Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 25/SET/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Eduardo Correa
Eduardo Corrêa

Seminário de Publicidade do Liceu começa quarta-feira sua 20ª edição

A vigésima edição do Serpro, organizada pelo Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro começa nesta quarta, 30/09 às 17h. No primeiro dia, acontecerão duas palestras: "A influência da propaganda no nosso dia-a-dia" com o criativo Fábio Seidl (redator da Cult) e "A Evolução da Mídia" com as coordenadoras de mídia Andréa Zattar e Cecília Velloso (Prof. da ESPM).
Na quinta, encerrando o evento, "Censura e Ética" com Edney Narchi (Conar) e Lígia Mello (mídia da Aroldo Araujo) e "Os Bastidores da Propaganda" com Maria Célia Salgado (Diretora da Tática).
O evento tem entrada franca e as inscrições podem ser feitas no local (O Liceu fica na R. Frederico Silva, 86 - Praça XV) ou pelo telefone 224-5814.

Souza Cruz lança embalagens do Free comemorativas ao Free Jazz Festival

Pelo segundo ano consecutivo, a Souza Cruz está distribuindo para os consumidores do cigarro Free e dos aficionados do Jazz embalagens alusivas ao Free Jazz Festival. Este projeto, denominado "Free Jazz Pack Collection", terá este ano ilustrações com motivos relacionados ao Jazz, criadas por cinco designers reconhecidos internacionalmente e selecionados pela Standard, Ogilvy: os americanos Tim Hussey, Russel O. Jones, Elizabeth Rosen e Gina Binkley e o italiano Beppe Giacobbe.
O Pack Collection estará disponível a partir de 10 de outubro nas principais lojas de conveniência, universidades e aeroportos das cidades onde ocorrerá o evento: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.
Em 1997 as embalagens foram ilustradas por nomes de destaque da nova geração de artistas plásticos do eixo Rio-São Paulo, Pesquisas de opinião registraram uma aceitação tão grande por parte dos consumidores - 97% -, que a Souza Cruz decidiu dar continuidade ao projeto, "A criação de embalagens diferenciadas para Free durante o mês de realização do Free Jazz é uma forma de relacionar intensamente a marca com o evento", explica Carlos Siqueira, Gerente de grupo de marcas da Souza Cruz. Além das embalagens individuais, que estarão sendo vendidas a R$ 1,60 cada, haverá também um item especial para colecionadores, que é uma caixa de madeira, com as cinco embalagens ilustradas, vendida a R$ 8,00. Existe também uma embalagem gigante de Free com 10 carteiras ilustradas, à venda por R$ 16,00.

Janela do Tempo

Fabio Siqueira e José Monserrat

Mais um flagrante de uma Seleção da Janela, feita há 20 anos na residência deste colunista. Presentes ao julgamento, dois destaques da criação carioca dos anos 70. O da direita é o lendário José Monserrat, na época diretor de criação da Caio e presidente do CCRJ. Monserrat foi o único publicitário de esquerda assumido que este colunista já conheceu. Coerentemente com suas crenças, Monserrat largou a publicidade para atuar na área de cultura. O mais novinho, à esquerda, é Fábio Siqueira, na época redator da MPM e hoje vice-presidente nacional de criação da Ammirati Puris Lintas, com histórico de ter já sido jurado brasileiro do Festival de Cannes.

MKTMIX   MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 25, sexta: Albano Alves Filho (Diretor da Intemad), Bruno Prósperi (Diretor de Arte da Fischer América), Gabriela Milleli (Gerente Comercial da SIMA), Genilson Gonzaga (Superintendente Comercial da Jornal do Commércio), José Land (Diretor de Atendimento da Fischer América);
Dia 26, sábado: Sílvio Lachtermacher (Diretor de Criação da Staff/CP&F), Théo Drummond (Presidente de Operações da Genesis);
Dia 27, domingo: Ana Paula Oliveira (Diretora de Arte da Salles/DMB&B);
Dia 29, terça: Denise Capece (Atendimento da Doctor), Washington Olivetto (Presidente de Criação da W/Brasil);
Dia 30, quarta: Ronaldo Conde (vice-presidente da Propeg-Rio);
Dia 01, quinta: Mariângela Luna (ex-CCRJ)
* RECOMEÇA A DANÇA - O diretor de arte Eduardo Corrêa ­ um dos veteranos da criação publicitária carioca - está partindo mais uma vez para carreira solo, deixando a direção de criação da Propeg no Rio de Janeiro, por divergências com seu presidente Rodrigo de Sá Menezes. Interinamente, o comando da equipe de criação (na qual entrou recentemente o diretor de arte Vicente Nolasco) fica com o diretor geral do escritório Ronaldo Conde, que já foi diretor de criação de diversas agências no Rio.
* FATURANDO - A Casa da Criação comemora a conquista de 2 contas novas: a Essilor, fabricante das lentes Varilux, e a companhia aérea Alitalia. Juntas, diz Noel de Simone, diretor da agência, representam um faturamento de 1,3 milhão até o final do ano.
* PIRATARIA EM ANGRA - Depois ganhar as contas dos shoppings Barra Square e Iguaçu Square, a Speroni & Associados conquistou mais uma concorrência da AC Lobato. E o Pirata's Mall, um dos primeiros shoppings temáticos do Brasil. Situado em Angra dos Reis, o Pirata's Mall tem uma proposta inovadora, possibilitando o acesso por terra, mar (marina) e ar (heliporto). A Speroni será responsável pela criação da campanha de Natal, além do desenvolvimento de ações promocionais no decorrer de 99.
* PROFESSORA - Marcia Brito, diretora da Message, foi convidada pela direção da Faculdade da Cidade para dar uma aula, esta sexta-feira, para a turma de pós-graduação em Comunicação. Os alunos escolheram o tema: Criação de Eventos sob uma perspectiva mercadológica para ilustrar a aula. Marcia apresentará cases promocionais de sucesso da Message e de outras empresas.

Anúncio do Prêmio Colunistas Promoção veiculado na edição impressa da Janela.

* MUITO CONVENIENTE - A DPZ-Rio conta que conquistou a conta da BR Mania, as lojas de conveniência dos postos BR. A verba é de R$ 2,6 milhões. São 130 as lojas instaladas no momento. Outras 150 estão em fase de implantação e até o fim do ano o número será de 285. Até o fim de 1999, haverá 569 lojas BR Mania e BR Mix instaladas. A meta é chegar ao ano 2000 com um total de 1.000. Ou seja, vai ser um cliente de respeito!
* CONCORRENCIA - A Churrascaria Estrela do Sul está reagindo à informação de que alguns publicitários cariocas estão optando pelo Plataforma para o almoço da sexta-feira. A Estrela acaba de mandar um fax informando que esta sexta, 25/09, o rodízio custará apenas R$ 16,00!! Afinal, fim do mês, o caixa está mais baixo... Falando nisso, vocês lembram que eu até já participei de uma polêmica com o Antônio Carlos Accioly, da Yes, sobre qual era o melhor: o Estrela ou o Plataforma. Mas hoje tenho que dar a mão à palmatória. O Plataforma voltou ruim pra cacete. Nem o pão de queijo presta mais. Não é nem sombra do que foi antes da reforma.
* A CARA DA MÃE - Nasceu Gabriela, a filha de Marcelo Gorodicht com Luciana Sargentelli. O parto foi cesárea e mãe e filha passam bem, já em casa, onde Gorodicht pode ser encontrado babando porque a menina nasceu cheia de cabelo. Ou seja, não puxou o pai.
* SUCESSO NA REDE - Estão crescendo sem parar as adesões à Janela-Net, o grupo de discussão via e-mail, pela Internet, voltado para os profissionais de marketing, publicidade e afins trocarem ideias e informações, em português, sobre a sua atividade no Brasil e no mundo. As mensagens também não param, durante todo o dia. No momento, o grande suspense é pela participação do sempre polêmico Celso Japiassu, que se cadastrou mas ainda está quietinho, sem mandar nenhum petardo. As inscrições continuam abertas e gratuitas, através da home-page da Janela, em www.janela.com.br ou pelo e-mail janela-net-subscribe@egroups.com (com hífens entre janela, net e subscribe). Em 24 horas o seu cadastro é processado e você começa a participar.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.