Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 27/NOV/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

ABP escolhe Destaques do Ano do Rio em 98

O vice-presidente de criação da V&S, Lula Vieira, foi escolhido o Publicitário do Ano pela ABP - Associação Brasileira de Propaganda, em escolha realizada pelos diretores e conselheiros da entidade dentro de seu Prêmio Destaques, que acontece há 45 anos em comemoração ao Dia Mundial da Propaganda.
A entrega dos Destaques de 98 acontecerá dia 11 de dezembro, a partir das 20 horas, no Golden Room do Copacabana Palace, quando também estarão recebendo seus diplomas estes 16 profissionais:

Diretor de Arte: Eduardo Corrêa.
Diretor de Comerciais: Roberto Berliner (TV Zero).
Diretores de Criação: Marcelo Giannini (Salles/DDB&B), Sérgio de Paula e Marcos Silveira (Doctor).
Executivo de Agência: Caio Valli (Artplan).
Executivo de Anunciante: Mauro Multedo (Ponto Frio).
Produtor de Artes Gráficas: Helge Madisen (Bellagraf) e Antônio Luís Magalhães (Imagecolor).
Produtor Gráfico: Paulo Moraes (Giovanni/FCB).
Profissional Atendimento: Ronaldo Rangel (DPZ).
Profissional de Mídia: Mauro Villardi (Caio).
Profissional de Planejamento e Pesquisa: Marcelo Diniz (Contemporânea).
Profissional de Veículo: Paulo Éboli (O Globo / Extra).
Publicitário do Ano: Lula Vieira (V&S).
Redator: Fernando Campos (Giovanni/FCB).
RTVC: Miguel do Rio Branco.

Durante a festa, a ABP também prestará uma homenagem especial à DPZ, que em 1998 completou 30 anos.

Seminário de Varejo simplifica inscrições para profissionais

Os publicitários cariocas interessados em participar do Seminário de Técnicas de Comunicação de Varejo promovido pelo GAP - Grupo de Atendimento e Planejamento, não precisam mais buscar suas fichas de inscrição nas agências de classificados do jornal O Globo. A organização do evento está disponibilizando uma ficha técnica que pode ser recebida por fax ou por e-mail a quem solicitar pelo telefone (021) 537-8180. As inscrições de profissionais, inclusive, já poderá ser feita diretamente na Dinâmica Promoções, à Rua Eurico Cruz, 15/2º andar.
O seminário acontece nos dias 1 e 2 de dezembro, a partir das 19 horas, no Hotel Rio Atlântica.

Capital Services se expande com a presença de Dória

Uma das maiores empresas de entrega domiciliar de revistas e malas direta do Rio de Janeiro, a Capital Service está entrando numa nova fase empresarial, transformando-se em um eclético grupo de comunicação que pretende se aproximar mais do mercado publicitário com a presença, em sua diretoria, do ex-diretor comercial do SBT no Rio, Reginaldo Dória.
Com 8 anos de existência, a empresa, que ainda tem no seu principal negócio a distribuição das revistas Manchete e Amiga e dos talões de cheque do Bradesco, está estruturando na sua sede do Andaraí segmentos diversos como uma gráfica que pretende agilizar a produção de algumas das malas direta que a Capital distribui e uma produtora de áudio, a Capital Sound, comandada pelo conhecido Maestro Aécio Flávio. Além disso, estão entrando em funcionamento ainda um departamento de design, um setor de telemarketing e uma empresa de marketing motivacional. A ideia, explica Dória, é implantar o conceito do "one­stop-shopping" empresarial, aproveitando o embalo da tendência de terceirização nas áreas de comunicação das grandes empresas.

Aías vai dirigir de novo Sindicato das Agências

Como nenhuma outra chapa de inscreveu para concorrer ao Sindicato das Agências de Publicidade do Rio de Janeiro, Aías Lopes, que assumiu a presidência da entidade após a saída de Luís Oscar Lopes, decidiu se recandidatar, junto com os demais membros da sua diretoria: o vice­presidente Ângelo Ferrari (Ferrari), o diretor secretário José de Mingo (Premium) e o diretor tesoureiro José Calazans (Contemporânea).
As eleições serão nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, no próprio Sindicato, e além daqueles diretores também deverão empossar os membros do Conselho da entidade, formado por Caio Valli (Artplan), Clóvis Speroni (Speroni), Euler Matheus (Salles/DMB&B), Flávio Mattos (Elan Garden), Jorge Bittencourt (Giovanni, FCB) e Valdir Siqueira (V&S).

Contemporânea foi a agência mais premiada do O Globo

Com quatro medalhas, sendo três pratas e um bronze, a Contemporânea foi a agência que mais prêmios emplacou no 2º Prêmio O Globo de Publicidade, entregue em festa no Hotel Intercontinental esta última quarta-feira. Ela ficou à frente da DM9DDB, que teve um Grand Prix, um ouro e um bronze e da Doctor, que também teve três medalhas, sendo um Grand Prix, uma prata e um bronze.
O anúncio "Dia do Médico", da DPZ para Unimed-Rio foi escolhido o Grand Prix de agências cariocas. Além dele, dois outros Grandes Prêmios foram concedidos: para a série "Aborígenes", criada pela Doctor para a Daiissen, na categoria Classificados; e o anúncio "Sou da Paz", da DM9DDB para a Une/Ubes, na categoria "Outros Estados".
O prêmio deste ano foi menos pródigo em medalhas. Das nove categorias, o júri só concedeu dois ouros e para agências de São Paulo: para o anúncio "Como levar 160 milhões de brasileiros", da Y&R para a Varig, na categoria Turismo, e "Ladrão leva carga...", da DM9DDB para a Parmalat.
Responsável pela entrega dos Grandes Prêmios e pelo show de humor, Jô Soares fez o público rir muito até mesmo depois de perder o roteiro e aprontar uma enorme confusão na entrega, enlouquecendo a equipe da produção do evento, que fora isso manteve tudo sob o mais rigoroso controle (como se fosse possível controlar Jô Soares).

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 27, sexta: Benedito Cantanhede (Supervisor de Contas da V&S), Cláudio Carvalho (Dir. Presidente da Cláudio Carvalho);
Dia 28, sábado: José Carlos Rodrigues, Nelson Sirotsky, Sérgio Martins da Silva Rosa (Supervisor de Contas da DPZ);
Dia 29, domingo: José Luís Cafarena (Diretor Administrativo da Pubblicare), Marcelo F. Mendonça.
(Diretor de Arte da Elan Garden), Michelle Paganotti (Diretora de Arte);
Dia 30, segunda: Isabella Torquato (Diretora de Arte da Giovanni, FCB);
Dia 02, quarta: Luiz Alberto Marinho, Miriam Gallagher;
Dia 03, quinta: Eduardo Moncalvo (Diretor de Operações da Staff), Marco Antônio Vieira Souto (Dir. Executivo da DPZ);
• NOTÍCIA EXTRAORDINÁRIA - A Contemporânea acaba de conquistar a conta do Extra. Não, leitor, não é notícia velha. Não estou falando do jornal Extra e sim da rede de supermercados Extra, que além da loja da Barra, passa a ter, com o seu nome, o Superbox da Tijuca. A próxima campanha já é da agência de Armando Strozenberg e Mauro Mattos.
• ENTRA E SAI - Marcos Silveira e a Barley's, que já se chamou Grupo Dreams, se separaram de novo. O cliente, que já teve house, costuma veicular diretamente e remunerar suas agências através de fee. O Grupo Dreams foi berço da Doctor (nos tempos de Dr. Brain), até que Silveira se tornou independente na nova agência. Pouco tempo depois voltou e agora está fora de novo. A conta está indo para a Professa, de Jorge Maranhão.
• VOLTA À ATIVA - Marcelo Noronha, ex­Pixel e ex-GR.3, é o novo diretor de criação da Staff, nessa nova fase da agência depois da separação da CP&F.
• CASA NOVA - Falando em CP&F, depois de se separar a agência não foi muito longe. Fisicamente, entendam bem. Silvio Lachtermacher e Fernando Rocha simplesmente se mudaram do 12º andar, onde estavam com a Staff, para o 3º andar do mesmo prédio da Praia de Botafogo, 518 que, aliás, também abriga, no 10º andar, a agência Cult.

Fischer América para o GAP
Anúncio criado pela Fischer América para o GAP e veiculado na edição impressa da Janela.

• SOMANDO DIGITOS - O fotógrafo Hamdan, um dos mais conceituados do mercado publicitário carioca, está anunciando o fim da fotografia ótica. Ele garante que, em poucos anos, todas as agências só vão querer saber de fotógrafos que trabalham com equipamentos digitais. Para divulgar o seu estúdio, que está investindo nesta área, Hamdan está enviando ao mercado um folheto com a reprodução de uma foto super detalhada de uma garrafa de Coca-Cola fotografada com o equipamento digital, que ele garante não ter nenhuma perda de qualidade. A última campanha da Light, criada pela Contemporânea, também, foi mais uma faturada que Hamdan deu fazendo o seu clique numa máquina digital.
• CARREIRA SOLO - O diretor de comerciais André Pellenz, que vinha comandando o escritório carioca da produtora Jodaf, desligou-se da empresa para seguir carreira independente. André garante que a separação foi totalmente amistosa, tanto que a algumas de suas produções serão realizadas dentro da estrutura física da produtora de João Daniel no Rio de Janeiro.
• NO PODIUM - O escritório da McCann no Rio está comemorando a vitória da conta do COB ­ Comitê Olímpico Brasileiro. Para eles a agência está lançando o 'Postal Olímpico da sorte', em parceria com a Caixa Econômica Federal e Correios.
• ASCENÇÃO - Odilon de Almeida Júnior, que foi gerente de marketing da Coca Cola pela vice-presidência de marketing do Bank Boston.
• CARTAS - As correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio-RJ, ou para o e-mail [email protected] Não deixe de visitar também a edição on-line da coluna, em www.janela.com.br.