Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/MAI/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Paulo Castro se candidata ao CCRJ e aguarda convocação de eleição

Paulo Castro
Paulo Castro
O diretor de criação da V&S, Paulo Castro, decidiu oficializar a sua candidatura ao Clube de Criação do Rio, cujas eleições -- que deveriam ter-se realizado em abril -- só estão no aguardo de uma definição do atual presidente, Sérgio de Paula, diretor da Comunicação Carioca.
Segundo Paulo Castro, sua candidatura está sendo apoiada por diversos diretores de criação do mercado carioca. Nos próximos dias ele estará entrando em contato com De Paula para a definição de uma data ainda neste primeiro semestre, para que possa ser formalizada também a composição da sua chapa.
Além de Paulo Castro, nenhum outro criativo carioca se manifestou como candidato. O próprio Sérgio de Paula chegou a comentar que teria interesse em se recandidatar, mas não só não o fez como não convocou as eleições para sua sucessão.
Esta semana, na Janela-Net, Paulo divulgou uma mensagem ao mercado sobre o que pensa do futuro do Clube de Criação do Rio. Com exclusividade, a Janela reproduz a mensagem do candidato:

"A primeira coisa que deve ficar clara é que não vai existir uma pessoa à frente do Clube. O que vai existir será uma idéia compartilhada por vários profissionais.
Na verdade, uma idéia fixa: devolver ao Rio de Janeiro o seu espaço criativo, o ponto de encontro de todas as pessoas que querem ouvir, falar, viver, discutir e brigar pela Criação carioca.
Plataforma? Não, não tem. Tem dignidade, vontade de fazer, seriedade e um S.O.S. geral. Se todo mundo vier junto, aí sim posso dizer o que gostaria de fazer:
Sim, lá vem de novo o papo do anuário. Não sei se uma revista, uma folha, um jornal ou um anuário dos sonhos. Mas chegou a hora de deixar o nosso trabalho na memória, publicado, impresso e registrado. E falo novamente, se todo mundo participar não acho um papo tão distante assim.
Na categoria "não agüento mais esse papo", aqui vem outro: a sede. Para isso, acho que temos um projeto bem viável. A idéia seria procurar algumas instituições de ensino superior e propor uma troca: uma sala com secretária, fax, computador e tudo mais em troca da marca CCRJ nesta instituição. Isso sem falar num auditório liberado para as nossas discussões. Ou seja, a gente se comprometeria a uma, duas vezes por semana, dar aulas-palestras lá ou ainda promover semanas de Criação. Nada complicado para a gente e muito simples de resolver o problema de não ter um lugar sede (em tempo: já falei com uma faculdade que topa).
A partir daí, poderíamos, finalmente, fazer de todos os nossos colegas sócios de carteirinha. Só que sócios com sede, com filosofia e um ideal.
E as nossas festas, os nossos encontros? Teriam o papel de fazer com que a gente se encontrasse fora do ambiente de trabalho e serviriam para levantar fundos para todos os nossos sonhos.
E por falar nisso, que tal mais um? O de contratar um executivo para tomar conta do clube. Bom , mas isso é mais para frente. A verdade é que estamos entrando nessa sem vícios e sem ranços. O que realmente mostra uma coisa: preciso da ajuda de todos vocês. Por isso não pensem duas vezes: liguem, critiquem, coloquem, falem à vontade. Estamos de coração aberto para todas as contribuições. Não estamos nessa para aparecer, até porque não precisamos. Estamos nessa para fazer aparecer um clube como um dia já tivemos, até porque nós precisamos.
Agências que já deram seu apoio: André Pedroso (Fischer), Bob Gueiros (Thompson), Carlos Lobo (Script), Cristina Amorim (Giovanni), Cristóvão (Speroni), Guto Graça (Commente), Luis Nogueira (McCann), Lula Vieira (V&S ), Marcos Apostolo (Artplan), Marcos Hosken (DPZ), Ronaldo Conde (Propeg) e Zé Guilherme (Contemporânea)."

Festival de Gramado vai discutir o consumidor do século XXI

De 9 a 11 de junho próximo, a publicidade latino-americana estará de olho no Rio Grande do Sul, quando se realiza o XII Festival Mundial de Publicidade da cidade de Gramado, numa promoção da Associação Latino-americana de Agências de Publicidade, tendo como tema "O Consumidor do Próximo Milênio".
Na opinião de João Firme de Oliveira, criador e secretário geral do evento, o Festival de Gramado deste ano será o maior de toda a sua história, sendo esperados mais de 2.500 participantes. Além de uma série de painéis debatendo os rumos da publicidade no Brasil e no mundo — com conferencistas como Mamoru Kusakawa (diretor de criação da Dentsu) e Washington Olivetto (presidente da W/Brasil), Gramado premiará trabalhos de todas as mídias: TV, rádio, imprensa e websites.
Em conjunto com a premiação, acontecerá a II Bienal Internacional da Mídia Impressa, uma exposição de anúncios premiados internacionalmente nos últimos dois anos.
Quem quiser maiores informações sobre como participar do Festival, tanto como delegado (as inscrições custam R$ 400,00) quanto concorrendo com trabalhos (R$ 100,00 para peças isoladas e R$ 150,00 para campanhas), pode retirar o regulamento na Dinâmica Promoções (021-537-8180, com Priscila Franco) ou consultar o site do evento na Internet, em www.zaz.com.br/festivalgramado. As inscrições encerram-se no próximo dia 25 de maio.

O Globo julga dia 25 de maio seu III Prêmio de Propaganda

A primeira etapa do III Prêmio de Propaganda O Globo será julgada na próxima terça-feira, dia 25, às 14 horas, na sede do jornal O Globo. Concorrem nesta etapa 405 peças veiculadas no Globo entre 01 de outubro de 98 e 31 de março de 99. O número de peças inscritas na primeira etapa do prêmio deste ano ficou bastante acima dos anos anteriores: 342 peças em 97 e 299 em 98.
Representando a Criação, o júri da primeira etapa será composto por Aluísio Guimarães (Vice-presidente de Operações e Clientes da Newcomm Bates), João Fernando Camargo (Redator da Ammirati Puris Lintas), Lula Vieira (Presidente de Criação da V&S), Marcello Giannini (Diretor de Criação da Salles DMB&B), Marcos Silveira (Diretor de Criação da Doctor), Mauro Salles (Presidente da Salles DMB&B), Pedro Feyer (Dir. de Criação da DPZ Rio), Ronaldo Gasparini (Vice-Presidente de Operações da W/Brasil) e Sérgio Silva (Gerente Geral da WTC (Wunderman Cato Johnson).
Representando os clientes estarão Mauro Multedo (Diretor de Marketing e Vendas da Globex Utilidades), Rubem Vasconcelos (Diretor da Patrimóvel), Daniel de Plá (Diretor de Marketing da De Plá Material Fotográfico) e Paulo Matias (Gerente de Marketing da Bombril).
E pelos leitores e o trade, Hamdan (Studio H), Pyr Marcondes (Diretor Editorial do M&M), Adonis Alonso (Diretor de Redação do Propaganda & Marketing) e Sheila Roza (Diretora da Sr Promoções).

Gilberto Strunk lança mais um livro sobre Design no Brasil

Gilberto Strunk: Viver de DesignO diretor da Dia Design e presidente do capítulo brasileiro do POPAI, Gilberto Strunk, está lançando no próximo dia 27, a partir das 20 horas, no Centro Cultural Caravelas (Rua Visconde de Caravelas, 23), seu livro "Viver de Design", destinado a levar ensinamentos práticos para preparar ou aperfeiçoar quem já vive tanto de design gráfico como de produtos, de moda ou de interiores.
Gilberto lembra que, apesar de existirem muitos cursos de design no Brasil, poucos levam em conta o nosso modelo de sociedade, em que as relações de emprego com carteira assinada, como as conhecemos hoje, tendem a acabar. Ele cita que os designer chegam a empregar 70% do seu tempo em atividades relacionadas à venda, administração e produção de seus projetos, especialidades para as quais não está normalmente preparado.
Formado pela ESDI-Escola Superior de Desenho Industrial e professor da Escola de Belas Artes da UFRJ, Strunk é um dos grandes incentivadores da atividade no Brasil. Dia 25 de maio, inclusive, ele ministra das 18:30h às 21:00h um curso na Universidade Estácio de Sá sobre "Merchandising no Ponto-de-Venda" e "Tendências e Novidades do Marketplace 99". As inscrições custam de R$ 10,00 a R$ 60,00 (dependendo da categoria) e podem ser feitas na própria Estácio de Sá. Quem quiser informações deve ligar para 507-7066 ou 503-7120.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
21/05, Sexta-feira: Mauro Lopes (Diretor da Salles DMB&B ), Sandra Catharina (Gerente de Mídia da McCann Erickson ), José Mauro Amorelli (Diretor de Arte da Ronson );
22/05, Sábado: André Nassar (Redator da Fischer América ), Paulo Roberto Lavrille (ex-diretor da Salles), Ronaldo Rangel (Diretor de Atendimento da DPZ ), Tarcísio Dantas (Diretor de Criação da Duda Mendonça );
23/05, Domingo: Carlos Luz (Diretor de Operações da Luz ), Wallace Marques (Redator da J.Walter Thompson );
24/05, Segunda-feira: Luis Leitão (Diretor de Produção da Caradecão );
25/05, Terça-feira: Sebastião Martins (Diretor de Criação da Aroldo Araujo );
26/05, Quarta-feira: Arnaldo Rozencwaig (Redator da Salles DMB&B );
27/05, Quinta-feira: Marluce Balbino (fotógrafa);
* FESTA DO COLUNISTAS - Já está marcada para o dia 15 de junho a festa do XVIII Prêmio Colunistas Rio. Será no Hotel Intercontinental, a partir das 19 horas. Este ano, a adesão dará direito a uma esticada no Dado Bier. As reservas de mesas já estão abertas na Dinâmica Promoções, pelo telefone 537-8180. Entre os premiados, estarão lá a Salles (Agência do Ano), o Ponto Frio (Anunciante do Ano), o jornal Extra (Veículo do Ano), Marcelo Gorodicht (Publicitário do Ano) e Ronaldo Conde (Profissional do Ano).
* FM - A Cult está colocando no ar o novo filme da FM O Dia, batizado de "Estacionamento", que dá sequência ao conceito "Alegria em Primeiro Lugar", criado pela agência. A criação foi de Arnaldo Cardoso Pires, Andréa Lobato, Fábio Seidl e Sérgio Machado, com produção da Atmosfera e direção de Líbero Saporetti.
* KING size - Walter Leis, ex Propeg , ex Cláudio Carvalho acabou de abrir a Extra Extra Large Comunicação ( XX Large Com.) junto com Rodrigo Guimarães, ex sócio da Staff.