Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 08/OUT/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Artplan ganha concorrência pelo Megaplex da Barra

A Artplan venceu a concorrência pela campanha de lançamento do complexo de 18 cinemas do grupo UCI-United Cinemas International, responsável, entre outras companhias cinematográficas, pela Paramount e UIP. O Megaplex, como está sendo chamado, vai ser inaugurado dia 4 de novembro, no dia seguinte à festa do shopping de entretenimento New York City Center, na Barra, onde ele está instalado.
A agência já está em produção da campanha, que prevê as mídias revista, televisão, outdoor, jornal, busdoor e rádio. A UCI, informa a Artplan, tem 13.373 lugares divididos em 61 salas de quatro Estados brasileiros, o que corresponde a 10% do mercado. O faturamento previsto para 99 no Brasil é de R$ 50 milhões.

Marrequinho Sendas vira mochila com campanha da Giovanni, FCB.

Na senda iniciada pela Parmalat e na qual já está trilhando também a Quaker com seu Toddynho, os supermercados Sendas estão lançando seu bichinho de pelúcia. Será a mochilinha "Marrequinho", para o qual a Giovanni preparou dois filmes batizados de "Teste do Fofinho".
Neles, são mostradas várias pessoas que não resistem ao produto, entre as quais uma senhora, um executivo, uma criança e um pit-boy (jovem com jeito de lutador de jiu-jitsu), que tenta resistir, mas, acaba cedendo e foge com a mochila nas costas, cuidando para que ninguém o veja. A direção de criação é de Adilson Xavier e Cristina Amorim e a criação de Fernando Campos, Carlos André Eyer, Daniel Japa e Gustavo Monteiro. A produção foi da CaradeCão com direção de Juarez Precioso.

Thompson-Rio provoca Embratel em campanha da Tele Centro Sul

A Tele Centro Sul comprou a briga com a Embratel, que afirma ter as tarifas mais baixas do mercado. Produzida pela J.W.Thompson-Rio, foi lançada esta semana a campanha publicitária "14 é menor do que 21", assinada pelo trio Bob Gueiros (diretor de criação), André Eppinghaus e Wallace Marques.
Produzido pela TV Zero, com direção de Ronaldo Soares, o filme mostra o matemático Oswald de Souza cercado de jornalistas e curiosos que perguntam sobre o valor das tarifas e qual o melhor operador do mercado. Oswald rebate sempre com a afirmação: "14 é menor do que 21".
A campanha será veiculada até o dia 19 de outubro nas principais emissoras abertas, abrangendo as regiões cobertas pela TCS: Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná e a cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
O atendimento foi de Sérgio Silveira e Ricardo Bonani, com aprovação de Bernardo Lorenzo-Fernandez.

Festival da ABP terá palestra internacional

A ABP-Associação Brasileira de Propaganda está lançando o seu site na Internet, em www.abp.com.br, onde o visitante poderá conhecer mais sobre o 21º Festival Brasileiro de Publicidade, promovido pela entidade entre 8 e 10 de novembro, no Rio de Janeiro. Caio Valli, presidente da ABP, conta que Washington Olivetto confirmou a sua participação como palestrante do evento, juntando-se a Marcelo Serpa e Adilson Xavier.
Quem também confirmou a presença foi Mike Cozens, diretor-executivo de criação da Young & Rubicam para a Europa, que dará o toque de participação internacional no evento, fazendo sua palestra dia 9 de novembro, às 18h45. Ele começou sua carreira em 1974, como redator, passando pela TBW A e BBH até chegar à Y&R, em 1993.

Onde estão os velhos conceitos memoráveis?

Na última semana, na Janela-Net, surgiu um grande debate sobre o novo comercial da Sukita, com muita gente jurando que a moça que pedia para o tio apertar o botão do elevador estava tomando era Fanta.
Aproveitando o embalo do papo sobre as confusões que os espectadores acabam fazendo com slogans e conceitos de comerciais de produtos concorrentes (lembrou-se também do caso Nycron X Tergal), lembrei alguns casos de campanhas publicitárias que souberam de tal maneira vincular o conceito à marca do cliente que seria impossível o espectador vir a confundir de quem seria o comercial.
Para comprovar o que realmente significa uma ideia ser memorável, propus um teste, que repasso aos leitores, com a ajuda do livro "Slogans", de Cláudio Magalhães e André Mota. Tentem ler as frases seguintes até o final, sem uma gigantesca sensação de estranheza:
Deu duro, tome um Martini.
Não se esqueça da minha Monark.
O importante é ter Minister.
A vida roda melhor num Michelin.
Sorriso Kolynos.
Fale de perto com Colgate.
Pense forte. Pense GM.
Legítimas, só Rider.
Sempre cabe mais um quando se usa Palmolive.
Você faz maravilhas com Leite em Pó.
A gente se encontra no McDonald's.
Dura lex, sed lex, no cabelo só Glostora.
Se é Hoescht, é bom.
Se eu fosse você, só usava DeMillus.
Tudo anda bem com Castrol.
Tudo vai melhor com Pepsi-Cola.
Quem toma Fanta repete.
Tomou Melhoral, a dor sumiu.
Abra a boca, é Nestlé.
O mundo gira e a Fink roda.
Batavinho vale por um bifinho.
Dá pra tomar uma Antarctica antes?

MKTMIX

• PARABÉNS PRÂ VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
08/10, Sexta-feira: Antônio Nogueira (Redator da Salles/DMB&B), Fátima Ristow, Javier Gondim, Jorge Maranhão (Diretor de Atendimento da Professa), Roberto Duailibi (Presidente da DPZ), Felipe Luchi (Diretor de Arte da Contemporânea), Marina Tapiero (Diretora Administrativa da Professa);
09/10, Sábado: Cláudia Maldonado (Diretora de Operações da Ideal), Cláudia Pereira (Diretora de Atendimento da Mais), Marcelo Noronha (Diretor de Criação da Staff), Bia Brasil (Supervisora de Contas da V&S), Ronaldo Veloso (Supervisor de Promoções da Salles/DMB&B), Ricardo Weitsman (Redator da Doctor);
10/10, Domingo: Almir Salles (Presidente da Casablanca), Henrique Meyer (Diretor da Psom Produções), Ivo Hochleitner, Milton Santana (Diretor de Atendimento da Artplan), Ricardo Galletti;
11/10, Segunda-feira: Erly Francisco de Jesus, Fabiana Xavier Brito, José Antônio Medeiros (Diretor de Produção da Intervídeo);
12/10, Terça-feira: Ivan Peter Stoy, Ricardo José Garcia (Diretor de Criação da Mais), Tânia Savaget (Redatora da Mix Marketing);
13/10, Quarta-feira: Amauri Nicolini (Diretor Técnico da Brainstorm), Nico Rezende (Diretor da Magic Music), Raphael Laclau (Executivo de Contas da McCann Erickson);
14/10, Quinta-feira: Ana Frajtag (Diretora da Ideal);
• MUDANÇAS - A Zapt Comunicações comemora a conquista das contas da Insetfone, IBPI e Construtora Brunet. E aproveita para comunicar que o novo e-mail da agência é [email protected] O telefone também mudou para 544-2333.
• NOVAS MUDANÇAS - Cristhiane Frossard deixou a Texaco pela Renasce, empresa do Grupo Multiplan responsável pela administração dos shoppings centers. Frossard ocupará o cargo de assistente de marketing no lugar de Raquel Oguri, que está se lançando numa carreira solo. Ela responderá diretamente a Felipe Horta, diretor de marketing da Renasce.
• PROJETOS PESSOAIS - O carioca Jarbas Nogueira, que atuou nos últimos anos como publisher dos jornais Folha da Tarde (transformado recentemente em Agora São Paulo) e Notícias Populares, está deixando o grupo Folha, sendo seu cargo ocupado pelo ex-diretor dos Cadernos Regionais da Folha, Adriano Araújo. Jarbas vai cuidar de projetos pessoais.
• MUDANDO DE ARES - McCann comprou os 13% da participação de Antônio Farina na empresa paulista de promoções Sight Momentum, para que ele pudesse partir para novos projetos, inclusive em outra cidade que não seja São Paulo, segundo contou para a Janela. A direção da empresa, pertencente ao grupo McCann, continua com Júlio Anguita.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail [email protected] Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br. Para participar do grupo Janela-Net (apenas para profissionais de publicidade e marketing), envie mensagem para janela-net­[email protected]