Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
CCRJ terá eleição em julho com disputa entre 3
chapas
O presidente do Clube de Criação do Rio, Sérgio de
Paula, está convocando as eleições da entidade para o dia 13 de julho, depois que todos
os criadores cariocas tiverem voltado do Festival Internacional de Cannes. O prazo,
explica Sérgio, também servirá para que as chapas concorrentes preparem melhor suas
plataformas e suas campanhas eleitorais. Só se tivesse aparecido apenas uma chapa
é que a eleição poderia ser antes de Cannes", alertou o também diretor da
agência Comunicação Carioca.
A preocupação de De Paula com o prazo tem igualmente justificativa pelo fato de que,
junto com a convocação, ele está anunciando que se candidatará à reeleição. Sua
chapa se chamará "Galera" e terá como característica integrar apenas
profissionais jovens do mercado carioca. Já percebi que os medalhões só aparecem
na época da eleição e depois somem, deixando o presidente do Clube sozinho",
queixou-se Sérgio, para embasar a sua decisão. Vou chamar só quem tenha tesão de
fazer alguma coisa pelo Clube", completou.
Sérgio de Paula vai disputar a reeleição com pelo menos dois candidatos. Semana passada
já havia se apresentado Paulo Castro, da V&S. Esta semana foi a vez de André
Eppinghaus, redator Thompson-Rio, divulgou que deve disputar as eleições do Clube, com
uma chapa da qual participarão ainda Pedro Feyer (diretor de criação da DPZ), João
Paulo Pereira (DPZ), Mário Nakamura (Atmosfera Filmes) e Milton Montenegro (fotógrafo).
Concorrência da Petrobras desafia normas do
Cenp
Nas vésperas da entrega dos envelopes para a concorrência
publicitária do Governo do Estado, o mercado carioca foi agitado pela publicação,
longamente esperada, da licitação para a conta da Petrobras holding, que, conforme a
Janela já havia antecipado há meses, viria desta vez formatada para a escolha de três
agências, uma a mais do que as atuais Propeg Rio (que cuida da área institucional) e
Artplan (responsável pelos postos de abastecimento).
O edital, que estabelece como prazo para entrega das propostas o dia 29 de junho, desafia
frontalmente as normas estabelecidas pelo Conselho das Normas Padrão para os descontos
nos honorários de produção e veiculação. A Petrobras adianta em sua licitação que
desclassificará, por exemplo, agências que cobrem mais do que 5% de honorários sobre
produção ou mais do que 15% sobre os valores de veiculação.
Na concorrência do Governo do Estado, cuja entrega acontece hoje às 10 horas no
auditório do Bandej da Rua da Ajuda, a Abap alertou às agências participantes que não
fornecerá o certificado do Cenp a quem desobedecer as normas. Durante o dia de ontem,
dirigentes da entidade estiveram reunidos para definir a atitude a tomar em relação à
disputa da Petrobras.
Garotinho
52 agências retiraram editais para disputar a
conta de R$ 14 milhões do Governo do Estado, que será dividida em sete segmentos. Pelo
edital, uma agência poderá até conquistar mais de um segmento, permitindo um mínimo de
quatro vencedoras. De acordo com as previsões da comissão de licitação, os resultados
serão divulgados dentro de 30 dias após a abertura das propostas.
|
Colunistas-Rio antecipa festa para o dia 10
Por motivos técnicos, a festa do XVIII Prêmio Colunistas
Rio teve que ser antecipada para o próximo dia 10 de junho, mantendo-se ainda no Hotel
Intercontinental.
Este ano, o concurso que premiou a Salles como Agência do Ano destacou a
criatividade de várias agências de pequeno e médio porte, muitas das quais jamais
participaram do Colunistas ou estavam afastadas do concurso. Foram 27 as premiadas: Aroldo
Araujo, Artplan, Commente, Contemporânea, Cult, D+, Doctor, DPZ, Draft Worldwide, Eco,
Fischer América, FSB, ID&A, Internad, J.Walter Thompson, McCann-Erickson, Promarket,
Propeg Rio, Publicis-Norton, Ronson, Salles/DMB&B, Script, Speroni, Staff, Standard
Ogilvy & Mather, Type Account e V&S.
As adesões para a festa estão abertas na Dinâmica Promoções, pelo telefone (021)
537-8180.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos
aniversários do mercado:
28/05, Sexta-feira: Mário Barreto (Diretor Comercial da Intervalo );
29/05, Sábado: Pedro Feyer (Diretor de Criação da DPZ ), Patrícia Gomes
(Supervisora de Contas da V&S );
30/05, Domingo: Acúrcio R.Oliveira (Diretor Presidente da Monitor Mercantil ),
Nei Leandro de Castro (redator), Lioneti Barros (Supervisora de Contas da Óbvio );
31/05, Segunda-feira: Cândida Monteiro (Diretora de Criação da Concreta ),
Edeson Coelho (Diretor Geral de Operações da DPZ ), Flávio Mello e Silva (Redator da
Professa );
01/06, Terça-feira: Leila Duarte (Secretária Executiva da ABP-Ass.Bras.de
Propaganda ), Eline Antunes (Diretora de Contas da McCann Erickson )
02/06, Quarta-feira: Adhemar Campos (diretor de arte), Ernani Gouvêa (Caio),
03/06, Quinta-feira: Carlos Estevão (diretor de arte), Lúcia Mendes de Moraes
(Diretora de Arte da JG )
* NOVO RUMO - Jairo Carneiro, ex-presidente da ABP, ex-Abril e MPM e
diretor, até o início deste ano, do jornal Ad Business, assumiu esta semana a Diretoria
Comercial da Cult Comunicação no Rio de Janeiro.
* ROCHA SPIEGEL - A Janela registra o desaparecimento, na última semana,
de Sigismundo da Rocha Spiegel, um dos grandes pioneiros da publicidade carioca, além de,
durante muitos anos, um dos principais tradutores de filmes americanos para o português.
* VAREJÃO - Depois do fechamento da Caio, onde vinha sendo atendida
diretamente por Gustavo Bastos, a Casa & Video decidiu abrir concorrência pela sua
conta publicitária, com a participação, segundo comentários do mercado, de agências
como Casa da Criação, Comunicação Carioca, Doctor e V&S. A Casa & Vídeo
tradicionalmente trabalha remunerando suas agências através de fee, já que autoriza
seus anúncios diretamente nos jornais. Informantes ligados à Janela garantem que a
empresa está oferecendo um fee mensal de apenas R$ 17.000,00 para a agência que vencer a
concorrência.
* CASAMENTO DO ANO - Dia 19 de junho, a publicidade carioca vai assistir
ao casamento de dois conhecidos publicitários: Ronaldo Conde, diretor geral do
escritório da Propeg no Rio com Paula Lagrotta, diretora de atendimento da Fischer
América. Depois da cerimônia na Igreja Nossa Senhora do Carmo, o casal recebe os
convidados para uma festa que Conde promete ser inesquecível, com o tema Beijos
Ardentes". Apesar de a data ser véspera do Festival de Cannes, o casal garante que
nem passará por perto na lua-de-mel.
|