Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Alunos da ESPM criam prêmio que dará estágio a estudantes
O Grupo Brainstorm, formado por alunos da ESPM-RJ, está organizando o I
Prêmio Press & Poster, aberto aos universitários dos cursos de Comunicação Social
de todas as faculdades do Rio de Janeiro.
Para participar, os alunos devem se inscrever em duplas de criação, elaborando uma peça
publicitária, no formato página dupla para revista, com o tema "ESPM" 5O
anos".
0 júri será composto cor profissionais de grandes agencia cariocas, entre eles já
confirmados Marcelo Gorodicht, da FischerAmerica, Marcelo Giannini, da Salles, Ricardo
Weistman da Doctor e André Eppinghaus, Diretor do Clube de Criação do Rio.
Os jurados vão eleger os 20 melhores trabalhos inscritos e nomear a grande peça
vencedora do concurso, que dará aos criadores um estágio de 3 meses na criação da
agência Doctor.
O I Prêmio Press & Poster também tem uma função social. Para se inscrever no
concurso, as duplas terão que pagar uma taxa de R$ 10,00 (dez reais), e o montante será
doado integralmente ao abrigo Cristo Redentor, localizado em Benfica, no Rio, onde idosos
estão passando necessidades com a falta de remédios e alimentos
As inscrições já estão abertas para o concurso e os formulários serão distribuídos
pela equipe Brainstorm nas principais faculdades do Rio de Janeiro. A grande premiação
ocorrerá no dia 24 de março, no auditório da ESPM-RIO.
Para qualquer esclarecimento, os alunos interessados devem procurar pelo telefone (21)
292-20OO, ramal 272, com Vagner Lopes, ou ainda pelo (21) 440-4482, com Joana Fleury,
ambos do grupo Brainstorm juntamente com Igor Cunha e Ana Neves.
Os Publicitários do Século
Um equívoco da Janela trocou a ordem da publicação da série dos
Publicitários do Século na semana passada, colocando a matéria sobre Roberto Duailibi,
o 4º colocado na lista de indicações, antes da matéria sobre Nizan Guanaes, o 3º
colocado.
Leiam hoje, então, um pequeno currículo de Nizan (em parte fornecido por sua agência
DM9DDB), se é que alguma faceta da sua história ainda consegue ser desconhecida de algum
publicitário.
Nizan Guanaes, o baiano
que conquistou o Brasil
Aos 41 anos nasceu em 9 de maio de 1958 o baiano Nizan
Guanaes é um dos publicitários mais premiados do país. Em apenas nove anos transformou
sua agência, a DM9DDB, em uma das cinco maiores do mercado brasileiro e na mais criativa
do mundo, de acordo com o ranking do último Festival de Cannes, realizado no sul da
França em junho de deste ano. Nos 45 anos em que é realizado o Festival de Cannes, o
mais importante do mercado publicitário mundial, coube a DM9 trazer o primeiro e único
Grand Prix para o Brasil, conquistado com a campanha do Diet Guaraná Antarctica, em 1993.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia, Nizan costuma
dizer que trabalharia em publicidade ou em... publicidade! O Rio pode contar que viu o
verdadeiro começo de Nizan na profissão, como redator da Artplan, onde criou a
memorável campanha da Caixa Econômica que lançou o ator Luis Fernando Guimarães para a
publicidade.
Do Rio, Nizan foi para São Paulo, onde trabalhou com Washington Olivetto na W/Brasil
antes de abrir a sua DM9.
Casado com Raquel e pai de Antônio, Nizan, já na sua agência, foi autor de outros
comerciais inesquecíveis como "Pipoca com Guaraná" (Antarctica),
"velhinha da Sharp", "gordinho da Honda", "Mamíferos" da
Parmalat e "Amigos" da Bavária. Workaholic assumido, leitor compulsivo, fã da
boa mesa e compositor de inúmeras músicas religiosas, quando ainda morava na Bahia,
Nizan é o único brasileiro a ter, até hoje, presidido um júri do Festival de Cannes
(em 1992).
Um dos poucos brasileiros a já ter sido apontado pela revista americana "Advertising
Age" como Marketing Superstar (1993), Nizan foi eleito Líder Empresarial do Setor de
Comunicação/Agências pelos mais de 16 mil assinantes da Gazeta Mercantil neste ano
já havia sido indicado para o mesmo prêmio nada menos que quatro vezes. O
prêmio, reconhecimento da comunidade empresarial pelo trabalho consistente realizado à
frente da DM9, é um dos mais prezados por Nizan em sua carreira. Assim como igualmente se
orgulha de ter, por duas vezes, participado de um momento histórico na vida do País: a
eleição e a reeleição do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, tendo
sido responsável pela campanha publicitária eleitoral em 1994 e 1998.
Tendo extrapolado as fronteiras do mercado publicitário - foi, inclusive, capa da revista
"Veja" - e do Brasil - é profissional respeitado pelos grandes nomes da
propaganda em todo o mundo, Nizan Guanaes faz, desde 1997, parte do board da rede DDB, com
a qual a DM9 se fundiu em 1997, em no maior negócio já realizados por uma agência
brasileira, no auge de sua fama. Nizan passou a ser o mais novo e o único
latino-americano a fazer parte da diretoria da rede presente em cerca de 4.000 países.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os
próximos aniversários do mercado:
04/02, Sexta-feira: Helena Lopes (Diretora de Criação da Tática), Théo de
Castro Drummond (Diretor Superintendente da Genesis), Adriana Souza (Supervisora de Contas
da V&S), Marcilius Silveira (Diretor de Arte da Doctor);
05/02, Sábado: Paulo Lomba, Marylena Rosetti (Diretora de Mídia da McCann
Erickson);
06/02, Domingo: Antônio Mario, Fernanda Mendonça (IBM, Ex-Doctor), Inês
Barbosa da Silva (Diretora de Comerciais), Marcelo Giannini (Diretor de Criação da
Salles D"Arcy), Márcio Juniot (Redator da Salles D"Arcy);
07/02, Segunda-feira: Heliane Antonello;
08/02, Terça-feira: Antônio Servolo;
10/02, Quinta-feira: Alcir Gomes Leite (Diretor de Atendimento da F/Nazca
S&S, Ex-MPM), Francisco A.Madia de Souza (Diretor de Marketing da Madia), Polika
Teixeira (Dir.de Unidade de Negócios da Fischer América), Andréa Afonso (Gerente de
Mídia da Fischer América);
* TROCA-TROCA - O mercado andou movimentado para os diretores de arte esta
semana... Jorge Falsfein deixou a Artplan e está fazendo frila na Contemporânea,
cobrindo férias de outros diretores de arte. Fernando Carneiro também deixou a equipe do
Marcos Apóstolo e foi para a Animus... E na Cult também chegou diretor de arte novo. A
agência contratou Alessandro Monteiro (ex-Casa da Criação, Thompson...) para ser o novo
dupla do diretor de criação Fábio Seidl.
* TUDO EM SIMA - A Sima e a NS&A Rio reformulou sua equipe comercial,
contratando Mare Rolim, Marco Antônio Duque, Leonardo Cohen e Sérgio Carvalho, sob a
coordenação de Lenilson Leal. Prestando atendimento interno, estão Cláudio Almeida,
Patrícia Fernandes e Katiane de Souza. Do Núcleo de Planejamento e Marketing,
responsáveis pelo marketing institucional e publicitário da empresa, fazem parte Mônica
Vicencio e Daniela Andrade.
* PORTAL - Segundo comentários do mercado, o Globo.com, novo portal de Rede Globo
na Internet que será lançado este mês de fevereiro, já tem agência cuidando de sua
publicidade. Mário Cohen, diretor da Central Globo de Comunicação, entregou a conta
para a Idéia, a nova agência de Zezito Marques da Costa e Mauro Montorin.
CARTAS
De Álvaro Rodrigues, redator da V&S:
Marcio,
O Luís Cláudio Salvestroni e eu fomos convidados pela Universidade Estácio de Sá
(somos ex-alunos de lá) a dar aulas. Começamos na semana que vem, no Campus Rebouças
(Rio Comprido).
Eu vou dar aulas de Redação Publicitária e o Luís Cláudio, de Criação. Como você
sempre me deu a maior força na carreira resolvi te contar mais esse passo que eu estou
dando.
Um grande abraço. Bom trabalho.
Alvinho.
Da revista Portfólio:
Mel Karo Ehrlich,
Freqüentadores que somos da sua janela, aproveitamos para riscar na cortina este recado:
Os mercados publicitários de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba ganharam,
no final de 99, a primeira publicação totalmente dedicada às coisas da propaganda,
marketing e negócios. É uma revista bimensal, toda em policromia, 48 páginas,
distribuída gratuitamente nas agências, veículos, fornecedores e principais
anunciantes. Chama-se Portfolio, mesmo nome da coluna jornalística do publicitário e
jornalista Alex Medeiros, que há 11 anos mantém o espaço (terças, quintas e sábados)
em O Jornal de Hoje, um diário vespertino de Natal-RN. A revista tem a parceria do
próprio Alex com as empresas Bert Associados e Grafpar Editora.
A revista Portfolio é distribuída via Correios e os interessados em recebê-la podem
fazer contato pelo e-mail jornaldehoje@digi.com.br, em nome de Alex Medeiros, ou
www.Bert.com.br, para Roberto Medeiros.
|