Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/SET/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sebrae cancela sua licitação no Rio

O Sebrae RJ cancelou sua concorrência publicitária, frustrando as 13 agências que já haviam entregue seus documentos: Artplan, DPZ, Calia Assumpção, Giovanni FCB, JVA, JWT, McCann, Publicis Norton, Professa, Standard, Tática, V&S e Via 4.
A assessoria de imprensa do Sebrae justificou o cancelamento pela "nova orientação" do Sebrae Nacional de estabelecer o percentual das verbas de publicidade das unidades regionais. Assim, a verba do Sebrae RJ caiu de R$ 5 milhões para R$ 1,5 milhão e a entidade carioca terá que adequar a licitação à nova realidade.

Speroni conquista parte carioca da Gazeta Mercantil

A conta da Gazeta Mercantil no Rio de Janeiro está agora na Speroni, depois do final da relação com a Fischer América. O conquista foi através de concorrência, da qual também participaram a Cult e a V&S.
Além de trabalhar a imagem institucional do jornal, a Speroni vai cuidar também da comunicação da Gazeta do Rio.

Cult traz de volta Soutto Mayor e muda diretoria e atendimento

Com a saída de Cláudia Rabello da direção de atendimento da Cult, Arnaldo Cardoso Pires, seu presidente, aproveitou para reformular toda a equipe. Ele trouxe de volta seu ex-diretor de planejamento Marcelo Soutto Mayor, para ser o novo diretor executivo da casa.
A primeira tarefa de Soutto Mayor será reorganizar o atendimento. No momento, ele está selecionando novos profissionais para comandar os novos núcleos de contas que estão sendo formados a partir do planejamento estratégico que ele vai desenvolver para a empresa.

Natal tem evento de comunicação

Com uma palestra do publicitário Roberto Medina, diretor da agência Artplan do Rio de Janeiro, será aberto nesta sexta-feira, dia 3, em Natal (RN), o I Mix de Comunicação, cujo tema central é "A Comunicação Empresarial na virada do século". O evento, realizado pela Armação Propaganda, Bert Jornalistas Associados e Eventos Brasil, segundo o publicitário Jener Tinoco, um dos seus coordenadores, é o mais importante realizado no Rio Grande do Norte nos últimos dez anos e um dos maiores do Nordeste no mesmo período.
Em sua palestra, Roberto Medina falará sobre "O evento como gerador de negócios", destacando ainda suas recentes campanhas para o BarraShopping e a campanha do 31 da Telemar. No sábado, haverá o debate "Mercado publicitário e criatividade - Verdades e mentiras da propaganda", com Pyr Marcondes, editor do jornal Meio & Mensagem, enquanto no domingo, dia 5, Victor Knijnik, diretor de criação da Fischer América Dez, falará sobre "A globalização e a regionalização da linguagem publicitária".
O encerramento do I Mix de Comunicação será com Lula Vieira, diretor da V&S, falando sobre "A criação na propaganda brasileira nesta virada do século".

McCann-Rio tem novos criadores

A McCann Erickson do Rio de Janeiro começou o mês de setembro com uma troca de 5 criadores. O premiado Marco "Gaúcho" Ferreira, que havia deixado a V&S em agosto, nem chegou a ficar muito tempo parado, estreando na agência para completar a dupla com a diretora de arte Alessandra Sadock, que já deixou a Staff na semana passada se preparando para a nova casa.
Além deles, entraram na equipe de criação dirigida por Luis Nogueira os redatores Mauro Amaral e Mônica Araújo e o diretor de arte Luiz Henrique Londres.

Produtora Up contrata Rosenthal como diretor

O diretor de comerciais Adolfo Rosenthal, que desativou a sua produtora Noir, acaba de assinar exclusividade com a produtora Up Rio, sucessora da produtora carioca Blow Up.
Com isso, a Up passa a trabalhar com três diretores. Além de Rosenthal, o Vinicius "Vinicão" Gagliardi e Oswaldo Zanetti.

Bahiense comemora virada da agência

O publicitário Roberto Bahiense, ex-presidente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda, está comemorando um ano e meio de fundação da sua agência Bahiense e Associados considerando que vive, hoje, um de seus melhores momentos, com "intensa e significativa atividade profissional".
A Bahiense conquistou nos últimos 3 meses as contas do Rio Shopping Jacarepaguá, Banco Modal e Pictet Modal Asset Management. E está trabalhando, há 1 mês, para a Cerj - Companhia de Eletricidade do Rio de Janeiro. O acordo operacional com a AD/Advertising, São Paulo, do Christian Rezende Cavalcanti (Avis, Gree, Sherwin-Williams/Colorgin), está sendo renovado. E a agência desenvolveu importantes parcerias com a Vanzulli y Asociados, de Buenos Aires, responsável, entre outras, pelo atendimento da"Yamaha Motor Argentina.
Na área profissional, foram contratados Camila Melo, Ricardo Brautigam e Lucas Bori para a criação.

Yes junta-se com Cia.Ilustrada

A produtora carioca de comerciais Yes-Rio (dirigida por Caio Abreia e Leonardo Servolo) está comunicando que se fundiu à produtora paulista Cia.Ilustrada (dirigida por Ricardo "Gordo" Carvalho, Ralph Strelow, Oscar Rodrigues Alves e Dainará Toffoli).
No Rio, a nova empresa atenderá pelo nome de Yes/Cia.Ilustrada e em São Paulo, Cia.Ilustrada/Yes.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
03/09, Sexta-feira: Clóvis Speroni (Diretor de Atendimento da Speroni), Ricardo Novaes (Diretor de Criação da Ícone), Andrea Carantzis (Diretora de Atendimento da Ferrari);
04/09, Sábado: Manolo Rodrigues Garcia, Cândida Quadrelli (Supervisora de Contas da Speroni);
05/09, Domingo: Célia Botelho (Diretora da Set TV Cine), Jacques Galinkin (Diretor de Criação da JG);
06/09, Segunda-feira: Gabriela Bahadian (Supervisora de Contas da V&S);
07/09, Terça-feira: Ana Maria Granado (Diretora de Mídia da Exemplo), Antônio Batista Simões (Gerente Comercial da Sima), Cid Pacheco (Consultor de Marketing), Elaine Magliano (Diretora de Operações da Cm), Luiz Carlos Cunha (Supervisor de Criação da Luz), Paulo Rolf (Dir.Presidente da Ronson), Reginaldo Bessa, Sônia Regina Olival (Diretora de Atendimento da Prime), Alexander Moura (Diretor de Arte da Mix Marketing);
08/09, Quarta-feira: Alessandra Sadock (Diretora de Arte da McCann), Toni Lourenço (Redator), Zaldinir Zanatta (Diretor Geral de Operações da Zanatta);
09/09, Quinta-feira: Edilson Leitão (Diretor de Contas da V&S), Cristiani Palhares (Supervisora de Contas da Giovanni,FCB), Daniele de Castro Alves (Supervisora de Criação da Speroni);
* TRISTEZA - O câncer venceu Maria Fernanda Jorge, que faleceu esta semana depois de resistir à doença por durante dois anos. Fernanda, depois de trabalhar na Standard, na Abril e na Artplan, foi responsável pelo marketing da Bradesco Seguros nos últimos anos, merecendo do Prêmio Colunistas Promoção Rio o título de Profissional de Promoção do Ano.
* CONTAS NACIONAIS - Grandes trocas aconteceram esta semana no mercado brasileiro. A Helios Carbex entregou sua conta para a F/Nazca. A Talent Biz foi consagrada como vencedora da badalada concorrência pelo O Boticário (que ficou 12 anos na W/Brasil), de R$ 22 milhões, vencendo as finalistas Fischer América e Young & Rubicam. E na Embratur, a baiana Pejota confirmou-se como dona da conta nacional, ficando a parte internacional com a Artplan Prime, de Florianópolis. A verba é de R$ 3 milhões até o final do ano, mas em 2000, deve ficar em torno de 17 milhões.
* NOVOS RUMOS - Sílvia Barros deixou a gerência de marketing do Barrashopping.
* FAZENDO AS MALAS - A Contemporânea já decidiu que até outubro está em novo endereço. A agência abre mão do casarão do Cosme Velho para buscar um modelo que permita maior integração entre a equipe, que está crescendo.