Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
FCB Worldwide absorve Bozell, que se junta no Brasil à Giovanni
Agências participantes do grupo internacional True North, a Bozell
acaba de se integrar à operação da FCB Worldwide que, com um faturamento global de US$
8 bilhões, se torna este ano a 15ª maior rede de agências de publicidade em todo o
mundo.
No Brasil, o resultado da fusão é que a Bozell que também tem entre suas
acionistas a Publicis Norton desapareça, com suas contas sendo integradas à
operação brasileira da FCB, atualmente junto com a agência brasileira Giovanni.
Esta quinta-feira, em São Paulo, o presidentes da Giovanni,FCB, Paulo Giovanni, almoçou
com o presidente da Bozell no Brasil, Francisco Borghoff, para oficializar o futuro
operacional das duas agências. No final da tarde, os dois emitiram o seguinte comunicado:
"A partir de hoje, as operações internacionais da FCB e da Bozell serão combinadas
e a nova empresa será FCB Worldwide. No Brasil, a estrutura operacional da Bozell será
incorporada à da Giovanni, FCB, que terá seu nome mantido e, além dos seus 27 clientes,
vai atender também os 14 clientes da Bozell. Conforme comunicado enviado hoje pela
manhã, por Brendan Ryan, nomeado CEO após a fusão, aos funcionários do Grupo True
North e à imprensa internacional, as duas empresas têm agora um faturamento global de $
8 bilhões, sendo 60% do faturamento no mercado dos Estados Unidos e 40% no restante do
mundo. Com isso, torna-se quinta maior agência do mundo e a primeira dos Estados
Unidos."
Speroni junta operação com agência Ferrari
Desde a última segunda-feira, 6 de setembro, a agência Speroni,
fundada por Clóvis Speroni e Luciana Vasconi, passa a se apresentar como Speroni, Ferrari
& Associados, resultado da sua união com a Ferrari Propaganda, dirigida pelos
publicitários Ângelo Ferrari e Ângelo Ferrari Jr.
A nova agência está funcionando no mesmo endereço da Speroni original, em Laranjeiras.
Artplan fecha com Falsfein
O diretor de arte Jorge Falsfein, que em agosto havia deixado a V&S
(agência na qual também atuou como diretor de criação), foi contratado esta semana
pela Artplan.
No seu currículo também constam Thompson, GR.3 e Contemporânea.
Thompson-Rio ganha Alitalia
Sérgio Silveira, V.P. da J.Walter Thompson Rio, comunica que a agência
acaba de ganhar a conta da companhia aérea italiana Alitalia, que era atendida pela Casa
da Criação. A Thompson-Rio cuidará da conta até dezembro, quando a Alitalia se
transfere para São Paulo e passa a ser atendida pelo escritório paulista da agência.
O primeiro trabalho da JWT para o cliente será comunicar o acordo operacional firmado
entre a Alitalia e a KLM.
Master Promo tem novos clientes
A Master Promo, braço promocional da Master Comunicação, acaba de
conquistar três novos clientes em São Paulo: a Kodak Polychrome Graphics (que está
lançando um centro de treinamento), a Warner Bros. e a Fox Film. Para estes últimos a
Master Promo vai desenvolver estratégias promocionais para o lançamento de filmes.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos
aniversários do mercado:
11/09, Sábado: Carlos Campana, José Monserrat Filho;
12/09, Domingo: Cristóvão Martins (Diretor de Criação da Speroni), Fernando Luis dos
Santos (Atendimento);
13/09, Segunda-feira: Antônio Torres;
15/09, Quarta-feira: Cláudia Strulberg (Diretora de Criação da Prime), Marion Green;
16/09, Quinta-feira: Linda Peixoto (Diretora de Operações da Stilo), Cláudio Lethieri
(Executivo de Contas da Pubblicare);
* FORA DA HISTÓRIA - A V&S informou à Janela que não participou da concorrência
pela conta da Gazeta Mercantil no Rio, ao contrário do que foi publicado na semana
passada pela Janela, a partir de informações enviadas em comunicado da Speroni, nova
responsável pela conta. E falando em V&S, a agência passou a cuidar da conta do
Museu de Arte Moderna do Rio.
* MASSA - A conta das massas Barilla, que já era atendida pela Young & Rubicam
internacionalmente, alinha-se no mercado brasileiro, entrando para a agência.
Cartas
Da Diretoria da DPZ-São Paulo:
"Nesse começo de semana, mais uma vez, o Caderno de Propaganda e Marketing
publica, na primeira página, uma notícia de título "A Havas quer comprar a
DPZ" - como se a DPZ estivesse à venda.
Parece que alguns jornalistas foram tomados por um frenesi de noticiar a venda da DPZ para
algum grupo estrangeiro.
Temos de repetir mais uma vez: a DPZ não está à venda; a DPZ apenas é composta de
pessoas bem educadas, que não recusam receber outros profissionais que querem se instalar
no Brasil. Há uma grande diferença entre uma coisa e outra.
A DPZ vem recebendo propostas há 31 anos - até mesmo antes de ser fundada.
Mantemos relações com todas as agências do mundo, por isso podemos nos orgulhar de ser
a agência mais internacional operando no Brasil - mais internacional do que as próprias
multinacionais.
Nossa preocupação fundamental é continuar servindo bem nossos clientes, fazer grandes e
memoráveis campanhas, continuar crescendo, tendo os melhores profissionais, em todas as
áreas, trabalhando conosco.
Esse é o nosso foco - e é isso que nos faz desejáveis. Não só por grandes grupos
internacionais, mas, principalmente, pelos melhores anunciantes do país."
Roberto Duailibi
Francesc Petit
José Zaragoza |
|
|
Anúncios criados pela Propeg para o Prêmio Promoção e veiculados na edição impressa da Janela. |
|