Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Paulo Castro se candidata ao CCRJ e aguarda convocação de eleição
|
Paulo Castro |
O diretor de criação da V&S, Paulo Castro, decidiu oficializar a
sua candidatura ao Clube de Criação do Rio, cujas eleições -- que deveriam ter-se
realizado em abril -- só estão no aguardo de uma definição do atual presidente,
Sérgio de Paula, diretor da Comunicação Carioca.
Segundo Paulo Castro, sua candidatura está sendo apoiada por diversos
diretores de criação do mercado carioca. Nos próximos dias ele estará entrando em
contato com De Paula para a definição de uma data ainda neste primeiro semestre, para
que possa ser formalizada também a composição da sua chapa.
Além de Paulo Castro, nenhum outro criativo carioca se manifestou como
candidato. O próprio Sérgio de Paula chegou a comentar que teria interesse em se
recandidatar, mas não só não o fez como não convocou as eleições para sua sucessão.
Esta semana, na Janela-Net, Paulo divulgou uma mensagem ao mercado sobre o
que pensa do futuro do Clube de Criação do Rio. Com exclusividade, a Janela reproduz a
mensagem do candidato:
"A primeira coisa que deve ficar clara é que não vai existir
uma pessoa à frente do Clube. O que vai existir será uma idéia compartilhada por
vários profissionais.
Na verdade, uma idéia fixa: devolver ao Rio de Janeiro o seu espaço
criativo, o ponto de encontro de todas as pessoas que querem ouvir, falar, viver, discutir
e brigar pela Criação carioca.
Plataforma? Não, não tem. Tem dignidade, vontade de fazer, seriedade e
um S.O.S. geral. Se todo mundo vier junto, aí sim posso dizer o que gostaria de fazer:
Sim, lá vem de novo o papo do anuário. Não sei se uma revista, uma
folha, um jornal ou um anuário dos sonhos. Mas chegou a hora de deixar o nosso trabalho
na memória, publicado, impresso e registrado. E falo novamente, se todo mundo participar
não acho um papo tão distante assim.
Na categoria "não agüento mais esse papo", aqui vem outro: a
sede. Para isso, acho que temos um projeto bem viável. A idéia seria procurar algumas
instituições de ensino superior e propor uma troca: uma sala com secretária, fax,
computador e tudo mais em troca da marca CCRJ nesta instituição. Isso sem falar num
auditório liberado para as nossas discussões. Ou seja, a gente se comprometeria a uma,
duas vezes por semana, dar aulas-palestras lá ou ainda promover semanas de Criação. Nada
complicado para a gente e muito simples de resolver o problema de não ter um lugar sede
(em tempo: já falei com uma faculdade que topa).
A partir daí, poderíamos, finalmente, fazer de todos os nossos colegas
sócios de carteirinha. Só que sócios com sede, com filosofia e um ideal.
E as nossas festas, os nossos encontros? Teriam o papel de fazer com que
a gente se encontrasse fora do ambiente de trabalho e serviriam para levantar fundos para
todos os nossos sonhos.
E por falar nisso, que tal mais um? O de contratar um executivo para
tomar conta do clube. Bom , mas isso é mais para frente. A verdade é que estamos
entrando nessa sem vícios e sem ranços. O que realmente mostra uma coisa: preciso da
ajuda de todos vocês. Por isso não pensem duas vezes: liguem, critiquem, coloquem, falem
à vontade. Estamos de coração aberto para todas as contribuições. Não estamos nessa
para aparecer, até porque não precisamos. Estamos nessa para fazer aparecer um clube
como um dia já tivemos, até porque nós precisamos.
Agências que já deram seu apoio: André Pedroso (Fischer), Bob Gueiros
(Thompson), Carlos Lobo (Script), Cristina Amorim (Giovanni), Cristóvão (Speroni), Guto
Graça (Commente), Luis Nogueira (McCann), Lula Vieira (V&S ), Marcos Apostolo
(Artplan), Marcos Hosken (DPZ), Ronaldo Conde (Propeg) e Zé Guilherme
(Contemporânea)."
Festival de Gramado vai discutir o consumidor do século XXI
De 9 a 11 de junho próximo, a publicidade latino-americana estará de
olho no Rio Grande do Sul, quando se realiza o XII Festival Mundial de Publicidade da
cidade de Gramado, numa promoção da Associação Latino-americana de Agências de
Publicidade, tendo como tema "O Consumidor do Próximo Milênio".
Na opinião de João Firme de Oliveira, criador e secretário geral do
evento, o Festival de Gramado deste ano será o maior de toda a sua história, sendo
esperados mais de 2.500 participantes. Além de uma série de painéis debatendo os rumos
da publicidade no Brasil e no mundo com conferencistas como Mamoru Kusakawa
(diretor de criação da Dentsu) e Washington Olivetto (presidente da W/Brasil), Gramado
premiará trabalhos de todas as mídias: TV, rádio, imprensa e websites.
Em conjunto com a premiação, acontecerá a II Bienal Internacional da
Mídia Impressa, uma exposição de anúncios premiados internacionalmente nos últimos
dois anos.
Quem quiser maiores informações sobre como participar do Festival, tanto
como delegado (as inscrições custam R$ 400,00) quanto concorrendo com trabalhos (R$
100,00 para peças isoladas e R$ 150,00 para campanhas), pode retirar o regulamento na
Dinâmica Promoções (021-537-8180, com Priscila Franco) ou consultar o site do evento na
Internet, em www.zaz.com.br/festivalgramado. As inscrições encerram-se no próximo dia
25 de maio.
O Globo julga dia 25 de maio seu III Prêmio de Propaganda
A primeira etapa do III Prêmio de Propaganda O Globo será julgada na
próxima terça-feira, dia 25, às 14 horas, na sede do jornal O Globo. Concorrem nesta
etapa 405 peças veiculadas no Globo entre 01 de outubro de 98 e 31 de março de 99. O
número de peças inscritas na primeira etapa do prêmio deste ano ficou bastante acima
dos anos anteriores: 342 peças em 97 e 299 em 98.
Representando a Criação, o júri da primeira etapa será composto por
Aluísio Guimarães (Vice-presidente de Operações e Clientes da Newcomm Bates), João
Fernando Camargo (Redator da Ammirati Puris Lintas), Lula Vieira (Presidente de Criação
da V&S), Marcello Giannini (Diretor de Criação da Salles DMB&B), Marcos Silveira
(Diretor de Criação da Doctor), Mauro Salles (Presidente da Salles DMB&B), Pedro
Feyer (Dir. de Criação da DPZ Rio), Ronaldo Gasparini (Vice-Presidente de Operações da
W/Brasil) e Sérgio Silva (Gerente Geral da WTC (Wunderman Cato Johnson).
Representando os clientes estarão Mauro Multedo (Diretor de Marketing e
Vendas da Globex Utilidades), Rubem Vasconcelos (Diretor da Patrimóvel), Daniel de Plá
(Diretor de Marketing da De Plá Material Fotográfico) e Paulo Matias (Gerente de
Marketing da Bombril).
E pelos leitores e o trade, Hamdan (Studio H), Pyr Marcondes (Diretor
Editorial do M&M), Adonis Alonso (Diretor de Redação do Propaganda & Marketing)
e Sheila Roza (Diretora da Sr Promoções).
Gilberto Strunk lança mais um livro sobre Design no Brasil
O diretor da Dia Design e presidente do capítulo brasileiro do POPAI,
Gilberto Strunk, está lançando no próximo dia 27, a partir das 20 horas, no Centro
Cultural Caravelas (Rua Visconde de Caravelas, 23), seu livro "Viver de Design",
destinado a levar ensinamentos práticos para preparar ou aperfeiçoar quem já vive tanto
de design gráfico como de produtos, de moda ou de interiores.
Gilberto lembra que, apesar de existirem muitos cursos de design no Brasil,
poucos levam em conta o nosso modelo de sociedade, em que as relações de emprego com
carteira assinada, como as conhecemos hoje, tendem a acabar. Ele cita que os designer
chegam a empregar 70% do seu tempo em atividades relacionadas à venda, administração e
produção de seus projetos, especialidades para as quais não está normalmente
preparado.
Formado pela ESDI-Escola Superior de Desenho Industrial e professor da
Escola de Belas Artes da UFRJ, Strunk é um dos grandes incentivadores da atividade no
Brasil. Dia 25 de maio, inclusive, ele ministra das 18:30h às 21:00h um curso na
Universidade Estácio de Sá sobre "Merchandising no Ponto-de-Venda" e
"Tendências e Novidades do Marketplace 99". As inscrições custam de R$ 10,00
a R$ 60,00 (dependendo da categoria) e podem ser feitas na própria Estácio de Sá. Quem
quiser informações deve ligar para 507-7066 ou 503-7120.
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os
próximos aniversários do mercado:
21/05, Sexta-feira: Mauro Lopes (Diretor da Salles DMB&B ),
Sandra Catharina (Gerente de Mídia da McCann Erickson ), José Mauro Amorelli (Diretor de
Arte da Ronson );
22/05, Sábado: André Nassar (Redator da Fischer América ), Paulo
Roberto Lavrille (ex-diretor da Salles), Ronaldo Rangel (Diretor de Atendimento da DPZ ),
Tarcísio Dantas (Diretor de Criação da Duda Mendonça );
23/05, Domingo: Carlos Luz (Diretor de Operações da Luz ), Wallace
Marques (Redator da J.Walter Thompson );
24/05, Segunda-feira: Luis Leitão (Diretor de Produção da
Caradecão );
25/05, Terça-feira: Sebastião Martins (Diretor de Criação da
Aroldo Araujo );
26/05, Quarta-feira: Arnaldo Rozencwaig (Redator da Salles DMB&B
);
27/05, Quinta-feira: Marluce Balbino (fotógrafa);
* FESTA DO COLUNISTAS - Já está marcada para o dia 15 de junho a
festa do XVIII Prêmio Colunistas Rio. Será no Hotel Intercontinental, a partir das 19
horas. Este ano, a adesão dará direito a uma esticada no Dado Bier. As reservas de mesas
já estão abertas na Dinâmica Promoções, pelo telefone 537-8180. Entre os premiados,
estarão lá a Salles (Agência do Ano), o Ponto Frio (Anunciante do Ano), o jornal Extra
(Veículo do Ano), Marcelo Gorodicht (Publicitário do Ano) e Ronaldo Conde (Profissional
do Ano).
* FM - A Cult está colocando no ar o novo filme da FM O Dia,
batizado de "Estacionamento", que dá sequência ao conceito "Alegria em
Primeiro Lugar", criado pela agência. A criação foi de Arnaldo Cardoso Pires,
Andréa Lobato, Fábio Seidl e Sérgio Machado, com produção da Atmosfera e direção de
Líbero Saporetti.
* KING size - Walter Leis, ex Propeg , ex Cláudio Carvalho acabou
de abrir a Extra Extra Large Comunicação ( XX Large Com.) junto com Rodrigo Guimarães,
ex sócio da Staff.
|