Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/JUL/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Candidatos ao CCRJ não querem eleição sem conhecer as regras

Na próxima terça-feira, 20, Paulo Castro e André Eppinghaus, candidatos à presidência do Clube de Criação do Rio de Janeiro, estarão almoçando com o atual presidente da entidade, Sérgio de Paula - que ainda está estudando se se candidata à reeleição -, para definir uma prorrogação na data marcada para a votação (3 de agosto) até que todo o mercado saiba as regras da disputa.
Não tendo sede nem secretaria, o CCRJ acabou vendo ao longo das últimas gestões desaparecerem praticamente todos os seus documentos. O estatuto do Clube, por exemplo, não foi atualizado legalmente no decorrer dos anos para permitir que a entidade se estabeleça como pessoa jurídica capaz de abrir conta bancária ou alugar um imóvel. Para piorar a situação, as últimas diretorias do Clube perderam as condições de informar aos eventuais candidatos quais os profissionais cariocas que estão habilitados a votar em suas eleições, já o CCRJ não atualizou as listagens dos recadastramentos realizados até hoje. A falta de registros anulou até mesmo o direito adquirido de sócios antigos.
Ao ser fundado, o Clube de Criação do Rio abrigava publicitários de criação e produção, tanto das agências de propaganda como de fornecedores especializados. Em 1998, durante a gestão de De Paula, foi convocada uma assembléia com a proposta de restringir o voto aos diretores de criação, redatores e diretores de arte das agências cariocas, retirando assim o direito de os profissionais de produtoras votarem e se candidatarem a cargos de direção na associação. Esta proposta, comentou-se na época, foi aprovada. Infelizmente, porém, não há registro de ata desta assembléia, o que tem levado alguns criadores cariocas a questionarem a sua legitimidade.
Durante esta semana, no grupo de mensagens Janela-Net, retomou-se o tema sobre a necessidade de o Clube não apenas promover um debate aberto entre os candidatos, para que as propostas de cada um sejam conhecidas pelo mercado, como de realizar mais um recadastramento de seus eleitores.
“Como eu posso entrar numa disputa eleitoral sem saber quem está votando?", pergunta Paulo Castro, diretor de criação da V&S. É o mesmo temor ocorrido em todas as últimas eleições, de que criadores desconhecidos possam aparecer no dia da votação apenas para favorecer um ou outro candidato.
Sérgio de Paula, cujo mandato deveria ter-se expirado em abril último, garantiu à Janela que sua preocupação agora é de realizar uma eleição que fortaleça o Clube. Por isso, disse, só marcará uma nova data assim que houver consenso sobre as regras com todos os demais candidatos.

Abap-Rio empossa Cardoso Pires com apoio da Abap-Brasil

Clovis Speroni, Arnaldo Cardoso Pires e Marcelo Gorodicht
Clovis Speroni, Arnaldo Cardoso Pires e Marcelo Gorodicht, os novos diretores da ABAP-Rio.
Arnaldo Cardoso Pires, presidente da Cult, já é oficialmente o novo presidente do capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Ele foi empossado esta última segunda-feira, 12/07, juntamente com os diretores Marcelo Gorodicht, presidente da Fischer América-Rio, e Clóvis Speroni, presidente da Speroni.
Cerca de 300 publicitários cariocas estiveram presentes à solenidade e ao coquetel realizados no Copacabana Palace, atendendo à convocação do presidente nacional da entidade, Flávio “Faveco" Corrêa. Na ocasião, Corrêa salientou que espera contar com o apoio das agências cariocas para o fortalecimento das campanhas que a Abap está realizando nacionalmente, já que, segundo suas palavras, “é impossível haver uma Abap forte sem a participação do Rio".
A seguir, o discurso de posse de Arnaldo Cardoso Pires:

A Comunicação, o Futuro e o Rio; não necessariamente nesta ordem

“Poucas pessoas se dão conta do papel exercido pela Propaganda na sociedade.
A imagem de um mercado "glamuroso", povoado por gente moderna e por idéias geniais, às vezes esconde de nós mesmos, a importância desta atividade que, há mais de 50 anos financia a informação, o entretenimento e a cultura que a maior parte da população brasileira tem acesso.
Televisão e rádio não existiriam sem a Propaganda. Jornais e revistas custariam pelo menos cinco vezes mais, reduzindo-se tanto o nível quanto a abrangência da informação.
Além disso, presta um inestimável serviço à democracia, viabilizando a gestão da mídia pela livre iniciativa.
Seria impossível imaginar qualquer sociedade desenvolvendo-se sem esta realidade, num tempo em que a informação é a melhor matéria-prima para o aprimoramento das pessoas.
Em função das novas tecnologias que estão permitindo um desenvolvimento fantástico na comunicação, alguns estudiosos estão comparando este momento de virada do milênio com o século 18, quando houve a revolução industrial.
A "Revolução da Comunicação" determinará mudanças no relacionamento entre as pessoas, entre as empresas e, consequentemente, entre consumidores e marcas.
Os novos ventos que sopram para o Rio de Janeiro estão criando as condições ideais para que o estado siga sua vocação, tornando-se o principal palco deste espetáculo multimídia que se anuncia.
Aqui sempre estiveram os principais veículos de comunicação do país; nasceram ou foram criados, os maiores talentos desta área; e estarão concentradas as melhores empresas do setor na América Latina.
O cenário está montado e o público é garantido.
Somos a população com o melhor nível de escolaridade do país e o povo mais inquieto do mundo.
Nós, empresários da área de comunicação do Rio de Janeiro, que vivemos numa economia sob os reflexos da mudança da capital para Brasília, do foco de oposição ao Regime Militar, da Fusão e de Governos inertes que tivemos, devemos estar atentos à melhor oportunidade que já se mostrou para o desenvolvimento dos nossos negócios.
Às Agências de Propaganda do Rio, caberá a opção por qual papel pretendem desempenhar neste processo de mudanças:
De agenciadores; intermediando decisões e acompanhando as decisões de terceiros.
Ou de agentes; encabeçando as ações e participando efetivamente das decisões.
Ao eleger, com 75% dos votos a diretoria mais jovem da história da Abap-Rio, as Agências sabiam que estavam assumindo um compromisso inexorável com o futuro e uma nova postura em relação ao mercado e à sociedade.
É fundamental que esta atitude seja o foco principal nas avaliações, quase que diárias, que fazemos sobre o nosso negócio, mas principalmente, nas ações de curto e médio prazo, sob pena de deixarmos passar ao largo, a oportunidade da tão esperada "virada" do nosso mercado.
E não podemos perder um só minuto.
Para quem vive comunicação, o melhor lugar do mundo é aqui. E agora."
Arnaldo Cardoso Pires
Presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade - ABAP - Rio e presidente da Cult Comunicação

Outros momentos da posse da nova diretoria da Abap-Rio Marcelo Gorodicht, Arnaldo Cardoso Pires, Flávio Corrêa e Clóvis Speroni
 
Marcelo Gorodicht, Arnaldo Cardoso Pires, Flávio Corrêa e Clóvis Speroni, aproveitando para mostrar que a Abap-Rio estará unida à Abap-Brasil para fortalecer a indústria publicitária brasileira.
Carlos Henrique Vasconcelos, Arnaldo Cardoso Pires e Mauro Silva Marcio Ehrlich, Jonas Suassuna e Petrõnio Corrêa
 Carlos Henrique Vasconcelos, secretário de Comunicação do Governo do Estado, e Mauro Silva, subsecretário de Publicidade, respectivamente à esquerda e à direita de Arnaldo Cardoso, representam o Governo Garotinho na posse da Abap-Rio
Este colunista com Jonas Suassuna, o publicitário que presidiu a Abap-Rio nos últimos quatro anos, e Petrônio Corrêa, ex-diretor da MPM, que hoje comanda o novo processo de regulamentação da publicidade no Brasil. 

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
15/07, Quinta-feira: Laura Martinelli (Atendimento da Noir );
16/07, Sexta-feira: Orlando Lopes (Vice-presidente de Mídia da J.Walter Thompson);
17/07, Sábado: Caio César Valli (Vice-presidente de Atendimento da Artplan );
18/07, Domingo: Armando Strozenberg (Diretor presidente da Contemporânea ), Cássio Faraco, Cillas Amaral (Diretor de Criação da Publicis-Norton ), Flávio Guerreiro (Redator da V&S );
19/07, Segunda-feira: Cláudia Castro, Isabela Gatti, Paulo Antônio Magoulas, César Ferreira (Supervisor de Contas da Artplan ), Sandra Sartié (Gerente de Mídia da McCann Erickson );
20/07, Terça-feira: Rogério Ehrlich (Fotógrafo e diretor da Momentos );
21/07, Quarta-feira: Paulo Ivan Révész (Diretor da Griffe Vídeo ), Paulo Saad Jafet (Superintendente Comercial da Rede Bandeirantes);
22/07, Quinta-feira: Mário Castelar (Diretor da Publicis.Norton );
* ABP - O Vice-presidente de Atendimento da Artplan, Caio César Valli, toma posse hoje, às 11:00h, como presidente da ABP-Associação Brasileira de Propaganda, tendo como vice Affonso Vianna, da Sima. Na diretoria também está o inefável Antônio Carlos Accioly, da Yes. A solenidade será na própria sede da entidade, à Av.Rio Branco, 14/17º andar, no Centro.
* GAROTINHO - Foram abertos ontem os envelopes de propostas de preço da concorrência do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ao contrário do que as agências imaginavam, os valores propostos não foram analisados durante o próprio encontro. Na próxima semana, as taxas serão publicadas no Diário Oficial, só depois, então, podendo haver a oficialização do resultado da licitação, cuja relação de vencedores da fase técnica foi publicada pela Janela da semana passada.