Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Artplan ganha a conta da nova Telerj privatizada
A conta da Telerj voltou para a Artplan Comunicação. A agência carioca, com mais de 30 anos de experiência no mercado, venceu a concorrência aberta pela diretoria que assumiu a Telerj após a privatização. "Com certeza tivemos a nosso favor os dez anos de trabalho realizados na área de telecomunicações, com clientes como Telebrás, Embratel e a própria Telerj", afirma Roberto Medina, presidente da agência.
A Artplan atendeu a Telerj durante três anos. O último contrato terminou em 18 de novembro. Em dezembro, a nova diretoria da empresa abriu concorrência e a Artplan foi a vencedora. A primeira campanha será veiculada antes do final do ano. A verba estimada é entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões/ano.
Festival de Londres terá 3 jurados cariocas
Quatro brasileiros acabam de ser confirmados como jurados do próximo Festival de Londres, o London International Advertising Awards, que acontece em 1999, sendo que três deles são cariocas: Cristina Amorim, diretora de criação do escritório Rio da Giovanni, FCB; João Daniel Tikhomiroff, diretor da Jodaf; e Sílvio Matos, vice-presidente de criação da Fischer América. Além deles, estará também o paulista Percival Caropreso, diretor de criação da McCann-Erickson.
BR Mania estreia na mídia pela DPZ
A primeira campanha das lojas de conveniência da Petrobras, BR Mania, estreou na mídia esta quinta-feira, com flight previsto até o próximo dia 23 de dezembro. A DPZ Rio, que assina o trabalho, desenvolveu uma estratégia que concentra os investimentos nas praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Porto Alegre, para veicular a campanha, composta por dois comerciais de TV (veiculados nas redes Globo, SBT, Bandeirantes e na Globosat), um anúncio de meia página de jornal e rádio, num investimento em mídia de R$ 650 mil, além de material de merchandising como coletes para frentistas e mobiles para as lojas.
O investimento de marketing nas lojas BR Mania para o ano que vem é da ordem de R$ 3,4 milhões. Hoje, este segmento está na mira da Petrobrás, que até o ano 2000 quer ter 1000 lojas em todo o Brasil. "Hoje, o posto de gasolina é um posto de serviço. Por isso tentamos não vender mais a categoria 'loja de conveniência' mas sim a marca BR Mania através de uma campanha bem-humorada e que destaca os diferencias da marca”, comenta Christiane Dumont, responsável pelo atendimento do cliente na DPZ Rio.
Os filmes mostram dois funcionários de uma loja BR Mania (os seguranças) que se divertem assistindo ao que acontece nos monitores de segurança. No primeiro filme, os dois comentam sobre um rapaz que se engraça com todas as mulheres que estão na loja, até a chegada - constrangedora - de sua namorada.
No segundo, os seguranças brincam entre eles, enquanto assistem ao que acontece na loja, como se estivessem narrando uma partida de basquete. Cada vez que um consumidor coloca um produto na cestinha, eles comemoram "cesta!". Os dois personagens estarão presentes em outras peças, no futuro. O primeiro filme apresenta os dois personagens e o segundo, já aponta algumas promoções que estarão acontecendo nas lojas até o Natal.
Mídia
A criação é de André Eppinghaus e João Paulo Pereira, com direção de criação de Pedro Feyer tendo no atendimento Christiane Dumont e Érica Rabelo. As produtoras foram TV e Speedball e a aprovação de Bayard Lagrotta.
|
Rio continua agitado com troca-trocas na criação
O diretor de arte André Regnier deixou a V&S e foi para a Contemporânea. No lugar dele, Paulo Castro trouxe Tico Moraes, com quem já havia trabalhado nos tempos de McCann. Na DPZRio, a novidade é a entrada do redator José Antônio "Cajá" Cajazeira, vindo da DM9DDB. E na Z+G Grey, quem entra como RTV é o Elzemar de Oliveira, que todo mundo só conhece pelo apelido de "Biafrão". Foi contratado por Rogério Nahas, que todo mundo só conhece pelo apelido de "Lelo".
Adilson entra no board de criação da FCB
Adilson Xavier, VP de criação da Giovanni, FCB é o novo membro do board de criação da FCB, por decisão, do Presidente e CEO da agência, Bendan Ryan, e seu diretor mundial de criação, Geoff Thompson. O board é composto por oito membros de diversos países e algumas vezes por ano em Nova York, para analisar campanhas de escritórios de agência de todo o mundo e ainda avaliar a imagem criativa da FCB.
Rock in Rio Café lança coleção de biquínis
De olho no verão, o restaurante temático Rock In Rio Café está lançando uma coleção de biquínis com a logomarca da casa. As peças estarão à venda na lojinha do Rock In Rio Café, que funciona dentro do restaurante, onde são vendidos produtos como jaquetas, casacos, camisetas, shorts, bonés, chaveiros, isqueiros, etc. A loja responde hoje por 10% do faturamento da empresa. Os biquínis e maiôs também estarão à venda na loja Rock In Rio CaféSalvador, primeira franquia do Rock In Rio Café, a ser inaugurada dia 19 de dezembro. "Resolvemos lançar o biquíni porque é um produto jovem, que se identifica com o perfil dos nossos consumidores e com o dia-a-dia de cidades como Rio de Janeiro e Salvador", explica Rodolfo Medina, diretor de Marketing da empresa. A coleção foi criada com exclusividade pelo Rock In Rio Café pela loja Rygy, tradicional grife de moda-praia do Rio de Janeiro. São 12 modelos de maiôs e biquínis com sainhas, em lurex, black jeans, bordados, lacinho e os lisos tradicionais. O desfile de lançamento será na próxima quinta-feira, dia 10, às 22h, no Rock In Rio Café. O evento conta com a participação de 15 modelos, entre elas Daniela Sarahyba, Isabel Veiga (revelação da última Semana BarraShopping de Estilo) e Adriana Jasmim. Serão apresentados 40 looks diferentes, produzidos por Cláudia Brayner da Rygy.
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 11, sexta: Carlos Henrique Equi (Diretor de Planejamento da Staff);
Dia 12, sábado: Miguel Rio Branco (Diretor de Rtvc), Vilson Magno (Diretor da Set Tv Cine);
Dia 13, domingo: Cláudia Barcellos;
Dia 14, segunda: Edir Batista (Executivo de Contas da Giovanni, FCB);
Dia 16, quarta: Adolfo Rosenthal (Diretor da Noir), Luciana Vasconi (Diretora de Atendimento da Speroni);
Dia 17, quinta: Marcia Braga (Diretora da KMB)
• NATAL - A V&S está criando o Cartão de Natal e o anúncio comemorativo aos 5 anos do Viva Rio (o aniversário é no dia 17/12). Álvaro Rodrigues, Paulo Castro e o Luís Cláudio Salvestroni estão com o job deste projeto. Para divulgar toda a amplitude do Viva Rio estão sendo planejadas ações de comunicação para todo o ano de 99.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail ehrlich@pobox.com. Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br.
|