Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 30/JUL/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Petrobras passa a trabalhar por jobs com suas três agências

A Petrobras confirmou na última sexta-feira, às 3 horas da tarde, a informação dada em primeira mão na véspera pela edição on-line da Janela sobre as agências vencedoras da sua licitação publicitária. Foram analisadas propostas de 14 concorrentes: Agnelo Pacheco, Artplan, Contemporânea, DPZ, Fischer América, Giovanni FCB, NewcommBates, Propeg, Publicis Norton, Salles DMB&B, SMP&B, ST, Standard e V&S
A conta da empresa, no valor de R$ 72 milhões, que vinha sendo atendida por duas agências -- Propeg e Artplan --, passa a estar sob os cuidados de três agências: Propeg (que continua na conta), DPZ (que também tem parte da conta da BR Distribuidora) e a Contemporânea.
Além da novidade de contar com mais uma agência, a Petrobras estará inovando também na forma de se relacionar com as três. Até então, a Propeg cuidava exclusivamente da área institucional, cabendo à Artplan a comunicação dos postos de atendimento. A partir de agora, a Petrobras trabalhará pelo sistema de jobs, com as três agências podendo criar para qualquer um dos segmentos da empresa. A expectativa da Petrobras, naturalmente, é que a competitividade estimule as agências a buscarem o máximo na sua prestação de serviços.
Pelo resultado oficial, a DPZ ficou em primeiro lugar com 97,6 pontos, seguida da Propeg (com 96,6 pontos) e da Contemporânea (com 94,5). Apenas mais seis agências foram consideradas classificadas na área técnica, por terem somado acima de 80 pontos. Pela ordem de classificação: Publicis.Norton (91,4), ST (89,5), Fischer América (88,5), Artplan (88), Standard (87,2) e Giovanni,FCB (80,9).
Fizeram parte da Comissão de Licitação Luís Eduardo Paschoal Basto, Carlos Leonam, Eraldo Carneiro da Silva, Marcos Nunes de Oliveira, Milton Costa Filho e Sérgio Bandeira de Melo, todos da própria Petrobras, além de, como representantes de outros órgãos do Governo Federal, Rosa Maria de Oliveira Bueno, do Banco do Brasil, e José Teixeira de Almeida Jr., da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
30/07, Sexta-feira: Marcia Brito (Diretora de Atendimento da Message), Nilton Ramalho (Ilustrador);
31/07, Sábado: Rynaldo Gondim (Redator da Giovanni,FCB);
01/08, Domingo: Aroldo Araujo (Dir.Presidente da Aroldo Araujo), Bia Pinilla (Supervisora de Contas da Artplan), Carlos Alberto Vizeu (Diretor da Teletape ), Dil Thomé, Marina Rodrigues, Marcelo Felício (Redator da Speroni);
03/08, Terça-feira: David Luis Almiron (Diretor de Atendimento da Eco), Franco Paulino (Redator), Leirton Júnior (Diretor de Criação da W/9+D);
04/08, Quarta-feira: Gilberto Garcia (Diretor de Mídia da Contemporânea), Marcos Pedrosa;
* EXPECTATIVA - Resolvida a concorrência da holding Petrobras, o mercado passa a ficar esperando a disputa da BR Distribuidora. Os contratos com suas agências terminam este mês de agosto.
* ENCONTRO DE LÍDERES - Esta sexta, Aías Lopes, presidente do Sindicato das Agências do Rio, é anfitrião de um almoço no Satiricon para comemorar os 51 anos desde que a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho. O encontro também abre a reunião que o Rio sediará entre diversas lideranças publicitárias, como os presidentes das Abap regionais e membros da Fenapro, para estabelecer os critérios para a emissão dos certificados do Cenp-Comitê Executivo das Normas-Padrão às agências de propaganda, em vigor a partir de setembro próximo.
* SEMINÁRIO - Falando em Cenp, a entidade está programando, em conjunto com a Abap-Rio, um seminário aberto a agências, anunciantes e veículos para esclarecer sobre o que muda na propaganda brasileira a partir da emissão destes certificados.
* TROCA-TROCA - A Souza Cruz vai trocar mais uma vez seu diretor de marketing. Depois de Francisco Barreto, que foi para Londres, Juarez Queiroz deixa o cargo para assumir a diretoria de marketing da Telemar.
* NU - A produção do comercial "Casal", criado pela Década para a Alfazema Suissa é assinada pela produtora Atmosfera. Dirigido por Libero Saporetti, o comercial mostra um casal nu trocando carícias entre blocos de gelo.
* CARNE E CRIAÇÃO - Esta sexta-feira, 30, o almoço na Churrascaria Estrela vai ter um preço especial de R$ 17,00, para estimular a presença do mercado, já que os membros das chapas concorrentes ao CCRJ — lideradas por Paulo Castro e André Eppinghaus — prometeram estar presentes para se apresentar.
André Pedroso
André Pedroso
* SARI SARI - André Pedroso, diretor de criação da Fischer América/Rio, foi o escolhido para inaugurar a série de homenagens — batizada de PropadArt — que a boate Sari Sari, do Leblon, resolveu fazer aos destaques da publicidade do Rio de Janeiro. O PropadArt com Pedroso vai acontecer no próximo dia 4 de agosto, a partir das 23 horas.
* PONTE VIRTUAL - A Intervalo Produções produziu para a Rapp Collins e seu cliente Berlitz o seu primeiro filme desde que estabeleceu escritório em São Paulo. Inteiramente em computação, teve o briefing foi pego na agência na capital paulista, os desenhistas acionados no Rio e o material desenhado transmitido via Internet para São Paulo, onde foi editado e finalizado". Quem quiser conferir as imagens, elas estão em www.intervalo.com/berlitz.
* SAMBA DO COLUNISTA DOIDO 1 - Esta quinta-feira foi dura para o mercado publicitário. A coluna "Head Hunter", do Jornal do Commercio, publicou, sob o título "Mudanças na Propaganda", a informação: "Está confirmado. Rodrigo Sá Menezes, ex-Contemporânea, está negociando sua ida para o comando da Propeg, em São Paulo". Rodrigo, fundador e presidente da Propeg há mais de 20 anos, não deve ter entendido nada.
* SAMBA DO COLUNISTA DOIDO 2 - Pior, porém, foi a coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil. Estava lá que a Telemar e a Ambev querem acabar com uma das "mamatas" das agências de publicidade: a comissão por veiculação (!!!!). Seria bom o pessoal do comercial do jornal informar ao seu principal colunista de economia que comissão por veiculação é a remuneração legal das agências no mundo inteiro há várias décadas. E aproveitar para esclarecer a diferença entre essa comissão e a bonificação por volume, alvo provável de uma eventual atitude da Telemar... E que, aliás, também é praticada normalmente por quase todos os veículos brasileiros, sendo totalmente inadequada a pecha de "mamata".
* SAMBA DO COLUNISTA DOIDO 3 - Também, isso é no que dá as lideranças do mercado terem aceitado passivamente o fim das colunas especializadas em propaganda nos grandes jornais, achando que qualquer um pode escrever sobre o assunto.

CARTAS

De Alberto Lopes e José De Mingo, diretores da Premium:
"Caro Márcio,
Referimo-nos a matéria publicada na sua coluna de 23 de Julho no MONITOR MERCANTIL para esclarecer que o "imbróglio" na abertura dos envelopes da Proposta de Preços a Licitação das contas do Governo do Estado do Rio de Janeiro foi criado pelo próprio Edital, uma vez que a nossa proposta obedeceu os parâmetros estabelecidos no próprio. Dessa forma, não houve nenhuma intenção de nossa parte em prejudicar as demais participantes.
Cordialmente,
Premium Propaganda S/A"