Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 12/MAR/1999
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Casa da Criação incorpora RS&A e Galletti muda-se para a Flórida

A Casa da Criação, agência de Noel de Simone Jr. e Marcos Calvi, acaba de incorporar a RS&A - de Raphael Santiago, Yara Militão e Ricardo Galletti - e com ela as contas da Transportes Fink e da Cardio Barra.
Com a operação, Raphael Santiago torna-se Diretor de Desenvolvimento de Mercado da Casa de Criação, enquanto Yara assume uma área de estratégia de mídia.
Quem não continua no esquema é Ricardo Galletti que, aproveitando a oportunidade, decidiu deixar de vez o país para realizar o sonho de morar na Flórida. No final de abril, ele e sua mulher Vera Lopes mudam-se para os Estados Unidos. Galletti foi diretor de criação de diversas agências cariocas, além de presidente do CCRJ.

Mais momentos do IV Prêmio Promoção Rio

A festa de entrega dos diplomas do IV Prêmio Promoção Rio manteve a tradição de contar com presenças bastante representativas das agências e clientes cariocas. A Janela continua publicando as imagens do evento, em fotos de Murilo Tinoco.

Arthur e Andréia Repsold, da Fagga, recebem o título de Empresa do Ano dos jurados: Marcio Ehrlich, Ana Cláudia Milanez, Ricardo Vieira e Jomar Pereira da Silva Julio Castellanos, José Roberto Cazar, Luiz Nogueira
Ao centro, Arthur e Andréia Repsold, da Fagga, recebem o título de Empresa do Ano dos jurados: Marcio Ehrlich, Ana Cláudia Milanez, Ricardo Vieira e Jomar Pereira da Silva. Júlio Castellanos, o novo diretor geral do escritório carioca da McCann Erickson, faz a sua estreia nas premiações do Rio ao lado de José Roberto Cazar, da Coca-Cola, e Luiz Nogueira, seu diretor de criação.
Um compenetrado Marcelo Gorodicht recebe de Ricardo Vieira os prêmios conquistados por sua agência Fischer América. Não faltou nem criação nem cliente nem atendimento para exibir os diplomas conquistados no IV Prêmio Promoção Rio pela agência Contemporânea.
Cristóvão Martins e Clóvis Speroni
Pedro Nonato recebe do presidente do júri, Jomar Pereira da Silva, o diploma pela campanha "Pegue a Nota e Vá Pra Copa". A Speroni aproveitou o evento - no qual foi premiada por trabalho para seu cliente Marius, para distribuir aos convidados cupons de desconto na churrascaria. A agência compareceu com seus diretores Cristóvão Martins e Clóvis Speroni.
Flávio Gomes de Mattos
A DPZ, responsável pelo Grande Prêmio de Material de Ponto-de-Venda do Ano com "Vending Machines Para Terra Encantada", da Coca-Cola, levou o cliente para comemorar e as próprias peças premiadas para exibir no coquetel. A Elan Garden, com Flávio Gomes de Mattos à direita, também recebeu prêmios no evento.
A Riotur foi premiada e seu presidente, Gerard Bourgeaiseau, recebeu os diplomas. Ana Luisa Pádua recebe seu diploma por um trabalho realizado para a ESPM.
Antonio jorge Pinheiro e Nadia Rebouças Ana Claudia Milanez
A Rebouças -- representada por Antonio Jorge Pinheiro e Nádia Rebouças -- recebeu os prêmios de quando a agênca tinha o nome de Z+Grey A representante do NorteShopping recebe seu diploma das mãos de Ana Cláudia Milanez.

Valter "Falcon" VicenteValter "Falcon" morre de câncer aos 49 anos

Atingido por um câncer no fígado, Valter Vicente, o criador carioca mais conhecido como Falcon, faleceu no último domingo no Rio.

Ex-diretor de criação da Artplan e da Mental Mark - nas quais foi responsável pela formação de uma geração de publicitários cariocas -, Falcon estava ultimamente dirigindo sua agência Moon, que durante muito tempo cuidou da conta dos classificados do Jornal do Brasil. Na última sexta­feira, ao que parece antecipando o desfecho, a Moon dispensou todos os seus funcionários e fechou as suas portas, enfrentando dificuldades financeiras causadas pela inadimplência de alguns clientes.

Mesmo sendo um profissional de temperamento passional, Falcon era muito querido pelos profissionais que começaram em criação pelas suas mãos.

No último Colunistas Rio, por exemplo, José Luiz Vaz, profissional do ano, homenageou o criador em seu vídeo-depoimento, lembrando que começou na carreira através de Falcon.

Para registrar a homenagem que o mercado carioca com certeza gostaria de fazer a ele, a Janela reproduz aqui a mensagem que o redator André Nassar (atualmente na Fischer América em São Paulo) enviou para a Janela-Net lembrando o seu antigo mestre:

"Falcon, eu queria dizer a você que fiquei muito triste em saber que você foi embora.

Você é um cara especial para mim e para muita gente que eu conheço e que trabalhou com você. Sempre vou lembrar de você como uma pessoa que ajudou uma geração de publicitários como eu, na pequena Mental Mark, a não ter medo. Medo de acreditar, medo de ser feliz, medo de errar, medo de acertar, medo de ter tudo, medo de não ter, medo de falar, medo de calar, medo de chorar, medo de sorrir, medo de errar. Medo de crescer.
Vou sentir muita falta de você Falcon.
É estranho eu falar isso. Eu não te vejo há uns 4 anos. Mas estou te vendo agora. E meu respeito por você vai continuar sempre na minha lembrança. Lembrança de um garoto que começou achando que podia um dia receber um sorriso como pagamento. E que hoje chora na memória por perder mais do que tudo, um grande amigo e conselheiro.
Você foi um dos grandes padrinhos.
Sorte lá em cima.
Andrezinho".

Jonas Suassuna abre processo sucessório na Abap-Rio

Presidente da Abap-Rio desde 1995, Jonas Suassuna reuniu os associados da entidade esta quinta-feira no Centro Empresarial Rio para comunicar que a entidade está abrindo o processo de eleição para a nova diretoria e que ele mesmo decidiu não só não concorrer como não se envolverá com qualquer espécie de indicação neste processo sucessório. "Minha missão pessoal à frente da entidade está cumprida e é hora de outro companheiro assumir o comando da Abap­Rio", explicou Suassuna, lembrando que deixar exclusivamente aos associados da Abap-Rio a definição dos nomes que participarão das eventuais chapas concorrentes "é a melhor maneira de eu honrar os princípios democráticos de minha própria eleição".
Marcadas para 30 de abril, as eleições da Abap ainda estão com suas regras em processo de definição conjunta pelas diretorias regionais da entidade e o seu comando nacional. Esta será a primeira escolha desde que a Abap se federalizou, dando independência aos capítulos regionais.
No Rio, a Abap conta com 24 associados: as agências Aroldo Araujo, Artplan, Cláudio Carvalho, Contemporânea, Cult, D+, Década, Dilema, Doctor, DPZ, Eco, Elan Garden, Escaleno, J. Walter Thompson, JG, JVA, Luz, Publinews, Salles/DMB&B, Speroni, Staff, Standard Ogilvy & Mather, V&S e Zapt.

Publicidade tem novo site especializado

O mercado publicitário ganha mais um site especializado, com notícias e informações sobre empresas e fornecedores: o Vox News (www.voxnews.com.br), criado pelo designer Luciano Boiteux, e pelo produtor Francisco Magalhães Pinto.
Entre os serviços do Vox News está enviar para as empresas cadastradas o Boletim 6PM, que sai sempre às 18:00 horas com notas de publicidade e entretenimento. Outro serviço é o Head Hunter, em que profissionais e estagiários apresentam seus currículos às empresas que buscam o trabalho específico.
O site tem ainda um quadro fixo de colunistas que inclui o psicanalista Alberto Goldin, o publicitário Paulo Vogel e advogados do escritório Boiteux que esclarecem leis e direitos tributários relacionados a publicidade.

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
12/03, Sexta-feira: Andrea Lobato (Supervisora de Criação da Cult), Carlos Eduardo Jardim;
13/03, Sábado: Marcelo Lobianco (Diretor de Contas da V&S), Ana Lúcia Petrucio Marins (Diretora de Arte da Promarket);
14/03, Domingo: Celso Japiassu (Diretor VP de Operações da Publicis Norton;
15/03, Segunda-feira: Flávia Altherman (Executiva de Contas da D+);
16/03, Terça-feira: Eliana Gomes de Mattos (Diretora de Operações da Elan Garden);
17/03, Quarta-feira: Beto Macedo (diretor de comerciais), Donald Jhin (produtor), João Guilherme (Diretor de Criação da Farmarketing), Juan Vicente (Dir. Presidente da JVA), Valter Hermann (Diretor de Atendimento da GCO/Promag);
18/03, Quinta-feira: João Paulo Pereira (Diretor de Arte da DPZ), Maria Luiza Barbosa (produtora), Sérgio do Rego Monteiro, João Carlos Araújo (Diretor de Arte da Communitá), Marco Ferreira (Redator da V&S);
• ABRIL EM MARÇO - A Editora Abril antecipou este ano a festa da regional carioca da sua premiação. Será no próximo dia 25 de março, no Hotel Copacabana Palace, das 19:00h às 23:30h.
• NOTÁVEIS - O presidente da ABMN-Associação Brasileira de Marketing e Negócios, Fernando Portella, apresentou ontem à imprensa o Conselho de Notáveis que coordenará os 5 setores estratégicos que definirão as ações da entidade: Pedro Grossi Jr. (Turismo, Lazer, Entretenimento e Esporte), Omar Carneiro da Cunha (Tecnologia da Informação e Telecomunicações), Joel Kom (Globalização), Armando Guedes (Energia) e Jacob Barata (Transportes e Logística).
• QUALIDADE - A V&S vai ser a primeira agência de publicidade brasileira a receber o certificado ISO 9001. O atestado está sendo conferido pela ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, que, em parceria com a V&S, está adaptando ao Brasil as normas usadas na Europa e nos Estados Unidos. A partir deste primeiro selo conferido no Brasil serão definidos os padrões a serem usados com as demais agências que buscarem o certificado.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2° andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail [email protected] Não deixe de visitar também a edição on­line da coluna, em www.janela.com.br.