Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 05/JUN/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Concorrência de Garotinho ainda tem 24 agências no páreo

Das 49 empresas (46 agências, 1 sindicato, 1 produtora e 1 empresa de engenharia) que retiraram o edital de licitação da concorrência do Governo do Estado, apenas 24 compareceram na última sexta-feira para a entrega de documentos no auditório do Banerj. No total, 114 propostas técnicas foram apresentadas para os 7 grupos de contas, que serão distribuídos para 7 diferentes agências.
Na quarta-feira, porém, a Comissão de Licitação reuniu as concorrentes para informar que as agências Professa e Logika tiveram seus documentos desabilitados, por irregularidades no material apresentado. No caso da Professa, a agência apresentou índice de liquidez inferior ao valor 1 exigido pelo edital. A Logika (JCWM) - cujo representante já havia chegado atrasado à entrega do primeiro envelope, mas ainda assim conseguiu entregá-lo à Comissão de Licitação - teve diversos documentos impugnados. Com isso, ficam apenas 22 agências no páreo para dividir as 7 contas licitadas (ver relação abaixo).
Uma curiosidade nesta concorrência foi a baixa presença de agências multinacionais. Deste grupo, apenas a Standard decidiu disputar o Governo. As empresas que retiraram o edital e não concorreram foram:
Ágil, Altermark, Arteplus, Bozzel, CCI Central, Cláudio Carvalho, Estratégica, Dilema, Doctor, DPZ, Publinews, ICF Kaiser (de Engenharia), J.W.Thompson, Young & Rubicam, Made For TV, McCann, Multinational, Out 2000, Point, Sagitta, Salles, Scalla, Senior, Sindicato das Agências do Rio e Z+G Grey.
A verba estimada da comunicação publicitária de Anthony Garotinho é de R$ 14 milhões, dividida entre 7 grupos de contas, cujos valores respectivos ainda não estão definidos. Pelo baixo interesse das agências, pode­se estimar que os Grupos 3 e 4 são os de menor poder de fogo:
Grupo 1: Institucional
Grupo 2: Desenvolvimento Social
Grupo 3: Infra-estrutura e Meio Ambiente
Grupo 4: Transporte e Indústria Naval
Grupo 5: Política Tributária
Grupo 6: Desenvolvimento Econômico
Grupo 7: Cultura e Ação Social
Em seguida, confira a relação das agências que ainda estão concorrendo à Licitação, com os respectivos grupos para os quais entregaram propostas técnicas.
Arroba (1/5/6/7), Artplan (1/2/3/4/5/6/7), Cannes (5), Commente (2/3/4/6/7), Contemporânea (1/2/3/4/5/6/7), Cult (1/2/3/4/5/6), Ferrari (1/2/3/4/5/6/7), Fischer (1/2/3/4/5/6/7), Giovanni (1/2/5), Intemad (1/2/3/4/5/6/7), JVA (1/2/3/5/6), LTD (5/7), Luz (1/2/3/4/5/6/7), Makplan (1/213/4/5/6/7), Premium (1/4), Propeg (1/2/3/4/5/6/7), Publicis Norton (3/5/6), Script (2/4/5/6/7), Speroni (6/7), Staff (1/2/5), Standard (1/2/5/6) e V&S (1/2/3/4/5/6/7).

Young abre escritório no Rio Sul e contrata Azambuja para criação

A abertura do escritório carioca da Young & Rubicam, publicado em primeira mão pela Janela, se tornou realidade esta semana, com a instalação da sede da empresa no 12º andar da Torre do Rio Sul.
Dirigida por Sérgio Silva, ex­Standard e Contemporânea, a agência começa a trabalhar já tendo diretor de criação. Depois de fazer propostas a diversos profissionais do mercado, a Young fechou com Ney d'Azambuja Ramos, um profissional de longa experiência no Rio, tendo passado pelos tempos de glória da SGB de Sani Sirotsky.
Um dos principais motivos da instalação da Y&R no Rio é o atendimento da conta da Varig, sediada no Rio, mas cuidada pelo escritório da agência em São Paulo. Sérgio Silva também quer se manter próximo da Telefônica, que na Espanha é atendida pelo grupo. No Brasil, a Telefônica fixa é conta da DM9, enquanto a celular está com a Fischer América Rio.

Ediouro lança nova revista no mercado da Internet

Uma das seções mais lidas da revista Internet.br, a Web Guide, vai ganhar vida própria no dia 12 de junho. Resultado de um investimento de R$ 300 mil, a Ediouro, terceira maior editora de revistas do país, reforça sua liderança do segmento da Internet com o lançamento da revista Web Guide, que vai trazer, a cada edição, o endereço de 160 sites comentados pela redação, alguns com cotações, 120 links rápidos (para uma consulta mais direta), além de ter um editorial recheado de dicas para os navegantes de primeira viagem. A matéria de capa da primeira edição fala sobre os 100 sites indispensáveis para o internauta que está se iniciando na Internet.
"Nosso objetivo é facilitar a vida do internauta que, na maioria das vezes, perde muito tempo na procura de endereços de sites. Além disso, a linha editorial está voltada para desvendar os segredos da Internet aos iniciantes e fazer com que eles consigam navegar na Rede com extrema simplicidade", explica Daniel Deivisson, editor-chefe da Web Guide. A Web Guide é uma revista bimensal e a tiragem da primeira edição é de 60 mil exemplares.
Para divulgar a Web Guide, a Staff, agência de publicidade da Divisão Revistas da Ediouro, criou uma campanha composta por anúncios de revista e material de merchandising em bancas de jornal. A Starmedia patrocina os quatro primeiros números da revista, sendo anunciante exclusiva nestas edições.

Surpresa do Grande Prêmio aumenta emoção no resultado do Rogerio Steinberg

No próximo dia 10 de junho, junto com a entrega do Prêmio Colunistas, os criadores cariocas ficarão conhecendo os vencedores do Prêmio Rogério Steinberg, concedido aos redatores e diretores de arte que tiverem obtido as maiores pontuações no concurso.
Como este ano os Grandes Prêmios serão conhecidos apenas durante a festa, a surpresa do cálculo dos pontos conquistados por cada criador também aumentará.
Os finalistas, porém, já são conhecidos, calculados apenas a partir dos prêmios já divulgados de Ouro, Prata e Bronze. Os 10 redatores que alcançaram as maiores pontuações com estes diplomas foram, em ordem alfabética, Alexandre Motta, Aline Arantes, André Pedroso, Fred Moreira, Marcio Juniot, Marco Ferreira, Marcos Silveira, Rodolfo Sampaio, Rodrigo Mendonça e Romeu Loures.
Entre os diretores de arte, houve empate nas 10 primeiras pontuações, destacando 11 profissionais, também em ordem alfabética: Bruno Goulart, Camila Bezerra, Fernando Freitas, Guilherme Jahara, Luís Cláudio Salvestroni, Marcello Noronha, Marcelo Giannini, Paulo Pretti, Ricardo Galhardo, Rodrigo Rosman e Rosana Braen.
No dia da festa, a medida que forem sendo revelados os Grandes Prêmios, a secretaria do Colunistas irá atualizando os resultados dos respectivos criadores. Como cada Grande Prêmio vale 10 pontos e cada Ouro vale 6 pontos (que já foram computados), com o Grand Prix cada um dos autores do trabalho ganhará mais 4 pontos em sua pontuação, definindo assim os três mais premiados da noite.
A festa do Prêmio Colunistas acontecerá no Hotel Intercontinental, a partir das 19:00h. Este ano os convidados vão comemorar a premiação no Dado Bier, com direito à entrada gratuita e uma cerveja por conta da casa.
As adesões para o Colunistas estão abertas na Dinâmica Promoções, pelo telefone (021) 537-8180.

MKTMIX MKTMIX

Fischer América Rio para Prêmio Colunistas 1999
Anúncio criado pela Fischer América para a festa do Prêmio Colunistas Rio e veiculado na edição impressa da Janela Publicitária.

• PARABÉNS PRA VOCÊ· A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
05/06, Sábado: Rodrigo Mendonça (Redator da Salles/DMB&B), Monique Bonelli (Coordenador de Mídia da V&S);
06/06, Domingo: Jairo Carneiro (Diretor Comercial da Cult), Adriana Ribeiro (Executiva de Contas da Giovanni, FCB);
07/06, Segunda-feira: Álvaro Pires (Diretor de Atendimento da Senior), Uajdi Moreira (Diretor da VT Um);
08/06, Terça-feira: Marcos Oliveira (Diretor de Redação do Monitor Mercantil);
09/06, Quarta-feira: Hugo Vidal (Diretor de Operações da Senior), Marcos Apóstolo (Diretor de Criação da Artplan), Mílvio Piacesi, Alexandre Motta (Redator da Fischer América)
11/06, Sexta-feira: José Antônio Cajazeira (Diretor de Criação da Elan Garden)
• FESTA DA SIMA - No próximo dia 7, segunda-feira, o Grupo Sima e a Starsat estarão promovendo uma festa para o mercado publicitário carioca a fim de oficializar a parceria entre as duas empresas. Pelo acordo, o Grupo Sima tem o direito de representar comercialmente, com exclusividade, todos os canais que fazem parte do portfólio da Starsat no Rio de Janeiro. O evento acontecerá no R-9, a partir das 20:30 horas.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail [email protected] Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br.