Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 11/SET/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Garotinho empolga os publicitários com promessas sobre o mercado

O candidato ao Governo do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, fez sucesso no último dos três almoços promovidos pela Abap-Rio para que seus associados e convidados conhecessem o que pensa o futuro governador do Estado.
Ao contrário do que aconteceu na apresentação de César Maia - que disparou a sua metralhadora giratória contra os anfitriões, declarando que não pagaria os débitos do atual governo -, o pedetista tratou logo de conquistar a simpatia dos presentes, começando de cara ao se identificar também como dono de agência de propaganda, radialista que é, e assegurando que não poderia jamais pensar em moratória para não trair a confiança dos empresários em relação aos negócios com o seu governo.
À parte de sua plataforma, Garotinho fez promessas animadas aos publicitários cariocas, demonstrando também que, dos três candidatos, foi o melhor preparado para a plateia publicitária. Não só Garotinho prometeu usar fortemente a comunicação para educar a população e para divulgar o turismo do Estado do Rio de Janeiro no Brasil e no exterior, como se comprometeu a lutar, a nível federal, para que as agências cariocas voltem a ter uma parcela representativa nas contas publicitárias federais, numa proporção condizente com o segundo lugar que este mercado representa dentro da economia do país.
Aplaudido, foi além. Registrou que caberá ao próprio mercado decidir como acredita que será a melhor forma de trabalhar para a publicidade estatal carioca. Disse ele que antes de lançar a sua licitação para a escolha de suas agências de propaganda, convocará a Abap-Rio para que monte uma comissão que recomendará se o governo deve contratar apenas uma agência, se deve formar um pool de agências ou se deve dividir os órgãos e secretarias em diferentes grupos de contas entregues para diferentes agências.
Agora, é esperar a eleição para ver quem cumpre o que prometeu.

Ministério da Cultura aprova criação do Museu Memória da Propaganda

O Ministro da Cultura, Francisco Weffort, já publicou no Diário Oficial a oficialização da criação do Museu Nacional Memória Da Propaganda, uma evolução da Memória da Propaganda que a publicitária Áurea Helena vem há anos lutando para manter de pé. Como diz a própria Áurea, "a classe publicitária brasileira e todos aqueles que se interessam pela preservação de nossos valores culturais terão agora a oportunidade de contar com um centro de referência no nível do que só é encontrado em alguns dos países mais desenvolvidos".
Criada em 1991, a Associação Nacional Memória da Propaganda já está em busca de patrocínios usando os incentivos da Lei Rouanet para a compra de uma sede, para dar inicio às atividades do museu. Ainda este mês estarão sendo escolhidos os nomes do Presidente e dos primeiros Diretores da entidade.
Para começar a divulgação do projeto, Áurea Helena está lançando um concurso para a criação da "logomarca" do Museu Nacional Memória Da Propaganda, que deverá ter o seu tradicional "Elefante" como símbolo. O prêmio para o 10º colocado será de R$ 5 mil. Os 10 melhores trabalhos ainda receberão diplomas.
As inscrições já estão abertas a profissionais e estudantes de comunicação, design, belas artes, desenho industrial, artistas e outros interessados, na sede da Associação Nacional Memória da Propaganda, à Rua Sambaíba, 472 - Leblon - Rio de Janeiro - RJ - CEP 22450-140. Telefax (021) 511-2979. O custo para a inscrição será de RS 25,00.

Marcelo Gorodicht é confirmado como novo presidente do Gap

Trinta votos de profissionais de atendimento e planejamento do Rio referendaram Marcelo Gorodicht - presidente da Fischer América-Rio - como o novo presidente do Gap-Grupo de Atendimento e Planejamento, numa chapa única da qual também fizerem parte Álvaro Esteves, diretor de planejamento da Giovanni, FCB; Polika Teixeira, diretora de atendimento da V&S; e César Ferreira, supervisor de contas da Artplan. A votação foi simbólica e na mesma noite Gorodicht assumiu o posto, no qual ficará dois anos, sucedendo a Carlos Henrique Equi, da Staff/CP&F, que fez uma gestão fortemente baseada na formação profissional do profissional carioca, com um seminário que teve alguns dos melhores profissionais do país discorrendo sobre temas de interesse até de outros publicitários que não de atendimento.
Em carta divulgada semana passada, a plataforma assumida pelo novo presidente do GAP constou de dois itens:
1. Continuidade da série de Seminários "Técnicas" realizados pela atual gestão com novos temas, como: Marketing Político, Ferramentas de Comunicação (non advertising), Produção, e Marketing de Varejo, para os quais pretendemos ter como palestrantes, os principais nomes nacionais, e até internacionais, de cada segmento.
2. Um projeto, inicialmente batizado Top de Planejamento, visa incentivar a criatividade em planejamento e o surgimento de novos valores para o nosso mercado, através da premiação de "cases".
O primeiro seminário "Técnicas" será realizado já em novembro.

Janela no Tempo

Helena Grael, Ernane Gouveia e Lula Vieira
Helena Grael, Ernani Gouveia e Lula Vieira

Nesses 21 anos de Janela Publicitária, muita foto foi tirada de companheiros do mercado e guardada nos baús do colunista. Como sempre há quem goste de lembrar dos velhos tempos, vamos entregar, aqui, o passado de uns e outros.
As duas fotos de hoje, por exemplo, estão fáceis de reconhecer. Foram tiradas em 1977, durante uma Seleção da Janela, uma premiação que a coluna promovia dos melhores anúncios de jornal do Rio.
Participaram animadamente do júri três jovens criadores que já se destacavam na propaganda carioca: Renata Giese (na época na MPM e hoje na Propeg), Ernani Gouvêa (hoje na Caio e na época, não lembro se na SGB) e Lula Vieira (na época na Lintas e hoje na V&S).
Não mudaram nada, não é mesmo?
N.R.: (2016) - A nota acima foi publicada com o crédito errado. Na verdade, a publicitária fotografada não era Renata Giese e sim Helena Grael.

Lance! faz promoção pra leitor ver o Ronaldinho na Itália

O diário esportivo Lance! vai levar um leitor para ver o craque Ronaldinho jogar em Milão. É a promoção "Vá Ver O Ronaldinho Na Itália", feita em parceria com a MTV, que está começando este mês e terá o resultado divulgado em novembro.
Para participar da promoção, o leitor precisa ter a cartela do concurso do Lance!, que pode ser adquirida em eventos esportivos e nas bancas de jornais. Diariamente, entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro, o Lance! estará publicando um selo diferente na capa. O leitor terá que juntar dez selos e colá-los na cartela. Depois é só preencher com os dados pessoais e dar o palpite para a final da primeira fase do Campeonato Brasileiro. Será preciso colocar na cartela os nomes dos oito times que serão classificados, por ordem de classificação.
Os leitores terão até o dia 13 de outubro para enviar as cartelas. O resultado da promoção vai ser divulgado pelo jornal e pelo Disk MTV no dia 13 de novembro. O vencedor vai poder viajar para Milão, com direito a acompanhante, para assistir a um jogo do Ronaldinho na Internazionale e depois bater um papo com o craque. E ainda vai ganhar um kit da MTV com óculos, camiseta, cd, fita de vídeo e boné.
Falando no Lance!, o jornal passou a circular também em Minas, em parceria com o Diário do Comércio, de Belo Horizonte, que está distribuindo lá as mesmas edições publicadas no Rio.

MKTMIX   MKTMIX

PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 11, sexta: Carlos Campana, José Monserrat Filho;
Dia 12, sábado: Cristóvão Martins (Diretor de Criação da Speroni), Fernando Luís dos Santos (Atendimento);
Dia 13, domingo: Antônio Torres, Cláudia Vilarde (Diretora de Atendimento da Ronson);
Dia 14, segunda: Sandra Naoko (Diretora de Atendimento da Mais);
Dia 15, terça: Cláudia Strulberg (Diretora de Criação da Prime), Marion Green;
Dia 17, quinta: Yara Militão (Múlla);
* NOVO RUMO - Toni Lourenço deixou a direção de atendimento da Doctor, para onde tinha ido há pouco menos de três meses. Toni agora está interessado em voltar a desenvolver seu próprio negócio em propaganda.
* NOVOS RETIRANTES - Depois dos imigrantes italianos e japoneses e dos retirantes nordestinos, São Paulo está agora recebendo uma nova leva de expatriados. São os publicitários cariocas. O mais recente a emigrar foi o profissional de atendimento André Silveira, contratado pela matriz da J. W. Thompson, em São Paulo, como diretor de contas. André, que passou pela Standard-Rio, até que tentou por duas vezes ser empresário da propaganda carioca: na sua agência Ranking e depois indo com seu sócio Carlos Negreiros para a Speroni. Acabou não resistindo às tentações da cidade grande.
* O OFF É IN - A ABMN estará promovendo no dia 22 de setembro, no Rio Othon Palace, das 9h às 13h, o workshop "Making off de criação publicitária". Como palestrantes, Marcos Apóstolo (diretor de criação da Artplan), Fábio Siqueira (vice-presidente de criação da Ammirati Puris Lintas) e Rodolpho Sampaio (diretor de arte da Salles). Os interessados devem entrar em contato com a entidade pelo telefone (021) 294-8493.
* NA REDE- Não deixem de ler também a edição da Janela na Internet, com o noticiário da publicidade no Rio de Janeiro num endereço fácil de lembrar: www.janela.com.br.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio - RJ. Ou para o e-mail: ehrlich@pobox.com.