Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 23/ABR/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Salles é a Agência do Ano do Rio e Gorodicht, o Publicitário do Ano

A Salles/DBM&B conquistou no último fim-de-semana o título de Agência do Ano do XVIII Prêmio Colunistas Rio, pelo excelente desempenho empresarial que a agência demonstrou no último ano e por sua inquestionável performance criativa. A agência, que tem sido a mais premiada do Rio de Janeiro em diversos concursos publicitários nacionais (como o Prêmio Abril e o Anuário do CCSP), arrebanhou 26 trabalhos entre os premiados no Colunistas Rio.
Por sua atuação no extraordinário crescimento que a Fischer América Rio teve no último ano e no processo de expansão da rede da Fischer América em diversas praças do Brasil, Marcelo Gorodicht, presidente da Fischer Rio recebeu o título de Publicitário do Ano. A agência, aliás, também destacou-se muito no julgamento pela qualidade das peças inscritas.
O título de Profissional do Ano foi para Ronaldo Conde, executivo da Propeg-Rio, agência que no último ano consolidou-se empresarialmente no mercado, conquistando diversas contas expressivas locais.
O Anunciante do Ano, segundo o Colunistas, foi o Ponto Frio, que desde 1998 vem se destacando na área de varejo não somente pelo volume expressivo de sua presença na mídia com alto nível de criatividade que tem permitido imprimir ao conjunto de seus trabalhos.
Finalmente, entre os Grandes Prêmios, como Veículo do Ano foi escolhido o jornal Extra, responsável por uma profunda alteração no perfil da mídia impressa no Rio de Janeiro - tanto do ponto de vista editorial como publicitário - desde que foi lançado em 1998.
Este ano, como já foi divulgado, os vencedores dos Grandes Prêmios de Campanha do Ano, Anúncio do Ano, Comercial do Ano, Outdoor do Ano e Fonograma do Ano serão revelados apenas no dia da festa. Durante o julgamento, os jurados votaram secretamente nos trabalhos premiados com ouro, entregando suas planilhas a um auditor da Arthur Andersen, que levará pessoalmente à festa os envelopes fechados com os nomes dos trabalhos mais votados.
O júri, que analisou cerca de 1.300 trabalhos de 32 agências, foi presidido por Marcio Ehrlich (Monitor Mercantil) e integrado por Armando Ferrentini (Editora Referência), Dirceu Viana (O Globo), Gilberto Pauletti (Gazeta Mercantil), Júlio Hungria (Blue Bus), João Penido (Jornal do Commercio) e Paulo Macedo (Caderno Propaganda & Marketing).
Os trabalhos vencedores dos Diplomas de Ouro - listados abaixo junto com os demais premiados ­ estarão concorrendo ao Grand Prix do Rio e aos títulos de melhores do Brasil durante o XXXII Prêmio Colunistas Brasil, que será julgado dentro de duas semanas em São Paulo.
MEDALHAS
ÁREA: 1 - Televisão

CATEGORIA: 03 - Bebidas Não-Alcoólicas
BRONZE: "Enturmado", da MCCANN-ERICKSON para Coca-Cola.
CATEGORIA: 06 - Cultura e Educação
BRONZE: "Pedreiro", da DOCTOR para Universidade Veiga De Almeida.
CATEGORIA: 09 - Institucional ou Corporativo
OURO: "Olhares", da SALLES/DMB&B para Assoc. Lojistas Rio Sul.
PRATA: Série "Marceneiro/Mecânico/Costureira", da DPZ para Unimed/Rio.
CATEGORIA: 10 - Meios de Comunicação
BRONZE: "Vida", da CONTEMPORANEA para Extra.
CATEGORIA: 15 - Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
OURO: Série "Pai / Executivo", da SALLES/DMB&B para ATL.
PRATA: "Mãe", da ARTPLAN para Telerj.
BRONZE: "Despertador", da SALLES/DMB&B para Ctbc Telecom.
BRONZE: "Pique Esconde", da SALLES/DMB&B para Ctbc Celular.
CÁTEGORIA: 18 - Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar
BRONZE: "Antenas", da FISCHER AMÉRICA para Insetisan.
CATEGORIA: 20 - Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
BRONZE: "Espermatozoides", da COMMENTE para Inmetro.
CATEGORIA: 21 - Serviços Financeiros e de Seguros
PRATA: Série "Série Amil Internacional", da PROMARKET para Amil Assistência Médica Internacional.
CATEGORIA: 23 - Varejos de Grande Porte
OURO: Série "Código de Trânsito", da FISCHER AMÉRICA para Ponto Frio.
PRATA: Série "Semana Casa e Cozinha", da FISCHER AMÉRICA para Ponto Frio.
PRATA: "Porta Retrato", da SALLES/DMB&B para Assoc. Lojistas Do Rio Sul.
BRONZE: "Dias das Mães", da SALLES/DMB&B para Assoc. Lojistas Do Madureira Shopping Rio.
CATEGORIA: 24 - Varejos de Pequeno e Médio Porte
BRONZE: "Inventor", da CONTEMPORANEA para Bob's.

ÁREA: 2 – Rádio.

CATEGORIA: 05 - Cosméticos e Produtos de Toalete
BRONZE: Série "Rock e Samba", da PUBLICIS NORTON para L'Oréal.
CATEGORIA: 09 - Institucional ou Corporativo
PRATA: "Informação", da J. WALTER THOMPSON para Embratel.
BRONZE: Série "Natal", da FISCHER AMÉRICA para Clube Dos Diretores Lojistas.
CATEGORIA: 12 - Política e Eleições
PRATA: "Garotinho Governador", da INTERNAD para Muda Rio­PDT, PT, PSB, PC Do B, PCB.
CATEGORIA: 15 - Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
PRATA: Série "Rádio / Eu Quero Um Milhão / Quem Chama", da SALLES/DMB&B para Ctbc Celular.
BRONZE: "Búzios", da ARTPLAN para Telerj.
CATEGORIA: 23 - Varejos de Grande Porte
PRATA: Série "Jornadas Esportivas", da FISCHER AMÉRICA para Ponto Frio.
BRONZE: "História do Surf", da SALLES/DMB&B para Assoc. Lojista Madureira Shopping.
BRONZE: "Haja Fôlego", da SALLES/DMB&B para Assoc. Lojistas Do Bay Market.

ÁREA: 3 - Mídia Impressa.

CATEGORIA: 03 - Bebidas Não-Alcoólicas
PRATA: Série "Naturalmente Mais Leve", da PUBLICIS NORTON para Águas São Lourenço.
BRONZE: "Canudo", da ARTPLAN para Refrigerantes Pakera.
CATEGORIA: 06 - Cultura e Educação
PRATA: Série "Se Você Só Precisa Aprender O Que...", da DOCTOR para Britannia International English.
BRONZE: Série "Varejo", da FISCHER AMÉRICA para GAP.
BRONZE: Série "Folclore Brasileiro Na Internet", da DOCTOR para Funarte.
CATEGORIA: 09 - Institucional ou Corporativo
OURO: Série "Selos", da SALLES/DMB&B para Correios.
PRATA: Série "Rugas", da RONSON para Maxcenter Distribuidora Com. E Ind. Rep.
BRONZE: "Para Melhorar a imagem...", da J. WALTER THOMPSON para Embratel.
BRONZE: "Depois de Rodin e Monet", da PROPEG RIO para Petrobras.
BRONZE: Série "Marketing Publicitário", da CONTEMPORÂNEA para Globosat.
CATEGORIA: 10 - Meios de Comunicação
OURO: Série "Código de Barras", da PUBLICIS NORTON para Geográfica Universal.
PRATA: Série "Tudo Mundo Num Só Canal", da CONTEMPORÂNEA para Globosat/GNT.
PRATA: Série "Mercosul", da FISCHER AMÉRICA para Gazeta Mercantil Latino Americana.
BRONZE: Série "Suicídio", da STAFF para Ediouro.
BRONZE: Série "Barbie", da FISCHER AMÉRICA para Ediouro.
Bronze: Série "Miguel Paiva", da FISCHER AMERICA para Gazeta.
CATEGORIA: 11 - Móveis, Decorações e Utensílios Domésticos.
OURO: Série "Série Surpreendente", da ID&A para Onduline.
CATEGORIA: 14 - Produtos e Serviços Automotivos
BRONZE: Série "Campanha Essolube XT4", da MCCANN-ERICKSON para ESSO.
CATEGORIA: 15 - Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
PRATA: "Sofá", da ID&A para Verbatim.
BRONZE: "Capa", da SALLES/DMB&B para ATL.
BRONZE: "Planta", da V&S para Xerox.
CATEGORIA: 16 - Produtos e Serviços para a Indústria
BRONZE: Série "Tratamento De Primeira Classe", da TYPE ACCOUNT para Cory Comércio Exterior.
CATEGORIA: 20 - Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
PRATA: Série "Contra-luz", da SALLES/DMB&B para Embratel.
BRONZE: "Doe Sangue", da CONTEMPORANEA para HemoRio.
CATEGORIA: 21 - Serviços Financeiros e de Seguros
PRATA: Série "Interativa", da FISCHER AMÉRICA para Brasil Seguridade.
BRONZE: "Ele Não Está... se Encontra Numa Outra", da DOCTOR para Banco Boavista.
BRONZE: "Publicamos O Anúncio Ao Lado...", da D+ para Bozano Simonsen.
ÇATEGORIA: 22 - Turismo, Transportes e Diversões Públicas.
BRONZE: Série "Já Que Você... Preços Tão Baixos...", da SPERONI para Shangri-La/Avatour.
BRONZE: "Sobe Desce", da V&S para Terra Encantada.
CATEGORIA: 23 - Varejos de Grande Porte
OURO: "Outono / Inverno", da V&S para Fashion Mall.
PRATA: "Documentos", da SALLES/DMB&B para Assoc. Lojistas Madureira Shopping.
BRONZE: Série "Telefones", da FISCHER AMÉRICA para Ponto Frio.
BRONZE: "Os Presentes", da V&S para Fashion Mall.
CATEGORIA: 24 - Varejos de Pequeno e Médio Porte
OURO: Série "Tudo Fica Mais Fácil, Quando Você Enxerga", da SALLES/DMB&B para Ponto De Vista Ótico.
PRATA: "Só Um Povo Que Entende Tudo...", da DOCTOR para Rio Japan.
BRONZE: "Canivete", da SCRIPT para Barra Grill.
BRONZE: Série "Diversos" da DOCTOR para Daiissen Veículos.
CATEGORIA: 26 - Vestuário e Acessórios Pessoais
OURO: Série "Cores", da SCRIPT para TACO.
PRATA: Série "Sloggi", da DPZ para Filó - Triumph.
PRATA: Série "Copa do Mundo", da SCRIPT para TACO.

ÁREA: 4 – Outdoor.

CATEGORIA: 06· Cultura e Educação
OURO: Série "Série Pré-escola Bilíngue", da ID&A para Creche Miraflores.
PRATA: "Se Esse É Todo Inglês Que Você Carrega", da DOCTOR para Britannia International English.
CATEGORIA: 20 - Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
OURO: "Covas", da DOCTOR para Sinaf - Plano De Assistência Funeral.
PRATA: "Dia da Árvore", da CONTEMPORÂNEA para Fundação Brasileira Para Conservação Da.
BRONZE: Série "Mata Atlântica", da CONTEMPORANEA para Fundação Roberto Marinho.
CATEGORIA: 21 - Serviços Financeiros e de Seguros
BRONZE: Série "Novas Agências", da DOCTOR para Banco Boavista.
CATEGORIA: 23 - Varejos de Grande Porte
OURO: "Reflexos", da SALLES/DMB&B para Rio Sul Shopping Center.

ÁREA: 5 - Campanhas

CATEGORIA: 04 - Cigarros e Tabacos
PRATA: "Free98", da STANDARD OGILVY & MATHER para Souza Cruz S.A.
CATEGORIA: 06 - Cultura e Educação
OURO: "Plenos Pecados", da SALLES/DMB&B para Editora Objetiva.
PRATA: "Nada Substitui O Inglês da Cultura", da STANDARD OGILVY & MATHER para Sociedade Brasileira De Cultura Inglesa.
BRONZE: "O Resgate do Soldado Ryan", da V&S para UIP.
BRONZE: "Lições", da DOCTOR para Britannia International English.
CATEGORIA: 08 - Imobiliário
OURO: "Em ltaipava... na Mata Atlântica", da DQCTOR para Bauhaus.
PRATA: "Pomar do Meyer", da CONTEMPORANEA para Agenco.
CATEGORIA: 09 - Institucional ou Corporativo
OURO: "O Que Toca Você", da DPZ para Rádio Globo FM.
PRATA: "Velocistas", da ARTPLAN para Telerj.
BRONZE: "Decisões Para Toda A Vida", da DRAFT WORLDWIDE para Icatu Hartford Seguros.
BRONZE: "Nova Marca", da CONTEMPORÂNEA para Light.
CATEGORIA: 10 - Meios de Comunicação
OURO: "Advanced 98", da V&S para NET.
PRATA: "Marcas", da CULT para JB FM.
BRONZE: "Rodapé", da V&S para Telecine.
CATEGORIA: 15 - Produtos e Serviços para Comércio e Escritório
PRATA: "Cobertura", da FISCHER AMERICA para Telefônica Celular.
BRONZE: "Máquinas", da V&S para Xerox.
BRONZE: "Campanha ATL - Pré-lançamento", da SALLES/DMB&B para ATL.
CATEGORIA: 20 - Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
OURO: "O Brasil Precisa Dizer Não Ao CD Falsificado", da ECO para ABPD.
PRATA: "Proce198 Urgente", da PROPEG RIO para Eletrobrás.
BRONZE: "A Telerj Mostra Serviço Para Você.", da FSB para Telerj.
CATEGORIA: 21 - Serviços Financeiros e de Seguros
BRONZE: "Você Pode Confiar Sempre", da SALLES/DMB&B para Bradesco Seguros.
BRONZE: "Santos", da D+ para Bozano, Simonsen.
CATEGORIA: 22 - Turismos, Transportes e Diversões Públicas.
BRONZE: "O Melhor Caminho Para O Mundo", da AROLDO ARAUJO para South African Airways.
CATEGORIA: 23 - Varejos de Grande Porte
OURO: "Preços No Chão", da FISCHER AMERICA para Ponto Frio.
PRATA: "Marcas", da SALLES/DMB&B para Rio Sul Shopping Center.
BRONZE: "Encarte Zona Sul", da STAFF para Zona Sul.
CATEGORIA: 24 - Varejos de Pequeno e Médio Porte
BRONZE: "Populares Com Ar-condicionado", da SCRIPT para Via Onze.
CATEGORIA: 26 - Vestuário e Acessórios Pessoais
PRATA: "Você Não Imagina do Que Uma Duloren É", da DOCTOR para Duloren.
BRONZE: "Todo Mundo. Todo Dia", da SCRIPT para TACO.

ÁREA: 6 - Apresentações Especiais

CATEGORIA: 28 - Campanhas de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
PRATA: Série "Campanha Objetiva", da SALLES/DMB&B para Editora Objetiva.
BRONZE: Série "Posto da Qualidade", da COMMENTE para Inmetro/JB.
CATEGORIA: 29 - Anúncios de até 60 cm ou 1/2 Página de Revista
PRATA: Série "Festival de Gastronomia", da SALLES/DMB&B para Hotel Intercontinental.
PRATA: "A Vida É Bela. Mas A Fernanda É Mais", da CULT para Opus 90 Fm.
BRONZE: "Apesar Da Palestra Ser Em Português...", da DOCTOR para Universidade Veiga De Almeida.
BRONZE: Série "Icones", da CULT para Easynet.
CATEGORIA: 30 - Peça Publicitária Destinada ao Trade
OURO: "Custo Por Milionário", da FISCHER AMERICA para Gazeta Mercantil.
PRATA: "Livros", da SALLES/DMB&B para Fermentos Fleischmann.
BRONZE: "Guarda-chuva", da RONSON para Merck S/A Indústrias Químicas.
CATEGORIA: 31 - Peça Publicitária de Oportunidade
OURO: "Central do Brasil", da FISCHER AMERICA para Telefônica Celular.
PRATA: ''Mãe, Faça O Teste do Pezinho", da DOCTOR para Daiissen Veículos.
PRATA: "Goleiro", da SALLES/DMB&B para Ponto De Vista Ótica.
BRONZE: "Lanterneiro", da STAFF para Concessionárias Fiat.
BRONZE: "Bigode", da V&S para NET.
CATEGORIA: 32 - Peça Publicitária Relativa a Datas Comemorativas
OURO: "Chopp", da SALLES/DMB&B para Assoc. Lojistas Do Rio Sul.
PRATA: "Etiquetas", da SALLES/DMB&B para Assoc. Lojistas Do Madureira Shopping.
PRATA: Série "Namorados", da SALLES/DMB&B para Rio Sul Shopping Center.
BRONZE: "Carta", da FISCHER AMÉRICA para Gazeta Do Rio.
BRONZE: "Chinelada", da FISCHER AMERICA para Insetisan.
BRONZE: "Sinal da Cruz", da V&S para Riotur.
CATEGORIA: 33 - Peça Publicitária de Agência
OURO: "Vendo PÓ", da DOCTOR para Doctor Propaganda.
PRATA: "Carta", da STAFF para Staff.
BRONZE: Série "V&S 98", da V&S para V&S Comunicações.

De Paula se junta com a CP&F, que vira Comunicação Carioca.

O redator Sérgio de Paula, que se retirou da sociedade da agência Doctor por divergências com os dois outros sócios, já está em novo destino, junto com o redator Sílvio Lachtermacher e o diretor Fernando Rocha, da CP&F, como foi divulgado em primeira mão na Janela-Net.
Os três estão abrindo a Comunicação Carioca, uma agência que, segundo seus diretores, terá "alma carioca, estilo carioca, profissionais cariocas, clientes cariocas, comportamento carioca e cabeça carioca". Em mensagem divulgada na Janela-Net, Lachtermacher explicou: "pra ser universal, fale da sua aldeia. Numa época que só se fala em globalização, parece um discurso meio estranho, e por isso mesmo, não vai ficar só no discurso. Além de comportamento carioca, a agência vai ter comprometimento carioca".
A Carioca nasce com mais de 15 contas na carteira, como Laboratório Darrow, Fitocosméticos, Advanced Nutrition, Land Rio, Karei Veículos, MAM (fabricante de chupetas e mamadeiras), Nutrimento, Noranda Mineradora, Grupo São Fernando, Bay Side Shopping e Imobiliária Diagonal, vindos da CP&F e alguns deles clientes em São Paulo e de mídia nacional. Outra conta que entra na agência, através de Sérgio de Paula, é a Kawasaki, da qual a Doctor abriu mão na última semana.
Por enquanto, a Comunicação Carioca vai funcionar nas antigas instalações da CP&F, na Praia de Botafogo, 518/3º andar. O telefone também é o mesmo 543-1612.

Aroldo Araujo, com South African Airways
Anúncio publicado pela agência Aroldo Araujo na edição impressa da Janela

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
24/04, Sábado: Paola Mirandola (Diretora de Arte da Promarket), Lilian June (Gerente de Mídia da Fischer América);
25/04, Domingo: Angelo Ferrari (Dir. Presidente de Operações da Ferrari)
26/04, Segunda-feira: José Antônio Blanco (Ex­Gerente da Thompson-Rio), Wanderlei Gonçalves (Dir.de Atendimento da Nova Onda), Karla Vilella (Coordenadora de Mídia da Fischer América);
27/04, Terça-feira: André Silveira (Diretor de Planejamento da J. Walter Thompson), Mauro Vilarde, Rita Fernandes (Diretora da Hipertexto), Rozane Braga, Felipe Joffily (Assistente de Direção da Tec Cine);
28/04, Quarta-feira: Alberto Luz (Diretor de Operações da Luz), Gustavo Tirre (Redator da Publicis Norton), Julianna Guimarães (Executiva de Contas da Doctor), Luiz Felix (Coordenador de Mídia da V&S), Rosa Fernandes (Produtora de Elenco da Tec Cine);
29/04, Quinta-feira: Flávio Henrique Medeiros (Redator da Z+G Grey)
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2° andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail [email protected] Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br.