Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 17/JUL/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Volta de Cannes mais uma vez mexe com a criação das agências cariocas

O mês de agosto vai encontrar grandes mudanças na criação carioca. Na Thompson-Rio, assume a direção de criação o diretor de arte Bob Gueiros, que estava na DPZ-Rio. E na McCann Erickson, cuja criação está desfalcada desde a saída de seus dois diretores de criação – Ricardo Guinsburg (ainda sem destino conhecido) e Paulo Castro Barbosa (que foi ·para a V&S, prometendo grande mudanças) -, entra Luiz Nogueira, vindo do mesmo cargo da matriz da agência, em São Paulo. Com a vinda de Nogueira, a McCann-Rio volta a funcionar unificada, acabando o núcleo separado para a criação da Coca-Cola, que era cuidado por Guinsburg. Situação curiosa, aliás, já que, quando aconteceu a separação, a justificativa da agência era de que a existência de um núcleo completo e exclusivo de criação se tratava de uma exigência do cliente. Ao que parece, após a saída de Ricardo Guinsburg, o Coca mudou de ideia.
Enquanto isso, a DPZ ainda está por definir quem substituirá Bob Gueiros. De acordo com Marco Antônio Vieira Souto, diretor de operações do escritório carioca da DPZ, não é verdade que a agência esteja procurando apenas profissionais de São Paulo para ocupar o cargo. "Pode ser um criador carioca. O importante é que tenha o perfil adequado para a DPZ", disse ele, descartando, porém, que possa haver aproveitamento de algum criador que seja atualmente da equipe do Rio.
Outra agência que ainda não se definiu por um diretor de criação no Rio é a Fischer América. Recém instalada em novo endereço, a agência ainda passa pela transformação de ter um novo diretor nacional de criação, sediado em São Paulo: o carioca Sílvio Matos, que com certeza terá influência na escolha do novo nome para o Rio.

Abracomp estuda mudanças no seu Prêmio Promoção

A Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda começou a manter contatos com diversos empresários e profissionais de Marketing Promocional no país para dar uma nova roupagem a seu Prêmio Promoção, que chega ao mercado em agosto na sua 17ª versão nacional e sua 4ª no Rio de Janeiro. O objetivo da entidade é atender às seguidas mudanças por que vem passando o setor, que cada vez absorve maiores parcelas de investimentos nos planos de comunicação de marketing das empresas brasileiras.
Entre as mudanças mais prováveis está a transformação - sugerida por diversos empresários da área de Marketing Promocional - da inscrição das campanhas e eventos promocionais para o formato de Cases, de modo a que os jurados possam não só compreender melhor os objetivos do marketing que levaram à solução apresentada pelas agências, como também consigam analisar mais objetivamente os resultados obtidos. Os cases premiados, inclusive, serão publicados pela revista Marketing, da Editora Referência, servindo de material de estudo para profissionais e clientes.
Outra alteração em estudo é um destaque maior à área de ações e materiais de ponto-de- venda, cuja crescente sofisticação já a faz merecedora de diversos seminários, feiras e concursos internacionais.
Quem quiser participar das sugestões para o novo regulamento do Prêmio Promoção poderá encontrar o texto que valeu para o último concurso no site da Abracomp, em www.colunistas.com. As opiniões podem ser enviadas para o e-mail: [email protected]

Shoppings abrem concorrência para vender liquidação de inverno

Depois de os shoppings carioca passarem um tempo apanhando, cada um por si, em seus esforços de comunicação nas campanhas sazonais de liquidação, a última campanha – “Melhor que beijo na boca”, criada pela Artplan – parece que provou de vez para o pessoal de marketing dos shoppings que a união de suas verbas beneficia a todos.
A próxima liquidação de inverno terá mais uma campanha conjunta, com verba prevista de R$ 700 mil. A concorrência para a escolha da campanha já foi deflagrada, com a participação das diversas agências que atendem aos shoppings participantes da promoção, ou seja, Artplan, DPZ, Gênesis, Giovanni, FCB, Salles/DMB&B, V&S e Zapt.

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*PARABÉNS PRA VOCÊ – A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 17, sexta: Caio César Valli (VP de Atendimento da Artplan);
Dia 18, sábado: Armando Strozenberg (Diretor da Contemporânea), Cillas Amaral (Diretor de Criação da Publics Norton), Cássio Faraco, Flávio Guerreiro (Redator da V&S);
Dia 19, domingo: Cláudia Castro, Isabela Gatti, Paulo Antônio Magoulas;
Dia 20, segunda: Rogério Ehrlich (fotógrafo);
Dia 21, terça: Paulo Saad Jafet (Diretor da Rede Bandeirantes);
Dia 22, quarta: Mário Castelar (Diretor da Publicis Norton);
* MAIORIDADE - Falando em aniversário, quietinha, quietinha, a Janela fez 21 anos esta semana...
* EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - A Artplan Comunicação acaba de ganhar a conta da CCE- Coordenação Central de Extensão da PUC, que tem uma verba de R$ 350 mil. A CCE oferece 150 cursos por ano, incluindo pós-graduação. A primeira campanha criada pela Artplan será lançada em agosto.
* COMPUTAÇÃO GRÁFICA - A Intervalo está se preparando para atender a mais uma Siggraph. O Siggraph é o mais importante congresso sobre computação gráfica do mundo. Irão o Levi Luz, diretor de animação e também o Marcos Rodrigues, animador. O congresso este ano será em Orlando (cada ano é em uma cidade diferente). Eles vão levar o laptop da empresa e assim enviar fotos e texto para a Intervalo manter um noticiário especial da Siggraph em seu site no endereço www.intervalo.com.br.
* ABERTURA DE MERCADO - A Petrobras está dando o troco por ter perdido a reserva de mercado. Sua "Revista Petrobras", distribuída nacionalmente a empregados, aposentados e familiares, vai passar a aceitar inserções publicitárias, disputando verba de anúncios com o mercado editorial brasileiro.
* MONUMENTO - A Makron está lançando no Brasil o livro "David Ogilvy, uma autobiografia", escrito, claro, pelo próprio, um dos mais respeitados publicitários de todo o mundo, como fundador da Ogilvy & Mather. Autor também de um dos maiores best-seller da área (Confissões de um Publicitário), Ogilvy completou 85 anos, sem parar de influenciar a profissão.
* VALOR À ARTE· Uma das grandes ideias promocionais que este colunista viu na Europa este mês foi pela British Airways. A empresa está pintando a cauda de cada um de seus cerca de 250 aviões segundo projetos de diferentes artistas de todo o mundo, escolhidos a partir de concurso. O efeito de diversos aviões da British Airways circulando pelo aeroporto de Heathrow, em Londres, é espetacular.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Rua Eurico Cruz, 15/2° andar, CEP 22461-200, Rio - RJ. Ou para o e-mail [email protected]