Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 24/SET/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Pequenas agências protestam e Cenp muda classificação

O Comitê Executivo das Normas Padrão decidiu esta semana aceitar as reivindicações das pequenas e médias agências de publicidade, que se viram muito prejudicadas pela classificação original do órgão, que praticamente as impedia de receber o certificado para poder continuar recebendo honorários dos veículos brasileiros.
No encontro realizado no Rio de Janeiro na última terça-feira, grande maioria dos 110 publicitários presentes representava agências de pequeno e médio porte, que colocaram seus receios para o diretor da entidade, Petrônio Corrêa.
Provavelmente esta sexta-feira, o Cenp já esteja divulgando as alterações feitas em suas normas para incluir uma 6ª faixa de classificação das agências de publicidade, englobando as empresas com receita líquida de até R$ 500 mil por ano. Estas empresas terão menos exigências para se regularizar como, por exemplo, não precisar de comprovar compra regular de pesquisa de mídia.

Accioly monta Academia no Rio

Antônio Carlos Accioly
Antônio Carlos Accioly
Começam a funcionar no Rio na próxima segunda-feira as produtoras paulistas Academia de Filmes e Montanha, através de uma associação com o produtor Antônio Carlos Accioly (ex-Yes, Zohar e Conspiração).
Segundo Accioly informou à Janela, o novo escritório, que funcionará no antigo endereço da Conspiração, à Rua da Glória, 344/901, estará produzindo comerciais para serem filmados aqui mesmo no Rio de Janeiro, inclusive com diretores que serão contratados nesta cidade. A Montanha será especializada em comerciais de varejo, enquanto a Academia -- conhecida em São Paulo por diretores como Hugo Prata, Tadeu Jungle e Lea Van Steen, concentrará comerciais que necessitem de maior produção.

Staff nega venda e credita rumor a seu desempenho no mercado

Cahique Equi
Cahique diz que "a Staff é que está acontecendo no Rio"
A agência carioca Staff viu seu nome circular esta semana na imprensa publicitária por conta de uma informação de que 40% de suas ações estariam sendo vendidas para a Giovanni/FCB, que a transformariam na segunda agência do grupo no Rio de Janeiro.
Carlos Henrique "Cahique" Equi, diretor de planejamento da Staff, negou a informação, garantindo que houve apenas um início de entendimento há alguns meses, com troca de carta de intenções, mas que nada evoluiu até hoje. Na opinião de Cahique, a notícia é apenas reflexo da atenção que a Staff está chamando no mercado publicitário, por conta do crescimento que ela vem apresentando este ano. "A Staff é a agência que está acontecendo no Rio", comemora o empresário, que divide a sociedade com o diretor de atendimento Eduardo Moncalvo.
Desde que voltou a ser uma agência independente — desligando-se dos sócios que representavam a CP&F —, a Staff conquistou 9 contas: Canetas Lamy, Citroën, Compactor, Ediouro, GameWorks, Glaxo Welcome, New York City Center, Slavia (microcervejaria) e Supermercados Zona Sul. O reflexo dos novos clientes já se fez sentir no caixa da agência. Tendo fechado 1998 com um faturamento de R$ 7,2 milhões e uma equipe de 14 pessoas, a Staff entrou em 1999 prevendo um resultado entre 8 e 10 milhões de reais. Neste mês de setembro, no entanto, sabendo que até o final do ano pelo menos 5 novas campanhas serão veiculadas incluindo mídia televisiva, Cahique consegue afirmar que vai contabilizar um resultado para este ano de R$ 15 milhões. A equipe, naturalmente, também teve que dobrar: trabalham hoje na Staff 27 profissionais.

Festival da ABP vai focar criação como arma de negócios

A ABP-Associação Brasileira de Propaganda lança esta terça-feira oficialmente o seu Festival de Publicidade, que acontece de 8 a 10 de novembro no Rio de Janeiro.
Um dos destaques do evento será uma homenagem que a entidade vai prestar ao fundador da agência Ogilvy & Mather, David Ogilvy, que faleceu este ano. Segundo Jairo Carneiro, presidente do Festival, o enfoque principal das palestras que fazem parte da programação estará em mostrar para os estudantes que costumam lotar seus auditórios que, no negócio da Publicidade, a criatividade deve estar voltada para os negócios. Não por acaso, dois dos palestrantes -- que estarão abordando este conceito -- serão criadores que se tornaram sócios de suas agências: Marcello Serpa, da Almap/BBDO, e Adilson Xavier, da Giovanni/FCB.
Carneiro informa que ainda não tem definidos os nomes que comporão os três júris do Festival: cinema, rádio e mídia impressa. Ele adianta, no entanto, que cada júri, composto por 20 profissionais, terá em sua composição, uma representação do mercado publicitário brasileiro: 50% de paulistas, 25% de cariocas e 25% de publicitários de outros estados.

Extra lança seu caderno de automóveis às quintas

O Extra lança na próxima quinta-feira, 30 de setembro, o seu caderno de automóveis: Motor Extra. A campanha de lançamento, criada pela Contemporânea, terá anúncio, spot de rádio, material de merchandising e quatro filmes para TV. O slogan da campanha, que começa a ser veiculada no dia 23 de setembro, é: "Motor Extra - Você não vai querer andar com outro". O jornal, atualmente, já atinge a mais de 2 milhões de leitores.
Com direção de criação de José Guilherme Vereza, os comerciais mostram situações típicas do dia-a-dia de quem costuma dirigir, como uma senhora estacionando o carro com a ajuda do flanelinha, um táxi levando o passageiro, um motorista entrando no estacionamento etc., só que as pessoas, que parecem estar dirigindo, na verdade, estão pilotando o Motor Extra.
Já o trade publicitário receberá o material promocional sobre o caderno de automóveis — inclusive uma boneca do produto — envolto em uma flanela impressa com o slogan da campanha e a frase "Dê um Brilho no Seu Anúncio".

Xerox volta à televisão com campanha da V&S

Uma campanha de R$ 2,3 milhões vai marcar, a partir do próximo dia 26, a volta da Xerox à televisão, depois de mais de dez anos sem investir nessa mídia. Com o tema "Você sem limites no mundo sem fronteiras", criado pela V&S, a empresa vai veicular em mídia nacional na Rede Globo e no Telecine 1 para buscar reposicionar sua marca, cuja imagem junto a muitos consumidores ainda está limitada à cópia xerográfica.
Com efeitos de computador, o filme — produzido pela Conspiração com direção de Breno Silveira — conta a história de uma jovem executiva que compra tulipas em um quiosque. Durante 60 segundos, é mostrada a trajetória dessa compra, feita do Brasil diretamente ao plantador, na Holanda, utilizando sempre soluções Xerox, como impressoras, fax e software.
A criação foi de Lula Vieira, Paulo Costa e Renata Curado, com direção de criação de Lula e Paulo Castro. O atendimento foi de Cláudia Franklin e Ana Beatriz Brasil e a aprovação de Milton Kawashima, Paulo Dompieri, Fabiola Sobral e Margaret Carino

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
24/09, Sexta-feira: Roberto Cardim (Diretor da Cardim), Ângelo Ferrari Jr. (Atendimento da Speroni & Ferrari), Valéria Zettel (Gerente de Promoções da Fischer América), Sérgio Silveira (Vice-Presidente de Atendimento da J.Walter Thompson), Janaína Baranda (Diretora de Atendimento da Leaderart);
25/09, Sábado: Albano Alves Filho (Diretor Geral da Internad!), Bruno Prósperi (Diretor de Arte da Fischer América), Gabriela Milleli (Gerente Comercial do NSSA da Sima), Genilson Gonzaga (Superintendente Comercial da Jornal do Commercio), José Land (Dir.da CGCom-Central Globo de Comunicação);
26/09, Domingo: Sílvio Lachtermacher (Diretor de Criação da Comunicação Carioca), Théo Drummond (Diretor Superintendente da Genesis), Wellington Araujo, Sandra Braga (Executiva de Contas da Cult), Marcelo Mendonça (Diretor de Arte da Elan Garden);
27/09, Segunda-feira: Ana Paula Oliveira (Diretora de Arte da Doctor);
28/09, Terça-feira: Fred Trigueiro (Diretor de Planejamento da J.Walter Thompson);
29/09, Quarta-feira: Alberto Lopes (Diretor de Operações da Premium), Denise Capece (Executiva de Contas da Doctor), Washington Olivetto (Presidente da W/Brasil);
30/09, Quinta-feira: Daniel Filho (Diretor da TV Globo), Ronaldo Conde (Vice-Presidente da Propeg Rio), Rogério Tatsch (Supervisor de De Beers da J.Walter Thompson), Bernardo Mariani (Redator da Giovanni,FCB);
* DESCONTO NO ESTRELA - Esta sexta-feira, última do mês e cheia de aniversários no mercado, a Churrascaria Estrela do Sul vai estar dando desconto no rodízio para os publicitários. O gerente Mauro garante que só vai cobrar R$ 17,00 e ainda oferece a velinha do bolo de quem quiser cantar parabéns.
* PROMOÇÃO - A XL Comunicação conquistou esta semana a conta de promoções para postos de gasolina da Texaco em toda a Região Rio (Zona da Mata Mineira, Estado do Rio, Espírito do Santo e Sul da Bahia). A agência, além disso, contratou José Roberto Maia (ex-Cartão Nacional, Opção Laser) para gerenciar todo o seu operacional e produção gráfica.
* PRÊMIO - As inscrições para a segunda eliminatória do 3º Prêmio de Propaganda O Globo já estão abertas e vão até o dia 15 de outubro, podendo concorrer anúncios publicados no Globo entre 1º de abril e 30 de setembro de 99. As inscrições são gratuitas e o julgamento será realizado no dia 26 de outubro, no Hotel Rio Atlântica, em Copacabana.
* NA INTERNET - Para comemorar a estréia do Titanic na televisão brasileira, a rede Telecine está realizando nova promoção no seu site. A Telecine vai dar cem kits com livros de capa dura "Titanic - o Naufrágio" do autor Leo Marriot, editado pela Record, e CDs com a trilha sonora do filme para quem responder de forma mais criativa à pergunta: " Qual a emoção de rever Titanic na Telecine?"
* PARA A INTERNET - A Editora Abril decidiu voltar à briga das publicações para informática, depois do fechamento da Exame Informática. Como a onda agora é a Internet, a empresa vai lançar a Revista da Web!, que será lançada em outubro próximo com 450 mil exemplares.

Anúncios criados pela Propeg para o Prêmio Promoção e veiculados na edição impressa da Janela.