Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Troca-troca agita criação do Rio e promete mais mexidas em 2000
O ano 2000 vai começar com grandes modificações na criação publicitária carioca. Três grandes agências definiram investimentos importantes no setor, o que promete desencadear uma dança-dascadeiras no mercado. Vamos lá:
V&S - A novidade é a contratação do diretor de arte Rodrigo Dellamare, que estava na DPZ, para ser dupla do diretor de criação da agência, Paulo Castro, e supervisor de criação com responsabilidade pela qualidade gráfica e visual da agência.
Young & Rubicam - Aproveitando o embalo da conquista de uma parte da Bradesco Saúde que estava na Salles, a agência está tirando da McCann Erickson Rio o diretor de arte José Luis Vaz. Ele vai fazer dupla com o diretor de criação da agência, Ney Azambuja.
Fischer América - A agência encontrou o redator que estava procurando para fazer dupla com Manoel Zanzotti, o diretor de arte responsável pelo núcleo exclusivo do Ponto Frio. Será Álvaro Gabriel de Almeida, que desde o fechamento da Caio estava na DPZ cuidando da conta do Openlink.
Bacardi Limon define vencedores
O diretor de arte Bruno Castro da Silva e o redator Pedro de Luna (foto) foram os vencedores do concurso "Uma Campanha para Bacardi Limon", promovido para conceder um estágio de 2 meses na McCann Erickson de São Paulo para os estudantes que desenvolvessem a melhor comunicação para o produto. Bruno e Pedro venceram com o tema "Bacardi Limon. A bebida pra quem é da noite".
Em segundo lugar, com o tema "Bacardi Limon. Sua vida de outra forma", ficaram André Cézar de Castro (André Calazans) e Rodrigo Henriques, enquanto o terceiro lugar foi para "Linhas", de Leopoldo Joe Nakata e Paulo Roberto Vasconcellos.
CARTAS
De Octavio Moreira Lima, da Casa da Criação:
"Lemos hoje, na Janela Publicitária (N.R.: na versão on-line), que a Exemplo conquistou a conta do site de entretenimento Guia Local, após um processo de concorrência que envolveu a Direto da Casa e a Eco Mkt & Com.
A Direto da Casa, solicitada, realmente apresentou um trabalho para o Guia Local. Gostaríamos, porém, de deixar claro que:
1 ° - Em nenhum momento, seja no convite, ou na confecção do trabalho, fomos avisados de que tratava-se de uma concorrência;
2° - Se soubéssemos desse fato não teríamos participado, pois o porte da conta não justificaria o esforço que habitualmente dedicamos às concorrências.
3° - De forma alguma pretendemos, com este comunicado, desmerecer o trabalho das outras agências envolvidas, mas, tão somente deixar clara a nossa posição.
Atenciosamente, Octavio Moreira Lima
Sócio e Diretor de Criação" |
Cult lança campanha de doações no Paskin
Uma competição saudável está correndo solta no Edifício Paskin, da Praia de Botafogo, 518, onde estão hoje 5 agências cariocas: Casa da Criação, Carioca, Cult, Mercado e Staff. Esta última colocou um luminoso na esquina com o aviso "Cuidado para não errar de agência”, destacando que está no 12° andar. A Casa da Criação, que recentemente se mudou para lá, fez uma performance nos outdoors que ficam próximos do viaduto do Mourisco.
Esta semana foi a vez da Cult aprontar, com uma campanha de solidariedade que cobriu os espelhos dos elevadores do prédio com cartazes "interativos" exibindo títulos como: "Bonita Camisa. (Que tal doar aquela que você quase não usa?)" "Pela Barriguinha, Dá Para Ver Que Você Leva Jeito de Papai Noel" e "Opa, Tem Uma Barba Branca Crescendo Aí." entre outros.
A ideia partiu do redator e diretor de criação Fábio Seidl que duplou com Maurício "Benigni" Coelho e se transformou num mutirão com o objetivo de recolher roupas e brinquedos usados para serem doados às obras sociais da Igreja Batista da Ordem do Calvário.
Aproveitando a oportunidade, a agência pede para avisar que quem quiser ajudar a campanha pode entregar seus donativos na própria Cult, no 10° andar do Paskin.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
24/12, Sexta-feira: Ricardo Ladvocat (Diretor de Contas da DPZ), Lúcia Martins (Diretora de Mídia da Zapt);
25/12, Sábado: Cláudio Pereira (Diretor Geral da Intervídeo); 26/12, Domingo: Maria Luísa Paranaguá (Dir. Presidente de Atendimento da Móbile);
27/12, Segunda-feira: Flávio Mello (Diretor de Operações da Logomark), Francisco Borghoff (Diretor Presidente da Bozell), Fred Coutinho (Redator da DPZ), Théo Pillar Drummond (Diretor Comercial da Genesis);
28/12, Terça-feira: Alexandre Delconde (Diretor de Criação da Eco), Eduardo Barbato (Diretor de Atendimento da W/9+d), Enio Castro (Premium, diretor de criação), Edgard Figueira (Atendimento da Salles DMB&B);
29/12, Quarta-feira: Mônica Maligo (Redator da McCann Erickson), Guilherme Carneiro de Holanda;
30/12, Quinta-feira: Flávio Vargens (Diretor de Criação da Óbvio), Rodolpho Jannotti;
• TIN-TIN - A Janela deseja a todos os seus amigos um Natal de muita paz. E se a gente não se falar mais até o ano 2000, que vocês tenham um Século 21 grandioso como sempre imaginamos que seria. E, claro, muito, mas muito mesmo obrigado pelo carinho que todos vocês demonstraram com essa coluna nesse Século 20.
• NA REDE - A Exemplo acaba de conquistar em concorrência com a Direto da Casa e a Eco Mkt&Com a conta do Guia Local, um site que oferece dicas de entretenimento e serviços. A agência já começou a criar uma ação promocional para ser desenvolvida em vários pontos do Rio, e que culminará em uma campanha de comunicação a ser veiculada em Março.
• MORDIDA NA MAÇÃ - O diretor de arte Marco Antônio Martins, estagiário da Cult e Leandro Xavier, ambos estudantes da Gama Filho, abocanharam o primeiro lugar do prêmio Apple de Criação para estudantes.
A taça vem para o Rio pelo segundo ano consecutivo. Os dois levaram pra casa um G3 com monitor 21" pelo anúncio feita para a Abrinq. Na peça, uma academia de ginástica lembrava como as pessoas se preocupam em serem jovens.
• CONTINUAÇAO - A Lowe Lintas & Partners informa que Átila Francucci confirma no comando da criação da agência no Brasil. Ele será o principal parceiro de José Eduardo Cazarin na missão definida por eles de tomar a agência uma das mais criativas do país.
• MUDANÇA - A Contemporânea já está em seu novo endereço na Praia do Flamengo, 200/6° andar. O telefone continua o mesmo, mas a equipe de criação foi acrescida de Paulo Almada e Tereza Bulhões como diretores de conta e Patrícia Bahia e Fernanda Japiassú como executivas de conta.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2° andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail ehrlich@pobox.com. Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br. Para participar do grupo Janela-Net (apenas para profissionais de publicidade e marketing), envie mensagem para janela-netsubscribe@egroups.com.
|