Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Conta da Telemar vai para F/Nazca
A agência de Fábio Fernandes é a nova responsável pela conta da
Telemar, dividindo o atendimento e a verba de R$ 100 milhões com a Propeg do Rio de
Janeiro. A agência já foi comunicada pela empresa, a partir da desistência da
Almap/BBDO em ficar com a parcela da conta que vinha sendo atendida pela Artplan. Segundo
informações obtidas pela Janela, a Embratel, cliente da Almap/BBDO, ofereceu condições
especiais de remuneração para que a agência não deixasse de atender a sua conta.
Segundo informações de Fábio Fernandes, diretor da F/Nazca -- que abriu mão da conta
da Vésper, espelho da Telemar --, a agência está estudando a abertura de escritório no
Rio de Janeiro para atender a Telemar, cujo marketing está localizado nesta cidade.
MEC define novas agências
A conta do Ministério da Educação, que estava com a McCann-Rio e com
a Atual (de Brasília), está mudando de mãos. As novas agências, vencedoras da proposta
técnica da concorrência promovida pelo órgão são a J Walter Thompson e a Adag (de
São Paulo). Segundo o edital de licitação, cada parcela da conta terá o valor de R$ 10
milhões.
Fischer monta núcleo no Rio para Ponto Frio
|
Glaucio Binder |
A Fischer América Rio, agência responsável pela conta do Ponto Frio,
está aproveitando a contratação de Gláucio Binder como diretor de atendimento desta
conta para montar um núcleo de operações exclusivo para o cliente, com criação
própria, passando a equipe do diretor de criação André Pedroso a se dedicar
prioritariamente aos demais clientes da casa.
Como diretor de arte no novo núcleo, a agência está trazendo de São Paulo Manoel
Zanzoti, que já vinha desenvolvendo trabalhos para o Ponto Frio, atendendo-o através da
Ponte Aérea. A Fischer, no entanto, ainda está procurando um redator, no mercado
carioca, para completar a dupla.
Agências do Rio vão mudar no ano 2000
O novo milênio verá diversas agências cariocas em novos endereços.
Além da já noticiada mudança da Contemporânea para o Edifício Argentina, na Praia de
Botafogo, a Fischer América Rio e a Casa da Criação estão oficializando novos
escritórios. A Fischer vai ocupar um andar da Praia do Flamengo 154, prédio onde já
funciona a V&S. E a Casa deixa a sua charmosa casa da Glória para engrossar a
contagem de agências do Edifício Paskin, no 518 da Praia de Botafogo, onde estão a
Staff, a Cult, a Mercado e a Comunicação Carioca (que tão logo termine sua obra, sobe
do 3° para o 9° andar).
Fundação Roberto Marinho muda equipe de marketing
Para fazer mestrado em administração de marketing -- com
especialização em comércio pela Internet --, Cláudia Jeunon deixou esta semana a
superintendência de marketing da Fundação Roberto Marinho, que ainda está sem o nome
de quem será o novo responsável pelo cargo.
Com esta mudança, entra em compasso de espera a concorrência pela conta do canal TV
Futura, que vinha sendo atendida pela Standard Ogilvy do Rio.
America Online distribui software que altera configuração da
Microsoft
Esta semana, enviei para o presidente da America Online uma mensagem
protestando pela falta de respeito da empresa a todos os usuários brasileiros nessa sua
entrada no país.
O problema é que durante a instalação do seu software personalizado de acesso, a
America Online simplesmente, sem nos avisar e sem que a gente possa evitar, altera
inúmeras definições que possamos ter levado horas configurando no nosso Internet
Explorer e Outlook Express.
Atraído pela curiosidade natural que, com certeza, muitos brasileiros terão de conhecer a
América Online, aceitei a oferta de um período de experimentação gratuita de 250 horas
e resolvi instalar o tal sistema próprio de acesso que a America Online está
distribuindo em CD-Roms. Li com cuidado o folheto e não encontrei, nem mesmo nas letras
quase microscópicas que informam sobre a instalação do software personalizado, qualquer
citação de que fossem haver mudanças no sistema que já uso para acessar a Internet.
Da mesma forma, durante todo o processo de instalação, nem uma pergunta sequer me foi
feita se desejava ou não alterar o meu sistema.
Foi uma surpresa extremamente desagradável descobrir, no primeiro acesso que fiz depois
disso à Internet, que meu Internet Explorer estava todo reconfigurado, com a marca da AOL
-- sem qualquer autorização minha -- infiltrada por tudo quanto era lado. Por exemplo:
- No título do programa, vinha "Internet Explorer fornecido pela AOL Brasil",
como se eu já não tivesse outro instalado antes.
- Na animação do download, o "E" característico do Explorer foi substituído
por um "A".
- A minha página inicial foi mudada para carregar o site
"www.americaonline.com.br".
- Os endereços do AOL foram inseridos nos meus favoritos.
- As cores definidas para links já acessados estavam diferentes.
Isso, só numa primeira análise. Corri para checar também o Outlook Express e ele
igualmente havia sofrido diversas alterações sem que eu pudesse sequer ter evitado.
Fui imediatamente procurar no menu Iniciar se havia sido incluída alguma opção para
desinstalar o software da America Online. Nessas alturas não foi mais surpresa verificar
que não havia este atalho. Isso, vindo de uma empresa que se apresenta como voltada para
o usuário comum!
Tive que fuçar os folders criados pelo America Online em meu HD para descobrir,
escondidinho em um deles, um arquivo chamado apenas "Uninstall". Sem extensão
para indicar se seria ou não o executável que consertaria a intromissão.
Cliquei para desinstalar o AOL. Alguém acha que ele retornou as configurações do meu
Internet Explorer e do meu Outlook Express? Pois não retornou. Agora, ou terei que gastar
mais tempo para reinstalar o Explorer original ou deixar lá todas aquelas marcas para eu
lembrar que acreditei que o America Online teria algum tipo de respeito pelos usuários
brasileiros.
Se você, leitor, preza a configuração da sua Internet, cuidado com a America Online.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os
próximos aniversários do mercado:
19/11, Sexta-feira: Bruno Chaves (Diretor de Criação da Diler);
20/11, Sábado: Clemente Nóbrega (Diretor de Marketing da Promarket);
22/11, Segunda-feira: Edison Campos (Diretor Geral da Chorus);
24/11, Quarta-feira: Fábio Garcia (Redator da ID&A);
25/11, Quinta-feira: Luiz Cláudio Salvestroni (Diretor de Arte da V&S);
|