Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 07/ABR/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Brasil leva Grand Prix Impresso no Fiap

A DM9 DDB conquistou para o Brasil o Grande Prêmio de Mídia Impressa no Fiap 2000, com o trabalho "Língua", para Parmalat. Em filme, o GP foi conquistado pelos Estados Unidos, com a campanha da Nike criada pela Wieden & Kennedy. Na área de rádio, o prêmio foi para a Colômbia, com uma peça para Leite Alpina, da Y&R.
Até o fechamento desta coluna, com apenas a divulgação dos shortlists de filmes e imprensa, a Giovanni está sendo a agência que melhor garantindo a participação do Rio no Fiap. Na área de filmes, ela incluiu "Restaurante", para CCAA e em mídia impressa, os trabalhos "Homem Cerveja", para Smithkline, "Animais, Vida Selvagem e Viagem", para O Globo e "Shell, Lacoste e Jaguar", para Greenpeace. Em filmes, ainda entrou no shortlist a série "Mania de Família", da McCann Erickson.

Giovanni/FCB vence disputa pela conta do Ingresso.Com

Depois de concorrência que envolveu também agências como Fischer e Contemporânea, o site Ingresso.com escolheu a Giovanni/FCB do Rio como a agência responsável pelo seu lançamento publicitário.
O site pretende ser o primeiro a vender no Rio e São Paulo ingressos para teatro, cinema, espetáculos e futebol, como o Campeonato Carioca, tendo como diferencial a possibilidade de o usuário imprimir em casa o ingresso com código de barra para autenticá-lo.

JVA passa a atender supermercados Extra

Foi descontinuado o acordo entre a Contemporânea e a Logullo, agência da conta nacional dos hipermercados Extra no Brasil e, com isso, a conta da rede Extra no Rio de Janeiro deixa de ser atendida pela Contemporânea a partir de maio.
A JVA, agência dirigida por Juan Vicente, já foi confirmada como a nova agência que cuidará dos jobs da Logullo no Rio de Janeiro.

Giovanni investe R$ 2,5 milhões em nova sede paulista

Tornar publica a carteira de clientes da agência. Esse é o objetivo da campanha da Giovanni,FCB que começa a ser veiculada esta semana, dias antes da festa que inaugura oficialmente a nova sede em São Paulo, que acontece segunda-feira, dia 10 de abril. São vinhetas, outdoors, spots, front light, busdoor e anúncios em mídia especializada. A idéia principal é mostrar o nome da agência dizer quem são seus clientes como Nike, Disney Buena Vista, CCAA, Chrysler, Nívea, Sendas, O Globo, etc. A pergunta é: sabe qual é a agência do.... A resposta é a mesma para todas as perguntas: Giovanni,FCB.
O plano de mídia inclui ainda TV Cultura, ESPN, SPORTV, Globo News, GNT e Telecine, rádios Bandeirantes AM, Eldorado AM e CBN, placas de outdoor nas imediações do Brooklin Novo, busdoor em cerca de 100 ônibus durante 2 meses e painéis de front light na Faria Lima O investimento, incluindo mudança para uma sede de 1.300m2, campanha e festa de inauguração chega a R$ 2,5 milhões.
Na festa, os sócios Paulo Giovanni, Maurício Nogueira e Adilson Xavier estarão recebendo os 500 convidados — que incluem diversos cariocas, clientes e jornalistas — sob o tema "Giovanni, FCB. Nova Fórmula, Nova Embalagem". A produção é da Mix 21, e o buffet será da performática de Neka Mena Barreto, a recepção. A decoração será inspirada nos novos cartões de visita dos funcionários da agência, sugerido pelo sócio criativo Adilson Xavier. Na frente, a logomarca, endereço e telefone. No verso a foto e cargo. Mas as poses foram as mais variadas, desde as tradicionais , mas algumas originais com cada um fazendo o que quis, desde plantar bananeira, ou utilizando objetos como carrinhos, extintor de incêndio, cofre, teclado e monitor de computador e livros. Teve também fotos com poses de meditação, tai chi chuan e rezando.

OPINIÃO

Estou indo para o 4º Encontro Brasileiro de Agências de Publicidade que está acontecendo em São Paulo. Imperdível. E vou com duas certezas: de que serão tomadas decisões importantes para o negócio da propaganda. E a outra certeza: faltam novos líderes no nosso mercado.
Vendo a programação, me certifico cada vez mais da importância do encontro. A primeira palestra, com a Diretora Geral da rede Globo de Televisão, Marluce Dias, fala da Convergência da Mídia e a Mídia do Futuro. Em outros momentos, vai-se discutir as Relações com Anunciantes, Veículos, Mercado, a Valorização das Agências e até sobre o Meeting Points e a Sociedade de Consumo no Novo Milênio.
Vendo os debatedores convidados, também me certifico que precisamos incentivar e apoiar o surgimento de novas lideranças num mercado tão carente de novos líderes.
Entre dezenas de debatedores, apenas 2 são do Rio. Dois líderes incontestáveis, o Armando Strozenberg e o Valdir Siqueira. Que muito já fizeram pelo Rio. E vão continuar fazendo. Mas acredito que eles gostariam de ter ao lado, novos valores, novos empresários preocupados com o negócio da propaganda.
Novas lideranças que possam estancar de vez o êxodo de valores profissionais e anunciantes. Olhando para São Paulo, e não podemos deixar de olhar, vemos que a força de hoje no mercado de lá é exercida por novos empresários. Profissionais como o Nizan, que infelizmente está nos deixando, o Marcelo Serpa, o Fábio Fernandes, e mais o Fischer, o Justus, Afonso Serra, etc., etc., etc. Gente que aprendeu com os mais experientes. Que contou com o incentivo dos mais experientes. E que estão assumindo os negócios daquele mercado. Se por um lado pode nos faltar a experiência dos líderes tradicionais do Rio, não nos falta vontade de aprender com eles.
Talento certamente temos de sobra.
Basta dar uma olhadinha na lista daqueles que hoje despontam em São Paulo. Boa parte deles começaram suas carreiras vitoriosas no Rio. Concluindo: não vejo nada disso com pessimismo. Ao contrário: taí uma grande oportunidade.

Marcos Silveira
Diretor da Doctor Propaganda

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
07/04, Sexta-feira: Daniela Neiva (Supervisora de Atendimento da Zapt);
08/04, Sábado: Alex Periscinotto (Diretor da Almap/BBDO), Carla Sá (Gerente de Grupo de Marcas da Souza Cruz), Luciana Chatel (Mídia);
10/04, Segunda-feira: Darlene Furtado (Supervisora de Atendimento da Salles D"Arcy), Bruno Pinaud (Redator da Giovanni,FCB);
11/04, Terça-feira: Diler Trindade (Diretor da Diler), Fernanda Cordovil (Supervisora de Mídia da 100%), Silvia Machado (Dir.de Planejamento de Mídia da J.Walter Thompson), Jair Barcellos (Coordenador de Mídia da Doctor);
12/04, Quarta-feira: André Pimenta (Diretor de Atendimento da Interativa), Fabrício Cannavazes (Diretor de Atendimento da V7), Leonardo Pazzini (Assistente de Atendimento da Giovanni,FCB);
13/04, Quinta-feira: Maria Socorro Carvalho (Executiva de Contas da Professa), Reinaldo Godinho;
* REDE GULOSA - Mais um publicitário cooptado pela Internet. Cláudio Bartolo assume a direção comercial da agência de notícias É Fato e do iG Banco, deixando a Editora Camelot no Rio de Janeiro, para onde foi em agosto último após deixar a revista Época.
* CARRO NA REDE - A verba de R$ 1,5 milhão do novo site Automóvel On Line, do empresário Alexandre Heagler, foi para a Fischer América Rio, que começa a veicular para o cliente já este mês de abril.
* ABANDONANDO O BARCO - Walter Longo assume na próxima terça-feira a presidência da NewcommBates, agora que Roberto Justus se torna CEO do Grupo para poder se dedicar ao marketing esportivo com suas empresas New Sports e a NewConcepts. Nizan na Internet, Justus no Esporte. Tem alguma coisa acontecendo com as lideranças publicitárias?
* FINAL DE PRAZO - Terminam esta sexta-feira, 7, as inscrições para o Prêmio Colunistas Rio e para o 4º Prêmio de Propaganda O Globo. Já o Fiptur 2000, 10º Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia, que acontece dias 1 e 2 de junho, no Hotel Tropical, em Manaus, mantém até o próximo dia 30 o prazo de inscrições de seus trabalhos. O regulamento do Colunistas está em www.colunistas.com.