Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Comercial da Magoo faz consumidor pensar em produção internacional
Na campanha da Telefônica que lança os serviços MoviStar para os usuários do Rio de Janeiro, a produtora Mr. Magoo, responsável pela produção, surpreendeuse por descobrir que muita gente chegou a acreditar que o filme, de um minuto, foi realizado fora do país.
Criado pela Fischer América Rio, a atmosfera cosmopolita do filme foi conseguida através das locações no próprio município do Rio de Janeiro, escolhidas pelo diretor chileno Sérgio Cuevas. Entre os pontos captados nos dois dias de filmagens estão o Palácio do Itamarati, o Arco dos Teles, o Aeroporto Santos Dumont, Praia do Recreio e ruas de Ipanema.
O filme, que mostra sequência de imagens onde pessoas utilizam os serviços MoviStar (executivos em conference call, no aeroporto conectando a Internet pelo lap-top, mulher acionando fax, pessoas na ma utilizando o identificador de chamadas e a caixa-postal), começou a ser exibido neste final de semana (24 de abril) nos horários nobres das TVs Globo, Record, Bandeirantes e SBT.
A criação foi de André Pedroso e Pedro Utzeri, tendo no atendimento Polika Teixeira e Luzia Canepa. Quem aprovou foi Paulo César Teixeira, José Lambarri e Cristina Lobo.
Projeto Young Creatives é lançado para levar jovens de talento a Cannes
Começou o Young Creatives Project 99: O projeto que vai mandar para o Festival de Cannes, com passagem e inscrição pagas, os novos talentos da publicidade brasileira.
O Young Creatives no Brasil é uma promoção do Caderno de Propaganda e Marketing e da Promocine. No Rio e em Belo Horizonte, a organização é da Dinâmica Promoções, com coordenação deste colunista.
O Programa Young Creatives surgiu a partir da ideia de jovens publicitários da Holanda, para permitir a participação dos jovens criativos do mundo todo no Festival em condições especiais, alavancando suas carreiras e contribuindo para sua formação.
O pacote brasileiro do Young Creatives Project vai oferecer:
- passagem aérea de ida e volta a Nice, classe turística e translado até Cannes;
- pagamento do fee de inscrição no Festival, na categoria Young Creatives (o que lhes garante o acesso a todos os locais e eventos da programação do Festival, exceto as duas festas de Gala, da terça e do sábado);
- tarifas reduzidas de hospedagem em Cannes;
- participação nos eventos da delegação brasileira dos Youngs em Cannes.
O objetivo dos organizadores é que este ano a delegação brasileira dos Young Creatives seja composta de pelo menos vinte profissionais, sejam eles de clientes, agências, veículos, fornecedores, ou empresas independentes.
O que estará em julgamento será a excelência do trabalho criativo, o potencial de seu desenvolvimento e integração com o meio profissional. A experiência de quatro anos de realização do Projeto Young Creatives no Brasil tem mostrado que os Youngs selecionados tem correspondido a estes parâmetros e se constituem hoje, numa referência profissional de excelência no meio profissional em que atuam.
Além dos Youngs selecionados para compor a delegação brasileira, os organizadores e o Júri apontarão, entre os redatores e diretores de arte indicados, a dupla que vai compor o time brasileiro que vai participar do Young Creatives Competition - Apple Contest, uma competição de criação publicitária que acontece durante o Festival, com duplas de criativos, representantes de todas as delegações dos Youngs
Para participar, os criativos devem preencher os seguintes requisitos:
- estar em atividade profissional no mercado há mais de dois anos, em qualquer área ou setor (comprovada com cópia da carteira profissional, documento sindical ou carta de empregadores).
- ter menos de 29 anos até o início do Festival, ou seja, até 21 de junho de 1999.
- falar inglês o suficiente para entender um briefing e debater sobre ele (a ser comprovado)
- apresentar a comprovação de seu desempenho profissional, através de portfólios que, obrigatoriamente deve ser composto de peças já veiculadas. No caso de profissionais de atendimento ou cliente, por exemplo, o portfólio pode ser formado de planejamentos já executados. O júri do Rio de Janeiro tem aceito um limite de até 20 trabalhos para serem incluídos em cada portfólio - no de peças impressas e no de peças eletrônicas.
Todos estes materiais devem ser entregues em pastas identificadas com o nome do autor até a próxima sexta-feira, 7 de maio na Dinâmica Promoções, à Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, no Jardim Botânico.
Petrobras patrocina concurso de sites
Já estão abertas as inscrições para o "Prêmio Web Design", lançado pela 2ª Mostra Petrobras de Realidade Virtual, que acontece no Rio, de 7 a 12 de junho, promovida pelo Centro Cultural Cândido Mendes.
Para concorrer é necessário preencher um formulário, disponível somente através da Internet no endereço da mostra e que também contém o regulamento do concurso (https://rvirtual.candidomendes.br).
Os sites vencedores serão apresentados em exposição na 2ª Mostra Petrobras de Realidade Virtual. O Prêmio Web Design conta com o apoio do Museu Virtual de Arte Brasileira, que oferecerá como troféu para o vencedor uma escultura criada por Roberto Moriconi.
Os Web sites inscritos devem ser de caráter artístico, estar disponibilizados publicamente na Internet, ter sido realizados nos anos de 1998 e 1999 e possuírem mais de 50% de seu conteúdo em Língua Portuguesa. Só serão aceitas inscrições até dia 21 de maio.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
29/04, Quinta-feira: Flávio Henrique Medeiros (Redator da Z+G Grey);
30/04, Sexta-feira: Flávio Salgado (Diretor de Atendimento da New Business), Francisco José "Franzé” Martins;
01/05, Sábado: Alicia Osborne (Diretora de Arte da Contemporânea), Jorge Barros, Jorge Murtinho (Diretor de Criação da Genesis), Valdir Correia (Redator da Genesis);
03/05, Segunda-feira: Adriana Godinho (Diretora de Atendimento da Tática), Rafael Sampaio (Editor da About), Ronaldo Vidigal Limeira, Denise Arcanjo (Supervisora de Mídia da Staff);
05/05, Quarta-feira: Antônio Carlos Rosa Gonçalves;
06/05, Quinta-feira: Verly Costa Sobrinho (Diretor de Operações da Arteplus)
• ELEIÇÃO - A Abap-Rio se reúne hoje para eleger seu novo presidente. O candidato da chapa única, Arnaldo Cardoso Pires, diretor da Cult, estará na sede da entidade das 12:00h às 14:30h com os demais membros de sua chapa - Marcelo Gorodicht, da Fischer América, e Clóvis Speroni, da Speroni - para conversar com os eleitores sobre seus projetos.
• NAS ONDAS - Mário Reis trocou a Gerência de Marketing do Sistema Rio de Janeiro de Rádio pelo cargo de Superintendente de Rádio do Grupo "O Dia", formado pelas emissoras FM O Dia e Opus 90.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail: ehrlich@pobox.com. Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br.
|