Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Campanha da Contemporânea para Light no Século XX ganha
exposição
As 35 peças publicitárias criadas pela Contemporânea para a Light
especialmente para o Projeto Globo 2000 destacada pela rica pesquisa histórica e
fotográfica mostrando passagens importantes que marcaram o desenvolvimento econômico e
tecnológico do país ao longo do século XX em função dos serviços prestados pela
Light se transformaram em exposição no Centro Cultural Light. A mostra
Retrospectiva O Globo 2000 pode ser visitada pelo público até o dia 29 deste mês nas
vitrines do Centro Cultural Light, na Av. Marechal Floriano, 168, Centro.
"Não queríamos simplesmente anunciar nos fascículos, mas usar a publicidade para
contar aos leitores um pouco de como a Light contribuiu para o desenvolvimento do país no
século XX", explica Márcia Magno, superintendente de Comunicação Empresarial da
companhia. No início de século, os serviços prestados pela Light não se limitavam ao
fornecimento de energia elétrica - o que já imprimira grandes mudanças: a Light era
responsável pelos serviços de telefonia, gás, bondes elétricos, ônibus de dois
andares conhecidos como "chope duplo" e desempenhou papel fundamental da
urbanização da cidade do Rio de Janeiro. Os registros fotográficos de cada época,
mantidos e disponibilizados pela equipe de patrimônio histórico da Light, foram a base
para a criação da Contemporânea nas 25 peças de conteúdo histórico inseridas nos 25
primeiros fascículos do Projeto Globo 2000. As dez outras, que completaram a coleção,
trataram da Light atual e suas inovações tecnológicas para o século XXI.
A criação foi do redator João Bosco e do diretor de arte Rodrigo Rosman, com pesquisa
de Cláudio França, Paulo Roberto Ferreira e Rossana Libânio e atendimento de Marcia
Dias e Fernanda Japiassu.
Socôco volta à mídia depois de dez anos
Após um período de dez anos de ausência na mídia eletrônica, a
Socôco Indústrias Alimentícias está de volta com comercial de 30" assinado pela
Propaganda Tática, do Rio, numa criação de suas diretoras Maria Célia Salgado e Helena
Lopes.
Na liderança do mercado nacional com 40% de participação, a Socôco obteve um
faturamento de R$75 milhões em 1999 e tem previsão de saltar para R$90 milhões em 2000.
O filme "Dança das garrafas", com veiculação nacional durante o primeiro
trimestre, foi produzido pela Resolution e dirigido por Sérgio Mastrocola que assina
também a direção de fotografia, dando ênfase no "appettite appeal". O
trabalho mostra inúmeras receitas sendo preparadas com leite de coco, ao som do jingle
criado por Tavito Carvalho, um coco, ritmo típico do nordeste, conforme solicitado pela
agência.
Aliás, também é da Tática o primeiro comercial da vida do Laboratório francês Sanofi
Synthelabo. Voltado para o público feminino, o filme de lançamento do creme
anticelulítico Lipofactor tem veiculação prevista para toda a América do Sul em TV a
cabo, durante o primeiro trimestre de 2000.
OS PUBLICITÁRIOS DO SÉCULO
Prosseguindo na série dos publicitários indicados pelo mercado como
aqueles que mais colaboraram para o desenvolvimento da atividade no Século XX no Brasil,
chegamos a Julio Ribeiro, o mais respeitado nome no país em planejamento de
comunicação. Com seu estilo reservado - nem foto sua a assessoria de imprensa da Talent
tem a disposição para fornecer - ele pode não ser um nome conhecido pelo público como
outros publicitários brasileiros, mas conquistou uma fama extremamente sólida entre seus
companheiros de profissão, a ponto de chegar ao 5º lugar na relação dos indicados
entre os Publicitários do Século.
Conheçam um pouco mais sobre Julio Ribeiro.
Julio Ribeiro, o símbolo do planejamento
eficiente na publicidade brasileira
Nascido em São Paulo, SP, em 01 de Janeiro de 1933, Julio Cesar Ribeiro
Iniciou sua carreira em 1958, com 25 anos, no Departamento de Pesquisa da McCann Erickson,
onde ficou até 1960. Daí foi ser gerente de propaganda da Caterpillar Tratores até
voltar, em 1962, para o universo das agências de propaganda, sendo diretor da Denison e
da Alcântara Machado. Em 1967, com 34 anos, fundou sua primeira agência, a Julio Ribeiro
Mihanovich Publicidade, em parceria com Armando Mihanovich. Essa agência, mais tarde,
transformou-se na MPM Casabranca Propaganda.
Considerado um dos mais completos profissionais de planejamento do Brasil, Julio formou-se
em Direito pela Universidade de São Paulo, mas se teve a formação acadêmica na sua
área de atuação em cursos no exterior, entre eles o de Business Management da Harvard
Business School e de Criatividade na Universidade de Nova York.
Em 1980, deixou a MPM para fundar a Talent, agregando ao grupo a Talent Biz em 1989.
Avesso a participar de concursos publicitários, Julio conquistou sua fama pela qualidade
dos trabalhos que realizou, muitos deles parte da história do que se fez de melhor na
publicidade brasileira. Na MPM, marcou um período brilhante, notadamente pelas campanhas
de Fiat. Da Talent, por exemplo, não há quem não conheça a campanha "Não é
nenhuma Brastemp".
A experiência de Julio Ribeiro compreende atividades em três áreas principais:
criação, pesquisa e planejamento com todos os seus clientes. Ele é ainda autor de dois
livros sobre técnicas de publicidade e marketing: "Tudo que você queria saber sobre
propaganda e ninguém teve paciência para explicar" e "Fazer Acontecer",
no qual trata da experiência da Talent no planejamento estratégico de comunicação de
grandes corporações nacionais e internacionais. Editado em outubro de 94, cinco meses
depois do lançamento já tinha vendido 10 mil exemplares, sendo adotado por um grande
número de universidades e escolas de comunicação importantes, entre as quais a
Fundação Getúlio Vargas, a Escola Superior de Propaganda e Marketing e a Pontifícia
Universidade Católica (PUC).
Na sua extensa carreira, Julio Ribeiro recebeu inúmeras premiações pessoais. Por quatro
anos consecutivos recebeu o prêmio "Líder Empresarial" outorgado pelo jornal
Gazeta Mercantil, um dos mais importantes do país. Foi Publicitário do Ano do Colunistas
em 1970 e por quatro vezes recebeu o prêmio Caboré como melhor profissional de
planejamento e empresário. O mesmo prêmio foi outorgado à Talent como melhor agência
do Brasil, por três anos consecutivos.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os
próximos aniversários do mercado:
12/02, Sábado: Alexandre Uzeda (Diretor da Tec Cine), Alexandre Monteiro
(Diretor de Arte da Millenn);
13/02, Domingo: Lucília Coelho (Sócia Gerente da Innova), Álvaro Esteves
(Diretor de Planejamento da Giovanni,FCB);
14/02, Segunda-feira: Ronald Assumpção (Calia Assumpção), Rosana Braem
(Diretora de Arte da Fischer América), Carlos Araújo (Atendimento da ID&A), Rodrigo
Romano (Diretor de Arte da Professa);
15/02, Terça-feira: Armando Corrêa Ribeiro (Duda Mendonça), Paulo Lopes de
Azevedo Filho (Diretor da Dilema), Cristina Simões (Diretora de Produção da Tec Cine),
José Christão (Diretor de Arte de Promoções e Merchandising da Doctor);
16/02, Quarta-feira: Eugênio Fernandes, Hélio Kaltman, Cláudia Kresch,
Gabriela Arroyo (Supervisora de Atendimento da DPZ);
17/02, Quinta-feira: Maria Salomé Gimenes (Mídia), Raoul Nótrica (Diretor de
Criação da ID&A);
* CONCESSIONÁRIAS - A Zapt Comunicações ganhou as contas da Alvorada, única
concessionária Ford em Jacarepaguá, e Bretagne, a concessionária Peugeot no Centro do
Rio. Os novos clientes da agência já estão com campanhas sendo veiculadas. A campanha
da Alvorada inclui anúncios para jornal e spots, com criação da redatora Janaina
Pereira e do diretor de arte Wilson Loureiro, que também assina a direção de criação.
A campanha da Bretagne (anúncios de revistas, jornal, outdoor, busdoor e spot) foi criada
por Janaina Pereira e pelo diretor de arte Rafael Ribeiro, com direção de criação de
Loureiro. As duas campanhas serão veiculadas até o Carnaval.
* CASA NOVA - A Giovanni, FCB já estará em novo endereço paulista na próxima
segunda-feira, dia 14 de fevereiro. A agência mudará neste fim de semana para a Torre
Norte do CENU- Centro Empresarial Nações Unidas, no Brooklin Novo, onde um escritório
de mais de mil metros quadrados abrigará a equipe de 60 funcionários, incluindo os que
vieram da fusão com a Bozell, dos departamentos de atendimento, mídia, criação,
assessoria de imprensa, além da presidência.
* PRODUÇÃO - A Set TV Cine acaba de produzir 3 comerciais, para a Central Globo
de Comunicação, de chamada do Festival de Música Brasileira, intitulados
"Pamonha", "Chuveiro" e "Secretária Eletrônica", com
criação de Gilda Antoniazzi e Rosana Pinto Braen, direção de Sérgio Mesquita,
fotografia de Ulli Burtin, Trilha de Renato Ladeira, que é o produtor musical do Festival
e edição de Vilson Jr.
* CONTRATAÇÃO - A HomeWeb, empresa do Grupo Casa da Criação, contratou Eugênio
Carmo como diretor executivo da empresa. Eugênio estava em Berkeley concluindo sua
pós-graduação.
* MAIS FUNÇÕES - A área de Atendimento da Lowe passa a ser comanda por João
Fernando Vassão, que chegou recentemente à agência para chefiar o Planejamento. A
partir de agora, ele assume o cargo de Vice-Presidente de Planejamento e Atendimento,
acumulando as duas funções, sob o comando de José Eduardo Cazarin, presidente da Lowe.
* CONTA DE BANCO - A Grottera foi a agência que conseguiu a maior pontuação (88,75 pontos) na parte técnica da concorrência do Banco do Brasil, deixando em segundo lugar a Lowe Lintas (com 87,69 pontos) e em terceiro a DNA (com 87,06 pontos), as três com chance de serem as agências a levar a disputa pela verba prevista de R$ 85 milhões. Pontuando a seguir ficaram a Denison (83,06), Artplan (82,88), Master (79,88), Atual (78,06), Fischer América (76,31), DCS (72,56) e Giacometti & Farkas (70,19). Segundo a publicação dos resultados no Diário Oficial, não alcançaram os 70 pontos mínimos para se classificar as agências Publicis, ST e Escala.
* NAZCA CONTRATA - O redator André Kassu, que deixou a Artplan no grupo de criadores que sairam da agência nas últimas semanas, deve ser o primeiro contratado do escritório que a F/Nazca está abrindo no Rio de Janeiro, para atender seu novo cliente Telemar. Apesar de centrar a criação das campanhas em São Paulo, onde está sua matriz, a F/Nazca manterá uma dupla no Rio para cuidar de materiais promocionais que exigirem maior agilidade de produção.
* MENGÃO - A V7 Comunicação criou a campanha "Seja Sócio do FLA" para o Departamento Comercial do Clube de Regatas do Flamengo. A Ia etapa consiste num conjunto de peças impressas (Catálogo, Cartaz, Folder e Flyer).
O clube espera com essa ação, aumentar em 30% o número de sócios.
* CONQUISTA - Agora está confirmado: a W/Brasil acaba de conquistar a conta da Revista Época e a institucional da Editora Globo.
* PRÊMIO DO MILÊNIO - A campanha "Technos, o relógio do novo milênio", criada pela V&S Comunicações, recebeu o prêmio de melhor campanha publicitária (categoria comunicação) da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Esta é a primeira vez que a Technos recebe esta premiação. O troféu será entregue dia 13 de março, no Hotel Meliá, em São Paulo.
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