Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 03/ABR/1998
Marcio Ehrlich

 

Colunistas Rio bate novo recorde de inscrições

Será este sábado o julgamento do XVII Colunistas­Rio, que escolherá os melhores da propaganda carioca de 1997.
Confirmando a vitalidade por que está passando o mercado, a premiação bateu este ano o recorde de participações de seus dezessete anos: 932 inscrições de 38 agências, num volume total de 1.655 peças publicitárias, o que supera muitos prêmios de abrangência nacional. Apesar de impressionante, o número de concorrentes poderia ter sido maior, já que várias agências se atrasaram na preparação de seus materiais e só procuraram a organização do Colunistas­Rio depois de as inscrições já estarem encerradas. Ainda assim, o júri assistirá 265 comerciais de televisão e cinema, 101 fonogramas, 816 anúncios de jornais, 396 núncios de revistas e 77 outdoors.
A agência que enviou o maior número de trabalhos para o julgamento do Colunistas foi a Doctor, com 165 inscrições. Em segundo lugar ficou a Giovanni com 126 trabalhos, seguida da GR.3, com 84, da D+, com 80 e da Salles/DMB&B com 70.
O júri do XVII Colunistas Rio será formado por Adonis Alonso, diretor de redação do Caderno Propaganda & Marketing; Armando Ferrentini, diretor da Editora Referência; Genilson Gonzaga diretor superintendente do Jornal do Commercio; Gisela Campos, editora do Informe Econômico do Jornal do Brasil; Jomar Pereira da Silva, de programa Intervalo; Júlio Hungria, editor do site Blue Bus; Lúcia Leme, da CNT; Luciano Dias, repórter de economia do jornal O Globo e este colunista.

Young Creatives já tem
inscrições abertas no Rio


Quem for jovem e criativo que se prepare . Começou a corrida pelas vagas do concurso Young Creatives, que levará a Cannes diversos publicitários escolhidos entre os melhores de todos os cantos do mundo. No Brasil o projeto é promovido pelo Caderno Propaganda & Marketing e pela Promocine (representante da Sawa-Screen Advertising World Association), sob coordenação geral de Emmanuel Públio Dias. No Rio, o concurso é responsabilidade da Janela Publicitária com a Dinâmica Promoções, tendo o apoio já confirmado - para garantir a primeira vaga carioca - da Giovanni/FCB.
Para quem quiser participar, aqui estão as informações mais importantes:
1 - O que os Young Creatives recebem
Os promotores brasileiros, com o apoio de diversos patrocinadores, garantem aos jovens profissionais escolhidos:
* passagem aérea de ida e volta a Nice, classe turística (qualquer alteração do bilhete deverá ser tratada diretamente com a companhia aérea emissora, segundo suas regras e, obviamente, por conta do Young);
* pagamento de taxa de inscrição no Festival, na categoria Young Creatives, o que lhes garante o acesso a todos os locais e eventos da programação do Festival Cannes-Lions, exceto as duas festas de Gala, da terça e do sábado;
* tarifas reduzidas de hospedagem em Cannes;
* participação nos eventos da delegação brasileira dos Youngs em Cannes e no Brasil;
* possibilidade de ser escolhido como integrante da dupla que disputará o Young Creatives Competition, uma competição paralela entre os Young delegates de todos os países. As duplas indicadas por cada delegação recebem um briefing (geralmente sobre um assunto comunitário) e têm 24 horas para apresentar a sugestão de um anúncio página dupla. Para isto contam com todos os recursos e tecnologia da Apple e do Image Bank. Os trabalhos são julgados pelo mesmo júri do Press & Poster Festival e os vencedores recebem seus troféus na cerimônia de terça, junto com os vencedores dos Leões da mídia impressa, além de ganhar uma série de equipamentos.
2 - Quem pode participar
Os promotores brasileiros estipularam as seguintes condições de participação:
* estar em atividade profissional no mercado publicitário há mais de dois anos, em qualquer área ou setor;
* ter menos de 29 anos até 21 de junho de 1998;
* inglês suficiente para entender um briefing e debater sobre ele (a ser comprovado);
* nunca ter participado como delegado do Festival Cannes­Lions;
* apresentar um portfólio para julgamento.
3 - Como participar:
Os concorrentes que possam atender às exigências acima devem enviar aos organizadores, ATÉ O DIA 15 DE ABRIL, os seguintes documentos:
* xerox da Carteira de Identidade ou do passaporte;
* xerox da carteira de trabalho ou outros documentos (cartas de empregadores ou clientes) que comprovem que trabalha em publicidade há mais de dois anos;
* portfólio de trabalhos, com no máximo dez peças de mídia eletrônica e dez de mídia impressa, com as fichas técnicas completas de cada peça enviada. No caso de campanhas, cada peça será computada isoladamente;
* se o profissional for de outra área que não criação ou produção, deve apresentar no portfólio seus planos, relatos, cases de trabalhos realizados, e qualquer outra peça que demonstre sua capacidade técnica;
* cartas de recomendação e apoio de instituições e pessoas que atuam neste mercado;
* um texto de até 50 linhas em inglês com o histórico profissional, e os motivos por que quer ir para Cannes;
* duas fotos no formato passaporte;
* uma ficha de inscrição, feita pelo próprio candidato, contendo seus dados pessoais e da empresa onde trabalha (nome, endereço, fone, data de nascimento, fone; fax, e-mail);
* recibo de depósito no valor de R$ 30,00 na conta corrente 54.186-23, agência 0054, HSBC­Bamerindus.
4 - O julgamento
No Rio de Janeiro, os trabalhos dos publicitários locais serão submetidos a um júri formado por, no mínimo, quatro profissionais indicados pela coluna Janela Publicitária, entre representantes do Caderno Propaganda & Marketing, do Clube de Criação, da Promocine, de Youngs de anos anteriores, da organização local e dos patrocinadores. Serão escolhidos tantos Young Creatives no Rio de Janeiro quantas vagas forem oferecidas por empresas patrocinadoras.
5 - Os patrocinadores
O Young Creatives Project conta, no Rio de Janeiro, até o momento, com o patrocínio da agência Giovanni/FCB, que garantiu uma vaga.
6 - Onde entregar seus trabalhos
Os concorrentes cariocas devem entregar seus materiais na Dinâmica Promoções, à Rua Eurico Cruz, 15/2º andar, Jardim Botânico, aos cuidados de Priscila Franco. O telefone para informações é (021) 537-7366 e o e-mail: ehrlich@pobox.com.

O Jornal A Notícia será relançado
com o apresentador Ratinho

O apresentador de TV Carlos Massa, o Ratinho, será a estrela do filme que ancora a próxima campanha do jornal A Notícia, criado pela GR.3. Abusando de seu estilo peculiar, o apresentador transmite, em mensagem testemunhal e com o seu famoso cassetete em punho, a identidade que a agência quis passar para o jornal, de ser "popular, ousado, valente e só falar a verdade".
A campanha exigirá um investimento de 450 mil reais, incluindo produção e mídia do filme, além de peças para mídia impressa. Esta sexta-feira, inclusive, o jornal poderá também anunciar a contratação de Ratinho como um de seus novos colunistas.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 03/04, sexta: Raimundo Brasil (Diretor de Arte de Criação da V&S);
Dia 05/04, domingo: Álvaro Ceciliano Filho (Sindicato dos Publicitários);
Dia 06/04, segunda: Fernando Rocha (Diretor de Arte de Criação da Staff/CP&F);
Dia 08/04, quarta: Alex Periscinotto (Diretor da Almap/BBDO);
* GENTE - A super-graçinha Cacau Menezes, ex-RTV da Chris Colombo, está de casa nova. Ela agora é sócia da empresa de propaganda em taxis Farol. Quem quiser falar com ela o telefone é 516-1939. // Cristiane Amorim, ex-Mesbla e Doctor, está agora dando apoio ao CCRJ. // A Fischer,Justus/RJ contratou Camila Bezerra(ex-McCann, ex­ Giovanni e ex- Young Creative) como diretora de arte para fazer dupla com Fred Moreira, ex­Doctor. // A produtora Yes, do sempre ativo Accioly, está investindo no time feminino. Contratou Fernanda de Lamare, ex-B52, para seu atendimento, além de levar, para a produção, Paula Moretzsohn (ex - Denison e Lojas Americanas) e Patrícia Jansen (ex-Chris Colombo).
* O LEÃO CHAMA - O Festival de Cannes já está com inscrições abertas. Julie Hatchuel, a Public Relations do Festival, avisa que quem quiser aparecer no Delegate Handbook, aquele livrinho que tem os nomes de todos os delegados, precisa enviar sua confirmação até 15 de maio. O festival, aliás, está com seu site na Internet. Basta apontar o browser para www.canneslions.com.
* MARKETING ENCANTADO - A Direto da Casa conquistou medalha de bronze na mais importante premiação exclusiva de Marketing Direto do país, o troféu ABEMD, com o case do seu cliente Terra Encantada. Foi para o trabalho de atrair professores e representantes de escolas ao stand do parque temático na Bienal do Livro. Segundo a agência, o retomo foi de nada menos que 43%. O trabalho da Casa da Criação e da Direto da Casa para o Terra Encantada sem dúvida foi muito bom. Pena é que o produto, lançado apressadamente e com preço totalmente inadequado, não está ajudando nada.
* DENISON RESISTE - A Denison Rio está no ar com a campanha de lançamento do bombom Serenata de Amor, da Garoto, com uma verba de R$ 2,5 milhões. Além de filme para TV, a campanha tem outdoor e busdoor, que vão circular nacionalmente até junho próximo.
* RENASCIMENTO - Gustavo Bastos conta que estão voltando à atividade dois clientes que estavam parados. A Avanti, fabricante de tapetes e carpetes, retoma à mídia depois de três anos parada. E a Aroma do Campo, fora da agência há um ano, volta a anunciar uma nova linha de shampoos e sabonetes à base de leite.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.