Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 18/SET/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Artplan dá participação acionária para Caio Valli

Caio ValliO publicitário Caio Cezar Valli é o mais novo sócio da Artplan Comunicação, ao lado de Roberto Medina, Lionel Chulam e Chico Abréia. Valli, que há oito anos ocupava o cargo de vice­presidente de atendimento recebeu o convite para entrar na sociedade semana passada. "Foi uma forma de homenageá-lo por 15 anos de dedicação com um trabalho extremamente competente", afirmou Roberto Medina.
Valli, que tem 52 anos, é formado advogado. Ele entrou na Artplan em 1984 como diretor de atendimento e seis anos depois foi promovido a vice-presidente de atendimento. Ele atuou como executivo nos principais eventos promovidos pela agência, como o Rock in Rio I e II e esteve à frente do atendimento a clientes como Grupo Multiplan e empresas do governo, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Telerj, Telebrás, Embratel, INSS e Ministério da Educação.
Atualmente, Caio Valli também faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Propaganda e do capítulo carioca da Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Na ABP, ele assumiu a presidência do 20º Festival Brasileiro de Propaganda, que acontece em novembro, no Rio Palace.

Noronha e Ariosto pedem resposta ao Dia no caso GR.3

Os publicitários Marcelo Noronha e Ariosto Amado, ex­sócios da GR.3, estão entrando na justiça com um pedido de resposta à matéria publicada pelo jornal O Dia na última sexta-feira, justificando-se pelo fato de ambos terem comunicado ao veículo, ainda em agosto, que não só estavam se desligando da sociedade como não tinham qualquer responsabilidade no gerenciamento da agência GR.3 tanto pela parte financeira quanto pela operacional da conta do jornal.
Noronha deixou claro para a Janela que não tem como contabilizar os prejuízos que sofreu pela quebra da GR.3, da forma escandalosa como ocorreu. Primeiro, foram os R$ 500 mil que ele e Ariosto perderam a partir da sua entrada na sociedade, sem conseguir recuperá-los depois. Além disso, Noronha deixou de receber seu salário de julho e ainda teve que arcar sozinho com as despesas de viagem e de participação no Festival de Cannes que bateram no seu cartão de crédito, sem que a agência - fechada nesse meio tempo - pudesse cobri-las conforme Gustavo havia lhe oferecido. Mas o pior, diz o diretor de arte, foi ter perdido a confiança do jornal O Dia, conquistada depois de muito tempo de trabalho na Pixel (sua agência com Ariosto) e que foi seu trunfo na negociação com a GR.3.
Sem aquela sua conta e sem agência, Noronha estava procurando retomar um caminho profissional quando foi surpreendido pela matéria desta sexta-feira. "Imaginava que o jornal tivesse compreendido que nós não tivemos nada com isso", lamentou, preocupado com a imagem negativa que isso possa lhe trazer nas negociações que está tendo com outras agências.

Janela-Net abre canal de mensagens sobre publicidade na Grande Rede

Quem estava sentindo falta do velho esquema de BBS do Blue Bus acaba de ganhar uma alternativa. A Janela Publicitária está lançando o serviço Janela-Net, no mais moderno formato de "email group", ou seja, um grupo de discussão, pela Internet, voltado para os profissionais de marketing, publicidade e afins (produção, promoção, design, veículos etc.) trocarem ideias e informações, em português, sobre a sua atividade no Brasil e no mundo.
A diferença que a Janela-Net (assim como outros e-mail groups) tem do velho BBS é que no novo formato o membro do grupo recebe as mensagens diretamente na sua caixa-postal, quando acessar a Internet. Não precisa fazer uma conexão especial. E como todos os programas modernos de e-mail permitem que as mensagens recebidas sejam colocadas em pastas diferentes por assunto, facilmente o membro da Janela-Net poderá configurar seu software para que as mensagens do grupo sejam colocadas numa pasta própria, separada da pasta onde estão os seus e-mails pessoais.
Outra vantagem da Janela-Net é que o sistema de associação é inteiramente grátis. Basta se tornar um membro do grupo para poder receber todas as mensagens, responder as que tiver recebido e mandar mensagens novas para o grupo todo.
A Janela-Net, no entanto, não será totalmente aberta ao público. A única restrição que o grupo fará para seus membros é que sejam profissionais do mercado, trabalhando em alguma agência, produtora, anunciante ou veículo. Claro que se o profissional mostrar que no momento em fase de free-lance, também poderá se tomar membro. Atendido esse requisito, entrar é fácil. As inscrições, aliás, já estão abertas. Basta mandar um e-mail para janela­[email protected] (com hifens entre janela, net e subscribe). Em 24 horas o cadastro será processado.

Casa da Criação se desencanta e abre mão da Terra Encantada

A agência Casa da Criação está enviando carta aberta ao mercado comunicando, em forma de desabafo, que abriu mão da conta da Terra Encantada. Mais forte que explicar aqui é ler o texto da agência, assinado por seu diretor Noel de Simone:
"Esclarecemos que esta difícil decisão foi amadurecida ao longo dos últimos meses. Neste período, continuamos atendendo a conta com profissionalismo e dedicação, apesar das notórias dificuldades financeiras do empreendimento, condição esta que, além de ser prejudicial à dinâmica e à qualidade do trabalho, nos causou transtornos de várias espécies. Fizemos isso porque levamos a sério a palavra parceria e porque acreditamos ser o Parque, além de uma bela ideia, um projeto capaz de trazer benefícios para nossa cidade."
"Para tudo na vida há um tempo e um limite. Julgamos ser este o momento para darmos por encerrada nossa participação neste projeto. Para nós, ficam valendo o reconhecimento à excelência do trabalho, tanto o do mercado, através dos inúmeros prêmios conquistados pela Casa da Criação e pela Direto da Casa, quanto o do público em geral, colhido nas pesquisas e no contato diário com as pessoas".

Casa e Vídeo pode estar entrando na Caio

A conta da rede de varejo Casa e Vídeo - que nunca trabalhou com agência de grande porte ­ pode ser o "projeto" que Gustavo Bastos vinha desenvolvendo junto com a Caio, segundo informações que pousaram no peitoril da Janela. A agência já estaria desenvolvendo campanhas para este anunciante, com supervisão do ex-diretor da GR.3.
A Casa e Vídeo seria a resposta de Gustavo à perda da conta da Ultralar & Lazer, que ele atendeu na GR.3 e cuja saída, acompanhando o sócio Marcos Frauches em sua ida para a agência Pubblicare, precipitou a crise financeira de Bastos.

Mídia terá curso de pesquisa para profissionais do Rio

O Grupo de Mídia inicia no próximo dia 22, terça-feira, um Curso Básico de Pesquisa de Mídia, voltado para mídias de agências de publicidade, profissionais de veículos de comunicação e da área de marketing de anunciantes.
As aulas serão ministradas por executivos do Ibope, Marplan e IVC. Na aula de encerramento, no dia 10 de outubro, o vice-presidente da Propeg e presidente do IVC, Otto de Barros Vidal, fará palestra sobre os serviços prestados pelo instituto.
Os interessados podem fazer inscrições pelo telefone (021) 508-7114.

MKTMIX   MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 18, sexta: Suzane Veloso;
Dia 19, sábado: Isabelle Tanugi (Diretora da Zohar);
Dia 21, segunda: Cecília Velozo (mídia);
Dia 22, terça: Alex Albuquerque (redator);
Dia 23, quarta: Mônica Morel (Diretora de Novos Negócios da Eco), Roberto Amarante (Diretor de Atendimento da Unlike);
Dia 24, quinta: Ângelo Ferrari Jr. (Diretor da Ferrari);
* CONQUISTAS - A Roberto Bahiense Comunicações conquistou as contas do provedor internet Centroin, da W-3 Engenharia e da empresa de ligações 0900 Trybo Cósmica.
* ISO-9000 - O Sindicato das Agências do Rio empossou na última terça-feira o Comitê que implantará aqui as normas para obtenção do certificado ISO-9000 pelas agências de publicidade. O presidente do Comitê é Valdir Siqueira, da V&S e fazem parte dele todos os dirigentes das entidades cariocas: Aías Lopes, do Sindicato; Jonas Suassuna, da Abap-Rio e Roberto Bahiense, da ABP.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio - RJ. Ou para o e-mail [email protected]