Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 29/OUT/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Contemporânea vence disputa por Body Care da americana Sara Lee

A Contemporânea foi a agência vencedora da concorrência - da qual também chegaram a finalistas a Doctor e a Z+G Grey - pela linha Body Care da Sara Lee, um dos maiores anunciantes americanos e que agora está se expandindo no Brasil. Há poucas semanas, o grupo entregou à Lew Lara a sua área de produtos de moda.
A principal linha brasileira de produtos Body Care da Sara Lee é a que atende pela marca Phebo, fabricada no Brasil pela Granado. Mas outros produtos deverão ser lançados no mercado a partir do ano 2000, com campanhas da Contemporânea.

Criação no Rio vê novo troca-troca

A Fischer América Rio contratou o redator Marcos Meireles, ex-Artplan, para fazer dupla com o diretor de arte David Tabalipa. Ele entra no lugar de Fred Moreira, que foi contratado pela Salles-Rio para a vaga deixada pela ida de Rodrigo Mendonça para a W/Brasil em São Paulo. Enquanto isso, Igor Broseghini, que andou pela Pubblicare, voltou para a Cult como diretor de criação, ocupando o espaço deixado por Andréa Lobato, que se afastou da agência.

Prêmio O Globo classifica novos trabalhos

Os jurados do Prêmio O Globo reuniram-se esta terça-feira para escolher os trabalhos veiculados naquele jornal que estarão disputando as medalhas de ouro, prata e bronze em uma festa que acontecerá dia 29 de novembro no Hotel Intercontinental. Estes foram os escolhidos:
• CLASSIFICADOS: Campanha "Quem conhece uma Pajero se apaixona..." (3 anúncios), da Doctor para Daiissen Veículos // Campanha "Seu filho vai se surpreender..." (3 anúncios), da Doctor para Daiissen Veículos // "Campanha "Corre hoje", da Carioca para Land Rio // "Já vem com adesivo", da Carioca para MIT-Rio.
• BANCOS: "Aos 69 anos...", da DM9DDB para Banco Itaú // "Campanha Flexprev Itaú" (2 anúncios), da DM9DDB para Banco Itaú
• SERVIÇOS: Campanha "Casashopping" (3 anúncios), da Exemplo para Casashopping // Campanha "Nextel" (5  anúncios), da F/Nazca para Nextel // "Poltrona do meio" (3 anúncios sequenciais), da Upgrade para TAM Transportes Aéreos // "Light 100 anos" ( 5 anúncios sequenciais), da Contemporânea para Light // Campanha "Datas" (4 anúncios), da Fischer América Rio para Telefônica Celular // "Você acha isso pequeno...", da Fischer América para Insetisan // "Saio da vida para entrar...", da Almap/BBDO para Cia. das Letras // Campanha "O que não falta nesse país..." (5 anúncios), da Carioca para Universidade Veiga de Almeida
• SERVIÇO PÚBLICO COMUNITÁRIO: Nenhuma peça classificada
• TURISMO: Campanha "Diretô e retô", da Ammirati Puris Lintas para Compagnie Nationale Air France
• IMÓVEIS: "Ter uma loja onde..." (3 anúncios sequenciais), da Contemporânea para São Marcos
• ANÚNCIOS DE OPORTUNIDADE: "Se você gosta tanto assim de cigarro...", da Staff de para Glaxo Welcome do Brasil // "Fogão campeão", da Fischer América Rio para Ponto Frio // "Welcome, come, come...", da Carioca para Porcão // "Aproveitando que nosso maior...", da Salles/DMB&B para Shopping Rio Sul
• INDÚSTRIA: "Porque a Coca-Cola não gosta...", da Salles/DMB&B para AMBEV // "Ele pediu a mão...", da Giovanni, FCB para Buena Vista International // Campanha "O primeiro celular..." (4 anúncios), da Almap/BBDO para Samsung // "Os alemães são o povo que..." (3 anúncios sequenciais), da Almap/BBDO para Volkswagen do Brasil
• VAREJO E PEQUENOS NEGÓCIOS: "Pai", da Script para Taco // "Cores (Palheta)", da Script para Taco // Campanha "Hábitos" (4 anúncios), da Script para Taco // "Barriga da mamãe", da Script para Taco // Campanha "Garçom" (3 anúncios), da Carioca para Porcão // "Vendo", da Salles/DMB&B para Rio Sul // "Folhas", da Salles/DMB&B para Rio Sul // "Apaixone-se por, você...", da Salles/DMB&B para Rio Sul // "Mercedes", da V&S para AGO // "No outono as folhas caem...", da V&S para Fashion Mall.

ABP escolhe seus Melhores do Ano

A diretoria da Associação Brasileira de Propaganda escolheu esta semana os profissionais do mercado carioca que receberão seu tradicional prêmio de Destaques do Ano em festa que comemorará, em dezembro, o Dia Mundial da Propaganda.
O prêmio principal, de Publicitário do Ano, foi conferido a Armando Strozenberg, diretor técnico da Contemporânea, cabendo as homenagens especiais a Paulo Cabral, como diretor dos Diários Associados, que estão completando 75 anos, e a João Jorge Saad, em memória.
Com relação aos anos anteriores, a ABP desmembrou a categoria de Profissional de Veículo em duas, para Executivo e para Profissional de Atendimento. E criou três novas categorias, para destacar os profissionais de produtoras de áudio, comerciais e fotografia.
Estes foram os demais homenageados pela diretoria da ABP:
Diretor de Arte: Guilherme Jahara (Salles)
Diretor de Comerciais: Caio Abréia (Yes)
Diretor de Criação: André Pedroso (Fischer América)
Executivo de Agência: Ronaldo Conde (Propeg)
Executivo de Anunciante: Wallace Grecco (Embratel)
Executivo de Veículo: Mário Reis (FM O Dia)
Profissional de Artes Gráficas: Helge Madsen (Presstech)
Profissional de atendimento de Agência: Cyd Alvares (Contemporânea)
Profissional de Atendimento de Veículo: Luciano Bastos (Rede Globo)
Profissional de Fotografia: Márcia Ramalho
Profissional de Mídia: Sérgio Prazeres (DPZ)
Profissional de Planejamento e Pesquisa: Márcia Ballariny (Planning)
Profissional de Produção de Comerciais: Antônio Carlos Accioly (Academia)
Profissional de Produção de Som: Luis Carlos "Gaúcho" Cortabitart (Mr. Vox)
Profissional de Produção Gráfica: Marcelo Duprat (Artplan)
Profissional de RTVC: Sílvia Carrano (V&S)
Redator: João Bosco (Contemporânea)
O local e a data da festa de entrega dos diplomas ainda não estão definidos, informou à Janela o diretor executivo da entidade, Carlos Areias.

JWT ganha conta de shopping paulista

A J Walter Thompson-Rio é a nova agência do Shopping Villa-Lobos, em São Paulo. "A conta, que pertencia à Giovanni, marca o retomo da JWT­Rio ao mercado de varejo", diz Sérgio Silveira, vice-presidente da JWT-Rio. O Shopping será atendido com o apoio da JWT-SP.
Para a campanha de comercialização do espaço do shopping, que começou no dia 15 de outubro e vai até dezembro, já foram lançados dois anúncios na mídia impressa. A administração do shopping Villa­Lobos foi entregue à EGEC ­ empresa do Grupo ECISA, que administra também o NorteShopping (Rio de Janeiro), o Del Rey Shopping (Belo Horizonte) e o Caxias Sul Shopping, entre outros. O valor da conta é de R$ 2 milhões anuais.

Balcão volta a disputar anúncios com campanha da Professa

O Balcão Classificados, que desde março faz parte de um grupo multinacional de publicações de classificados, a Trader.Com, fará pela primeira vez nos em quinze anos uma pesquisa para identificação do seu público leitor.
Essa iniciativa faz parte de uma modernização pela qual passará a publicação, quer no aspecto visual, quer no conteúdo, e tem por finalidade aumentar a participação de anunciantes via agências, que sempre tiveram dificuldades em programar aquele veículo exatamente por falta de dados sobre o perfil de leitores.
A partir deste mês de novembro, inclusive, a Professa, agência do Balcão, estará iniciando uma campanha para reforçar a marca da publicação, que está fora da mídia há mais de dois anos.

Script para Tacos - HábitosScript cria para Taco anúncio que inclui matéria em tempo real

Esta semana, o jornal O Globo publicou um anúncio rouba-página da agência Script para a Taco que gerou uma série de elogios do mercado publicitário. O anúncio da contracapa do primeiro caderno mostra um homem lendo o jornal daquele mesmo dia. Ou seja, o jornal de dentro do anúncio tem a mesma notícia que o jornal que o consumidor está lendo.
Parte da campanha "Hábitos", que a Script está veiculando no O Globo desde 17 de setembro, mostrando pessoas em situações características do dia-a-dia de qualquer pessoa usando as roupas da loja, principalmente a calça jeans, o carro-chefe de vendas, a peça da Script acabou sendo um dos principais assuntos desta semana na Janela-Net, com especulações sobre como teria sido a sua realização, até que o diretor de criação da agência, Ricardo Real, enviou um texto explicando o making-of do trabalho.
Para o aproveitamento dos nossos leitores, aqui vai o texto do Ricardo:

Transformando notícia em propaganda

"O primeiro passo foi simular na produção da foto a parte do jornal onde seria feita a manipulação. Para isso, foi colada uma folha de papel jornal no espaço onde entraria o anúncio. Após a seleções do cromos foi feito o ajuste da tonalidade na regulagem de impressão do jornal O Globo e realizadas algumas modificações na luminosidade do original. Para isso foram utilizados os recursos "curves", "brightness/contrast" e "hue/saturation". Todo o processo de finalização foi simulado na agência para que as etapas fossem cumpridas no menor tempo possível já que o trabalho teria que ser fechado dentro do departamento de fotomecânica do jornal em 45 minutos, prazo entre a entrega da matéria e o fechamento do jornal.
Entregue pelo jornal O Globo a matéria jornalística em formato EPS no tamanho original, o anúncio pré-finalizado, com a página do jornal ainda em branco, foi posicionado no seu local de veiculação e as imagens se fundiram através de um comando "flatten". Depois, esta nova imagem foi posicionada no espaço em branco do jornal na mão do leitor (foto original) e recebeu um tratamento com a utilização de "multiply" seguido de "opacity" 8.5% para que se integrasse a luminosidade do cromo. O efeito de curvatura da folha foi conseguido através do uso do filtro de distorção "shear".
A última etapa foi utilizar a ferramenta "transform/distort" para colocarmos o jornal na perspectiva correta, sucessivamente até o infinito. O computadores utilizados foram um Macintosh G3 300 RAM de memória com 4GB de HD e um Macintosh G3 com 200 RAM de memória com 4 GB de HD do próprio O Globo."

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• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
30/10, Sábado: Maurício Nogueira (Vice-Presidente Executivo da Giovanni, FCB), Ricardo Corrêa (Diretor de Marketing da Genesis), Aline Pimenta (Supervisora de Contas da Giovanni, FCB), Luís Eduardo Parente (Diretor de Criação da Internad!);
31/10, Domingo: Haroldo Cazes (Diretor de Criação da GCO/Promag);
01/11, Segunda-feira: José Calazans (VP Administração e Finanças da Contemporânea);
02/11, Terça-feira: Elysio Pires, Paula Lagrotta (Dir. de Unidade de Negócios da Fischer América);
04/11, Quinta-feira: Andréa Repsold (Diretora de Operações da Fagga), Mônica Orlandini (Atendimento Comercial da CaradeCão), Thomaz Newton Naves (Flamengo), Camila Bezerra (Diretora de Arte da Fischer América);
• FIM DA LINTAS - A grande bomba internacional desta semana é a saída de Martin Puris do comando da Ammirati Puris Lintas, que está perdendo o seu nome e sendo fundida com a Lowe. O chefe internacional da nova agência fica sendo Frank Lowe. A informação saiu no AdAge e ainda não se tem ideia de como refletirá no Brasil, onde a Lowe está presente através da Lowe, Loducca, sob o comando do criativo Celso Loducca.
• COMO UMA ONDA NO MAR - O publicitário Johnny Ferrari, que já foi diretor de criação de algumas agências no Rio, está agora oferecendo serviço de apoio às empresas que queiram viabilizar ações de sampling, merchandising ou mesmo promoção nos points de Angra. Ferrari, que deixou a publicidade para se dedicar ao mar, diz que conta com lanchas, veleiros, jets e modelos, além do espaço na marina do shopping Pirata's Mall, onde uma população (literalmente) flutuante de mais de 250.000 pessoas das classes A/B, que invadem Angra no verão, fazem suas compras. Ele pode ser contatado pelo telefone (24) 3631371, pelo celular 9996-6018 ou pelo e-mail [email protected]
• ANTI·NATUREBA - A Churrascaria Estrela do Sul do shopping Rio Off-Price já está tomando uma tradição oferecer aos publicitários cariocas um preço especial para seu rodízio na última sexta- feira do mês - quando o caixa de todo mundo está no seu nível mais baixo. Esta sexta, para estimular a ida de muita gente, o preço da carne será de R$ 17,00 por pessoa.
• IMPRESSIONANTE - O grupo Renasce recebe 7 mil convidados no próximo dia 3 de novembro para a inauguração do New York City Center. Esta semana houve a apresentação do local para a imprensa e o mínimo que se pode dizer é que este é um empreendimento absolutamente espetacular. Como o próprio José Isaac Peres disse na coletiva, se uma imagem vale por 1.000 palavras, para descrever o New York City Center só mesmo vendo.
• FESTA - O jornal O Dia recebe no próximo dia 4 para a festa de inauguração de sua nova redação, totalmente multimídia.
• CARTAS· As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail [email protected] Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br. Para participar do grupo Janela-Net (apenas para profissionais de publicidade e marketing), envie mensagem para [email protected]