Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 20/MAR/1998
Marcio Ehrlich

 

Janela promove Young Creatives
e Giovanni/FCB garante 1 vaga.

A Janela Publicitária e a Dinâmica Promoções estarão promovendo no Rio o concurso Young Creatives, que levará a Cannes jovens criadores escolhidos entre os melhores de cada mercado.
O pacote brasileiro do Young Creatíve Project oferece passagem aérea de ida volta a Nice em classe turística, pagamento do fee de inscrição no Festival que garante os criadores acesso a todos os locais e eventos da programação (exceto as duas festas de Gala), tarifas reduzidas de hospedagem e participação nos eventos da delegação brasileira dos Youngs em Cannes.
Para participar, basta ter menos de 29 anos e estar trabalhando como publicitário, seja em cliente, em agência, veículo, fornecedor ou empresa independente. O que estará em julgamento será a excelência do trabalho criativo, o potencial de seu desenvolvimento e integração com o meio profissional. A experiência de três anos de realização do Projeto Young Creatives no Brasil tem mostrado que os Youngs selecionados se constituem hoje numa referência profissional de excelência no meio profissional em que atuam.
Além dos Youngs selecionados para compor a delegação brasileira, os organizadores e o Júri apontarão, entre os redatores e diretores de arte indicados, a dupla que vai compor o time brasileiro que vai participar do Young Creative Competition - Apple Contest, uma competição de criação publicitária que acontece durante o Festival, com duplas de criativos representantes de todas as delegações dos Youngs. Os profissionais que desejarem participar podem ir se preparando para preencher os seguintes requisitos: estar em atividade profissional no mercado há mais de dois anos, em qualquer área ou setor (comprovar com cópia da carteira profissional, documento sindical ou carta de empregadores) ter menos de 29 anos até 21 de junho de 1998. inglês suficiente para entender um briefing e debater sobre ele (a ser comprovado) apresentar os parâmetros de desempenho profissional de sua especialidade (portfólio, projetos, filmes, fotos, jingles, spots, anúncios e outras peças publicitárias, finalizações, planos publicitários e de mídia, etc.) e submeter estes parâmetros a um júri a ser indicado.
Os interessados podem solicitar as regras para a inscrição através do e-rnail: ehrlich@pobox.com.
Até o momento, os cariocas têm garantida uma vaga na caravana dos Young Creatives, graças à compra de uma cota de patrocínio pela Giovanni/FCB. Até a próxima semana, estarão definidos os patrocínios que garantirão o número de vagas para os criadores do Rio de Janeiro. –
Os patrocinadores
Patrocinar o Young-Creatives é participar de um dos mais simpáticos e esperados movimentos da Indústria da Propaganda, com evidentes resultados institucionais.
Este ano, para potencializar esta relação, os organizadores do programa estão propondo um pacote de patrocínio que envolve os seguintes retornos:
* identificação do patrocínio em todos os materiais de divulgação do Caderno de Propaganda e Marketing, Caderno de Propaganda e Marketing na Internet, Revista Propaganda e Revista Marketing.
* no caso dos patrocinadores cariocas, identificação em todas as matérias de cobertura da promoção na Janela Publicitária.
* identificação do patrocínio na camisa da nossa delegação.
* participação especial nas duas festas, com direito a 100 convites para a festa do Brasil e 20 convites para a festa em Cannes, assinatura nos anúncios de divulgação (um de lançamento e 4 de sustentação no Caderno de Propaganda e Marketing).
* Acesso ao mailing e material enviado por todos os participantes (Banco de Talentos).
A cota de patrocínio está avaliada este ano em R$3.500,00.

Colunistas Rio define os nomes dos jurados.

O júri do XVII Colunistas-Rio, que vai se reunir no final de março para escolher os melhores da propaganda carioca, já está formado, reunindo oito colunistas
de propaganda e jornalistas especializados em economia e marketing do Rio de Janeiro.
Além deste editor da Janela, estarão como convidados deste ano Armando Ferrentini, editor do Caderno Propaganda & Marketing; Genilson Gonzaga, diretor superintendente do Jornal do Commercio; Gisela Campos, editora do Informe Econômico do Jornal do Brasil; Jomar Pereira da Silva, do programa Intervalo; Júlio Hungria, editor do site Blue Bus; Lúcia Leme, da CNT e Luciano Dias, repórter de economia do jornal O Globo.
A corrida pelos Grandes Prêmios dos Colunistas, aliás, já começou, com várias agências e profissionais enviando correspondências aos jurados se apresentando como candidatos a títulos como de Agência do Ano e Publicitário do Ano.
No início deste mês, a Abracomp-Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, que promove o Colunistas, enviou correspondência aos diretores das principais empresas de publicidade carioca com uma planilha para saber as Indicações do Mercado nas diversas categorias de Grand Prix do
Colunistas. Estas indicações estão sendo devolvidas e, após serem tabuladas, ajudarão os jurados da premiação na sua escolha.

O Globo mostra jornalistas em sua campanha institucional.

Giovanni - O Globo - Campanha Making OfAssinada pela Giovanni/FCB está entrando no ar a nova campanha do jornal O Globo, que sucede a série "Os cariocas". Desta vez, a agência mostrou a intimidade do jornal, com tudo aquilo que está por trás da notícia, desde a apuração aos resultados colhidos com sua publicação.
Com isso nasceu o "Making of da notícia", apresentando os bastidores agitados e nem sempre tão glamorosos da redação. A base dos comerciais foram quatro séries de reportagens famosas do jornal: "Guerrilha do Araguaia", "O trem do pó", a morte de idosos na clínica Santa Genoveva e a prostituição infantil em Manaus.
Escolhidas as matérias, o primeiro passo foi entrevistar os jornalistas, seus autores. Todas as etapas da reportagem foram anotadas, assim como os sentimentos nela envolvidos: medo, riscos, insegurança, corre-corre e todos os sobressaltos vividos pelos repórteres. A partir daí, Adilson Xavier, VP nacional de criação da Giovanni/FCB redigiu um texto de uma lauda sobre cada história e submeteu-os ao Globo.
A próxima etapa foi uma conversa gravada, mais detalhada, com os jornalistas, de onde foram pinçadas as frases usadas nas diversas situações, para ser encaixadas nos filmes, transformando a campanha em praticamente quatro documentários sobre o jornalismo do Globo.
Criados por Adilson e Cristina Amorim, os comerciais foram produzidos pela Jodaf com direção de João Daniel Tikhomiroff e fotografia de JB, o Jean Benoit Crepon.

MKTMIX

* PARABÉNS PRA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os aniversários da semana passada do mercado:
Dia 21/03, sábado: Fernando Mothé (Diretor de Operações da Publinews), Gustavo Bastos (Dir. Presidente da GR.3), Paulo Castro Barbosa (Diretor de Criação da McCann Erickson);
Dia 22/03, domingo: Angela Millet (Diretora de Atendimento da Artplan);
Dia 24/03, terça: Paulo Vogel;
Dia 25/03, quarta: Carlos Manga Jr. (Diretor de Comerciais);
Dia 26/03, quinta: Cristina Amorim (Diretora de Arte de Criação da Giovanni/FCB), Denise Gorga (Diretora de Mídia da V&S), Sérgio Luiz D. E. Filho (Diretor de Criação da Communitá);
* PORTFOLIO CRio - Mário Nakamura, da produtora Tec Cine enviou correspondência informando duas correções nos créditos do filme "Chuva", da Rádio CBN. A direção de criação é de Bob Gueiros e o figurino de Márcia Maia. Vale lembrar apenas que os dados publicados são fornecidos ao Monitor Mercantil pelo CCRJ.
* SUSPENSE NA BROADWAY - Cheio de mistério, Sérgio Cardoso, da Mr. Magoo, manda fax de Nova York informando que está por lá filmando um comercial com um ilustre brasileiro residente na Big Apple - cujo nome não pode ser divulgado - para um produto cujo nome também não pode ser divulgado. Sérgio só pôde revelar seu próprio nome.
Águas Petrópolis e São Lourenço* MARCAS MARCANTES ­ O Grupo Perrier, que controla as águas minerais São Lourenço e Petrópolis, encomendou à Baíta Produções a nova imagem destas tradicionais marcas. Todo o trabalho, que durou seis meses, se desenvolveu baseado na filosofia de que deveriam ser preservadas as antigas identidades destes produtos, já bastante reconhecidos pelo consumidor, mas com um design moderno e atualizado. A empresa, que entre seus trabalhos tem a marca da rede Mr. Cat, também foi a vencedora da concorrência para a criação da nova marca do IRB-Instituto de Resseguros do Brasil e pelo visual da marca de sapatos femininos da estilista Andreia Garcia.
* ACELERA PETROBRAS ­ Deu no Blue Bus que a BR, distribuidora de combustíveis da Petrobras, abriu concorrência para - as contas dos lubrificantes Lubrax e Lubrax SJ – atualmente atendida pela DPZ com verba de R$ 9 milhões - e de combustíveis, atendida pela Contemporânea com verba de R$ 5 milhões. O edital foi publicado dia 20 de fevereiro no Jornal do Comércio e no Diário Oficial da União. A abertura dos envelopes será dia 6 de abril e o processo deverá estar terminado no final de junho.
Projeto Aquarius* BODAS DE PRATA - Não parece, mas o Projeto Aquarius, promovido pelo Globo em parceria com a Sul América Seguros, está comemorando 25 anos. O jornal, para marcar a data, editou uma bela publicação com os seus melhores momentos, sem dúvida, sem dúvida uma das contribuições mais inestimáveis para promover a cultura do Brasil. Aproveitando a passagem dos 25 anos, o Projeto Aquarius, inclusive, mudou de logotipo, passando a adotar este que a Janela reproduz.
* CARTAS - Correspondências para a Janela devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, cep 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com