Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 02/OUT/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Sílvio Santos oficializa que audiência terá mais prioridade que publicidade

Ainda estão repercutindo muito mal no mercado as declarações feitas esta segunda-feira por Sílvio Santos - em reunião com publicitários de São Paulo -, de que a prioridade no SBT agora é a audiência e não mais a publicidade.
Com a guerra contra Globo e Record sendo medida em "real time" pelo Ibope, a diretoria do SBT está autorizada a mexer nos breaks comerciais como bem entender. Ou seja, inclusive cancelando veiculações autorizadas.
O SBT também poderá cancelar programas inteiros, mesmo que eles já tenham suas cotas de patrocínio vendidas, se Sílvio Santos achar que pode entrar no lugar um outro programa que vá dar mais audiência.
A nova política do SBT, que também incluiu o fim do jornalismo da emissora, deixou surpresos os publicitários presentes e constrangidos os profissionais que trabalham no departamento comercial da emissora e não sabem mais como apresentar o SBT para os mídias, trabalho que, convenhamos, fizeram durante muito tempo tão bem que colocaram a rede como a segunda mais programada na mídia TV.
Não há como não concluir que a decisão de Sílvio se explica por que não é pra prestar serviços jornalísticos ou para veicular publicidade dos outros que ele tem a emissora. O que aparenta é que o negócio de Sílvio Santos é ganhar dinheiro vendendo seus carnês, que dependem muito mais da quantidade do que da qualidade da audiência.

Embalagens da Pakera são finalistas em Londres

Artplan para Pakera - Guaraná TobiAs embalagens criadas pela Artplan Comunicação para os refrigerantes Tobi da empresa Pakera - que produz Crush e Grapette - são finalistas na categoria de "package design" no London International Advertising Awards.
São três embalagens diferentes para refrigerantes sabores limão, laranja e guaraná. O diretor de arte responsável é Fernando Valente e os diretores de criação, Marcos Apóstolo e Chico Abréia. O atendimento ao cliente na agência é feito por César Ferreira. Quem aprovou a embalagem por parte do cliente foi Rita Cardoso. "O Brasil já vem se destacando internacionalmente com designs de embalagem. Para nós é muito legal que este trabalho tenha sido selecionado, contribuindo para o fortalecimento da imagem do país neste setor", afirma Marcos Apóstolo. Os resultados finais do festival de Londres saem dia 16 de novembro.

Chegada da Primavera será comemorada na Lagoa

No momento em que todo o Mundo discute a preservação do meio-ambiente, qualidade do ar, despoluição de rios e oceanos, nada mais oportuno do que estar vinculado a um projeto que pretende exatamente chamar a atenção para os cuidados com a natureza, em especial com a nossa mata-atlântica.
Foi exatamente isso que fizeram a Net-Rio e o Jornal O Dia, que estão apoiando a Rio Primavera - Exposição Carioca de Paisagismo. Segundo Márcia Brito, diretora da Message Comunicação e organizadora do evento, as empresas que apoiam o evento viabilizaram sua realização, com a veiculação gratuita da mídia promocional (Jornal O Dia) e da promoção de atividades culturais (Net Rio), ganhando a exposição da logomarca por cerca de 20 dias à 50 mil pessoas na Lagoa Rodrigo de Freitas. Serão 100 galhardetes espalhados pelos principais pontos da Zona Sul, com a programação do evento, além de totem na Av. Borges de Medeiros, bem em frente ao local aonde se realizará o evento.
A Rio Primavera - Exposição Carioca de Paisagismo, é um evento inédito, que promove e destaca as belezas da cidade maravilhosa. Os visitantes poderão apreciar 20 jardins exclusivos, projetados por 10 dos mais conceituados paisagistas do Rio de Janeiro, entre eles Vera Gavinho, Eduardo Barra e Lygia Camacho e estará aberta ao público na Lagoa Rodrigo de Freitas - Parque dos Patins a partir de 11 de outubro, às 9 horas, com entrada franca.

Lista do Caboré é divulgada com 5 cariocas indicados

O Rio de Janeiro está com 5 concorrentes ao Prêmio Caboré 1998, promovido pela revista Meio & Mensagem: Euler Matheus (Salles/DMB&B), Antônio Jorge Pinheiro (Z+G Grey), Fernando Portella (O Dia) e Paulo Éboli (O Globo), como profissionais, e o Ibope, como empresa. A escolha será por votação dos assinantes da publicação e a entrega dos troféus acontecerá no dia 4 de dezembro, em São Paulo.
Se formos considerar a origem do profissional ou da empresa, o Rio até pode computar outros nomes. Afinal, os cariocas Paulo Giovanni e Alberto Pecegueiro estão agora morando em São Paulo e o Grupo Sima e a Jodaf mudaram sua sede para lá.
São os seguintes os indicados ao Caboré deste ano:
Empresário ou Dirigente da Indústria da Propaganda: Nelson Sirotsky - RBS, Paulo Giovanni - Giovanni/FCB e Ricardo Fischer - Editora Globo
Agência de Propaganda: DM9DDB, DPZ e F/Nazca Saatchi & Saatchi
Profissional de Criação: Átila Francucci - Young & Rubicam, Eugênio Mohallem - Almap/BBDO e Tomas Lorente ­ DM9DDB
Profissional de Atendimento/Planejamento: Duílio Malfati ­ DPZ, Euler Mateus - Salles/DMB&B RJ e Ronaldo Gasparini - W/Brasil
Profissional de Mídia: Antônio Pinheiro - Z+G Grey, José Reinaldo - Leo Burnett e Paulo Stephan - Newcomm/Bates
Veículo de Comunicação: TV Record, UOL e Veja
Profissional de Veículo de Comunicação: Alberto Pecegueiro - Globosat, Fernando Portela - O Dia e Flávio Pestana - Folha de S. Paulo
Anunciante: Ford, Itaú e McDonald's
Profissional de Marketing: Carlos Moreno - Fiat, Paulo Eboli ­ O Globo e Vânia Alcântara Machado - Parmalat
Serviço Especializado: Duda Mendonça, Grupo Sima e Ibope
Profissional de Produção: Clovis Mello - Cine, Rodolfo Vanni - Cia. de Cinema e Sérgio Campanelli - MCR
Fornecedor: Jodaf, Litokromia e O2

MKTMIX MKTMIX

• PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemora os próximos aniversários do mercado:
Dia 02, sexta: Maurício Schmidt (Diretor de Desenvolvimento da Cult), Álvaro Rodrigues (Redator da V&S);
Dia 03, sábado: Fernando Gerardó (Diretor de Arte);
Dia 04, domingo: Ingrid Schumacker (Diretora de Atendimento da Publicis Norton);
Dia 05, segunda: Valter "Falcon" Vicente (Diretor de Criação da Moon);
Dia 06, terça: George Teichholz (Diretor da McCann Erickson), Marcelo Peixoto (Diretor de Criação da Ferrari), Rosângela "Danda" Accioly (Diretora de Arte), Sérgio Silva (Diretor de Atendimento da Contemporânea);
Dia 07, quarta: Bob Gueiros (Diretor de Criação da J. Walter Thompson);
Dia 08, quinta: Antônio "Mega" Nogueira (Redator da Doctor)
• POTÊNCIA - A agência de Marcelo Gorodicht acaba de conquistar a conta da Catuaba Selvagem, uma bebida fabricada em Teresópolis (era atendida por uma agência daquela cidade) e que resolveu se expandir no mercado. Nas últimas grandes feiras de varejo do Rio - a Abad e a Abras - a empresa esteve presente com um estande bastante animado.
• FESTA - O Grupo de Mídia estará promovendo, no próximo dia 06/1O, terça-feira, a partir das 19:00h, mais um Papo de Bar, evento que reúne profissionais de publicidade de todas as áreas para um encontro informal. Mais uma vez, será no Big Ben, Rua Muniz Barreto, 374, Botafogo.
Doctor para Jardim da Saudades
• ELEITORAL - A Doctor está com mais uma na praça que deve provocar as reações de agrado e desagrado de sempre. Aproveitando o clima eleitoral, a agência está colando um outdoor em que se lê, enorme: "COVAS". E um pouco menor, à direita, o número "7962266". Só que não é propaganda do político paulista. É do Jardim da Saudade.

• ATROPELAMENTO - Eu juro que tenho tentado ser otimista, mas está difícil. Acabo de saber que a Dinâmica perdeu um projeto para uma empresa que estaria fazendo uma ação promocional no Grande Prêmio Mundial de Motovelocidade, agora em outubro, aqui no Rio. Perdeu para outra empresa? Não! Perdeu porque não vai ter mais o GP do Rio!!!! O autódromo não vai ficar pronto e a fase brasileira do Campeonato Mundial teve que ser cancelada. Mais uma vez, com que cara a gente fica lá fora? E com que cara a gente fica aqui dentro?
• FIM DA BRIDA - Notícias internas da Bloch dão conta que a emissora vai tirar do ar a novela Brida, já que o místico Paulo Coelho não conseguiu fazer chover na horta do programa. Com problemas de caixa e sem resultados de Ibope, a Manchete exibe mais uns 10 capítulos e depois coloca no ar a reprise do Pantanal.
• SOM NA REDE - O mercado publicitário acaba de ganhar uma poderosa ferramenta na área de mídia eletrônica. O UOL (Universo Online) é o primeiro provedor brasileiro a usar banners com animação e sonorização na Internet. O recurso é acessível a qualquer internauta. O primeiro exemplo da tecnologia em banners é o anúncio da Chevrolet/GM, comemorado como um marco da mídia digital.
• CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.