Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/MAI/1998
Marcio Ehrlich

 

Abap-Rio quer impugnar concorrência
pela conta da Prefeitura de Petrópolis.

O presidente da Abap-Rio, Jonas Suassuna, acionou esta semana o Departamento Jurídico da entidade para impugnar o Edital de Concorrência Pública n.º 01/98 lançado pela Prefeitura de Petrópolis para a contratação de agência de publicidade, no qual o município deixa explícito que os honorários referidos pelo Decreto 57.690/66 não poderão ultrapassar a 6% (seis por cento) sobre o valor líquido das faturas devidas.
Em correspondência enviada aos associados da Abap-Rio, Jonas considerou a concorrência como "uma nova ameaça" que surge contra o negócio das agências de propaganda, já que o índice contraria as normas estabelecidas pelo acordo de auto­regulamentação do setor.
De acordo com a carta da Abap­Rio, atitudes como esta da Prefeitura de Petrópolis podem causar graves danos para a estabilidade financeira do negócio publicitário, colocando em jogo o futuro da atividade. Diz Jonas que o assunto foi levado até a diretoria nacional da associação, que em conjunto com o capítulo carioca decidiu recomendando formalmente às agências associadas que não se submetam a esta concorrência enquanto aquelas exigências forem mantidas. A razão, diz Suassuna, é que "em momentos como esse é que devemos demonstrar a união dos nossos empresários na defesa da qualidade que somente a remuneração justa pode proporcionar".
A formalização da recomendação é reflexo do problema recente por que passou a entidade durante a concorrência da rede DePlá. Apesar de criticada pela associação - também por querer estabelecer honorários abaixo dos definidos pela auto-regulamentação - a concorrência contou com a participação de agências associadas, chegando a ser ganha pela Publicis Norton, agência do então vice-presidente da Abap-Rio, Celso Japiassu.
Desta vez, porém, Jonas foi claro na sua comunicação aos associados, solicitando que se, alguma de suas associadas decidir participar da licitação de Petrópolis, que envie previamente a sua carta de desligamento dos quadros da entidade, "por consideração às demais companheiras que têm na Abap a porta­voz de suas reivindicações na luta pelo crescimento do setor publicitário".
A entrega dos materiais para a concorrência está marcada para o dia 26 próximo.

Ediouro investe US$ 6 milhões
e dá vida própria para Internet Business

A tradicional editora Ediouro, conhecida há mais de 50 anos por seus livros de bolso e suas revistas de passatempo, está lançando este mês como publicação independente a revista Internet Business, completando com isso US$ 6 milhões em seu núcleo de tecnologia, responsável não só por esta publicação como pela revista Internet.br e pelo Canal Web, uma agência de notícias via Internet.
"A Ediouro quer consolidar a sua posição de liderança e referência no mercado editorial da Internet", avisa Ricardo Canella, diretor-executivo da Divisão Revistas da editora, que hoje é líder de mercado com a Internet.br, tirando 90 mil exemplares/mês. A Internet Business, que começou como encarte daquela outra, é voltada para quem deseja utilizar a Internet como negócio e sairá com uma tiragem inicial de 50 mil exemplares/mês.

Antônio Mário acusa Correios
de plagiar seu comercial

Por mais que tente, até hoje, o Lobo dos desenhos animados não conseguiu pegar o veloz e escorregadio Papa-Léguas.
Na publicidade brasileira, porém, o famoso bip-bip conseguiu ser agarrado ao mesmo tempo pelas agências Giovanni e pela DM9, para um mesmo cliente: a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
A denúncia é do redator Antônio Mário - hoje fazendo free-lance na Caio -, que na época em que trabalhava na Giovanni participou da concorrência pela conta dos Correios apresentando um roteiro que utilizava exatamente o Road Runner como personagem principal, tal qual a DM-9 está colocando no ar atualmente para vender o serviço de Sedex da empresa.
No comercial de Antônio Mário, o Papa-Léguas entraria em cena dizendo Cep-Cep no lugar de Bip-Bip, para mostrar que usando o Código de Endereçamento Postal as cartas poderiam chegar tão rapidamente quanto entregues pelo herói do desenho animado.
Antônio Mário, porém, não culpa a DM9. Ele não tem dúvidas que a "coincidência" tem um responsável e afirma: "Alguém que participou da Comissão Julgadora gostou da ideia e, algum tempo depois, sugeriu a sua utilização".
Diz o redator que chegou a procurar a Giovanni para saber se ela tomaria alguma atitude contra os Correios, mas a agência não se interessou. Ele, então, decidiu botar a boca no trombone e tomar as medidas legais. "Já estou estudando, com um advogado especializado em direito autoral, o que devo fazer para garantir os meus direitos como criador", afirmou.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 15/05, sexta: Cristiane Amorim (CCRJ), Enéas Lourenço (Diretor de Atendimento da Communicare), Toninho Lima (redator da Giovanni);
Dia 17/05, domingo: Gilberto Lopes (Mídia);
Dia 18/05, segunda: Osmar Gonçalves (Diretor Comercial da Rede Manchete);
Dia 19/05, terça: Eduardo Quente! (Dir.de Operações da Interativa), Jomar Pereira da Silva (Dir. Presidente de Marketing da Jomarketing);
Dia 20/05, quarta: Cyd Guimarães Pacheco (Diretor de Atendimento da SGP);
Dia 21/05, quinta: Mauro Lopes (Diretor de Operações da Metrópolis);
* NA REDE - Acompanhando a evolução mundial da publicidade, a Interpress, empresa brasileira especializada em representação de veículos internacionais, está lançando o seu mais novo departamento, o de Mídia Eletrônica Internacional. Agora, a Interpress está representando também os sites da revista Forbes e dos jornais Asahi Shimbun, do Japão; De Telegraf, da Holanda; e Frankfurter Allgemeine Zeitung, da Alemanha.
* PALESTRA - O economista José Paulo Amaral, responsável pelo Projeto de Restruturação da Mesbla S/A e pelas negociações que culminaram com a venda da empresa para o Grupo United (Mappin), dará palestra na próxima quarta- feira, dia 20, às 18h30, no auditório da Artplan Comunicação. A agência, aliás, comemora a conquista da conta da Associação de Franqueados do CNA do Estado do Rio, que congrega 28 franquias do curso de inglês, com uma verba de R$ 450 mil. E, por sua Artplan Varejo, o lançamento da nova campanha dos amendoins Agtal, que terá inclusive comercial de televisão.
* QUEM ENTRA E QUEM NÃO - Não foi apenas boato - como correu esta semana no mercado - a tentativa de acordo entre a V&S e Ricardo Guinsburg. Só que não deu em nada, pelo que garantem os diretores da agência. Por outro lado, na V&S o que está praticamente acertada é a contratação de Paulo Castro Barbosa, atual diretor de criação da McCann, para o mesmo cargo, em substituição a Jorge Falsfein, que prefere voltar a atuar somente como diretor de arte.
* O MAIOR DO BRASIL - Será esta próxima terça­feira, em São Paulo, o julgamento nacional do XXXI Prêmio Colunistas de Propaganda. Semana que vem a Janela publica os resultados das agências cariocas. E os números que comprovaram que, sem qualquer contestação, o Colunistas é o maior prêmio da Publicidade brasileira. Este ano, nas 9 regionais, foram nada menos que 5.490 inscrições, totalizando 10.200 peças.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 2250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail [email protected]