Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 21/AGO/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Candidatos ao Governo terão encontros com publicitários promovidos pela Abap-Rio

César Maia, Luiz Paulo Corrêa da Rocha e Anthony Garotinho estarão apresentando as suas propostas para o desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro no Ciclo de Encontros do Mercado Publicitário com os Candidatos ao Governo do Rio, que a Abap-Rio estará promovendo a partir da próxima quarta-feira, 26/08, para os seus associados e as lideranças do setor.
Jonas Suassuna, presidente da Abap-Rio, explica que a iniciativa, inédita na história da entidade, vai servir não só para que os empresários cariocas de publicidade se preparem melhor para os próximos anos ao conhecer o que pensa o futuro Governador do Rio, como "vai permitir que o setor publicitário reafirme desde já, junto aos candidatos, a sua importância econômica e política para o crescimento do Estado do Rio de Janeiro".
O primeiro encontro, do dia 26/08, será com o candidato César Maia (PFL). Dia 31/08 é a vez de Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB) e dia 09/09, quem se apresentará para o mercado será Anthony William Garotinho (PDT).

McCann-Rio quer conta de varejo e procura nova dupla carioca

O novo vice-presidente de criação da McCann-Erickson no Rio, o diretor de arte Luiz Nogueira, anunciou que deve contratar uma dupla de criação de primeiro time, entre profissionais atuantes no Rio de Janeiro, para compor a sua equipe. Nogueira assumiu esta semana na empresa, prestigiado pela presença do todo-poderoso Jens Olensen, CEO da McCann e seu diretor para toda a América Latina.
Com a entrada de Luiz, acaba a divisão entre "criação da Coca­Cola" e "criação dos outros clientes", na McCann-Rio. Quem entrar, agora, poderá criar trabalhos para qualquer produto atendido pela agência.
O novo vp de criação - que é paulista e está morando pela primeira vez no Rio - também adiantou que está convidando as produtoras e estúdios cariocas a lhe apresentarem seus rolos, e portfólios, para que ele possa escolher quem se tornará fornecedor da McCann-Rio. Apesar disso, ele não descarta que terá que entregar trabalhos para as produtoras de São Paulo. "Não há no mercado do Rio muitas produtoras com o nível técnico para a exigência da McCann", justifica.
Prospecção
Segundo Jens Olensen, a McCann começa agora uma nova fase no mercado carioca, resultado de investimentos que superam US$ 3 milhões, tanto em instalações quanto em equipamentos. "Nunca havia conseguido verba da McCann para investir no Rio, mas agora que mudou o presidente internacional da agência, forcei a barra e consegui mudar a postura", explicou. Entre as metas da McCann-Rio está a conquista de contas no setor de varejo, da área financeira e de entretenimento. George Teichholz, diretor geral do escritório carioca, adianta que a agência também quer uma conta de time de futebol. "A meta até o ano que vem é conquistarmos 6 novas contas representativas", avalia Teichholz.

Abracomp lança Prêmio Promoção 98 mais moderno e valorizando estratégia

O Prêmio Promoção Brasil, que a Associação dos Colunistas de Marketing e Publicidade promove há 17 anos, sofreu uma cirurgia radical este ano. No regulamento que já está disponível na Internet (www.colunistas.com) e começa a ser distribuído para as agências a partir da próxima semana, muitas mudanças foram absolutamente radicais, para acompanhar o enorme crescimento e sofisticação que o non-advertising vem tendo na comunicação de marketing atual. Agora, o concurso inclui categorias como "Material em Multimídia", para julgar, por exemplo, CD-Roms e Totens Eletrônicos. E abriu uma área exclusivamente para analisar Ações e Materiais de Ponto­de-Venda, diferenciando-os, na hora do julgamento, de trabalhos promocionais institucionais.
Outra grande novidade do Prêmio Promoção é que a estratégia dos trabalhos será mais valorizada. O regulamento estabelece que as inscrições serão avaliadas a partir de Conceito (força e pertinência em relação aos objetivos), Originalidade (inovação no conceito ou no uso dos materiais), Execução (qualidade na realização) e Eficiência (análise dos resultados em relação aos objetivos).
Para isso, o concurso passa a solicitar das agências que apresentem todos os seus trabalhos acompanhados de uma Defesa da Inscrição, na qual a concorrente responderá quais eram os objetivos do cliente, como o trabalho atendeu àqueles objetivos e quais foram os resultados obtidos.
As antigas áreas "Campanhas" e "Ações e Eventos", assim segmentadas, desapareceram, já que hoje praticamente não existe mais ação promocional sem a utilização de peças gráficas e eletrônicas de apoio, nem são lançadas campanhas promocionais que não sejam apoiadas por alguma forma de evento ou ação. No lugar, surge a área de Cases de Marketing Promocional. Mais uma vez valorizando a estratégia, a agência concorrente deverá apresentar pastas encadernadas tendo desde a descrição sucinta do Cliente, seu mercado e seu problema até os resultados obtidos, passando pela estratégia de Marketing Promocional adotada e a descrição das ações desenvolvidas e suas mecânicas.

Promoção Rio

Assim como nos últimos três anos, o Rio de Janeiro terá a sua regional própria do Prêmio Promoção, para inscrições de trabalhos de empresas e profissionais aqui sediados. Será o IV Prêmio Promoção Rio, que dará, para os trabalhos ganhadores de Medalhas de Ouro, a inscrição automática no XVII Prêmio Promoção Brasil
Poderão participar do concurso os trabalhos realizados no período entre 10 de Janeiro de 1997 e 31 de Agosto de 1998 e que não tenham concorrido a qualquer versão anterior do Prêmio Promoção ou do Prêmio Colunistas de Propaganda.
As inscrições no Rio de Janeiro devem ser feitas na Dinâmica Promoções, à Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio de Janeiro, RJ. Tel.: (021) 537-8180 - Fax: (021) 286-4424, aos cuidados de Priscila Franco.

Gorodicht monta sua chapa para eleição do Gap, dia 9

Marcelo Gorodicht, diretor da Fischer América-Rio e candidato assumido à presidência do Grupo de Atendimento e Planejamento, já começou a divulgar os nomes que comporão a sua chapa. Até o momento estão confirmados Polika Teixeira, diretora de atendimento da V&S, e Carlos Araujo, diretor da ID&A. Marcelo ainda espera contar com mais um profissional no seu grupo, que se reúne na próxima semana para estabelecer um programa de ação para os próximos dois anos, caso sejam eleitos.
A eleição para o Gap está marcada para o dia 9 de setembro, das 19:00h às 22:00h, no Fun Club do Rio Sul, quando espera-se um grande congraçamento dos profissionais de atendimento e planejamento do mercado carioca, que não se reúnem há um bom tempo.

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PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 21, sexta: Renata Giese (Redatora da Propeg­RJ), Roberto Medina (presidente da Artplan);
Dia 22, sábado: Marisa Menezes (Produtora);
Dia 23, domingo: Gustavo Bragança (Diretor de Operações da Agência da Casa), José Henrique Fonseca (Diretor da Conspiração), Patrícia Siqueira (Diretora de Atendimento da Doctor), Paulo Netto (Diretor de RTVC da Giovanni, FCB);
Dia 24, segunda: Affonso Vianna (Diretor Presidente da SIMA);
Dia 25, terça: Antonino Brandão (Dir. de Atendimento da McCann Erickson), Biafrão (Elzemar de Oliveira) (Diretor de RTVC da McCann Erickson), Ubirajara Lins (Diretor de Atendimento da Luz);
Dia 26, quarta: Mitizy Maria Olive (Diretora de Criação da Olive & Ristow);
Dia 27, quinta: Hélio Rosas, Orlando Aguiar;
* CASA NOVA - O Grupo Sima, representante de veículos, deixa a sua agradável casa da Urca por um escritório em Botafogo a partir de 01/09. A empresa de Affonso Vianna vai para a Rua Guilhermina Guinle, 272/6° andar, com o telefone (021) 539-2811 e o fax (021) 539-2814.
* CONCORRÊNCIA - A Fiat abriu concorrência para a sua conta de varejo, que até então fazia parte do atendimento global dado pela agência Leo Burnett. Após a escolha da nova agência, a Leo passará a atender a parcela institucional do anunciante. Segundo estimativas, a conta de varejo da Fiat pode chegar a R$ 60 milhões. O interesse do mercado carioca sobre os destinos da Leo Burnett é grande. Até poucos dias, comentava-se que a agência estaria tentando entrar no mercado através de uma associação com a agência Artplan, que poderia inclusive envolver a aquisição de uma participação acionária. O assunto, garantem algumas pessoas, não está de todo encerrado.
* DE VOLTA - Antônio Servolo, que já foi presidente da produtora de fonogramas Chorus, está de volta à empresa, depois de passar rapidamente pela produtora de comerciais Mr. Magoo, onde entrou depois de sair da produtora Espiral.
* CONCURSO DE MÍDIA - O Grupo de Mídia do Rio está convocando alunos de comunicação do Rio para a segunda versão do seu concurso de monografias. Desta vez o tema é "O profissional de mídia no próximo milênio". Os resultados com os dez melhores trabalhos saem dia 29 de setembro, dando aos ganhadores um estágio remunerado.
* NA REDE - Acompanhe também a Janela pela Internet, em www.janela.com.br, sempre com as últimas notícias sobre a publicidade no Rio de Janeiro.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, CEP 22461-200, Rio - RJ. Ou para o e-mail [email protected]