Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 06/AGO/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Governo do Rio homologa agências e passa briefing pedindo alto astral

Chegou finalmente ao seu desfecho o impasse ocorrido na concorrência pela conta do Governo do Rio, a partir da proposta da agência Premium - não classificada - de conceder um desconto de 50% sobre os percentuais cabíveis de honorários de veiculação e produção. Estes valores, que segundo consenso no mercado inviabilizariam a operação das contas, também contrariariam as normas estabelecidas pelo Cenp, o conselho fiscalizador da atividade publicitária.
A solução veio com a desistência formal da agência Premium do valor proposto, permitindo que o Governo Garotinho fechasse com suas sete agências - Artplan, Cult, Fischer América, Giovanni FCB, Internad, Standard e V&S - um percentual de desconto de 25%, que, reduzindo a comissão de veiculação à taxa de 15%, a manteria dentro das definições das Normas Padrão.
Aproveitando a decisão, o Governador Anthony Garotinho reuniu na última terça-feira os diretores de todas as suas agências para a primeira passagem oficial de briefing. No encontro, ele reafirmou que seu governo dará mais ênfase nas realizações de cunho social do que o governo anterior. Demonstrando otimismo, Garotinho adiantou que espera da área de comunicação do seu governo uma linguagem franca e de alto astral, para colaborar com a recuperação da auto-estima do carioca.
A partir desta semana, as agências estarão entrando em contato com os órgãos responsáveis pelas áreas abrangidas pelos seus respectivos grupos, recebendo os briefings específicos para o desenvolvimento das primeiras campanhas oficiais do Governo depois do resultado da licitação.

Eleição do CCRJ terá apenas dois candidatos

Somente Paulo de Castro e André Eppinghaus se apresentaram como candidatos à presidência do Clube de Criação do Rio de Janeiro até o último dia 3 de agosto, prazo definido como limite para o surgimento de candidaturas. No próximo dia 16, segunda-feira, das 10h às 22h, na Churrascaria Estrela do Sul do Shopping Rio Off-Price, uma urna aguardará os votos dos criadores que tenham se recadastrado na entidade.
Até o momento, apenas 200 profissionais preencheram a ficha colocada à disposição no happy-hour promovido no próprio dia 3, na boite Skipper, especialmente para o recadastramento dos criadores cariocas. Considerando que em sua época de maior atividade o CCRJ já contou com mais de 800 profissionais cadastrados, o número previsto de votantes, até o momento, ficou muito abaixo das expectativas dos candidatos, deixando a sensação de desinteresse do mercado carioca sobre o destino da associação.
Para dificultar ainda mais a definição do futuro do clube, foi cancelado o debate previsto para o dia 9 de agosto entre os líderes das chapas concorrentes, por falta de local disponível. Até o fechamento desta coluna, os dois candidatos ainda não haviam conseguido definir uma nova data para debater suas propostas com o mercado.

Ercílio Tranjan assume criação da Propeg-Rio

Ercílio TranjanO criador paulista Ercílio Tranjan (foto) é o novo diretor de criação do escritório carioca da agência Propeg. Ele foi apresentado à imprensa especializada através de um coquetel na agência na última quarta-feira. No próximo dia 16 ele toma posse no cargo que vinha sendo acumulado há mais de seis meses pelo diretor geral da Propeg-Rio, Ronaldo Conde (que também é criador), desde o pedido de demissão de Eduardo Corrêa da agência e do retorno à Bahia do interino Helmut Gondim.
Com um currículo gigantesco em suas costas -- já foi diretor de criação de várias agências de grande porte -- Ercílio era até recentemente sócio do escritório paulista da agência Contemporânea. Para assumir o novo cargo, ele está se mudando para o Rio de Janeiro com armas e bagagens.

Provídeo muda de nome para produzir comerciais

A finalizadora Provídeo, dirigida por Otávio Escobar, mudou tudo para se adaptar aos novos tempos do mercado carioca. Com o novo nome de Prodigital, ela inaugura na próxima sexta-feira, 13, seu novo escritório na Rua Abade Ramos 65, no Jardim Botânico, voltada agora também para a produção de comerciais.
Para desenvolver este mercado, a Prodigital contratou dois conhecidos profissionais cariocas: Anita Olivares (ex-Richers) e Elzemar "Biafrão" de Oliveira (ex-McCann e Z+G Grey).

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
06/08, Sexta-feira: Eduardo Castro (Diretor de Arte da Agência da Casa), Mauro Salles (Diretoria de Operações da Salles DMB&B);
07/08, Sábado: Jonas Suassuna (Diretor Presidente da Gol Records), Ângela Cordeiro (Diretora de Contas da Artplan);
08/08, Domingo: Mauro Risch (Diretor da Artephoto), Ulysses Santos (Diretor de Mídia da Genesis);
09/08, Segunda-feira: Antônio Cláudio Silva (Diretor de Atendimento da Diretrizes), Clézia Toledo (Diretora de Atendimento da Elan Garden), Luis Paulo Saade Montenegro (Ibope), Roberto Civita (Diretor Presidente da Editora Abril), Gabriella Guerra (Supervisora de Contas da Giovanni,FCB), Cláudio Souza e Silva (Diretor de Criação da Diretrizes);
10/08, Terça-feira: Maurício Costa Leite (Diretor de Arte);
11/08, Quarta-feira: José Luis Vaz (Diretor de Arte da McCann Erickson), Vicente Nolasco (Diretor de Arte da Propeg Rio);
* SMITHKLINE - O presidente da Propeg-Rio, Rodrigo Sá Menezes, informou esta semana que conquistou o lançamento publicitário e de imprensa de dois produtos éticos do laboratório SmithKline Beecham. A conta do anunciante também é atendida no Rio pelas agências Giovanni, FCB e Standard Ogilvy & Mather.
* NA CASA - O diretor de arte Heleno Bernardi foi contratado como diretor de criação da Casa da Criação.