Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
Janela Publicitária - Edição de 12/NOV/1999 Marcio Ehrlich
Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Nonato muda Década e abre nova agência
A Década Publicidade, cujo sócio e principal acionista
Cláudio Bentes desligou-se há algumas semanas, vai se dedicar a partir de dezembro
exclusivamente a campanhas políticas, sob o comando de Pedro Nonato, agora seu único
acionista. Segundo Nonato, a agência já está desenvolvendo planejamento para campanhas
de 12 prefeituras do Estado do Rio, que estarão em disputa nas eleições do próximo
ano.
Paralelamente, explica o diretor da Década, tanto ele quanto seu diretor de criação,
Gustavo Bastos, acompanhados de uma equipe de cerca de 10 profissionais e clientes como
Suissa e Sola, vão se transferir para uma nova agência -- ainda sem nome e cujo
principal acionista Nonato não quer ainda revelar -- na qual ele e Bastos inicialmente
participarão apenas como associados. "Se em um ano a empresa estiver dando lucro
teremos opção de compra de parte das ações", esclareceu.
Na última semana, a Década abriu mão da conta de seu principal cliente, a rede de
varejo Master Price, por não concordar com o percentual de 8% de veiculação que esta
empresa decidiu que estaria passando a praticar. Este fim de semana, informa Pedro, a
Master Price já veicula através de sua nova agência, a Tática.
Mesmo estando no processo de mudança de nome, a Década anunciou esta quinta-feira que
uma das primeiras concessionárias de veículos do Rio, a Gastal, representante das marcas
Jeep e Chrysler, começa a veicular este fim de semana por seu intermédio. O cliente,
porém, adiantou Gustavo Bastos, já está avisado de que ainda em dezembro haverá a
troca do nome da agência.
Entre outras razões para a manutenção da empresa Década aberta -- com sua razão
social Euso Propaganda Ltda. -- é que a agência ainda é credora de uma soma
considerável deixada pelo Governo Marcelo Alencar. "A CPI da publicidade nos
inocentou de qualquer acusação que foi feita ao governo passado", destacou Nonato,
acrescentando que, com isso, espera "que o governador Garotinho honre os débitos
mais antigos da publicidade do Estado antes de quitar os de seu governo".
Produtora MCR abre no Rio com Liminha
A produtora paulista de fonogramas MCR, provavelmente a
mais premiada do Brasil nos últimos 15 anos, está abrindo escritório no Rio de Janeiro.
Aproveitando a presença no Rio para o Festival da ABP, onde foi o presidente do júri de
Rádio, Sérgio Campanelli, diretor da empresa, fechou acordo com o consagrado produtor de
discos Liminha para criar a MCR/L, que deve funcionar nas mesmas instalações em que o
produtor carioca mantém o seu estúdio de gravações Nas Nuvens.
Segundo Campanelli, a MCR/L deverá contratar músicos do Rio que já trabalhem no mercado
de publicidade, além de formar outros que receberão todo o treinamento da equipe da MCR
em São Paulo. (11/11/99 - 08:40h)
Festival da ABP concede 6 GPs
"Tio Sukita", GP de Filmes (Campanha), da Carillo Pastore Euro RSCG.
Encerrado na última quarta-feira, o 21º Festival
Brasileiro de Propaganda, promovido pela ABP no Hotel Othon, do Rio, concedeu apenas 6
Grandes Prêmios para os trabalhos inscritos, deixando de outorgar a premiação para a
área de Outdoors. Foram eles:
* Filme (Campanha): "Tio", da Carillo Pastore Euro RSCG para Sukita (Brahma).
* Filme (Isolado): "Duplo Visto", da AlmapBBDO para Volkswagen
* Anúncio (Campanha): "Tatoo", da Salles/DMB&B para o Shopping Rio Sul.
* Anúncio (Isolado): "On/Off", da Ammirati Puris Lintas para o Café Melitta.
* Rádio (Campanha): "Aliança Francesa", da Bozell para a Aliança Francesa.
* Rádio (Isolado): "Motel", da Bozell para a Aliança Francesa.
Mantendo a tradição de que no Festival da ABP os júris podem modificar o regulamento à
sua vontade, o júri de Filmes decidiu conceder fartamente mais de uma medalha de Ouro por
categoria, e o júri de Rádio concedeu 4 Pratas na categoria de Mídia.
Foram 16 Lâmpadas de Ouros para trabalhos isolados e 6 para Campanhas pelo júri de
Filmes. Os demais júris seguiram a regra de definir apenas uma medalha de Ouro por
categoria. O júri de Anúncios premiou 14 Ouros isolados e 7 de Campanhas. Para Outdoor,
foram 2 Ouros isolados e 2 de campanhas. E o júri de Rádio ficou com 5 Ouros para peças
isoladas e 1 para campanha.
Estes foram os trabalhos premiados com Ouro :
FILMES (ISOLADOS) Bebidas Não Alcoólicas
* "Manchester", da AlmapBBDO (e Outsider-Londres) para Pepsi.
Cosméticos, Toalete e Farmacêuticos
* "Chips", da Lautrec Euro RSCG (Argentina) (e Spots Films) para Elite.
Vestuário, Têxteis e Afins
* "Luana", da AlmapBBDO (e Cine Cinematográfica) para Havaianas/SP Alpargatas.
* "Sai da Frente", da AlmapBBDO (e Jodaf) para SP Alpargatas.
Automóveis e Veículos Diversos
* "Estacionamento", da F/Nazca (e Zero Filmes) para T-Line Toyota.
* "Peitos", da F/Nazca (e Zero Filmes) para T-Line Toyota.
* "Confirmado Sambba", da McCann-Erickson (e Ricardo Carvalho Cine) para GM.
Produtos e Serviços de Educação, Cultura, Lazer e Entretenimento
* "Cocina", da Souto/TCC-Argentina (e Peluca Films) para Liceo Cultural
Británico.
* "Guerra", da Souto/TCC-Argentina (e Peluca Films) para Liceo Cultural
Británico.
Eletroeletrônicos, Telefonia e Informática
* "Loja", da F/Nazca (e Cia. de Cinema) para Nextel.
Serviços Públicos, Propaganda Governamental e Propaganda Política
* "Oscar", da Master Comunicação (e GW) para Prefeitura Municipal de Curitiba.
Serviços Comunitários
* "Parto", da Lautrec Euro RSCG (e Peluca Films) para Mutualidad Arg.
Hipoacusicos.
* "Censura", da Master Comunicação (e Seven Films) para Associação Parceria
Contra Drogas.
Publicações e Mídia
* "O mundo", da W/Brasil (e Aba) para Folha de S. Paulo.
Serviços Telefônicos e Energia Elétrica
* "Língua presa", da Master (e Seven Films) para TIM Tele Celular Sul.
FILMES (CAMPANHAS) Produtos Alimentícios
* "Novela Qualy" (5 filmes), da DPZ (e O2 Filmes) para Sadia.
* "Depoimentos" (5 filmes), da F/Nazca (e Cinema Centro) para Santista
Alimentos.
Bebidas em Geral
* "Mania de Família" (5 filmes), da McCann-Erickson (e O2 Filmes) para
Coca-Cola.
Serviços Públicos, Comunitários, Propaganda Governamental e Política
* "Eletropaulo" (4 filmes), da CaliaAssumpção (e Cinema Centro) para
Eletropaulo.
Institucionais e Oportunidades
* "TV Globo" (3 filmes), da W/Brasil (e Cine Cinematográfica) para TV Globo.
OUTDOOR (ISOLADOS) Serviços Comunitários
* "Família", da Fischer América para Ação da Cidadania.
Publicações e Mídia
* "Eric Clapton", da Touché para Eurochannel.
OUTDOOR (CAMPANHAS) Produtos Alimentícios
* "Bocas" (5 peças), da Upgrade para Häagen-Dazs/Pillsbury.
Institucionais e Oportunidades
* "Campanha Sinaf" (5 peças), da Comunicação Carioca para Sinaf.
ANÚNCIO (ISOLADOS) Produtos Alimentícios
* "Delicioso sabor imitação...", da F/Nazca para Fritex.
Limpeza, Detergentes e Afins
* "Pincel", da F/Nazca para Basf/Suvinil.
Cosméticos, Toalete e Farmacêuticos
* "Calendário", da Ammirati Puris Lintas para Johnson & Johnson.
Domésticos e Decoração
* "Cavalinho", da Fischer América para Electrolux.
Automóveis e Veículos Diversos
* "Vire a página e veja o que mudamos no Golf", da AlmapBBDO para Volkswagen.
Transportes em Geral, Viagens e Turismo
* "Big Banana", da Lew,Lara para Hotel Transamérica.
Produtos e Serviços de Educação, Cultura, Lazer e Entretenimento
* "Ainda mais horripilante...", da F/Nazca para Nintendo.
Varejo
* "Namorados-Marcos/Daniela", da Salles/DMB&B para Associação dos Lojistas
dos Shoppings do Rio de Janeiro.
Imóveis e Empreendimentos
* "Do jeito que eu gosto", da Doctor para Construtora Jóia.
Eletroeletrônicos, Telefonia e Informática
* "Zipzaine, saiba tudo o que...", da F/Nazca para Zip.Net.
Publicações e Mídia
* "www.vaigraxaai chefia.com.br", da Fischer América para Editora Abril.
Institucionais e Oportunidades
* "Misturou", da Giovanni,FCB para Smithkline-Beechan.
Diversos
* "Visite nosso show-room", da F/Nazca para Fortilit.
ANÚNCIOS (CAMPANHAS) Produtos e Serviços de Educação, Cultura, Lazer e Entretenimento
* "Frases" (5 peças), da AlmapBBDO para Meio & Mensagem.
Produtos Alimentícios
* "Bocas", (5 peças), da Upgrade para Häagen-Dazs/Pillbury.
Produtos de Limpeza, Toalete e Farmacêuticos
* "Frutas" (3 peças), da Colucci para Phytoervas.
Eletroeletrônicos e Informática
* "Zip.Net Internet" (5 peças), da F/Nazca para Zip.Net.
Serviços Públicos, Comunitários, Propaganda Governamental e Política
* "Selos" (5 peças), da Salles/DMB&B para Correios.
Publicações e Mídia
* "Eurochannel" (5 peças), da Touché para Eurochannel.
RÁDIO (ISOLADOS) Cosméticos, Toalete e Farmacêuticos
* "Abra a porta do banheiro", da Giovanni,FCB (e Nova Onda) para
Smithkline-Beecham.
Serviços Financeiros, Securitários, Médico-Hospitalares e Comerciais
* "Gago", da V&S (e Nova Onda) para Losango.
Eletroeletrônicos, Telefonia e Informática
* "Delegacia II", da AlmapBBDO (e MCR) para Samsung.
Publicações e Mídia
* "Sex Rádio", da Romero Victorica (e Hi-Fi) para Multicanal.
Pedro Feyer volta para a Thompson
Depois de passar cerca de 1 ano na DPZ -- tanto no
escritório do Rio quanto no de São Paulo (onde está nos últimos meses como diretor de
criação) -- o criador carioca Pedro Feyer está voltando para o escritório paulista da
J.Walter Thompson, onde cuidará pessoalmente da criação das campanhas da montadora Ford
na América Latina.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre
para comemorar os próximos aniversários do mercado: 12/11, Sexta-feira: Luciana Oliveira (Coordenadora de Mídia da Ronson); 13/11, Sábado: Deirdre Gomes (Diretor de Atendimento da Metrópolis); 14/11, Domingo: Marcus Borges (Diretor de Operações da Multinational), Delcino
Nascimento (Diretor de Mídia da Móbile); 15/11, Segunda-feira: Humberto Fernandes, Marcelo Mendes; 16/11, Terça-feira: Cristina Lopes (Diretora de Atendimento da Escaleno),
William Norman; 17/11, Quarta-feira: Verônica "Koca" Machado, Ana Laet (Diretora de
Arte da Standard, Ogilvy); 18/11, Quinta-feira: Eduardo Fischer (Presidente da Fischer América), Flávio
Cordeiro (Diretor de Mídia da Fischer América), Patricia Barbieri (Gerente de Mídia da
Standard, Ogilvy), Fernando Freitas (Diretor de Arte da Doctor), Bruno Azeredo (Executivo
de Contas da V&s); * SARADOS - A revista Health and Fitness, editada pela Contexto, de São
Paulo, começa a circular no Rio a partir deste mês, com sua terceira edição, numa
tiragem de 50 mil exemplares. A distribuição é feita nas academias de ginástica.