Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 09/OUT/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Marketing Best destaca 6 cariocas em sua 11ª versão

O Rio de Janeiro emplacou seis cases entre os 30 premiados na 11ª Edição do Marketing Best, organizado pela Fundação Getúlio Vargas com a Editora Referência e a Madia e Associados.
Foram premiados do Rio a Andima-Ass. Nac.Inst.do Mercado Aberto (Case "Antecipando Soluções"), BarraShopping (Case "Marketing Promocional"), Bradesco Seguros (Case "Papa no Brasil"), Jornal Extra (Case "Lançamento"), Petrobras (Case "Programa de Excelência") e Sul América Previdência (Case "Previdência Privada").
O júri do concurso foi presidido pela professora Zilla Bendit, da FGV, e integrado ainda por Francisco Alberto Madia, da Madia e Associados, José Francisco Queiroz, da Editora Globo, Jomar Pereira da Silva, do Governo do Rio de Janeiro e Marcos Cobra, da FGV.
No próximo dia 10 de dezembro acontece no Palace, em São Paulo, a festa paulista de entrega dos prêmios, com direito a show da dupla Chitãozinho e Xororó. Assim como no ano passado deverá acontecer também uma festa de entrega no Rio (com data a ser ainda agendada), para permitir que os vencedores deste mercado comemorem com a presença de um número maior de convidados.
Os demais vencedores do Marketing Best foram Banco 'GM (Smart Lease), Bavária (Cerveja dos Amigos), BCN (BCN Esportes), Bradesco (Comércio Eletrônico), CardSystems (Relacionamento com Clientes), Citibank (Focus Marketing), Construtora Líder (Líder Home Center), DPZ (DPZ 30 anos), Elektro (Tele Atendimento), Ford (Cargo Mixer e Ford Ka), Itaú (Bem-vindo ao ano 2000), Liderança Capitalização (TeleSena), Ministério da Saúde (Prevenção é a Solução), Nextel (Estratégia Competitiva), Parmalat (Mamíferos de Pelúcia), Rossi Residencial (Telefone 8100100), Sabesp (A nova Sabesp), Salles/DMB&B (Agência do Consumidor), TAM (O estilo de encantar o cliente), Ultragaz (Qualidade e Segurança), Unibanco (Unibanco em Supermercados), Volkswagen (Plano Reduzido) e Zero Hora (Assinatura Fácil).

Prêmios disputam inscrições das agências de publicidade

Passadas as eleições, os concursos do mercado de propaganda trataram de logo começar a buscar inscrições e acabaram se atropelando nos seus prazos.
Quem está já para encerrar inscrições é o Prêmio Promoção Brasil, que será realizado pela terceira vez através de uma regional carioca. As informações podem ser obtidas na secretaria local da Abracomp, pelo telefone 537-8180.
O 2º Prêmio de Propaganda O Globo passou de 27 para 28 de outubro o dia de seu julgamento, estendendo o prazo para as inscrições até 16 de outubro, valendo os anúncios veiculados no jornal O Globo entre os dias 10 de abril e 30 de setembro deste ano, nas categorias Varejo & Pequenos Negócios; Serviços; Anúncios de Oportunidade; Bancos; Turismo; Indústria; Serviços Públicos Comunitários; Imóveis e Classificados. O Globo, aliás, já marcou a sua festa de entrega dos prêmios. Será dia 25 de novembro, no Hotel Intercontinental.
Outro concurso de inscrições abertas é o 20º Festival Brasileiro de Propaganda - 1º Festival Internacional da Propaganda, promovido pela ABP-Associação Brasileira de Propaganda. Elas estarão abertas entre 15 de outubro e 3 de novembro. O festival ocorre de 17 a 19 de novembro, no Hotel Rio Palace, com previsão de inscrições recorde, segundo seu presidente, Caio Valli. Devem chegar a 3 mil peças. Mais informações, no Rio, podem ser obtidas pelos telefones (021) 233-1492/263-3261. Em São Paulo, pelo (011) 813-0188 (São Paulo) e no Sul pelo (051) 222-5222.

Dois publicitários cariocas são finalistas da USA Network

Gisela Cesário, redatora da Publinews, e Marton Olympio (ex-Pixel, Prime, hoje no marketing da Embeleze) são dois dos finalistas do concurso Dirija Seu Talento 2, da USA Network, disputado entre 2.132 concorrentes. Marton, que ano passado chegou a ficar entre os 10 finalistas, chegou a emplacar dois roteiros: Unhas (sob o pseudônimo de Domitila Castro) e O Carimbo (com o pseudônimo de Juca Silva).
O concurso vai premiar quem tiver escrito o melhor roteiro de curta metragem. O prêmio é um curso de 60 dias na New York Film Academy e o curta vencedor será produzido e exibido, em rede nacional, no canal USA Network.
Marton, inclusive, aproveitou para fazer o seu comercial através da Janela. Ele pediu para avisar que se alguém quiser conhecer o seu trabalho ou precisar de roteiros é só escrever para [email protected] ou ligar para (021) 285-5691.

Humor publicitário

Morreu um publicitário - de criação, pra ser mais específico - e lá foi ele diretamente se encontrar com São Pedro.
O velho porteiro do céu, muito atencioso, vai logo explicando para o criador que, como ele havia sido muito premiado durante toda a sua carreira, terá o direito de escolher onde quer passar a eternidade: no Inferno ou no Paraíso.
Esperto, o publicitário pede para antes conhecer os dois, pra poder decidir.
São Pedro, então, leva o sujeito primeiro para o Inferno, explicando que existe um Inferno especial para os criadores de publicidade.
Ao abrir a porta, o criador vê um grande salão no qual várias duplas trabalham incessantemente nos seus Macintosh, enquanto diabos enormes e vermelhos gritam: "A apresentação é daqui a 5 minutos! A apresentação é daqui a 5 minutos!".
Assustado, o criador pede para ver o Paraíso. São Pedro leva ele até lá, explicando que também há um Paraíso especial para os criadores de publicidade.
Aberta a porta do Paraíso, o criador vê um grande salão no qual várias duplas trabalham incessantemente nos seus Macintosh, enquanto diabos enormes e vermelhos gritam: "A apresentação é daqui a 5 minutos! A apresentação é daqui a 5 minutos!".
Agora apavorado, o criador questiona São Pedro:
"Mas aqui no Paraíso é exatamente igual ao Inferno?".
No que o santo responde:
"Bem, aqui, pelo menos, os trabalhos são produzidos!"
(Retirado da Internet e adaptado pelo colunista)

Imprensa carioca passa por uma semana negra

A crise econômica bateu de frente com o mercado editorial carioca esta semana, fazendo estragos como este colunista jamais viu acontecer nos 21 anos da Janela.
O jornal A Notícia, do grupo do O Dia, deixou de circular a partir desta quinta-feira, 8 de outubro, para que todas as atenções da casa se concentrem em seu produto jornalístico principal. A conta do jornal A Notícia era da GR.3, o que, portanto, nessa altura dos acontecimentos, não afeta mais ninguém.
O fechamento do jornal, aliás, não é decisão nova. Antes de a GR.3 fechar, a agência recebeu um job do Dia que tratava do fim da Noticia para dar espaço ao relançamento do jornal Última Hora.
A estratégia do grupo era posicionar o Ultima Hora como o concorrente do Extra e consequentemente fazer um upgrade no seu produto principal - o jornal O Dia - apresentando-o como concorrente do Globo.
No Grupo Bloch, seu diretor presidente, Pedro Jack Kappeler, admitiu as dificuldades dos veículos da empresa e fechou vários títulos, além de deixar claro que outros deles estarão disponíveis para venda a outras editoras.
Na Abril, a má notícia foi o fechamento do escritório da revista Placar e no JB, os cortes afetaram várias áreas. Foram demitidos ao mesmo tempo os editores executivos Marcelo Beraba e Paulo Totti e o editor chefe Marcelo Pontes.
Uma das razões alegadas foi corte de despesas, já que a crise econômica está se aliando à antiga crise financeira do veículo para deixar o JB numa situação muito delicada.
Aliás, não foi só na redação que houve cortes no JB. A publicidade também foi afetada e Igdal Parnes deixou a direção comercial da empresa.

Grupo de Mídia coloca mais 10 estudantes no mercado

No dia 29 último, o Grupo de Mídia entregou os prêmios aos 10 vencedores do seu concurso de monografias sobre "O Profissional de Mídia no Próximo Milênio", dando aos futuros profissionais um estágio remunerado em 10 agências cariocas.
Foram estes os universitários premiados, com as agências nas quais farão o estágio e a Universidade na qual estudam: Aline Duarte Henriques (Giovanni - Facha), Carla de O. Dart (JWT - UFRJ), Carolina L. Marques da Cruz (Doctor - Gama Filho), Daniela Croccia Rocha (V&S - Gama Filho), Marcelo Rodrigues R. Amaral (Salles - PUC), Marco Antônio S. Nunes (DPZ - UFF), Maria Henriqueta H. A. Stark (Fischer América - Gama Filho), Melissa Fabris Flores (Caio - UFRJ), Milena Mercedes Puma (Artplan - PUC) e Rogério B. Alves (Z+G Grey ­ Facha).
O Concurso foi realizado pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro, com apoio do Jornal do Brasil e patrocínio da empresa de busdoor Ideia.

MKTMIX MKTMIX

Anúncio criado pela Staff e publicado na edição impressa da Janela.

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 09, sexta: Cláudia Pereira (Diretora de Atendimento da Mais), Marcello Noronha;
Dia 10, sábado: Almir Salles (Dir. Presidente da Casablanca­MG), Henrique Meyer (Diretor da Psom Produções), Ivo Hochleitner, Miton Santana (Atendimento da Artplan), Ricardo Galletti (Redator da RS&A);
Dia 11, domingo: Erly Francisco de Jesus (Diretor de Mídia da Publinews), Fabiana Xavier Brito (Diretora de Criação da Promarket);
Dia 12, segunda: Alberto Moszkowicz, Ivan Peter Stoy, Ricardo José Garcia (Sócio Diretor de Criação da Mais);
Dia 13, terça: Amauri Nicolini (Diretor Técnico da Brainstorm), Nico Rezende (Diretor da Magic Music);
Dia 15, quinta: Fred Moreira (Redator da Fischer América), João Bosco Franco (Redator de Criação da Contemporânea), Rosaline Hester (Atendimento);
Aliás, por falha técnica, deixamos de registrar, ontem, dia 8, os aniversários de Fátima Ristow (Diretora da Criativa), Javier Gondim, Jorge Maranhão (Diretor de Criação da Professa), Roberto Duailibi (Presidente da DPZ);
• É BARRA - A Zapt está mudando de endereço. Vai para a Barra, em uma estrutura mais enxuta. O redator Mílvio Piacesi, inclusive, já deixou a empresa. A casa atual da Zapt, no Jardim Botânico, entra em reforma e passa a ser sede de outra empresa do Jonas Suassuna, a Gol Records, a fabricante de CDs que está encartando disquinhos a torto e a direito pelos jornais do país.
• NOVO RUMO - Depois de muitos anos de serviços prestados à RBS, Humberto Neves - que já foi eleito Contato do Ano - está se afastando da empresa. Quem quiser encontrá-lo, pode ligar para (021) 275-3240.
• CONTAS NOVAS - A Genesis, que em 98 completa 23 anos de atividades, conquistou três novas contas: Flora Medicinal J. Monteiro, laboratório que agora se volta para o mercado consumidor de produtos naturais; Atlanticont, a única representante no Rio das impressoras Canon; e The Rental Store, do Grupo Sotreq, locadora de equipamentos e máquinas pesadas usados na área industrial.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio - RJ. Ou para o e-mail: [email protected]