Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Eppinghaus vence eleição do CCRJ
|
André Eppinghaus |
André Eppinghaus, redator da agência J.Walter Thompson,
é o novo presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro, eleito na última
segunda-feira por 11 votos de diferença do candidato Paulo Castro, diretor de criação
da V&S.
Numa eleição marcada lamentavelmente pelo desinteresse dos criadores cariocas, apenas
138 profissionais compareceram à Churrascaria Estrela do Sul para depositar seus votos,
cerca de 30% a menos do que os quase 200 que chegaram a se recadastrar como eleitores do
Clube. A chapa de André Eppinghaus somou 73 votos contra 62 da chapa de Paulo Castro.
Três votos foram anulados: um em branco, outro para os dois candidatos simultaneamente e
o terceiro, preenchido a mão, para o presidente que se despediu do Clube, Sérgio de
Paula.
Empossado imediatamente, Eppinghaus, já no dia seguinte da eleição começou a adaptar o
site localizado em www.ccrj.com.br, que
mantinha a plataforma de sua chapa, para ser o endereço real do próprio clube. A meta do
novo presidente do CCRJ é colocar no site todas as questões que precisam ser votadas
pelos criadores cariocas, simplificando processos como o de convocar assembléias
extraordinárias a que poucos profissionais comparecem.
Entre os temas que devem entrar em discussão está a volta ou não do direito de voto dos
profissionais ligados aos fornecedores de criação, como fotógrafos e diretores de
comerciais. A última diretoria do CCRJ reformulou os estatutos restringindo o direito de
voto no clube apenas a redatores, diretores de arte e diretores de criação.
Esta sexta-feira, os diretores eleitos estarão se reunindo para definir as prioridades do
novo CCRJ. Segundo Eppinghaus, a única coisa que vai ficar faltando para a nova equipe
iniciar os debates é Sérgio de Paula, o presidente que encerrou seu mandato, transferir
para ela toda a documentação arquivada da entidade.
Castro cura ressaca da eleição com nova
campanha para o Rio
Apesar de não ter sido eleito para a presidência do CCRJ,
Paulo Castro, diretor de criação da agência V&S, teve o que comemorar esta semana.
Ele foi o convidado especial da noite de homenagens de uma boate carioca que está
reunindo semanalmente publicitários, e viu o lançamento nacional de uma nova campanha do
Rio Convention & Visitors Bureau para promover a cidade, com o tema "Visite o
Rio".
Produzida pela Atmosfera, com direção de Libero Saporetti, a campanha é composta por
quatro filmes de humor que, além de mostrar diversos pontos turísticos da cidade,
incentiva todas as pessoas, de todos os lugares, a visitarem o Rio, destacando a beleza, a
cultura e o clima da cidade. No comercial "Aeromoça", por exemplo, a atriz, na
ação clássica de mostrar para os passageiros os procedimentos de segurança, diz, no
meio de sua fala: "Este avião dispõe de saídas na frente, no meio e na cauda. Em
caso de olharem a beleza do Rio pela primeira vez seus queixos cairão automaticamente.
Coloque a mão assim, de baixo pra cima, de baixo pra cima...".
A criação foi de Paulo Castro, Paulo Costa e Renata Curado, tendo Cláudia Vidal e
Isabela Velloso no atendimento e Alexandre Raulino na aprovação.
A V&S, aliás, foi uma das agências cariocas que melhor aproveitou com anúncios de
oportunidade o tema o fim do mundo. Para a revendedora Mercedes AGO, o anúncio teve o
título: "Classe A em 36 fixas de R$ 795,00. E se Nostradamus acertar, você só paga
a primeira.". Para a Losango, uma administradora de empréstimo pessoal, o anúncio
saiu em São Paulo no dia seguinte. O título foi "Se você saiu torrando seu
dinheiro pensando que o mundo fosse acabar, passa na Losango.".
Os anúncios foram criados por Álvaro Rodrigues, Adriano Matos, Luís Cláudio
Salvestroni e Tico Moraes.
Jairo Carneiro assume Abap-Rio
O ex-presidente da ABP, Jairo Carneiro, é o novo
diretor-executivo do capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de
Publicidade, ampliando as suas atividades associativas no Rio de Janeiro, que incluem até
outubro a presidência do Festival de Publicidade da ABP.
Jairo, que traz no currículo a experiência de ter trabalhado em grandes empresas (como
veículo a Editora Abril e como agência a MPM) estava até recentemente como diretor de
operações da agência carioca Cult, e foi contratado pela nova diretoria presidida por
Arnaldo Cardoso Pires com o propósito de expandir a atuação da entidade no mercado
carioca, através de ações como a realização de uma ampla programação de seminários
e eventos de aprimoramento técnico.
|
Maurício Schmidt vira cliente no Casashopping
O gerente do escritório carioca da Z+G Grey, Maurício
Schmidt (ex-Giovanni, Cult e Thompson-Lisboa), está deixando a agência para se tornar
cliente, assumindo a recém-criada Diretoria de Marketing do Casashopping, o shopping
center carioca especializado em decoração.
A contratação de Maurício -- que tem grande experiência na área de varejo -- faz
parte dos novos projetos do Casashopping de se reposicionar perante os cariocas, inclusive
investindo mais em comunicação para ampliar a sua participação no mercado.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre
para comemorar os próximos aniversários do mercado:
20/08, Sexta-feira: Christiana Menezes (Supervisora de Atendimento da
Contemporânea);
21/08, Sábado: Roberto Medina (Presidente da Artplan);
22/08, Domingo: Edson de Godoy Bueno (Diretor-Presidente da Amil), Marisa Menezes
(Diretora da Novamente);
23/08, Segunda-feira: Gustavo Bragança, Homero Pacheco Fernandes, José Henrique
Fonseca (Diretor da Conspiração), Paulo Netto (Diretor de RTVC da Giovanni,FCB),
Patrícia Siqueira (Executiva de Contas da Doctor), Aline Salles (Coord. Atendimento da
Publicis.Norton);
24/08, Terça-feira: Affonso Vianna (Diretor Presidente da Sima), Cláudia
Duailibi (Ex-Diretora de Criação da DPZ);
25/08, Quarta-feira: Antonino Brandão (Diretor de Atendimento da McCann
Erickson), Biafrão (Elzemar de Oliveira, Atendimento da Prodigital), Ubirajara Lins
(Diretor de Atendimento da Luz);
26/08, Quinta-feira: Mitizy Olive Kupermann, Nádia Delmar (Executiva de Contas
da Salles DMB&B);
* NOVA CONTA - Depois de conquista a conta da Transportadora Fink, a Casa
da Criação conquistou a conta da APSA, uma das maiores administradora de imóveis do
país.
* MÍDIA SUBTERRÂNEA - O Metrô-Rio vai ampliar sua oferta de espaços
de mídia, e está lançando o projeto "Metrô Rio-Mídia" com um coquetel na
sua sede da Presidente Vargas, no próximo dia 26 de agosto, às 20h.
* PÁGINA DE CASA - O fotógrafo Daniel Geller está com nova Home page.
O endereço é https://www.geller.com.br.
* MAKING PHOTO - Ayrton Camargo é o mais novo colaborador da excelente
revista Photo & Camera, que chega ao seu número 3 mostrando 10 páginas do trabalho
dele. Ayrton conta na revista que a partir do próximo número estará mostrando
making-ofs de produções fotográficas.
|