Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Press & Poster: Inglaterra leva o Grand Prix;
Brasil fica em segundo no ranking
O Grand Prix do Press & Poster foi para a Inglaterra,
com o trabalho "Nipples/Mamilos", da agência TBWA London para a Sony. Para
variar, o trabalho é polêmico. O anúncio mostra um casal, como se estivesse à frente
de uma televisão. No lugar de seus mamilos, em vez do forma tradicional, aparecem botões
do Playstation da Sony.
O Brasil ficou com 20 Leões no Festival de Mídia Impressa de Cannes deste ano,
aproveitando 18% dos 90 trabalhos que chegaram até o shortlist do concurso. Foram seis
Leões de Ouro, cinco de Prata e nove de Bronze. No total (incluindo as peças de
campanhas), foram 32 trabalhos selecionados. Com este resultado, o Brasil fica na segunda
posição no ranking internacional do festival, ficando abaixo apenas da Inglaterra e
superando os Estados Unidos. O Rio de Janeiro, que tinha incluído sete trabalhos no
shortlist, acabou não ficando com nenhum Leão. Todos os trabalhos da Fischer para
clientes cariocas, como Insetisan e BrasilSeguridade, foram criados e inscritos pela
Fischer São Paulo.
A DM9DDB, como já era previsto pelo seu grande número de finalistas, ficou em primeiro
lugar entre as agências brasileiras, com 10 Leões do Press & Poster, sendo quatro
Ouros, duas Pratas e quatro Bronzes. Em segundo lugar ficou a Fischer Justus, com cinco
Leões (duas Pratas e três Bronzes). A seguir, vieram a Young & Rubicam (uma Prata e
um Bronze), a Almap (dois Bronzes) e a Upgrade (um Bronze).
Aqui está a relação dos premiados brasileiros:
OURO:
"Hot Ketchup", da DM9DDB para Parmalat.
"Widow/Viúva", da DM9DDB para Parmalat.
"Hot Ketchup", da DM9DDB para Parmalat (poster).
"Widow/Viúva", da DM9DDB para Parmalat (poster).
PRATA:
"Morango de Madeira", "Frango de Madeira", "Torta de
Madeira" e "Hamburger de Madeira", da Fischer América São Paulo para
Insetisan.
"James", "Frank" e "Eddie", da DM9DDB para Budweiser
(poster).
"Carros", da DM9DDB para Antarctica (poster).
"More Powerful Shots", da Young & Rubicam para Umbro.
"Manhole", da Fischer América São Paulo para Brasil Seguridade.
BRONZE:
"James", "Frank" e "Eddie", da DM9DDB para
Budweiser.
"Carros", da DM9DDB para Antarctica.
"Namorado", "Careca" e "Medo de Altura", da Almap/BBDO para
São Paulo Alpargatas.
"Cindy Crowford", da Young & Rubicam para Editora Abril.
"Bolsa", da DM9DDB para Iguatemi.
"Einstein", da DM9DDB para Hospital Albert Einstein.
"Café", da Upgrade para Pillsbury Brasil.
"Cavaleiro" e "Tigre", da Fischer América São Paulo para Led"s
Tattoo.
"Boca a Boca", "Toalete" e "Dente Quebrado", da Almap/BBDO
para Stock Photos.
"Frango de Madeira", da Fischer América São Paulo para Insetisan (poster).
"Homeless Family/Família de Mendigos", da Fischer América São Paulo para
Ação da Cidadania.
Agência brasileira ganha Leão de Ouro na
área de Web Design
A criatividade brasileira já está sendo reconhecida também
na área de Web Design, responsável pela criação de trabalhos de mídia interativa,
como home-pages e banners. A segunda edição do Cyber Lions de Cannes, apesar
do enorme rigor do júri, premiou pelo menos um trabalho brasileiro, produzido
pela DM9. O Leão é de Ouro, já que o regulamento deste concurso não prevê
Leões de Prata nem de Bronze.
No total, o Cyber Lions concedeu apenas 27 Leões. O país mais premiado foram os Estados
Unidos, com 24 medalhas. O Brasil ficou na terceira posição entre os ganhadores, já que
a Alemanha, o único outro país premiado, teve 1 Grande Prêmio e 1 Leão. Estes foram os
Grandes Prêmios do Cyber Lions:
"Eleven22", da Scholz & Volkmer (Alemanha) para a USM U.Schaerer Soehne, em https://www.eleven22.com.
"Vespa", da Ogilvy (EUA) para IBM.
|