Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.
Festa do Colunistas Rio reúne de novo a nata da publicidade
Chegou a 720 o número de pessoas presentes à festa do XVII Prêmio Colunistas- Rio, ocorrida na última semana no Hotel Inter-Continental. Entre eles, tanto dirigentes de agências como de anunciantes, veículos e produtoras.
O tom da festa deste ano - se pode-se definir assim - foi a troca de homenagens entre os cariocas, dando um clima de confraternização como há tempos não se via. Vários vídeos de agências referiam-se às outras participantes do concurso, reconhecendo-lhes o mérito. No seu vídeo como Profissional do Ano, José Luis Vaz homenageou profissionais que lhe ensinaram em sua carreira. E o divertido vídeo da Giovanni, Agência do Ano, com a turma do Casseta & Planeta, contou até mesmo com a participação especial de outros diretores de criação.
Enfim, mais uma vez a festa do Colunistas Rio mostrou ser a grande festa da publicidade carioca.
|
|
Cláudia Jeunon, gerente de marketing do jornal O Dia, recebe o diploma do Veículo do Ano entregue por Gisela Campos, que foi jurada do Colunistas como jornalista do JB.
|
Célia Menezes, gerente de marketing do jornal Lance!, representou o veículo, cujo lançamento foi considerado um dos destaques do ano no Rio, Quem fez a entrega foi Neuza Silveira, representando Armando Ferrentini. |
|
|
Este colunista faz a entrega do diploma de Publicitário do Ano a Marco Antônio Vieira Souto, diretor de Operações da DPZ-Rio, por seu trabalho realizado na agência. |
Gustavo Bastos, presidente da GR3, e Jomar Pereira da Silva, jurado do Colunistas-Rio, ladeiam José Luís Vaz, que recebeu o diploma de Profissional de Propaganda do Ano. |
|
|
Na entrega da Agência do Ano à Giovanni FCB: Maurício Nogueira, Adilson Xavier, Marcio Ehrlich, Daniela Mignani e Paulo Giovanni |
Luciano Dias, do Globo e jurado da premiação, entrega o diploma do Rio Sul como Anunciante do Ano |
|
|
Premiação da agência Chris Colombo: Sergio Silva, Cyd Alvarez, Alicia Osborne, André Pedroso e Luis Antonio Ribeiro Pinto |
Premiação da agência Contemporânea, com Jorge Falsfein segurando os diplomas. |
|
|
Marcelo Gorodicht, que também recebeu os prêmios de sua D+, recebe de Jomar Pereira da Silva o Destaque do Ano pela realização do Ebap no Rio pela ABAP, de que ele é diretor. |
Sérgio de Paula, Marcos Silveira e Anthony Talbot se abraçam enquanto são aplaudidos pela equipe da Doctor. |
|
|
Premiação da agência DPZ: Bob Gueiros, Bayard Lagrotta e Marcos Libretti |
Premiação da agência ECO: Rafael Garcia, Ricardo Mattos e David Almiron |
|
|
Premiação da agência FCB, com Nádia Rebouças e Antonio Jorge Pinheiro |
Premiação da agência GR3: José Luis Vaz, Gustavo Bastos, Marcello Noronha e Claudia Jeunon |
|
|
Premiação da agência ID, com Sergio Carvalho |
Premiação da agência Internad, com Hayle Gadelha e Albano Alves |
|
|
Premiação da agência McCann |
Premiação da agência Propeg, com Ronaldo Conde e Eduardo Corrêa |
|
|
Premiação da agência Staff/CP&F, com seus diretores Fernando Rocha, Eduardo Moncalvo, Cahique Equi e Silvio Lachtermacher |
Premiação da agência Standard, com Luiz Vieira |
Fernando Campos e Carlos André ficam em 1º no Rogério Steinberg
|
|
Na entrega do Prêmio Rogério Steinberg, Marcos Silveira, que este ano chegou ao penta no Rogério Steinberg – tanto ele quanto Cristina Amorim – aproveitou para desejar que o Brasil também chegue lá.
Na foto, Sergio de Paula, Rodolfo Sampaio, Marcelo Giannini, Cristina Amorim e Marcos Silveira.
|
Marcelo Giannini e Cristina Amorim, dois dos diretores de arte mais premiados. |
A disputa este ano foi muito mais dura que ano passado. Com menos prêmios concedidos, apenas 71 redatores e 54 diretores de arte foram premiados no XVII Colunistas Rio, deixando as diferenças entre eles muito pequenas. Tanto que, este ano, no levantamento das maiores pontuações da premiação, tivemos um empate no segundo lugar entre os redatores.
Por isso mesmo, foi grande a emoção dos criadores quando, ao final da festa do Colunistas, foram finalmente divulgados os sete nomes que alcançaram os melhores resultados deste ano:
Diretores de Arte
1°: Carlos André Eyer: 2 GPs,1 Ouro, 2 Pratas, 5 Bronzes, com 49 pontos.
2°: Marcelo Giannini: 4 Ouros, 5 Pratas, 1 Bronze, com 47 pontos.
3°: Cristina Amorim: 2 GPs, 1 Ouro, 1 Prata, 3 Bronzes, com 39 pontos.
Redatores
1°: Fernando Campos: 3 GP, 1 Ouro, 2 Pratas, 5 Bronzes, com 59 pontos.
2°: Sérgio de Paula e Marcos Silveira: 4 Ouros, 2 Pratas, 8 Bronzes, com 56 pontos.
3°: Rodolfo Sampaio: 4 Ouros, 4 Pratas, 1 Bronze, com 43 pontos.
Dos sete, apenas Fernando Campos, que já estava na Europa – não subiu ao palco para receber seu diploma. Os demais, muito aplaudidos, comemoraram no podium como sempre, ou seja com direito a banho de champanhe.
Toni Lourenço assume atendimento da Doctor
Mais um profissional de criação muda de área no Rio de Janeiro, tomando-se diretor de atendimento.
Depois de Ronaldo Conde - comandando o atendimento da Propeg - e Álvaro Gabriel - fazendo o mesmo na GR3 -, é a vez do redator Toni Lourenço, que esta semana deixou a direção de criação da Zapt e assumiu a direção de atendimento da agência Doctor.
Na nova agência, Toni substitui na função a Anthony Talbot, um dos três sócios da empresa, que vinha acumulando o cargo com a direção financeira e de operações. Na Zapt, seu diretor presidente Jonas Suassuna ainda não decidiu quem será o próximo diretor de criação. No momento, diz ele, a agência está apenas a procura de um redator.
A Doctor, nos últimos meses, veio mudando o seu perfil profissional, com a contratação de diversos profissionais com mais de 40 anos para, segundo seus diretores, agregar mais experiência no desenvolvimento dos trabalhos de planejamento e criação, principalmente pensando em contas novas como o Banco Boavista. A agência, no entanto, continua buscando o impacto nos seus anúncios para a DuLoren.
Na próxima semana, por exemplo, será veiculado na revista Marie Claire o anúncio deste cliente inspirado no momentoso Viagra. Nele, criado por Sérgio de Paula, Marcos Silveira e Humberto Vasconcelos, fica a sugestão de que o medicamento é dispensável para os homens que veem as mulheres usando DuLoren.
Paes Mendonça cresce no Rio e investe mais em publicidade
A Rede Paes Mendonça já conseguiu superar largamente as dificuldades pelas quais passou há cerca de dois anos, quando foi obrigada a fechar várias lojas no Nordeste. No Rio, a empresa vai bem e acaba de transformar 4 de suas 27 lojas - todas localizadas no Grande Rio - em hipermercados, o que significa, segundo seu diretor presidente Vander Luiz Vasconcelos, passar em cada uma de 10 mil para 18 mil itens de ofertas aos consumidores em suas prateleiras.
Para anunciar a novidade, a JVA está veiculando um comercial institucional com uma verba de 300 mil para apenas 30 dias. A empresa, disse Vander Luiz, costuma alocar 1 % de seu faturamento em comunicação.
Outra novidade no Paes Mendonça é que ela está pensando em reativar a comunicação de suas lojas de churrascaria, os Baby Beefs, cuja comunicação até hoje vinha sendo atrelada à dos supermercados. Vasconcelos, no entanto, ainda não decidiu quem cuidará deste segmento da conta, podendo inclusive continuar com a JVA, que divide o atendimento do Paes Mendonça com a Standard.
Speroni foi a única carioca com prêmio no 9° Fiptur.
A Speroni conquistou o único Berimbau do Rio - com um Bronze - no 9° Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia (Fiptur) realizado em Salvador (BA) entre 27 e 29 de maio último.
O anúncio premiado foi "Roma é logo ali" para o cliente Alitalia, que ficou entre os 27 trabalhos que conseguiram prêmios, entre 200 inscritos por 48 agências de todo o Brasil, além do Chile, Espanha, Peru, El Salvador e Portugal.
Criado em 1987 e realizado a cada dois anos, o Fiptur reúne profissionais de marketing e turismo para debater o desenvolvimento do segmento. A peça premiada - criada por Cláudio Pozas e Marcelo Felício, com aprovação de Luca Martucci e Regina Bianchi - também foi selecionada recentemente por profissionais como um dos melhores anúncios do mês para o jornal CRio do Clube de Criação.
MKTMIX MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar: os próximos aniversários do mercado:
Dia 19, sexta: Oscar Silvano (Diretor Financeiro da Artplan). Paulo Novis (Diretor Geral da Sistema Globo);
Dia 21, domingo: Marcelo Pradal (Diretor de Contas da Staff/CP&F), Marcelo Silva;
Dia 24, quarta: Abelardo Cid (Diretor de Atendimento da DPZ), Edberto Dutra (Redator da Doctor), Sani Sirotsky;
Dia 26, sexta: Maria Célia Salgado (Diretora de Criação da Tática);
* NEW YORK, NEW YORK - O spot para rádio criado por André Kassú, na Artplan, para os postos Petrobrás ganhou a única medalha de rádio do Brasil- uma prata - no New York Festival. No segmento de mídia impressa, a agência também foi premiada. O anúncio criado por Marcos Meirelles e Fábio Onofre para a Gávea Transplante ganhou medalha de bronze.
* LONDON, LONDON - Quando esta coluna for publicada, este colunista deverá estar em Londres, de passagem para a cobertura do Festival de Cannes. De lá, estaremos mandando notícias para o Monitor e para a edição eletrônica da Janela, em https://web.cip.com.br/ehrlich/janela.htm.
*
NA REDE - Mais alguns números de publicitários no ICQ chegaram esta semana até esta coluna. Foram os de André Pedroso, supervisor de criação da Contemporânea (11857886); Selma Paciello Coelho, da GCO Design (13591925); Cristina Ramalho, da Central de informações da V&S (11467600) e Alex Albuquerque, redator da Zapt (13773416). Quem souber de outros, conte pra nós.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.
|