Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/FEV/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Campanha da Contemporânea para Light no Século XX ganha exposição

As 35 peças publicitárias criadas pela Contemporânea para a Light especialmente para o Projeto Globo 2000 — destacada pela rica pesquisa histórica e fotográfica mostrando passagens importantes que marcaram o desenvolvimento econômico e tecnológico do país ao longo do século XX em função dos serviços prestados pela Light — se transformaram em exposição no Centro Cultural Light. A mostra Retrospectiva O Globo 2000 pode ser visitada pelo público até o dia 29 deste mês nas vitrines do Centro Cultural Light, na Av. Marechal Floriano, 168, Centro.
"Não queríamos simplesmente anunciar nos fascículos, mas usar a publicidade para contar aos leitores um pouco de como a Light contribuiu para o desenvolvimento do país no século XX", explica Márcia Magno, superintendente de Comunicação Empresarial da companhia. No início de século, os serviços prestados pela Light não se limitavam ao fornecimento de energia elétrica - o que já imprimira grandes mudanças: a Light era responsável pelos serviços de telefonia, gás, bondes elétricos, ônibus de dois andares conhecidos como "chope duplo" e desempenhou papel fundamental da urbanização da cidade do Rio de Janeiro. Os registros fotográficos de cada época, mantidos e disponibilizados pela equipe de patrimônio histórico da Light, foram a base para a criação da Contemporânea nas 25 peças de conteúdo histórico inseridas nos 25 primeiros fascículos do Projeto Globo 2000. As dez outras, que completaram a coleção, trataram da Light atual e suas inovações tecnológicas para o século XXI.
A criação foi do redator João Bosco e do diretor de arte Rodrigo Rosman, com pesquisa de Cláudio França, Paulo Roberto Ferreira e Rossana Libânio e atendimento de Marcia Dias e Fernanda Japiassu.

Socôco volta à mídia depois de dez anos

Após um período de dez anos de ausência na mídia eletrônica, a Socôco Indústrias Alimentícias está de volta com comercial de 30" assinado pela Propaganda Tática, do Rio, numa criação de suas diretoras Maria Célia Salgado e Helena Lopes.
Na liderança do mercado nacional com 40% de participação, a Socôco obteve um faturamento de R$75 milhões em 1999 e tem previsão de saltar para R$90 milhões em 2000.
O filme "Dança das garrafas", com veiculação nacional durante o primeiro trimestre, foi produzido pela Resolution e dirigido por Sérgio Mastrocola que assina também a direção de fotografia, dando ênfase no "appettite appeal". O trabalho mostra inúmeras receitas sendo preparadas com leite de coco, ao som do jingle criado por Tavito Carvalho, um coco, ritmo típico do nordeste, conforme solicitado pela agência.
Aliás, também é da Tática o primeiro comercial da vida do Laboratório francês Sanofi Synthelabo. Voltado para o público feminino, o filme de lançamento do creme anticelulítico Lipofactor tem veiculação prevista para toda a América do Sul em TV a cabo, durante o primeiro trimestre de 2000.

OS PUBLICITÁRIOS DO SÉCULO

Prosseguindo na série dos publicitários indicados pelo mercado como aqueles que mais colaboraram para o desenvolvimento da atividade no Século XX no Brasil, chegamos a Julio Ribeiro, o mais respeitado nome no país em planejamento de comunicação. Com seu estilo reservado - nem foto sua a assessoria de imprensa da Talent tem a disposição para fornecer - ele pode não ser um nome conhecido pelo público como outros publicitários brasileiros, mas conquistou uma fama extremamente sólida entre seus companheiros de profissão, a ponto de chegar ao 5º lugar na relação dos indicados entre os Publicitários do Século.
Conheçam um pouco mais sobre Julio Ribeiro.

Julio Ribeiro, o símbolo do planejamento
eficiente na publicidade brasileira

Nascido em São Paulo, SP, em 01 de Janeiro de 1933, Julio Cesar Ribeiro Iniciou sua carreira em 1958, com 25 anos, no Departamento de Pesquisa da McCann Erickson, onde ficou até 1960. Daí foi ser gerente de propaganda da Caterpillar Tratores até voltar, em 1962, para o universo das agências de propaganda, sendo diretor da Denison e da Alcântara Machado. Em 1967, com 34 anos, fundou sua primeira agência, a Julio Ribeiro Mihanovich Publicidade, em parceria com Armando Mihanovich. Essa agência, mais tarde, transformou-se na MPM Casabranca Propaganda.
Considerado um dos mais completos profissionais de planejamento do Brasil, Julio formou-se em Direito pela Universidade de São Paulo, mas se teve a formação acadêmica na sua área de atuação em cursos no exterior, entre eles o de Business Management da Harvard Business School e de Criatividade na Universidade de Nova York.
Em 1980, deixou a MPM para fundar a Talent, agregando ao grupo a Talent Biz em 1989. Avesso a participar de concursos publicitários, Julio conquistou sua fama pela qualidade dos trabalhos que realizou, muitos deles parte da história do que se fez de melhor na publicidade brasileira. Na MPM, marcou um período brilhante, notadamente pelas campanhas de Fiat. Da Talent, por exemplo, não há quem não conheça a campanha "Não é nenhuma Brastemp".
A experiência de Julio Ribeiro compreende atividades em três áreas principais: criação, pesquisa e planejamento com todos os seus clientes. Ele é ainda autor de dois livros sobre técnicas de publicidade e marketing: "Tudo que você queria saber sobre propaganda e ninguém teve paciência para explicar" e "Fazer Acontecer", no qual trata da experiência da Talent no planejamento estratégico de comunicação de grandes corporações nacionais e internacionais. Editado em outubro de 94, cinco meses depois do lançamento já tinha vendido 10 mil exemplares, sendo adotado por um grande número de universidades e escolas de comunicação importantes, entre as quais a Fundação Getúlio Vargas, a Escola Superior de Propaganda e Marketing e a Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Na sua extensa carreira, Julio Ribeiro recebeu inúmeras premiações pessoais. Por quatro anos consecutivos recebeu o prêmio "Líder Empresarial" outorgado pelo jornal Gazeta Mercantil, um dos mais importantes do país. Foi Publicitário do Ano do Colunistas em 1970 e por quatro vezes recebeu o prêmio Caboré como melhor profissional de planejamento e empresário. O mesmo prêmio foi outorgado à Talent como melhor agência do Brasil, por três anos consecutivos.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
12/02, Sábado: Alexandre Uzeda (Diretor da Tec Cine), Alexandre Monteiro (Diretor de Arte da Millenn);
13/02, Domingo: Lucília Coelho (Sócia Gerente da Innova), Álvaro Esteves (Diretor de Planejamento da Giovanni,FCB);
14/02, Segunda-feira: Ronald Assumpção (Calia Assumpção), Rosana Braem (Diretora de Arte da Fischer América), Carlos Araújo (Atendimento da ID&A), Rodrigo Romano (Diretor de Arte da Professa);
15/02, Terça-feira: Armando Corrêa Ribeiro (Duda Mendonça), Paulo Lopes de Azevedo Filho (Diretor da Dilema), Cristina Simões (Diretora de Produção da Tec Cine), José Christão (Diretor de Arte de Promoções e Merchandising da Doctor);
16/02, Quarta-feira: Eugênio Fernandes, Hélio Kaltman, Cláudia Kresch, Gabriela Arroyo (Supervisora de Atendimento da DPZ);
17/02, Quinta-feira: Maria Salomé Gimenes (Mídia), Raoul Nótrica (Diretor de Criação da ID&A);
* CONCESSIONÁRIAS - A Zapt Comunicações ganhou as contas da Alvorada, única concessionária Ford em Jacarepaguá, e Bretagne, a concessionária Peugeot no Centro do Rio. Os novos clientes da agência já estão com campanhas sendo veiculadas. A campanha da Alvorada inclui anúncios para jornal e spots, com criação da redatora Janaina Pereira e do diretor de arte Wilson Loureiro, que também assina a direção de criação. A campanha da Bretagne (anúncios de revistas, jornal, outdoor, busdoor e spot) foi criada por Janaina Pereira e pelo diretor de arte Rafael Ribeiro, com direção de criação de Loureiro. As duas campanhas serão veiculadas até o Carnaval.
* CASA NOVA - A Giovanni, FCB já estará em novo endereço paulista na próxima segunda-feira, dia 14 de fevereiro. A agência mudará neste fim de semana para a Torre Norte do CENU- Centro Empresarial Nações Unidas, no Brooklin Novo, onde um escritório de mais de mil metros quadrados abrigará a equipe de 60 funcionários, incluindo os que vieram da fusão com a Bozell, dos departamentos de atendimento, mídia, criação, assessoria de imprensa, além da presidência.
* PRODUÇÃO - A Set TV Cine acaba de produzir 3 comerciais, para a Central Globo de Comunicação, de chamada do Festival de Música Brasileira, intitulados "Pamonha", "Chuveiro" e "Secretária Eletrônica", com criação de Gilda Antoniazzi e Rosana Pinto Braen, direção de Sérgio Mesquita, fotografia de Ulli Burtin, Trilha de Renato Ladeira, que é o produtor musical do Festival e edição de Vilson Jr.
* CONTRATAÇÃO - A HomeWeb, empresa do Grupo Casa da Criação, contratou Eugênio Carmo como diretor executivo da empresa. Eugênio estava em Berkeley concluindo sua pós-graduação.
* MAIS FUNÇÕES - A área de Atendimento da Lowe passa a ser comanda por João Fernando Vassão, que chegou recentemente à agência para chefiar o Planejamento. A partir de agora, ele assume o cargo de Vice-Presidente de Planejamento e Atendimento, acumulando as duas funções, sob o comando de José Eduardo Cazarin, presidente da Lowe.
* CONTA DE BANCO - A Grottera foi a agência que conseguiu a maior pontuação (88,75 pontos) na parte técnica da concorrência do Banco do Brasil, deixando em segundo lugar a Lowe Lintas (com 87,69 pontos) e em terceiro a DNA (com 87,06 pontos), as três com chance de serem as agências a levar a disputa pela verba prevista de R$ 85 milhões. Pontuando a seguir ficaram a Denison (83,06), Artplan (82,88), Master (79,88), Atual (78,06), Fischer América (76,31), DCS (72,56) e Giacometti & Farkas (70,19). Segundo a publicação dos resultados no Diário Oficial, não alcançaram os 70 pontos mínimos para se classificar as agências Publicis, ST e Escala.
* NAZCA CONTRATA - O redator André Kassu, que deixou a Artplan no grupo de criadores que sairam da agência nas últimas semanas, deve ser o primeiro contratado do escritório que a F/Nazca está abrindo no Rio de Janeiro, para atender seu novo cliente Telemar. Apesar de centrar a criação das campanhas em São Paulo, onde está sua matriz, a F/Nazca manterá uma dupla no Rio para cuidar de materiais promocionais que exigirem maior agilidade de produção.
* MENGÃO - A V7 Comunicação criou a campanha "Seja Sócio do FLA" para o Departamento Comercial do Clube de Regatas do Flamengo. A Ia etapa consiste num conjunto de peças impressas (Catálogo, Cartaz, Folder e Flyer).
O clube espera com essa ação, aumentar em 30% o número de sócios.
* CONQUISTA - Agora está confirmado: a W/Brasil acaba de conquistar a conta da Revista Época e a institucional da Editora Globo.
* PRÊMIO DO MILÊNIO - A campanha "Technos, o relógio do novo milênio", criada pela V&S Comunicações, recebeu o prêmio de melhor campanha publicitária (categoria comunicação) da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Esta é a primeira vez que a Technos recebe esta premiação. O troféu será entregue dia 13 de março, no Hotel Meliá, em São Paulo.