Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Nizan deixa a publicidade para dirigir o provedor iG
Bem ao seu estilo grandiloqüente, Nizan Guanaes reuniu a imprensa
paulista esta semana no Museu de Arte Moderna-MAM, de São Paulo, para oficializar que
está deixando a DM9DDB, que ele fundou, para presidir o provedor gratuito de Internet iG.
Conforme já era previsto no seu contrato inicial com a DDB, a multinacional utilizou-se
de sua opção de compra das ações de Nizan, repassando-as para Camila Franco, Ehr Ray,
Jáder Rossetto, Pedro Capeletti e Sérgio Valente.
A presidência da nova DM9DDB será exercida por Affonso Serra Jr., que já era sócio da
agência e vinha comandando a operação desde que Nizan começou, há seis meses, o seu
processo de afastamento.
Gorodicht garante que Fischer retomou o crescimento no Rio
Marcelo Gorodicht, diretor da Fischer América-Rio, comemora um aumento
de R$ 7 milhões que a agência deverá ter em seu faturamento de 2000 com a conquista de
três novas contas esta semana. A principal delas foi, sem dúvida, a Telelistas,
ex-cliente da JVA, após uma concorrência da qual participaram Artplan, DPZ, Doctor,
Script e Young & Rubicam. Dia 16 de maio começa a veiculação do primeiro trabalho
da agência, o lançamento, para anunciantes, da Riolistas (a de páginas amarelas) de
2001.
Em maio a agência começa a veicular também a campanha do site WebSeg, pertencente ao
grupo do Guia Local, e que terá como alvo os corretores de seguros e o público segurado.
E ainda em abril deve acontecer o lançamento do último cliente conquistado entre os
três: o Fundo Imobiliário Fator, pertencente ao Banco Fator, e que, através da
Patrimóvel, lançará um fundo de investimentos baseado em cotas de imóveis. O primeiro
empreendimento a ter as cotas vendidas será o Nova América Outlet Shopping, que já é
cliente da Fischer-Rio.
|
ABA elege Dutra como presidente, tendo Juarez no Rio de Janeiro
Juarez Queiroz, diretor de marketing da Telemar, é o representante
carioca na nova diretoria da ABA-Associação Brasileira de Anunciantes, eleita esta
semana. A entidade escolheu como seu novo presidente Luiz Carlos Dutra, diretor de
assuntos públicos e propaganda da Johnson & Johnson.
Outros vice-presidentes da entidade são Eduardo Bruder (Avon); Orlando Lopes (Grupo Gessy
Lever), Ricardo Athayde (Nestlé) e Rui Porto (Alpargatas).
Colunistas decidem prêmio da Bahia e do Norte-Nordeste
Um júri presidido por Nelson Cadena, do Correio da Bahia, escolheu a
agência Pejota como Agência do Ano do 12º Prêmio Colunistas Bahia. O diretor da
Publivendas, Cláudio Carvalho, foi escolhido o Publicitário do Ano, enquanto o redator e
diretor de criação Maurício Carvalho, da Propeg, recebeu o título de Profissional do
Ano. A Bahiatursa foi o Anunciante do Ano e a empresa de outdoor A.Linhares ficou com o
Veículo do Ano.
Concorreram 394 trabalhos de 20 agências baianas, num volume de 721 peças. Anúncios de
jornal foram 221, enquanto comerciais foram 191.
Enquanto isso, a Mart Pet, de Recife, PE, foi escolhida como Agência do Ano do 25º
Prêmio Colunistas Norte-Nordeste. Como Publicitário do Ano, o júri escolheu Pedro
Galvão, da Galvão Propaganda, de Belém, Pará, colocando Lina Rosa Kottas, da Aliança
de Recife, PE, como Profissional de Propaganda do Ano. O Grupo J.Macedo, de Fortaleza, CE,
ficou como Anunciante do Ano e o Diário de Pernambuco, de Recife, PE, como Veículo do
Ano.
O júri, que foi presidido pelo editor da Janela, Marcio Ehrlich, avaliou 640 inscrições
de 37 agências de publicidade, num volume de 1445 peças. Os anúncios de jornais
dominaram: 703 peças, superando de longe os filmes para tv (268) e os outdoors (240
peças). Foram concedidos 86 prêmios, sendo 12 ouros, 37 pratas e 41 bronzes.
A ata completa dos dois julgamentos está no site do Prêmio Colunistas, em www.colunistas.com.
Propaganda Enganosa
Segundo o fotógrafo Sérgio Araujo contou no newsgroup da Janela, este
anúncio apareceu no Arkansas Democrat-Gazette em 17 de junho. Disse Araujo que "a
infeliz ilusão fotográfica não foi imediatamente notada (olhem para o assento da
bicicleta) e o anúncio foi para as bancas antes que a imagem fosse corrigida.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os
próximos aniversários do mercado:
24/03, Sexta-feira: Paulo Fernando Vogel, Claudia Franklin (Diretora de Contas da
V&S);
25/03, Sábado: Carlos Manga Jr. (Diretor de Comerciais), Cristiane Dumont (Diretora de
Contas da DPZ);
26/03, Domingo: Cristina Amorim (Diretora de Criação da Giovanni,FCB), Denise Gorga
(Diretora de Mídia da V&S), Elizabeth Di Cavalcanti Veiga, José Carlos Calvano
(Gerente de Contas da Ronson), Gustavo Monteiro (Diretor de Arte da Giovanni,FCB);
27/03, Segunda-feira: Carlos "Russo" Di Célio (Diretor de Arte da Standard,
Ogilvy), Suzana Leal (Diretora Administrativa da Casa da Criação), Flávia Vianna
(Executiva de Contas da J.Walter Thompson);
28/03, Terça-feira: Pedro Galvão (Diretor de Criação da Galvão, de Belém-PA), Nilton
Cacheado (Diretor da CaradeCão);
29/03, Quarta-feira: Antônio Luis Hamdan (Fotógrafo do Studio H), Suzana Cardoso
(Diretora de Atendimento da Concreta);
30/03, Quinta-feira: Igor Broseghini, Ney Leandro de Castro, Andrea Borges Martins
(Diretora de Arte da Elan Garden), Vanessa Iespa (Executiva de Contas da Doctor);
* TROCA DE MARCHA - Depois de quatro meses no marketing da Fiat no Rio, Eduardo
Forbes mudou de endereço. Está agora na Contemporânea, atendendo as contas do BNDES e
do InvestShop.
* COBERTURA DE LUXO NO FLAMENGO - Para cobrir as férias de José Guilherme Vereza
que ainda prosseguirão por duas semanas , a Contemporânea colocou na
direção de criação da agência ninguém menos que o redator Carlos Pedrosa, um dos
papas da publicidade carioca. Aqui pra nós, o Pedrosa não é um sujeito cult?
* TONI & TONINHO EM NEW YORK - No próximo dia 26, quarta-feira, a partir das
20:30h, o diretor da agência Fortuna, Toni Lourenço, vai mostrar que não precisa ter o
mesmo phisique de role de Jô Soares e Leda Nagle para comandar um Talk Show. O convidado
é o redator Toninho Lima, da Giovanni, e o local o New York Deli do Cardinal New York
(Av. das Américas, 1.701 - Barra). A dupla falará sobre o tema: "Criando
Propagandas de Resultados - Qualé? Vai dizer que você acredita nisso?!?". Prato
cheio para estudantes de publicidade.
* ABAIXO A GROSSURA - A Janela tem ouvido ultimamente de vários leitores da
revista Veja que eles já estão de saco cheio daquelas inúmeras páginas de maior
gramatura que vêm encadernadas na publicação. Solidários, reproduzimos o protesto. Há
quem garanta que a primeira coisa que faz ao comprar ou receber a Veja é rasgar fora as
ditas cujas e ficar só com o conteúdo normal da revista.
* NOVA CRIAÇÃO - O diretor de criação e redator da Cult, Fábio Seidl, é o
convidado da Universidade Estácio de Sá para falar sobre A Nova Criação Publicitária.
A palestra acontece na próxima quarta, dia 29, a partir das 10h da manhã, na Casa de
Cultura da Estácio, na Barra da Tijuca (Rio de Janeiro).
* THE OSCAR GOES TO - "Não sabemos para quem vai a estatueta, mas a melhor
transmissão vai para você". Este é o título criado pela V&S para anunciar o
Oscar, ao vivo do Dorothy Chandler Pavillon, em Los Angeles, pelo canal Telecine. O
anúncio de meia página será publicado domingo, dia da entrega das estatuetas, nos
principais jornais do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Paraná e
Londrina.
* MAIS UM PORTAL - A J.W.Thompson-Rio acaba de fechar contrato com o grupo Macal
(Shoptime) para ser a agência do novo portal de negócios Webb, o mais recente
investimento do grupo, que será voltado para o comércio entre empresas. A agência está
desenvolvendo a campanha de lançamento, que acontecerá em abril, para os mercados de
São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
* QUEM DIRIA - O engajado designer Jair de Souza está trocando por um tempo a
ecologia e a cultura para falar de beleza feminina. Ele e a jornalista Sônia Biondo
estão comandando o programa "Superbonita", que a Tec Cine está produzindo para
o GNT. A estréia é esta terça-feira, dia 28, com direção de Felipe Joffily e
direção geral de Ronaldo Uzeda.
* ABRIL ENTREGA EM MARÇO - Será dia 30 de março, no Rio, a festa de entrega dos
diplomas aos vencedores cariocas do Prêmio Abril de Publicidade 1999. O evento acontece
no Copacabana Palace, às 19:00h, com RSVP pelo telefone (21) 546-8101, com Claudia.
CARTAS
De Hayle Gadelha, diretor da Internad:
"Marcio,
teve um mail do dia 21 (li ontem à noite), que acho que deletei sem querer, por isso
respondo através de você. OK?
A Ana Maria Santeiro me citou e a Internad sobre o site da Nova Polícia. Em primeiro
lugar sou solidário com a indignação da Ana Maria Santeiro por ainda não ter recebido
por seu trabalho. Mas gostaria de colocar alguns reparos.
1. Acho difícil que o Secretário (deve ser o Coordenador, porque não existe a
Secretaria) de Comunicação tenha ciúmes da Agência de Publicidade.
2. O pedido de produção de um site da Nova Polícia foi feito pelo Garotinho e o Luiz
Eduardo para ser apresentado no Seminário Internacional de Segurança Pública, em
dez/99.
3. Procurei um amigo para me ajudar na questão. Infelizmente, ele não podia fazer e
repassou o trabalho. Mas, na prática, tratei só com ele. (Não conheço a Ana Maria
Santeiro, creio.)
4. O trabalho foi feito, dentro da correria de sempre. Mas apresentado na data prevista.
5. Houve questões de ordem burocrática no encaminhamento da nossa cobrança - não
apenas do site, mas de vários outros itens relacionados com o Seminário. Acreditávamos
que teria rubrica da Coordenadoria de Segurança, mas, na verdade, era da Comunicação.
6. Com problemas desse tipo e com problemas "normais" de virada de ano,
atrasaram vários pagamentos.
7. Quando, há pouco tempo, todos os pagamentos relacionados com o Seminário tinham sido
pagos menos o site, até eu achei que haveria algo subjetivo. Foi mais ou menos na época
que a Ana Maria Santeiro me ligou.
8. Fui verificar do que se tratava (sabia de tudo superficialmente, já que não trato
diretamente dessa parte) e obtive resposta: o problema era de custo. Na Coordenadoria me
falaram o preço - que eu nem sabia direito - e também achei alto. Veja: não me acho
autorizado para julgar, porque não conheço bem os preços do mercado - foi apenas
percepção. Lembro também da disparidade - na época da campanha para Governador, em 98
- entre os custos do site do Garotinho (+/- 950,00) e o do Fernando Henrique (150.000,00,
segundo foi anunciado). Procurei meu amigo para que ele me apresentasse as justificativas.
Chegamos a marcar data, mas foi cancelada. Em seguida, ele viajou. Parece que volta agora
esses dias.
Quero deixar claro que, embora entenda a raiva, o ódio, a indignação, da Ana Maria
Santeiro, em nenhum momento tratamos diretamente com ela. O que não impede que
continuemos providenciando - claro! - o pagamento que lhe é devido.
À Ana Maria Santeiro peço desculpas (embora não me sinta pessoalmente culpado)pelos
transtornos - mesmo que indiretos e involuntários.
Hayle Gadelha
|