Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Candidatos ao CCRJ não querem eleição sem
conhecer as regras
Na próxima terça-feira, 20, Paulo Castro e André
Eppinghaus, candidatos à presidência do Clube de Criação do Rio de Janeiro, estarão
almoçando com o atual presidente da entidade, Sérgio de Paula - que ainda está
estudando se se candidata à reeleição -, para definir uma prorrogação na data marcada
para a votação (3 de agosto) até que todo o mercado saiba as regras da disputa.
Não tendo sede nem secretaria, o CCRJ acabou vendo ao longo das últimas gestões
desaparecerem praticamente todos os seus documentos. O estatuto do Clube, por exemplo,
não foi atualizado legalmente no decorrer dos anos para permitir que a entidade se
estabeleça como pessoa jurídica capaz de abrir conta bancária ou alugar um imóvel.
Para piorar a situação, as últimas diretorias do Clube perderam as condições de
informar aos eventuais candidatos quais os profissionais cariocas que estão habilitados a
votar em suas eleições, já o CCRJ não atualizou as listagens dos recadastramentos
realizados até hoje. A falta de registros anulou até mesmo o direito adquirido de
sócios antigos.
Ao ser fundado, o Clube de Criação do Rio abrigava publicitários de criação e
produção, tanto das agências de propaganda como de fornecedores especializados. Em
1998, durante a gestão de De Paula, foi convocada uma assembléia com a proposta de
restringir o voto aos diretores de criação, redatores e diretores de arte das agências
cariocas, retirando assim o direito de os profissionais de produtoras votarem e se
candidatarem a cargos de direção na associação. Esta proposta, comentou-se na época,
foi aprovada. Infelizmente, porém, não há registro de ata desta assembléia, o que tem
levado alguns criadores cariocas a questionarem a sua legitimidade.
Durante esta semana, no grupo de mensagens Janela-Net, retomou-se o tema sobre a
necessidade de o Clube não apenas promover um debate aberto entre os candidatos, para que
as propostas de cada um sejam conhecidas pelo mercado, como de realizar mais um
recadastramento de seus eleitores.
Como eu posso entrar numa disputa eleitoral sem saber quem está votando?",
pergunta Paulo Castro, diretor de criação da V&S. É o mesmo temor ocorrido em todas
as últimas eleições, de que criadores desconhecidos possam aparecer no dia da votação
apenas para favorecer um ou outro candidato.
Sérgio de Paula, cujo mandato deveria ter-se expirado em abril último, garantiu à
Janela que sua preocupação agora é de realizar uma eleição que fortaleça o Clube.
Por isso, disse, só marcará uma nova data assim que houver consenso sobre as regras com
todos os demais candidatos.
Abap-Rio empossa Cardoso Pires com apoio da
Abap-Brasil
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Clovis Speroni, Arnaldo Cardoso Pires e Marcelo Gorodicht, os novos diretores da ABAP-Rio. |
Arnaldo Cardoso Pires, presidente da Cult, já é
oficialmente o novo presidente do capítulo carioca da Associação Brasileira de
Agências de Publicidade. Ele foi empossado esta última segunda-feira, 12/07, juntamente com os
diretores Marcelo Gorodicht, presidente da Fischer América-Rio, e Clóvis Speroni,
presidente da Speroni.
Cerca de 300 publicitários cariocas estiveram presentes à solenidade e ao coquetel
realizados no Copacabana Palace, atendendo à convocação do presidente nacional da
entidade, Flávio Faveco" Corrêa. Na ocasião, Corrêa salientou que espera
contar com o apoio das agências cariocas para o fortalecimento das campanhas que a Abap
está realizando nacionalmente, já que, segundo suas palavras, é impossível haver
uma Abap forte sem a participação do Rio".
A seguir, o discurso de posse de Arnaldo Cardoso Pires:
A Comunicação, o Futuro e o Rio; não
necessariamente nesta ordem
Poucas pessoas se dão conta do papel exercido
pela Propaganda na sociedade.
A imagem de um mercado "glamuroso", povoado por gente moderna e por idéias
geniais, às vezes esconde de nós mesmos, a importância desta atividade que, há mais de
50 anos financia a informação, o entretenimento e a cultura que a maior parte da
população brasileira tem acesso.
Televisão e rádio não existiriam sem a Propaganda. Jornais e revistas custariam pelo
menos cinco vezes mais, reduzindo-se tanto o nível quanto a abrangência da informação.
Além disso, presta um inestimável serviço à democracia, viabilizando a gestão da
mídia pela livre iniciativa.
Seria impossível imaginar qualquer sociedade desenvolvendo-se sem esta realidade, num
tempo em que a informação é a melhor matéria-prima para o aprimoramento das pessoas.
Em função das novas tecnologias que estão permitindo um desenvolvimento fantástico na
comunicação, alguns estudiosos estão comparando este momento de virada do milênio com
o século 18, quando houve a revolução industrial.
A "Revolução da Comunicação" determinará mudanças no relacionamento entre
as pessoas, entre as empresas e, consequentemente, entre consumidores e marcas.
Os novos ventos que sopram para o Rio de Janeiro estão criando as condições ideais para
que o estado siga sua vocação, tornando-se o principal palco deste espetáculo
multimídia que se anuncia.
Aqui sempre estiveram os principais veículos de comunicação do país; nasceram ou foram
criados, os maiores talentos desta área; e estarão concentradas as melhores empresas do
setor na América Latina.
O cenário está montado e o público é garantido.
Somos a população com o melhor nível de escolaridade do país e o povo mais inquieto do
mundo.
Nós, empresários da área de comunicação do Rio de Janeiro, que vivemos numa economia
sob os reflexos da mudança da capital para Brasília, do foco de oposição ao Regime
Militar, da Fusão e de Governos inertes que tivemos, devemos estar atentos à melhor
oportunidade que já se mostrou para o desenvolvimento dos nossos negócios.
Às Agências de Propaganda do Rio, caberá a opção por qual papel pretendem desempenhar
neste processo de mudanças:
De agenciadores; intermediando decisões e acompanhando as decisões de terceiros.
Ou de agentes; encabeçando as ações e participando efetivamente das decisões.
Ao eleger, com 75% dos votos a diretoria mais jovem da história da Abap-Rio, as Agências
sabiam que estavam assumindo um compromisso inexorável com o futuro e uma nova postura em
relação ao mercado e à sociedade.
É fundamental que esta atitude seja o foco principal nas avaliações, quase que
diárias, que fazemos sobre o nosso negócio, mas principalmente, nas ações de curto e
médio prazo, sob pena de deixarmos passar ao largo, a oportunidade da tão esperada
"virada" do nosso mercado.
E não podemos perder um só minuto.
Para quem vive comunicação, o melhor lugar do mundo é aqui. E agora."
Arnaldo Cardoso Pires
Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP - Rio e
presidente da Cult Comunicação
Outros momentos da posse da nova diretoria da Abap-Rio |
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Marcelo Gorodicht, Arnaldo Cardoso Pires, Flávio Corrêa e
Clóvis Speroni, aproveitando para mostrar que a Abap-Rio estará unida à Abap-Brasil para fortalecer a indústria publicitária brasileira.
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Carlos Henrique Vasconcelos, secretário de Comunicação do Governo do Estado, e Mauro Silva, subsecretário de Publicidade, respectivamente à esquerda e à direita de Arnaldo Cardoso, representam o Governo Garotinho na posse da Abap-Rio
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Este colunista com Jonas Suassuna, o publicitário que presidiu a Abap-Rio nos últimos quatro anos, e Petrônio Corrêa, ex-diretor da MPM, que hoje comanda o novo processo de regulamentação da publicidade no Brasil.
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MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre
para comemorar os próximos aniversários do mercado:
15/07, Quinta-feira: Laura Martinelli (Atendimento da Noir );
16/07, Sexta-feira: Orlando Lopes (Vice-presidente de Mídia da J.Walter
Thompson);
17/07, Sábado: Caio César Valli (Vice-presidente de Atendimento da Artplan );
18/07, Domingo: Armando Strozenberg (Diretor presidente da Contemporânea ),
Cássio Faraco, Cillas Amaral (Diretor de Criação da Publicis-Norton ), Flávio
Guerreiro (Redator da V&S );
19/07, Segunda-feira: Cláudia Castro, Isabela Gatti, Paulo Antônio Magoulas,
César Ferreira (Supervisor de Contas da Artplan ), Sandra Sartié (Gerente de Mídia da
McCann Erickson );
20/07, Terça-feira: Rogério Ehrlich (Fotógrafo e diretor da Momentos );
21/07, Quarta-feira: Paulo Ivan Révész (Diretor da Griffe Vídeo ), Paulo Saad
Jafet (Superintendente Comercial da Rede Bandeirantes);
22/07, Quinta-feira: Mário Castelar (Diretor da Publicis.Norton );
* ABP - O Vice-presidente de Atendimento da Artplan, Caio César Valli,
toma posse hoje, às 11:00h, como presidente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda,
tendo como vice Affonso Vianna, da Sima. Na diretoria também está o inefável Antônio
Carlos Accioly, da Yes. A solenidade será na própria sede da entidade, à Av.Rio Branco,
14/17º andar, no Centro.
* GAROTINHO - Foram abertos ontem os envelopes de propostas de preço da
concorrência do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ao contrário do que as agências
imaginavam, os valores propostos não foram analisados durante o próprio encontro. Na
próxima semana, as taxas serão publicadas no Diário Oficial, só depois, então,
podendo haver a oficialização do resultado da licitação, cuja relação de vencedores
da fase técnica foi publicada pela Janela da semana passada.
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