Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
JVA e 100% fazem acordo para compartilhar operações
Logo após o Carnaval, a 100% Propaganda, agência dirigida por Pedro
Nonato, com Gustavo Bastos na direção de criação, muda-se do seu escritório no Centro
para Ipanema, no mesmo prédio onde funciona a JVA, agência de Juan Vicente, com o
objetivo de formar uma nova parceria no mercado carioca.
Pelo acordo, a JVA passa a cuidar de toda a operação financeira e de mídia da 100%, que
poderá se dedicar ao atendimento e criação de seus clientes, recebendo por isso um
percentual nos resultados dessa agência. Por outro lado, Gustavo Bastos passa a ficar
disponível para prestar serviços de criação à JVA, quando houver necessidade de
complementar o trabalho da equipe dirigida por Delano D"Ávila.
A decisão de formalizar o acordo com a JVA foi tomada por Nonato logo após a
interrupção de suas negociações de fusão com a Comunicação Carioca, agência de
Sérgio de Paula. Depois de 4 encontros para tentar estabelecer um modelo de operação,
as duas partes decidiram procurar outras alternativas de crescimento.
McCann conquista conta da Unimed-Rio
A regional da Unimed do Rio de Janeiro, cuja conta que vinha sendo
atendida pela DPZ nos últimos dois anos, decidiu esta semana pela McCann em sua
concorrência para a escolha de uma nova agência de publicidade, que responderá pela
parcela de R$ 5 milhões da verba da empresa dedicada à propaganda no ano 2000, dentro de
um composto que chegará a R$ 10 milhões.
Segundo Marcelo Forlin Giannubilo, assessor de Marketing da empresa e responsável pelo
processo da seleção, a McCann foi a agência que demonstrou a maior compreensão das
necessidades da Unimed-Rio para ampliar o seu recall no mercado carioca. Da concorrência
participaram também as agências Talent, J.W.Thompson, Propeg e Giovanni. A F/Nazca e a
DM9DDB que atende a Itaú Seguros foram convidadas mas preferiram não
participar.
As primeiras campanhas da McCann para a Unimed-Rio começam a ser veiculadas no mês de
abril, como parte de sua comunicação institucional. Diz Giannubilo que a empresa também
passará a trabalhar a comunicação de seus produtos, provavelmente com veiculação
também iniciando naquele mês.
Telefônica renova com suas agências
A Telefônica Celular renovou por mais um ano o contrato com suas
agências Fischer América e Young & Rubicam, tanto no Rio de Janeiro quanto em Porto
Alegre, onde a empresa é responsável pela comunicação na tecnologia CDMA.
Caberá agora ao novo Diretor de Marketing da Telefônica no Rio, Isaac Soares, definir as
áreas de cada agência neste mercado. Na capital gaúcha, onde Edmundo Fornassari assumiu
a Diretoria de Marketing, a Fischer é representada pela Fischer América Dez -- que cuida
dos produtos pré-pagos -- e a Young & Rubicam pela Escala, cuidando da área
institucional e demais produtos.
Os 100 Publicitários do Século
De volta com a série sobre os publicitários brasileiros escolhidos por
votação direta no site da Janela Publicitária como os que mais contribuíram para o
desenvolvimento da atividade no Brasil, falamos hoje sobre o criador Alex Periscinotto,
ex-diretor da agência Almap-Alcântara Machado Periscinotto, hoje AlmapBBDO, que
conquistou a 6ª colocação entre os nomes mais votados.
Periscinotto, o nome por trás do brilho histórico da Almap
Alexandre José Periscinotto nasceu em Mococa, São Paulo, a 08/04/1925,
em uma família pobre e de 11 irmãos. Nas suas palavras: "Todos trabalhavam fora,
menos eu, em função da idade. Para sobreviver, minha mãe abriu uma pensão no bairro do
Belém, onde fui criado, e eu tinha de ajudá-la a lavar a louça de 37 pessoas. Era
terrível. Mas, pior ainda, era escolher feijão para toda aquela gente. Para sair dessa
vida fui trabalhar como operário na indústria têxtil Matarazzo, o que considerei um
paraíso. Sobrava tempo para desenhar, o que sempre adorei, jogar bola de meia e, ainda,
para me deliciar, restavam alguns trocados para comprar bananas. Despencadas, é claro,
porque eram mais baratas".
Graças ao desenho, que praticava também na empresa nas horas de folga, em pouco tempo
foi transferido para trabalhar na criação de estampas de tecidos. Já na época, o
fascínio pela publicidade o perseguia: "Eu me encantava com as propagandas de
jornais. Fazia desenhos imitando os anúncios, até que resolvi montar uma pasta e
oferecer meu trabalho às agências uma peregrinação que durou meses. Minha
grande chance deu-se com o surgimento das lojas Sears. Fui contratado para desenhar
anúncios de ferro elétrico e outros produtos como o keds, aquele tipo de tênis que
parecia uma botinha".
Da Sears, onde chegou a gerente de propaganda, foi para o Mappin, também como gerente de
propaganda. Iniciou-se, em seguida, em agência, ingressando como diretor de arte na
Standard em 1958 e nela fazendo vários estágios nos EUA. Em 1960 ingressou na Alcântara
Machado, como diretor de criação e sócio. Em 1961, nos Estados Unidos, estagiou na
Doyle, Dane & Bernbach (DDB) e na Batten, Barton, Durstin & Osborn (BBDO). Em 62
retornou aos EUA, fazendo vários cursos de criatividade. Em 1970 tornou-se
vice-presidente da Alcântara Machado, que logo alteraria seu nome para Alcântara Machado
Periscinotto.
Na Almap dirigiu a maior equipe de criação do pais, que chegou a ser a detentora do
maior número de prêmios recebidos no Brasil e no Exterior. Em 1982 foi eleito presidente
nacional da ABAP. Integrou, como representante do Brasil, nos anos 1980 e 1981, o corpo de
jurados do Festival Internacional do Filme Publicitário, da SAWA, em Veneza e em Cannes.
Foi membro do júri internacional do Clio Awards, tendo sido o primeiro brasileiro a
receber tal distinção e em 88 foi presidente da Fundação Bienal de São Paulo.
Vendida para a BBDO, sua agência Almap incorporou o nome da multinacional, com Alex aos
poucos se afastando do seu comando, dedicando-se cada vez mais ao seu hobby de escultura
em madeira com algumas centenas de patos esculpidos e ferro. Mas Alex
Periscinotto não abandonou a propaganda. Atualmente empresta a sua experiência no setor
como integrante da assessoria de comunicação do Governo Federal.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os
próximos aniversários do mercado:
25/02, Sexta-feira: Sérgio Cardoso (Diretor da Mr.Magoo), Priscila Franco
(Coordenadora de Eventos da Dinâmica Promoções);
26/02, Sábado: Márcia Souza (Diretora de Atendimento da Arteplus), Bárbara
Carauta (Diretora de Arte da Casa da Criação);
27/02, Domingo: Adonis Alonso (Dir.de Redação do CP&M da Editora
Referência), Tereza Cristina Miranda (Supervisora de Varejo da Casa da Criação),
Eduarda Eugênio (Supervisora de Atendimento da MktMix), Fábio Seidl (Diretor de
Criação da Cult), Isabela Silveira (Diretora de Arte da Direta Com);
28/02, Segunda-feira: Christina Carvalho Pinto (Diretora Presidente da Full
Jazz), Elísio Paula Leite (Supervisor de Mídia da Premium), Eliana Veras (Executiva de
Contas Senior da Mix Marketing);
01/03, Quarta-feira: Beni Viana (Diretora de Conta da V&S), Joana Mariani;
02/03, Quinta-feira: Luiz Kroeff, Marcelo Santos (Diretor de Arte da Genesis);
* ROUPA NOVA - Foi para a Speroni & Ferrari a conta da rede de roupas
masculinas Impecável Maré Mansa, que abriu concorrência. Também participaram da
disputa a Doctor Propaganda e Casa da Criação.
* MISTÉRIO - A F/Nazca continua contratando no Rio, para reforçar o atendimento
da conta da Telemar. No momento, a agência já conta com a dupla André Kassú e Elisa
Guimarães, mas há quem garanta no mercado que ela tem conversado com Jorge Falsfein,
ex-Artplan, que está fazendo frila na Contemporânea. A especulação é que não será
apenas para "produzir material promocional", conforme a F/Nazca informou
inicialmente, que a agência de Fábio Fernandes está investindo no mercado carioca.
* CARIOCAS EM SAMPA - Os diretores de arte André Nassar e Bruno Prósperi, que
haviam deixado o Rio para trabalhar na Fischer América em São Paulo, acabam de mudar de
endereço. Os dois se transferiram para a Leo Burnett, agência que está se reformulando
no mercado brasileiro.
* NOVA AGÊNCIA - Segundo o noticiário Blue Bus, Paulo Rezende, que era
superintendente do NorteShopping, no Rio, está deixando o cargo. Será substituído por
Leila Dada, ex gerente da Mesbla de Campo Grande-MS. Rezende monta agência de publicidade
no RJ e terá como 1ª conta justamente o shopping que dirigia.
* PALESTRA - O publicitário Eduardo Refkalefsky foi convidado para fazer uma
apresentação no I Congresso de Comunicação do Maranhão, organizado pelo Sindicato das
Agências de Propaganda do Estado e com o Apoio do Sistema Mirante, afiliada da Globo.
* CONTRATAÇÃO - Após analisar várias propostas, a Ícone Comunicação acaba de
contratar a diretora de arte Christiane Calmon, ex-Caio. Ela começou na segunda-feira,
14/02.
* NO RÁDIO - O presidente do recém-formado Grupo de Profissionais de Rádio do
Rio de Janeiro, Jairo Carneiro, apresenta esta sexta-feira, na sede do Jornal do Brasil, a
nova diretoria da entidade, que será formada durante reunião dos 16 membros da entidade,
durante a tarde da própria sexta.
|