Álvaro, Rodrigo e Kassu são os Youngs cariocas de 1998.
O Rio de Janeiro terá 3 de seus melhores criadores jovens na caravana do Young Creatives Project deste ano ao Festival de Cannes: os redatores Álvaro Rodrigues (Giovanni), André Kassu (Artplan) e Rodrigo Mendonça (Salles) foram os selecionados entre 16 profissionais que apresentaram portfólios - praticamente todos excepcionais, dificultado a escolha - para o concurso.
O júri, que se reuniu na manhã de quarta-feira, foi formado por Ana Tancredo (Eco) e Cristina Amorim (Giovanni) representando os patrocinadores; Guilherme Jahara (Salles), representando os Youngs dos anos anteriores; Sérgio de Paula (Doctor), representando o CCRJ e este colunista, como representante da Janela Publicitária e da Dinâmica Promoções, organizadores locais do Young Creatives.
Até o momento, a promoção já conseguiu o apoio das agências Artplan, Eco e Giovanni, que merecem as palmas do mercado pelo incentivo que estão dando ao desenvolvimento profissional dos criadores cariocas.
Apesar de a quantidade de patrocinadores permitir apenas 3, Youngs do Rio, o júri selecionou, como suplente, o diretor de arte Humberto Fernandes (Doctor), para integrar a caravana no caso de surgir mais um patrocinador ou no impedimento da viagem de algum daqueles três primeiros nomes. Esta definição poderá acontecer até a próxima semana, prazo limite para a organização brasileira enviar a relação completa da delegação para a Sawa, responsável pelo festival. O projeto Young Creatives é realizado no Brasil pela Editora referência, que publica o Caderno Propaganda & Marketing da Folha da Tarde.
FipTur premia em Salvador
o Turismo e a Publicidade
A Abap e a Alap - associações de agências do Brasil e da América Latina - promovem junto com a Ampro-Associação de Marketing Promocional nos próximos dias 27 a 29 de maio em Salvador o IX FipTur-Festival Internacional de Publicidade do Turismo e Ecologia, que além de um seminário sobre estes temas terá um concurso exclusivamente dedicado aos trabalhos publicitários de turismo e meio ambiente.
Este ano, o tema do encontro é "A Publicidade, Turismo e Ecologia entrando no Terceiro Milênio de mãos dadas" e terá entre os diversos palestrantes alguns baianos que conquistaram a publicidade brasileira, como o inevitável Nizan Guanaes, da DM9DDB e Sérgio Amado, presidente do grupo Ogilvy & Mather.
O prêmio publicitário - cujos troféus são chamados de "Berimbau" nas categorias Ouro, Prata e Bronze - serão conferidos em 13 categorias, entre as quais "Agências de Viagens", "Casas de Shows", "Hotéis" e "Transportes Aéreos". Pode concorrer qualquer material publicitário ou promocional distribuído ou veiculado de 30/MAI/1995 a 30/ABR/1998.
No Rio de Janeiro e Minas Gerais as inscrições estão a cargo da Dinâmica Promoções, que vai distribuir esta semana para as agências o regulamento do concurso. Quem quiser informações, porém, pode ligar para (021) 537- 8180.
Doctor foi a mais premiada
no prêmio O Globo de anúncios.
A agência Doctor levou 7 dos 20 anúncios premiados na primeira etapa do 20 Prêmio de Propaganda O Globo, julgada esta semana. Concorreram 342 peças veiculadas no jornal entre 10 de outubro de 97 a 31 de março deste ano. Estes foram os trabalhos premiados das agências cariocas:
Varejo & Pequenos Negócios
"Campanha Ago", da V&S para Ago/1ª Classe em Mercedes.
"Ninguém mais vai precisar de dinheiro...", da Salles/DMB&B para Associação de Lojistas do Rio Sul.
"Como manter a potência...", da Salles/DMB&B para Editora Objetiva.
Serviços
"Campanha Plano Emerg. De Verão" (5 peças), da Contemporânea para Light.
"Porta", da Giovanni/FCB para Universidade Santa Úrsula.
"Os maiores adversários...", da Salles/DMB&B para Embratel.
Anúncios de Oportunidades
"Lembra quando algumas coisas...", da Contemporânea para Light.
"Se você é médico, vai adorar o resultado...", da DPZ para Unimed.
"Finalmente alguém vem a público ... ", da Doctor para Churrascaria Porcão.
"Eu amo a Light", da Doctor para Churrascaria Porcão Bancos.
"Conheça a nova agência do Banco. Boavista", da Contemporânea para Banco Boavista.
Turismo
"Campanha Rio-Sul Linhas Aéreas", da Standard Ogilvy & Mather para Rio-Sul Linhas Aéreas.
Classificados
"Cara de Alemão, jeito de alemão...", da Doctor para Daiissen/Yen.
"Nem sempre a mais inteligente..., da Doctor para Daiissen/Yen.
"Radical Chic", da Doctor para Daiissen/Yen.
"O Tamagotchi do papai",da Doctor para Daiissen/Yen.
"Campanha aborígenes" (3 peças), da Doctor para Daiissen/Yen.
Giovanni contrata dois ex-diretores
de criação para reforçar a equipe.
Num dos investimentos que promete ser dos maiores este ano no mercado carioca, as agências Giovanni levou para sua equipe dois profissionais que vinham ocupando cargos de diretores de criação nas agências onde estavam: Fernando Barcellos, que foi mais de 10 anos diretor da Denison-Rio, e Fernando Campos, que deixou a função na Fischer, Justus-Rio para voltar à equipe comandada por Adilson Xavier. Junto com Campos veio o diretor de arte Carlos André, sua dupla que também estava na FJ-Rio.
Sucesso do Prêmio Promoção-Rio
faz Abracomp confirmar a versão 98
O apoio que o mercado carioca deu à terceira versão do Prêmio Promoção Rio - levando 250 pessoas ao Terraço do Rio Sul para comemorar a entrega dos diplomas - fez com que Armando Ferrentini, presidente da Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda-Abracomp, confirmasse a continuidade em 1998 do concurso no Rio de Janeiro, único mercado a contar com uma versão regional do Prêmio Promoção. Em agosto, a Abracomp estará distribuindo os kits para o IV Prêmio Promoção-Rio, que será julgado em setembro.
A festa realizada na última quarta-feira, com organização da Dinâmica Promoções, repetiu o sucesso das duas versões anteriores. Aproveitando o tema de Copa do Mundo, o evento teve várias manifestações promocionais das agências premiadas e de outras empresas, ligadas ou não o tema futebol. A Tátil Design colocou em cada mesa uma caixa que era, ao mesmo tempo, um belíssimo marcador e um jogo de futebol de botão. O jornal O Globo ofereceu uma TV 14" para o publicitário que fizesse o maior tempo de embaixadinhas, prêmio que Sérgio Bandeira de Mello, gerente de patrocínios da Petrobras, levou para casa depois de dar um show de quase um minuto de controle da bola. A Lidador mandou uma cesta fantástica para ser sorteada entre os convidados, numa noite em que a sortuda foi Ana Laet, da Standard. E a empresa de promoções W/Up se aliou ao projeto levando para o Rio Sul uma divertida tropa de personagens saídos do cinema para interagir com os convidados.
Vejam nas fotos a seguir, alguns dos momentos da grande festa da III Promoção Rio (infelizmente, nem todos os originais da fotos publicadas na época conseguiram ser recuperados para publicar aqui).
|
|
O colunista Jomar Pereira da Silva, membro do júri da III Promoção, entrega o diploma de Cliente do Ano para o jornal O Dia, representado por Elizabeth Oliva, gerente comercial, e Marcelo Vial, gerente de produto. |
Um momento de confraternização entre da P&G e Empresário do Ano), Maurício Magalhães (da Artplan, Empresa de Promoções do Ano), Sheila Costa (da Backstage, parceira da Artplan no GP do "Natal Bem Brasileiro"), Maria Fernanda Jorge (da Bradesco Seguros e Profissional do Ano) e Péricles de Barros (mestre do marketing promocional no Rio de Janeiro). |
|
|
Este colunista entrega o prêmio de Empresa de Design do Ano que a Tátil conquistou pelo terceiro ano consecutivo. A empresa foi representada por seu diretor de criação Fred Gelli e pela design Jéssica Kloostermann.
|
Sérgio Bandeira de Mello cada vez surpreende mais. Além de profissional de marketing conceituado na Petrobras, é escritor (está lançando o livro "O rabo do bookmaker" dia 12 no Espaço Unibanco de Cinema), excelente tecladista e grande malabarista da pelota. Fez o melhor tempo de embaixadinhas da noite, sem sapatos, e, desafiado a repetir com sapatos chegou ao segundo lugar. Por decisão da plateia levou a TV 14, oferecida pelo Globo. |
|
|
Ari Hartmann recebe os diplomas da sua empresa de promoções. |
Um time mais heterogêneo que o do Zagalo: os personagens de cinema que divertiram os convidados e as recepcionistas da Dinâmica Promoções, no clima de Copa do Mundo que envolveu o evento. |
MKTMIX
* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 08/05, sexta: Pedro Nonato (Diretor de Operações da Década);
Dia 09/05, sábado: Ney Azambuja (Redator da Caio), Nizan Guanaes (Dir. Presidente da DM9DDB);
Dia 10/05, domingo: Pedro Paulo Martins (Diretor de Criação da Criativa Produtiva);
Dia 11/05, segunda: Luiz Carlos Lopes (ex-Unità);
Dia 12/05, terça: Wilson Nóbrega (Diretor de Arte da DPZ);
Dia 13/05, quarta: Andréia Esteves (Coordenadora de Mídia da Doctor), Chico Abreia (Vice-Presidente de Criação da Artplan);
* FÚRIA INCONTIDA - A DPZ Rio leva mais uma pra casa. Foi ela a vencedora da concorrência da Eletronuclear, do Ministério das Minas e Energia (que reúne as antigas Eletrobras e Nuclebrás). A agência conseguiu a pontuação imbatível de 100%, superando a Artplan, que ficou corri 93,2% e a V &S, com 91,8%. .
* PRÊMIO INTERNACIONAL - A Almap/BBDO levou 9 dos 16 prêmios do Brasil no Clio Awards 98. A Giovanni/FCB foi a única carioca que marcou presença, conquistando um Clio de bronze. A entrega dos prêmios será feita nos dias 13 e 14 de maio, em Nova York.
* RASPADINHA - O Dia lança nova promoção com sua agência GR.3: a Raspadinha, que vai contemplar mais de 12 mil leitores com prêmios que vão de carros O km e eletrodomésticos a planos de assistência médica. Nas próximas semanas o jornal investe R$ 1,1 milhão na comunicação da promoção, incluindo comerciais na Globo e no SBT. Segundo Cláudia Jeunon, gerente de marketing do jornal, a circulação deve aumentar de 10 a 15% no período.
* BANCO DE IMAGENS - Depois de Lula Vieira é a vez de Sérgio de Paula e Marcos Silveira, seremos publicitários-modelo da campanha do Image Bank, criada pela agência gaúcha Dez.
* CHIQUITITO, PERO CUMPLIDOR - O diretor de comerciais Líbero Saporetti está com a corda toda. Dirigiu quatro comerciais em abril para a Tec Cine, entre eles o primeiro trabalho da Década para seu novo cliente Rio Sport Center.
* SHOPPING CHIC - É da agência Message a campanha do Dia das Mães do shopping Barra Point, criada pela ex-colunista Marcia Brito como redatora, que se posiciona para as mães chiques da cidade.
* TROCA-TROCA - O redator Fábio Seidl, que estava na Denison Rio, é o novo contratado da agência carioca Cult. Fábio retoma à empresa após dois anos e chega para atender clientes como: Sony Music, Ancar (Administradora de Shopping Centers), Drogasmil, Prefeitura de Niterói, Governo do Estado do Rio, Microware Informática entre outros.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio-RJ. ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.
|