello Queiroz (Propaganda & Marketing - São Paulo), Paulo Macedo (Propaganda & Marketing - Rio), concedendo os seguintes Grandes Prêmios:
Agência do Ano: Contemporânea
Anunciante do Ano: ATL
Veículo do Ano: FM O Dia
Publicitário do Ano: Adilson Xavier (Giovanni FCB)
Profissional do Ano: Marcello Giannini (Salles D’Arcy)
A entrega dos prêmios cariocas está marcada para o dia 30 de maio, no Hotel Intercontinental, a partir das 19:00h e ainda o direito aos convidados de darem uma esticada para dançar na casa noturna Mèli Mèlo. As reservas estão sendo feitas na Dinâmica Promoções, pelo telefone (21) 537-8180.

Marketing Promocional tem noite de festa no Rio

Este ano, além da grande festa do Prêmio Colunistas, a noite de 30 de junho no Intercontinental vai sediar a entrega dos diplomas do único prêmio de Marketing Promocional do mercado carioca: o V Prêmio Promoção Rio, também promovido pela ABRACOMP-Associação Brasileira de Colunistas de Marketing e Propaganda.
Presidido pelo vice-presidente da Abracomp, Marcio Ehrlich (Janela Publicitária/Monitor Mercantil), o júri do V Promoção Rio foi integrado ainda por Ana Cláudia Milanez (Coca-Cola), Carolina Daher (Revista Promoções & Eventos), Daniela Mignani (Barrashopping), Felipe Pugliesi (Revista Propaganda), Leonardo Cunha (Revista Propaganda & Marketing) e Marcos Nunes (BR Distribuidora).
Enquanto o Prêmio Colunistas julga peças de publicidade, o Prêmio Promoção é voltado para o Marketing Promocional, avaliando, por exemplo, cases de eventos e peças de design.
No V Prêmio Promoção Rio, o título de Empresa De Marketing Promocional Do Ano foi para a agência Millenn, ficando o prêmio de Empresa De Design Do Ano para a Ana Couto Design, muito conhecida no mercado carioca como a responsável pela criação das peças gráficas do Free Jazz Festival.
O Profissional De Marketing Promocional Do Ano é José Christão, da agência Doctor, enquanto o Grande Prêmio de Cliente De Promoção Do Ano foi concedido para o jornal O Globo, que conquistou ainda dois outros Grand Prix: o de Case De Marketing Promocional Do Ano para o seu "Programa Cultural", e o de Design Promocional Do Ano para a série de cartazes "O Globo Em Movimento", criados pela empresa de design Felipe Taborda para aquele jornal.
O Grande Prêmio de Material Promocional Do Ano foi para o trabalho "As Panelas do Brasil Estão Comemorando", criado pela agência Millenn, como Peça Promocional dirigida a Público Intermediário, para a Bombril.

Colunistas-Rio divulga criadores mais premiados

Já estão definidos os nomes dos 10 redatores e 10 diretores de arte que estarão concorrendo ao Prêmio Rogerio Steinberg para os criadores mais premiados no 19º Prêmio Colunistas-Rio. Os nomes foram retirados das fichas técnicas premiadas, conforme foram preenchidas no momento da inscrição, sendo conferidos 6 pontos por cada medalha de ouro, 3 por cada medalha de prata e 2 por cada medalha de bronze.
Os nomes dos 3 redatores e 3 diretores de arte mais premiados -- que receberão os diplomas do Prêmio Rogerio Steinberg -- só serão conhecidos na próxima terça-feira, 30 de junho, durante a festa do Colunistas-Rio, quando forem revelados os resultados dos Grandes Prêmios, votados secretamente pelos jurados do concurso entre os ganhadores das medalhas de ouro e mantidos em sigilo pelos auditores da Arthur Andersen. Como cada Grande Prêmio vale 10 pontos, após a revelação dos Grand Prix, a secretaria do Colunistas conferirá os 4 pontos adicionais para cada criador que já tiver recebido os 6 pontos pelo ouro correspondente.
Estes foram, em ordem alfabética, os profissionais que mais pontos acumularam até esta fase do Colunistas-Rio 2000:
REDATORES: Alexandre Motta, André Lima, André Pedroso, Fernando Campos, Gustavo Soares, Marcus Meireles, Ricardo Weitsman, Rodolfo Sampaio, Sérgio de Paula e Silvio Lachtermacher.
DIRETORES DE ARTE: Carlos André Eyer, Cláudio Gatão, Cristina Amorim, David Tabalipa, Fernando Rocha, José Luis Vaz, Luciano "Animal" Gaberel, Marcello Noronha, Marcelo Giannini e Pedro Utzeri.

Mercado carioca ganha pós-produtora de áudio

Começou a funcionar no Rio a AudioSync, empresa de pós-produção de áudio cuja proposta é a captação, produção e finalização de áudio para comerciais e filmes, liberando com isso a ocupação das ilhas de edição de vídeo, que tem sido normalmente usadas para fazer o sincronismo do áudio com a imagem.
A supervisão da área técnica da AudioSync é de Celso Junto, ficando Ronaldo Vieira com a direção de produção. Quem vai cuidar da área comercial e de desenvolvimento de novos negócios é Zeca Magalhães, que deixou a Magic Chorus para participar da nova empresa.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
26/05, Sexta-feira: Arnaldo Rozencwaig, Marcio Prado, Ricardo Mattos (Redator da Eco);
27/05, Sábado: Marluce Balbino (fotógrafa), Fernando Conde (Redator da Cândido & Ortiz);
28/05, Domingo: Laís Chamma (Diretora de Atendimento da W/brasil), Mário Barreto (Diretor Comercial da Intervalo);
29/05, Segunda-feira: Pedro Feyer (Diretor de Criação da J.Walter Thompson), Érica Rabelo (Supervisora de Contas da DPZ), Patrícia Gomes (Supervisora de Contas da V&S);
30/05, Terça-feira: Nei Leandro de Castro, Lioneti Barros (Supervisora de Contas da Obvio);
31/05, Quarta-feira: Cândida Monteiro (Diretora de Criação da Concreta), Edeson Coelho (Diretor Geral de Operações da DPZ), Flávio Mello (Redator da Professa), João Jacques (Diretor de Arte da Scope);
01/06, Quinta-feira: Leila Duarte (Secretária Executiva da ABP-Ass.Bras.de Propaganda), Eline Antunes (Diretora de Contas da McCann Erickson);
* CHURRASCO - Hoje, última sexta-feira do mês, é o dia para todo o mercado se reunir na Churrascaria Estrela do Sul do Rio Off-Price Shopping de Botafogo. O maitre Mauro já comunicou para a Janela que os publicitários que forem até lá ganham um desconto promocional, pagando apenas R$ 17,00 pelo rodízio.
* NA ARTPLAN - A agência contratou novos profissionais para a sua criação. Volta a casa: os diretores de arte Marcello Sartori (ex-Comunicação Carioca), Jorge Falsfein (ex-Contemporânea) e Luiz França (ex-Staff de Comunicação) e o redator Daniel Rezende.
* CLASSIFICADO - A Animus estáreestruturando sua equipe de profissionais e vai estar recebendo currículos e portfólios de designers gráficos, de embalagens e de ponto-de-venda, além de web design para avaliação. Os designers cariocas (ou estrangeiros morando no Rio) poderão enviar seus currículos para rique@animus.com.br. Para marcar entrevistas pessoais, favor ligar para 556-0777 que ele vai estar à disposição.