Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 10/ABR/1998
Marcio Ehrlich

 

Colunistas já tem os melhores
da publicidade carioca de 1997

Quase doze horas de julgamento foram necessárias para o júri dos Colunistas Rio selecionar os melhores entre os 932 inscritos este ano por 38 agências de propaganda estabelecidas no Rio de Janeiro, num volume total de 1.655 peças publicitárias. No final, 122 trabalhos de 22 agências foram selecionados, sendo 5 Grand Prix, 21 Ouros, 37 Pratas e 59 Bronzes.
O grande destaque do julgamento foi para a Giovanni/FCB como a Agência do Ano, pela conquista de 16 prêmios que somaram 83 pontos, dentro do critério adotado nacionalmente pelo Prêmio Colunistas de conceder 10 pontos para cada Grand Prix, 6 pontos para cada medalha de Ouro, 4 para as de Prata e 3 para as de Bronze. A agência superou na pontuação apenas a Doctor que somou 65 pontos em 17 diplomas. As duas, na verdade, dominaram a premiação deste ano. A Giovanni/FCB ficou com o melhor conjunto de peças eletrônicas do ano enquanto o melhor conjunto de peças impressas do ano foi para a Doctor.
Outros destaques do ano foram para o "Lançamento do jornal Lance" e para "Realização do 3° EBAP no Rio de Janeiro".
A Janela reproduz, hoje, as fichas técnicas dos premiados com Grandes Prêmios e com medalhas de Ouro, que participarão, no final de abril, da disputa dos melhores de todo o país no XXXI Prêmio Colunistas Brasil, disputando com todos os vencedores de ouro das demais regionais da premiação.
O júri do Rio foi presidido, este ano, por Adonis Alonso (CP&M) e integrado também por Armando Ferrentini (Ed. Referência) Genilson Gonzaga (J. Commercio), Gisela Campos (JB), Jomar Pereira da Silva (Marketing), Júlio Hungria (Blue Bus), Lúcia Leme (CNT), Luciano Dias (O Globo) e Marcio Ehrlich (Monitor Mercantil).

GRANDES PRÊMIOS

Giovanni leva o penta de Agência do Ano.

Volta a ter chocolate no final da festa do Colunistas-Rio. A Giovanni - agora se assinando Giovanni, FCB - emplacou pela quinta vez o prêmio principal do Colunistas, que ela havia conquistado em 1988,1994,1995 e 1996. A agência veio forte já nas inscrições, com 126 participações, demonstrando uma produção de forte criatividade para clientes como Casas Sendas, CCAA, Columbia Tristar, Greenpeace, Multicanal, O Globo, Sebrae e Universidade Santa Úrsula.
Empresarialmente a Giovanni também teve um excelente desempenho no último ano, sendo a escolhida pela FCB como sua nova representante no Brasil. A imagem da Giovanni, aliás, foi percebida pelo mercado publicitário carioca, fazendo com que o nome da agência fosse o mais votado pelas Indicações de Mercado, a partir do levantamento feito pela secretaria da Abracomp.

Marco Antônio Vieira Souto é o Profissional do Ano do Rio

A DPZ Rio teve em 1997, um dos melhores desempenhos dos seus últimos anos. Foram várias contas conquistas, entre as quais Unimed-Rio, Coca-Cola Light, Iguatemi Shopping Center, Prefeitura do Rio, Revendedores Volkswagen Rio, Guaraná Kuat, CBN Universidade Gama Filho, CBN e Banerj. O numero de funcionários da agencia passou de 55 a 77 no período e o faturamento pulou de R$ 48 milhões para R$ 90 milhões.
Claro que por trás destes resultados está o trabalho de uma série de profissionais que atuam na DPZ-Rio sob o comando de Edeson Coelho, a se destacar Marco Antônio Vieira Souto, que assumiu ano passado a direção de operações, depois de algum tempo como diretor de atendimento. O trabalho de Marco Antônio, aliás, já havia sido reconhecido pela ABP como Executivo de Agência do Ano e agora o Colunistas consagra Vieira Souto como o Publicitário do Ano.

José Luis Vaz, da GR.3 leva o Profissional do Ano

Só mesmo participando de um júri do Colunistas para se ter ideia do conjunto produzido por uma agência durante o ano. A GR.3, apesar de não ter feito muito alarde de seus trabalhos em 1997, entrou pesado no Colunistas e levou 10 prêmios, ficando num excelente 40 lugar no ranking das agências cariocas. Em grande parte destes trabalhos está a presença de José Luis Vaz não apenas como diretor de criação como diretor de arte, dando prosseguimento a um belo trabalho profissional que já havia dado diversos prêmios para sua agência anterior, a Contemporânea.
José Luis Vaz, pelo conjunto de seu trabalho e representando os profissionais de criação carioca que tanto brilharam no Colunistas-Rio, foi escolhido o Profissional de Propaganda do Ano.

Rio Sul Shopping ganha o prêmio de Anunciante.

Não é de hoje que o Rio Sul Shopping Center aparece com grande destaque nas premiações de propaganda. No Colunistas, já foram vários os Grand Prix conquistados. Este ano, mesmo, praticamente a metade dos trabalhos premiados na regional carioca do Prêmio Abril- inclusive o Grande Prêmio - foram criadas pela Salles-Rio para este anunciante, demonstrando que não apenas o shopping dá importância à qualidade da sua comunicação como faz questão de estar presente na mídia em uma grande quantidade de oportunidades.
Homenagear o Rio Sul como anunciante do ano é colocar o shopping como exemplo para muitos dos clientes cariocas.

O Dia, o Veículo do Ano da publicidade carioca

Há muito tempo o Rio não assistia uma disputa tão saudável pela liderança na mídia impressa quanto nos últimos anos, com os investimentos que o jornal O Dia tem feito não somente em seu produto como na sua comunicação publicitária e promocional. No último Colunistas Promoção, inclusive, O Dia já havia sido escolhido o Cliente de Promoção do Ano. Neste Colunistas Rio, foi evidente o belo trabalho das agências V&S e GR.3 para o jornal, que demonstraram para o júri a variedade de produtos que ele tem colocado para conquistar um número maior de leitores no mercado carioca. Os números só tem provado que a estratégia do jornal está correta, colocando O Dia na liderança da venda de jornais no Rio de Janeiro e levando o júri do Colunistas Rio a reconhecer este desempenho com o título de Veículo do Ano de 1997.

Os Grandes Prêmios do Colunistas Rio

GRANDE PRÊMIO DE COMERCIAL DO ANO: Série "Making Of", da GIOVANNI,FCB para O Globo. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Adilson Xavier e Cristina Amorim; REDAÇÃO: Adilson Xavier e Fernando Campos; DIREÇÃO DE ARTE: Cristina Amorim; PRODUÇÃO: Jodaf; DIREÇÃO DE COMERCIAL: João Daniel Tikhomiroff; ATENDIMENTO: José Land; APROVAÇÃO: Paulo Éboli e Ana Luísa Marinho.
GRANDE PRÊMIO DE FONOGRAMA DO ANO: "O Que É Isso, Companheiro?", da GIOVANNI/FCB para Columbia Tristar. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Adilson Xavier e Cristina Amorim; REDAÇÃO: Fernando Campos; DIREÇÃO DE ARTE: Carlos André Eyer; PRODUÇÃO: Estúdio Nova Onda; DIREÇÃO DE COMERCIAL: Passarinho; ATENDIMENTO: Guilherme Juliani; APROVAÇÃO: Teima Gadioli.
GRANDE PRÊMIO DE ANÚNCIO DO ANO: "Encarte Oscar", da STANDARD, OGILVY & MATHER para Rio Sul Linhas Aéreas. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Luiz Vieira; REDAÇÃO: Cláudio Marcelo Bojunga; DIREÇÃO DE ARTE: Raul Fernandes ATENDIMENTO: Cristina Adnet; APROVAÇÃO: Cláudio Baptista.
GRANDE PREMIO DE OUTDOOR DO ANO: "O Que É Isso, Companheiro?", da GIOVANNI,FCB para Columbia Tristar. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Adilson Xavier e Cristina Amorim; REDAÇÃO: Fernando Campos; DIREÇÃO DE ARTE: Carlos André Eyer; ATENDIMENTO: Guilherme Juliani; APROVAÇÃO: Teima Gadioli.
GRANDE PRÊMIO DE CAMPANHA DO ANO: "Cariocas", da GIOVANNI/FCB para O Globo. DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Adilson Xavier e Cristina Amorim; REDAÇÃO: Adilson Xavier; DIREÇÃO DE ARTE: Cristina Amorim; PRODUÇÃO: Conspiração. DIREÇÃO DE COMERCIAL: Isabel Jaguaribe e Lula; ATENDIMENTO: André Gustavo; APROVAÇÃO: Paulo Éboli e Daniela Mignani.

MEDALHAS


ÁREA: TELEVISÃO E CINEMA

CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
OURO:: Série "Copa do Mundo", da MCCANN ERICKSON e Prod.Associados para Coca-Cola. Direção de Criação: Ricardo Guinsburg. Redação: Mônica Maligo. Direção de Arte: Beto Werneck. Direção de Comercial: Flávio Bastos. Atendimento: Julio Castelano. Aprovação: Rodolfo Gimenez.

CATEGORIA: Cultura e Educação
OURO:: "Selva", da GIOVANNI,FCB e Jodaf para Ccaa. Direção de Criação: Adilson Xavier e Cristina Amorim. Redação: Adilson Xavier. Direção de Arte: Cristina Amorim. Direção de Comercial: João Daniel Tikhomiroff. Atendimento: Mauro Silveira. Aprovação: Waldyr Lima Filho.

CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
OURO:: "Papa", da ARTPLAN e Yes para Bradesco Seguros. Direção de Criação: Marcos Apóstolo e Chico Abreia. Redação: André Kassú. Direção de Arte: Guilherme Jahara. Atendimento: Maurício Magalhães e Maria Abraços. Aprovação: Carlos Frederico Motta e Maria Fernanda Jorge.

CATEGORIA: Política e Eleições
OURO:: "Água No Recreio", da DMMP e Oyo Cinema e Video para Cedae. Direção de Criação: Duda Mendonça. Redação: José Carlos Longo e Arthur Mulhemberg. Direção de Comercial: Laonte e Duda Mendonça.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
OURO:: Série "Estou Na Televisão!", da SALLES/DMB&B e Academia de Filmes para Embratel. Direção de Criação: Marcelo Giannini. Redação: Rodolfo Sampaio. Direção de Arte: Marcelo Giannini. Direção de Comercial: Marcelo Nepomuceno. Atendimento: Edgard Figueira. Aprovação: Luiz Carlos Dias e Ricardo Bazileu.


ÁREA: RÁDIO

CATEGORIA: Bebidas Não-Alcoólicas
OURO:: Série "Sede de 5", da MCCANN / MAGIC MUSIC e Magic Music para Coca-Cola. Direção de Criação: Ricardo Guinsburg. Redação: Nico Rezende. Direção de Arte: Nico Rezende. Direção de Comercial: Nico Rezende. Atendimento: Fernanda Araújo. Aprovação: Rodolfo Gimenes.


ÁREA: MÍDIA IMPRESSA

CATEGORIA: Alimentos
OURO:: Série "Linha Glória Light", da SALLES/DMB&B para Fleischmann & Royal. Direção de Criação: Marcelo Giannini. Redação: Rodolfo Sampaio. Direção de Arte: Marcelo Giannini. Fotografia: Duda Carvalho. Atendimento: Fernanda B.Mello. Aprovação: Luiz Filippe Ribeiro e Elizabeth de Souza.

CATEGORIA: Cultura e Educação
OURO:: "Assassinato Em Nova York", da GR.3 para O Dia. Direção de Criação: Gustavo Bastos e José Luis Vaz. Redação: Gustavo Soares. Direção de Arte: José Luis Vaz e Marcello Noronha. Atendimento: Cristina Pestana e Gabriela Derraik. Aprovação: Cláudia Jeunon.

CATEGORIA: Institucional ou Corporativo
OURO:: "Primavera - Verão 97", da SALLES/DMB&B para Ass.Lojistas do Rio Sul. Direção de Criação: Marcelo Giannini. Redação: Rodolfo Sampaio. Direção de Arte: Marcelo Giannini. Fotografia: Marcia Ramalho. Atendimento: Sérgio Malta e Darlene Furtado. Aprovação: Gilberto Ruffolo e Sérgio Pessoa.

CATEGORIA: Meios de Comunicação
OURO:: Série "Coisas Simples", da FISCHER, JUSTUS RIO para Ediouro Publicações. Direção de Criação: Fernando Campos. Redação: Fernando Campos. Direção de Arte: Carlos André Eyer. Atendimento: Rosane Braga. Aprovação: Ricardo Canella.

CATEGORIA: Produtos e Serviços de Lazer e Recreação
OURO:: Série "Abridor", da DOCTOR para Planeta Kawasaki. Direção de Criação: Marcos Silveira e Sérgio de Paula. Redação: Sérgio de Paula, Marcos Silveira e Antonio Nogueira. Direção de Arte: Humberto Fernandez. Atendimento: Cristiane Amorim. Aprovação: Antônio Velazquez.

CATEGORIA: Produtos e Serviços de Limpeza e Manutenção do Lar
OURO:: "Problemas Com Cupins", da D+ para Insetisan Servitox. Direção de Criação: Reuber Marchezini. Redação: Rodrigo Mendonça. Direção de Arte: Reuber Marchezini. Atendimento: Barbara Gomes. Aprovação: Marcio Carvalho.

CATEGORIA: Produtos e Serviços Públicos e Comunitários
OURO:: Série "Sinal Verde Para A Vida", da GR.3 para O Dia. Direção de Criação: Gustavo Bastos e José Luis Vaz. Redação: Gustavo Soares, Aline Arantes e Marcello Noronha. Direção de Arte: José Luis Vaz e Marcello Noronha. Fotografia: Márcia Ramalho. Atendimento: Cristina Pestana e Gabriela Derraik. Aprovação: Cláudia Jeunon.

CATEGORIA: Varejo de Grande Porte
OURO:: Série "Dia dos Namorados", da D+ para Shopping Nova América. Direção de Criação: Reuber Marchezini. Redação: Rodrigo Mendonça. Direção de Arte: Rosana Braem e Reuber Marchezini. Atendimento: Carlos Araujo. Aprovação: Mariana Carvalho.

CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte
OURO:: "Vai Ter Boi Se Escondendo", da DOCTOR para Churrascaria Porcão. Direção de Criação: Marcos Silveira e Sérgio de Paula. Redação: Sérgio de Paula, Marcos Silveira e Alvaro Rodriguez. Direção de Arte: Tico Moraes. Atendimento: Alessandra Mendonça. Aprovação: Neodi Mocelin.

CATEGORIA: Vestuário e Acessórios Pessoais
OURO:: "Estupro", da DOCTOR para Duloren. Direção de Criação: Marcos Silveira e Sérgio de Paula. Redação: Sérgio de Paula e Marcos Silveira. Direção de Arte: Fernando Freitas, Sérgio de Paula e Marcos Silveira. Fotografia: Klaus Miteldorf. Atendimento: Julianna Guimarães. Aprovação: Armando Madeira e Roni Argalji.


ÁREA: OUTDOOR

CATEGORIA: Varejo de Pequeno e Médio Porte
OURO:: "El Ni¤o", da CHRIS COLOMBO para Bob's. Direção de Criação: Felipe Rodrigues e Alicia Osborne. Redação: Felipe Rodrigues e Adriano Matos. Direção de Arte: Alicia Osborne. Fotografia: Handam. Atendimento: Fernanda Marino. Aprovação: Valéria Zettel, Rogério Braz e Peter Vader.


ÁREA: CAMPANHAS

CATEGORIA: Alimentos
OURO:: "Glória Mini", da SALLES/DMB&B para Fleischmann & Royal. Direção de Criação: Marcelo Giannini. Redação: Rodolfo Sampaio. Direção de Arte: Marcelo Giannini. Direção de Comercial: Duda Carvalho. Atendimento: Fernanda B.de Mello. Aprovação: Luiz Filippe Ribeiro e Elizabeth de Souza.

CATEGORIA: Imobiliário
OURO:: "Citta América", da CONTEMPORÂNEA para Agenco. Direção de Criação: André Pedroso. Redação: João Bosco. Direção de Arte: Jorge Falsfein. Direção de Comercial: Jean Benoit Crepon. Atendimento: Gisa Schreier. Aprovação: Sergio Goldberg, Sérgio Cury e Arnaldo Suquerman.

CATEGORIA: Vestuário e Acessórios Pessoais
OURO:: "Você Não Imagina...", da DOCTOR para Duloren. Direção de Criação: Marcos Silveira e Sérgio de Paula. Redação: Sérgio de Paula e Marcos Silveira. Direção de Arte: Sérgio de Paula e Marcos Silveira. Direção de Comercial: Klaus Miteldorf. Atendimento: Julianna Guimarães. Aprovação: Armando Madeira e Roni Argalji.


ÁREA: APRESENTAÇÕES ESPECIAIS

CATEGORIA: Peça Publicitária Destinada ao Trade
OURO:: "Abra O Biscoitinho da Sorte", da STAFF/CP&F para Fleischmann & Royal. Direção de Criação: Silvio Lachtermacher e Fernando Rocha. Redação: Marcelo Coli. Direção de Arte: Maurício Silvestre e Nathalie Cazes. Fotografia: Rodrigo Lopes. Atendimento: Eduardo Moncalvo e Marcelo Pradal. Aprovação: Sérgio Soares e Cristina Mattos.


MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 11/04, sábado: Diler Trindade (Dir. Presidente de Operações da DILER), Fernanda Cordovil (Mídia da Década), Siléia Machado (Diretora de Mídia da J. Walter Thompson);
Dia 14/04, terça: Cyd Alvarez (Diretor de Operações da Contemporânea);
Dia 15/04, quarta: Murilo Continentino (Diretor de Atendimento da ICONE).
Dia 16/04, quinta: Luís Macedo;
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040. Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.