Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 04/FEV/2000
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Alunos da ESPM criam prêmio que dará estágio a estudantes

O Grupo Brainstorm, formado por alunos da ESPM-RJ, está organizando o I Prêmio Press & Poster, aberto aos universitários dos cursos de Comunicação Social de todas as faculdades do Rio de Janeiro.
Para participar, os alunos devem se inscrever em duplas de criação, elaborando uma peça publicitária, no formato página dupla para revista, com o tema "ESPM" 5O anos".
0 júri será composto cor profissionais de grandes agencia cariocas, entre eles já confirmados Marcelo Gorodicht, da FischerAmerica, Marcelo Giannini, da Salles, Ricardo Weistman da Doctor e André Eppinghaus, Diretor do Clube de Criação do Rio.
Os jurados vão eleger os 20 melhores trabalhos inscritos e nomear a grande peça vencedora do concurso, que dará aos criadores um estágio de 3 meses na criação da agência Doctor.
O I Prêmio Press & Poster também tem uma função social. Para se inscrever no concurso, as duplas terão que pagar uma taxa de R$ 10,00 (dez reais), e o montante será doado integralmente ao abrigo Cristo Redentor, localizado em Benfica, no Rio, onde idosos estão passando necessidades com a falta de remédios e alimentos
As inscrições já estão abertas para o concurso e os formulários serão distribuídos pela equipe Brainstorm nas principais faculdades do Rio de Janeiro. A grande premiação ocorrerá no dia 24 de março, no auditório da ESPM-RIO.
Para qualquer esclarecimento, os alunos interessados devem procurar pelo telefone (21) 292-20OO, ramal 272, com Vagner Lopes, ou ainda pelo (21) 440-4482, com Joana Fleury, ambos do grupo Brainstorm juntamente com Igor Cunha e Ana Neves.

Os Publicitários do Século

Um equívoco da Janela trocou a ordem da publicação da série dos Publicitários do Século na semana passada, colocando a matéria sobre Roberto Duailibi, o 4º colocado na lista de indicações, antes da matéria sobre Nizan Guanaes, o 3º colocado.
Leiam hoje, então, um pequeno currículo de Nizan (em parte fornecido por sua agência DM9DDB), se é que alguma faceta da sua história ainda consegue ser desconhecida de algum publicitário.

Nizan Guanaes, o baiano
que conquistou o Brasil

Nizan  GuanaesAos 41 anos — nasceu em 9 de maio de 1958 — o baiano Nizan Guanaes é um dos publicitários mais premiados do país. Em apenas nove anos transformou sua agência, a DM9DDB, em uma das cinco maiores do mercado brasileiro e na mais criativa do mundo, de acordo com o ranking do último Festival de Cannes, realizado no sul da França em junho de deste ano. Nos 45 anos em que é realizado o Festival de Cannes, o mais importante do mercado publicitário mundial, coube a DM9 trazer o primeiro e único Grand Prix para o Brasil, conquistado com a campanha do Diet Guaraná Antarctica, em 1993.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, Nizan costuma dizer que trabalharia em publicidade ou em... publicidade! O Rio pode contar que viu o verdadeiro começo de Nizan na profissão, como redator da Artplan, onde criou a memorável campanha da Caixa Econômica que lançou o ator Luis Fernando Guimarães para a publicidade.
Do Rio, Nizan foi para São Paulo, onde trabalhou com Washington Olivetto na W/Brasil antes de abrir a sua DM9.
Casado com Raquel e pai de Antônio, Nizan, já na sua agência, foi autor de outros comerciais inesquecíveis como "Pipoca com Guaraná" (Antarctica), "velhinha da Sharp", "gordinho da Honda", "Mamíferos" da Parmalat e "Amigos" da Bavária. Workaholic assumido, leitor compulsivo, fã da boa mesa e compositor de inúmeras músicas religiosas, quando ainda morava na Bahia, Nizan é o único brasileiro a ter, até hoje, presidido um júri do Festival de Cannes (em 1992).
Um dos poucos brasileiros a já ter sido apontado pela revista americana "Advertising Age" como Marketing Superstar (1993), Nizan foi eleito Líder Empresarial do Setor de Comunicação/Agências pelos mais de 16 mil assinantes da Gazeta Mercantil neste ano — já havia sido indicado para o mesmo prêmio nada menos que quatro vezes. O prêmio, reconhecimento da comunidade empresarial pelo trabalho consistente realizado à frente da DM9, é um dos mais prezados por Nizan em sua carreira. Assim como igualmente se orgulha de ter, por duas vezes, participado de um momento histórico na vida do País: a eleição e a reeleição do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, tendo sido responsável pela campanha publicitária eleitoral em 1994 e 1998.
Tendo extrapolado as fronteiras do mercado publicitário - foi, inclusive, capa da revista "Veja" - e do Brasil - é profissional respeitado pelos grandes nomes da propaganda em todo o mundo, Nizan Guanaes faz, desde 1997, parte do board da rede DDB, com a qual a DM9 se fundiu em 1997, em no maior negócio já realizados por uma agência brasileira, no auge de sua fama. Nizan passou a ser o mais novo e o único latino-americano a fazer parte da diretoria da rede presente em cerca de 4.000 países.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
04/02, Sexta-feira: Helena Lopes (Diretora de Criação da Tática), Théo de Castro Drummond (Diretor Superintendente da Genesis), Adriana Souza (Supervisora de Contas da V&S), Marcilius Silveira (Diretor de Arte da Doctor);
05/02, Sábado: Paulo Lomba, Marylena Rosetti (Diretora de Mídia da McCann Erickson);
06/02, Domingo: Antônio Mario, Fernanda Mendonça (IBM, Ex-Doctor), Inês Barbosa da Silva (Diretora de Comerciais), Marcelo Giannini (Diretor de Criação da Salles D"Arcy), Márcio Juniot (Redator da Salles D"Arcy);
07/02, Segunda-feira: Heliane Antonello;
08/02, Terça-feira: Antônio Servolo;
10/02, Quinta-feira: Alcir Gomes Leite (Diretor de Atendimento da F/Nazca S&S, Ex-MPM), Francisco A.Madia de Souza (Diretor de Marketing da Madia), Polika Teixeira (Dir.de Unidade de Negócios da Fischer América), Andréa Afonso (Gerente de Mídia da Fischer América);
* TROCA-TROCA - O mercado andou movimentado para os diretores de arte esta semana... Jorge Falsfein deixou a Artplan e está fazendo frila na Contemporânea, cobrindo férias de outros diretores de arte. Fernando Carneiro também deixou a equipe do Marcos Apóstolo e foi para a Animus... E na Cult também chegou diretor de arte novo. A agência contratou Alessandro Monteiro (ex-Casa da Criação, Thompson...) para ser o novo dupla do diretor de criação Fábio Seidl.
* TUDO EM SIMA - A Sima e a NS&A Rio reformulou sua equipe comercial, contratando Mare Rolim, Marco Antônio Duque, Leonardo Cohen e Sérgio Carvalho, sob a coordenação de Lenilson Leal. Prestando atendimento interno, estão Cláudio Almeida, Patrícia Fernandes e Katiane de Souza. Do Núcleo de Planejamento e Marketing, responsáveis pelo marketing institucional e publicitário da empresa, fazem parte Mônica Vicencio e Daniela Andrade.
* PORTAL - Segundo comentários do mercado, o Globo.com, novo portal de Rede Globo na Internet que será lançado este mês de fevereiro, já tem agência cuidando de sua publicidade. Mário Cohen, diretor da Central Globo de Comunicação, entregou a conta para a Idéia, a nova agência de Zezito Marques da Costa e Mauro Montorin.

CARTAS

De Álvaro Rodrigues, redator da V&S:
Marcio,
O Luís Cláudio Salvestroni e eu fomos convidados pela Universidade Estácio de Sá (somos ex-alunos de lá) a dar aulas. Começamos na semana que vem, no Campus Rebouças (Rio Comprido).
Eu vou dar aulas de Redação Publicitária e o Luís Cláudio, de Criação. Como você sempre me deu a maior força na carreira resolvi te contar mais esse passo que eu estou dando.
Um grande abraço. Bom trabalho.
Alvinho.

Da revista Portfólio:
Mel Karo Ehrlich,
Freqüentadores que somos da sua janela, aproveitamos para riscar na cortina este recado: Os mercados publicitários de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba ganharam, no final de 99, a primeira publicação totalmente dedicada às coisas da propaganda, marketing e negócios. É uma revista bimensal, toda em policromia, 48 páginas, distribuída gratuitamente nas agências, veículos, fornecedores e principais anunciantes. Chama-se Portfolio, mesmo nome da coluna jornalística do publicitário e jornalista Alex Medeiros, que há 11 anos mantém o espaço (terças, quintas e sábados) em O Jornal de Hoje, um diário vespertino de Natal-RN. A revista tem a parceria do próprio Alex com as empresas Bert Associados e Grafpar Editora.
A revista Portfolio é distribuída via Correios e os interessados em recebê-la podem fazer contato pelo e-mail jornaldehoje@digi.com.br, em nome de Alex Medeiros, ou www.Bert.com.br, para Roberto Medeiros.