Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 19/NOV/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Conta da Telemar vai para F/Nazca

A agência de Fábio Fernandes é a nova responsável pela conta da Telemar, dividindo o atendimento e a verba de R$ 100 milhões com a Propeg do Rio de Janeiro. A agência já foi comunicada pela empresa, a partir da desistência da Almap/BBDO em ficar com a parcela da conta que vinha sendo atendida pela Artplan. Segundo informações obtidas pela Janela, a Embratel, cliente da Almap/BBDO, ofereceu condições especiais de remuneração para que a agência não deixasse de atender a sua conta.
Segundo informações de Fábio Fernandes, diretor da F/Nazca -- que abriu mão da conta da Vésper, espelho da Telemar --, a agência está estudando a abertura de escritório no Rio de Janeiro para atender a Telemar, cujo marketing está localizado nesta cidade.

MEC define novas agências

A conta do Ministério da Educação, que estava com a McCann-Rio e com a Atual (de Brasília), está mudando de mãos. As novas agências, vencedoras da proposta técnica da concorrência promovida pelo órgão são a J Walter Thompson e a Adag (de São Paulo). Segundo o edital de licitação, cada parcela da conta terá o valor de R$ 10 milhões.

Fischer monta núcleo no Rio para Ponto Frio

Glaucio Binder
Glaucio Binder
A Fischer América Rio, agência responsável pela conta do Ponto Frio, está aproveitando a contratação de Gláucio Binder como diretor de atendimento desta conta para montar um núcleo de operações exclusivo para o cliente, com criação própria, passando a equipe do diretor de criação André Pedroso a se dedicar prioritariamente aos demais clientes da casa.
Como diretor de arte no novo núcleo, a agência está trazendo de São Paulo Manoel Zanzoti, que já vinha desenvolvendo trabalhos para o Ponto Frio, atendendo-o através da Ponte Aérea. A Fischer, no entanto, ainda está procurando um redator, no mercado carioca, para completar a dupla.

Agências do Rio vão mudar no ano 2000

O novo milênio verá diversas agências cariocas em novos endereços.
Além da já noticiada mudança da Contemporânea para o Edifício Argentina, na Praia de Botafogo, a Fischer América Rio e a Casa da Criação estão oficializando novos escritórios. A Fischer vai ocupar um andar da Praia do Flamengo 154, prédio onde já funciona a V&S. E a Casa deixa a sua charmosa casa da Glória para engrossar a contagem de agências do Edifício Paskin, no 518 da Praia de Botafogo, onde estão a Staff, a Cult, a Mercado e a Comunicação Carioca (que tão logo termine sua obra, sobe do 3° para o 9° andar).

Fundação Roberto Marinho muda equipe de marketing

Para fazer mestrado em administração de marketing -- com especialização em comércio pela Internet --, Cláudia Jeunon deixou esta semana a superintendência de marketing da Fundação Roberto Marinho, que ainda está sem o nome de quem será o novo responsável pelo cargo.
Com esta mudança, entra em compasso de espera a concorrência pela conta do canal TV Futura, que vinha sendo atendida pela Standard Ogilvy do Rio.

America Online distribui software que altera configuração da Microsoft

Esta semana, enviei para o presidente da America Online uma mensagem protestando pela falta de respeito da empresa a todos os usuários brasileiros nessa sua entrada no país.
O problema é que durante a instalação do seu software personalizado de acesso, a America Online simplesmente, sem nos avisar e sem que a gente possa evitar, altera inúmeras definições que possamos ter levado horas configurando no nosso Internet Explorer e Outlook Express.
Atraído pela curiosidade natural que, com certeza, muitos brasileiros terão de conhecer a América Online, aceitei a oferta de um período de experimentação gratuita de 250 horas e resolvi instalar o tal sistema próprio de acesso que a America Online está distribuindo em CD-Roms. Li com cuidado o folheto e não encontrei, nem mesmo nas letras quase microscópicas que informam sobre a instalação do software personalizado, qualquer citação de que fossem haver mudanças no sistema que já uso para acessar a Internet.
Da mesma forma, durante todo o processo de instalação, nem uma pergunta sequer me foi feita se desejava ou não alterar o meu sistema.
Foi uma surpresa extremamente desagradável descobrir, no primeiro acesso que fiz depois disso à Internet, que meu Internet Explorer estava todo reconfigurado, com a marca da AOL -- sem qualquer autorização minha -- infiltrada por tudo quanto era lado. Por exemplo:
- No título do programa, vinha "Internet Explorer fornecido pela AOL Brasil", como se eu já não tivesse outro instalado antes.
- Na animação do download, o "E" característico do Explorer foi substituído por um "A".
- A minha página inicial foi mudada para carregar o site "www.americaonline.com.br".
- Os endereços do AOL foram inseridos nos meus favoritos.
- As cores definidas para links já acessados estavam diferentes.
Isso, só numa primeira análise. Corri para checar também o Outlook Express e ele igualmente havia sofrido diversas alterações sem que eu pudesse sequer ter evitado.
Fui imediatamente procurar no menu Iniciar se havia sido incluída alguma opção para desinstalar o software da America Online. Nessas alturas não foi mais surpresa verificar que não havia este atalho. Isso, vindo de uma empresa que se apresenta como voltada para o usuário comum!
Tive que fuçar os folders criados pelo America Online em meu HD para descobrir, escondidinho em um deles, um arquivo chamado apenas "Uninstall". Sem extensão para indicar se seria ou não o executável que consertaria a intromissão.
Cliquei para desinstalar o AOL. Alguém acha que ele retornou as configurações do meu Internet Explorer e do meu Outlook Express? Pois não retornou. Agora, ou terei que gastar mais tempo para reinstalar o Explorer original ou deixar lá todas aquelas marcas para eu lembrar que acreditei que o America Online teria algum tipo de respeito pelos usuários brasileiros.
Se você, leitor, preza a configuração da sua Internet, cuidado com a America Online.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
19/11, Sexta-feira: Bruno Chaves (Diretor de Criação da Diler);
20/11, Sábado: Clemente Nóbrega (Diretor de Marketing da Promarket);
22/11, Segunda-feira: Edison Campos (Diretor Geral da Chorus);
24/11, Quarta-feira: Fábio Garcia (Redator da ID&A);
25/11, Quinta-feira: Luiz Cláudio Salvestroni (Diretor de Arte da V&S);