Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Rio Ka foi a revelação do Colunistas Rio 2000
|
A equipe da Rio Ka: Kaká Alvarez, Susane, Cláudio "Lango" Rafael, Luiz Gustavo, Luiza Augusto e Gustavo Diniz. |
A tradição democrática do Prêmio Colunistas
que foi o primeiro concurso publicitário brasileiro a revelar para o país o nome
da agência baiana DM9 mais uma vez se confirmou no julgamento do 19º Colunistas
Rio. No meio dos trabalhos, os jurados começaram a ser chamados a atenção pelos
trabalhos de uma agência completamente desconhecida de todo o júri: a Rio Ka. Ao final
da premiação, a agência, que se inscreveu sem sequer ter recebido qualquer e-mail ou
carta de comunicação da Abracomp, havia faturado 4 medalhas, sendo 2 de ouro, um dos
quais uma ousada campanha para a já falecida revista Sui Generis.
Procurando as fichas de inscrição da agência, a Janela foi atrás para descobrir o nome
da dupla de diretores e de criativos: o redator Kaká Álvares e o diretor de arte
Cláudio "Lango" Rafael. O endereço da agência, uma rua na Penha.
Essa semana, a Janela acabou de desvendar o mistério.
A Rio Ka é uma agência que existe a pouco menos de um ano e é formada por jovens que
ainda estudam publicidade na ESPM-Escola Superior de Propaganda & Marketing. A
agência nasceu a partir da vontade de Kaká, 25 anos, trabalhar em criação. Em 1999 ele
chegou a vencer um concurso do Grupo de Mídia do Rio e passou 4 meses estagiando na
mídia da Contemporânea, tempo em que ficou tentando sair desse departamento e pular para
a criação. Como não conseguiu, foi à luta. Aproveitando o contato com alguns pequenos
anunciantes de varejo, juntou-se com Lango, seu colega de ESPM, ensinou tudo o que de
mídia para sua irmã Cláudia e tirou o CGC da Rio Ka instalando a empresa no endereço
que foi possível: uma loja vazia de um parente no longínquo bairro da Penha
A Agência conta hoje com 6 pessoas diretores incluídos, é claro e atende
clientes como Rede Projeto Fiat, Alfa Car, Cyclone, LHM Ar Condicionado e CCPL. Sua
produção, diz Kaká, é feita com a garra e o amor de quem quer mostrar trabalho não
importa o tamanho do cliente. "Até o meu cachorro já foi usado em uma foto porque
não tínhamos verba nem para comprar um cromo de um banco de imagem", ele conta
orgulhoso.
Se os mais novos empresários da propaganda carioca garantem que até agora não
conseguiram se esquecer da emoção de descobrir que conquistaram 4 medalhas no Prêmio
Colunistas, a organização do concurso também se sente gratificada com mais essa
revelação para o mercado. Dia 30 de maio, no Intercontinental, todos vão comemorar
juntos.
Rio terá um criativo entre os Young Creatives de
Cannes
Finalmente apareceu alguém topando patrocinar uma cota do Young Creative no Rio.
A Academia de Filmes, dirigida no Rio por Antônio Carlos Accioly, entendeu os recados da
Janela e vai patrocinar uma cota este ano, permitindo que pelo menos um criativo carioca
vá pela primeira vez ao Festival de Cannes.
Como o prazo limite para o julgamento será no próximo dia 8, as inscrições deverão se
encerrar esta sexta-feira às 18 horas, na Dinâmica Promoções. O regulamento já está
disponível no site da Janela, em https://www.janela.com.br.
Cult em nova fase contrata 10 pessoas
A Cult passou a última semana comemorando, diz seu
presidente Arnaldo Cardoso Pires. A agência festejou desde a sua presença entre os
finalistas do Festival do Anuário do CCSP, quanto as conquistas no Colunistas Rio e a
superação este ano, já em abril, de todo o faturamento de 99.
"Isso é prova de que o projeto de reformulação, iniciado no fim do ano passado e
que está sendo concluído agora, já está dando resultados", afirmou Arnaldo,
aproveitando para anunciar a contratação de dez novos nomes para a equipe. Entre eles
estão, no atendimento, dois novos diretores: Antônio Carlos Gonçalves e Marcos
Bockmann, para os grupos de contas públicas e privadas, respectivamente. Bockmann vai
trabalhar com a nova executiva de contas, Tatiana Richter. Na mídia, Iara Militão
retorna à agência também para assumir o cargo de diretora. Para a gerência de
operações , foi contratado Leonardo Gomes e a equipe de criação, comandada por Fábio
Seidl, também cresceu. Chegaram duas novas duplas: o redator Alexandre "Abu"
Fabrício, que vai trabalhar com a diretora de arte Chris Calmon; a redatora Angélica
Cerdeira e a diretora de Fernanda Izar (recentemente premiadas no Press & Poster da
ESPM), além do operador Alexandre Teixeira.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ A Janela se abre para
comemorar os próximos aniversários do mercado:
05/05, Sexta-feira : Antônio Carlos Rosa Gonçalves (Diretor de Atendimento da
Cult), Moacir Fagundes (Diretor de Arte da Zapt), Adriana Aguieras (Atendimento da
Millenn);
06/05, Sábado: Verly Costa Sobrinho (Diretor de Operações da Arteplus);
07/05, Domingo: Marisa Lima (Coordenadora de Mídia da Propeg Rio), Renato Caetano
(Diretor de Criação da Escaleno), Carlos Eduardo Lopes (Diretor de Arte da Sales
DArcy);
08/05, Segunda-feira: Pedro Nonato (Diretor de Operações da 100%), Paulo Fontes
(Diretor de Criação da Scalla);
09/05, Terça-feira: Nizan Guanaes (Diretor do IG), Ney Azambuja (Supervisor de
Criação da Young & Rubicam), Sérgio Prazeres (Supervisor de Mídia da DPZ);
10/05,Quarta-feira: Andréa Gesser (Diretora de Marketing da Mantel), Pedro Paulo
Martins (diretor de Criação da Criativa Produtiva), Veruska Lages (Coordenadora de
Mídia da Speroni & Ferrari), Flávia David (Atendimento da Millenn);
11/05, Quinta-feira: Luiz Carlos Lopes (Diretor Presidente da Unità)
* CONTRATAÇÕES O diretor de arte Bruno Almeida é o mais novo reforço da
equipe de criação da V&S Comunicações. Em seu currículo, Bruno conta com
passagens pelas agências Doctor, Salles DArcy e Comunicação Carioca. E na JVA, o
novo contratado é Caio Leitão, para o atendimento. Ele vai cuidar da conta do
supermercado Extra. Caio já passou pelas agências Caio Domingues, Fischer e
Comunicação Carioca.
|