Janela Publicitária    
 
  Publicada desde 15/07/1977.
Na Web desde 12/07/1996.
 

Janela Publicitária - Edição de 16/JAN/1998
Marcio Ehrlich

 

Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
O seu conteúdo foi escaneado e transcrito para ficar à disposição de consultas pela internet.

Giovanni e FBC oficializam fusão
com previsão de faturar US$ 200 milhões

Ex-diretores da FBC-Rio devem abrir nova agência

Como em todo final de novela, muitos personagens saem casados e felizes e outros acabam sozinhos.
De certa maneira, este papel ficou reservado para Nádia Rebouças e Antônio Jorge Pinheiro, que tinham sua agência Oficina de Comunicação, foram comprados pela FCB há dois anos e nos últimos meses se viram na situação de “maridos traídos”, assistindo impotentes a FCB escancaradamente negociando com a Giovanni.
No final de 97 chegou a ser aventar que Nádia estaria se mudando para a Ceras Johnson, o que foi desmentido pela publicitária. Claro que, mesmo tendo perdido o seu nome original, tendo perdido o sócio internacional e tendo perdido seus principais clientes, Nádia e Antônio Jorge, têm nome e cancha suficiente no mercado para continuar de cabeça erguida.
Tanto que ao final desde episódio o máximo que fizeram foi emitir comunicado à imprensa, no qual Nádia declarou-se triste por se afastar da Ceras Johnson, mas informou que desde o dia 5 de janeiro já havia comunicado à FCB de Chicago (que centraliza mundialmente o atendimento da conta da Ceras Johnson) que ela e Antônio Jorge, seu sócio, não iriam para Giovanni, FCB. Segundo ela, “por razão de opção por um estilo próprio, já tradicional e conhecido no mercado publicitário nacional”.
Nádia adiantou que seus planos e de Antônio Jorge são de continuar o caminho com uma nova agência. Isso, aliás, já havia ficado claro no cartão de Ano Novo que eles enviaram em dezembro, como sendo de “Nádia Rebouças, Antônio Jorge Pinheiro e equipe”. Nenhuma referência dada de graça à FCB...
Até 30 de janeiro, a antiga estrutura da FCB continua no seu escritório da rua México, administrando a saída da Ceras Johnson e os trabalhos dos clientes que se manterão com Nádia e Antônio Jorge, como o Shopping da Gávea. Ao final de janeiro, a dupla pretende anunciar o nome de sua nova agência, que eles pretendem esteja instalada e operante até 15 de fevereiro.
Chega ao fim a novela da fusão entre a agência brasileira Giovanni e a multinacional Foote, Cone& Belding. Esta quinta, em São Paulo, diretores das duas agências apresentaram à imprensa a nova estrutura da empresa, que terá o nome de Giovanni, FCB e em seus dois escritórios – do Rio e de São Paulo – contará com 152 funcionários, 30 contas inicialmente e uma previsão de faturamento de 200 milhões de dólares.
Claro que, a partir da fusão, a estrutura internacional da FCB pretende descarregar no escritório brasileiro o máximo possível de seus clientes internacionais. Isso foi o que já aconteceu no caso da Ceras Johnson e da Nabisco. Agência brasileira que tem cliente atendido lá fora pela FCB já deve estar botando as barbas de molho.
Como em toda fusão, nem todos os funcionários das duas agências foram aproveitados. Da FCB, somente 15 dos 60 originais continuaram. Ambos os escritórios Giovanni,FCB se basearam nos funcionários da agência nacional. No Rio, no entanto, como pelo menos 17 publicitários foram trazidos da antiga FCB de Nádia Rebouças e Antônio Jorge Pinheiro. Principalmente as equipes que cuidavam das Ceras Johnson, Nabisco e NorteShopping. Tanto que a agência está sofrendo expansão física no mesmo andar do prédio da Centro Empresarial Rio, ocupando parte da área que até recentemente pertencia à Almap/BBDO, que fechou seu escritório carioca.
Em conversa com a Janela, Adilson Xavier, informou que ficará como vice-presidente nacional de criação e atendimento da Giovanni,FCB, enquanto Maurício Nogueira, o outro sócio da Giovanni, ficará como vice de planejamento e mídia. Paulo Giovanni se torna presidente da nova agência e a direção de operações do grupo fica nas mãos de Bernard Fonteneau, um americano de origem francesa, que estava na FCB de Miami. Quem deixa a sociedade da agência é Henri Carlos Gonçalves, o conhecido Carlos Henrique, que se tornou símbolo dos primeiros comerciais das Casas Sendas ao afirmar sempre que “duvidamos que alguém venda mais barato”. De acordo com Adilson, o formato de trocas acionárias entre a Giovanni e a FCB permitiu uma negociação através da qual a FCB fica com 60% do controle financeiro, mas a equipe nacional mantém o controle operacional.

Conar suspende anúncio da DuLoren
que ainda será publicado na imprensa

Du Loren - Legalizem o abortoDeu certo mais uma vez a estratégia publicitária benettoniana adotada pela Doctor para a DuLoren, de criar anúncios que gerem tanta polêmica que acabem conquistando espaço jornalístico. Esta semana, nada menos que o Jornal Nacional, da Rede Globo, exibiu em seus preciosos segundos o pedido do Secretário Nacional de Direitos Humanos, José Gregori, de que Conar retirasse do ar um anúncio que a DuLoren veiculou na revista Isto É mostrando uma mulher na eminência de ser estuprada e pedindo urgência na aprovação da lei do aborto. A Globo falou o nome da DuLoren mais de uma vez e ainda exibiu a peça.
O anúncio efetivamente acabou suspenso pelo Conar, mas por detalhes industriais de algumas revistas, ainda deverá ser publicado. Criado por Marcos Silveira, Sérgio de Paula e Fernando Freitas, este é – ao menos na opinião desde colunista – um dos anúncios menos chocantes da série da DuLoren, não ficando atrás de muitas imagens que vemos passar em horário nobre na televisão brasileira.
E como lembrou Marcos Silveira, não há nele nenhuma transgressão legal, pois já faz parte da legislação brasileira o direito de aborto nos casos de estupro.

Faveco deixa a Standard e parte para novo projeto ainda misterioso

Depois de 30 anos no grupo Ogilvy & Mather, seu presidente para o Brasil e a América Latina, Flávio “Faveco” Corrêa, acaba de deixar a empresa, alegando motivos pessoais, principalmente uma certa obrigatoriedade contratual de retornar a Nova York agora que se passaram dois anos de seu retorno à presidência da Standard no Brasil.
Seu substituto é o baiano Sérgio Amado, que passou a presidir uma das empresas do grupo (a Standard Ogilvy & Mather) há cerca de um ano, depois que a Standard comprou a DenilsonBates, que Amado presidia.
Como ainda não se sabe o destino profissional de Faveco – ele próprio está fazendo suspense-, não está esclarecida como ficará a sua situação em relação à Abap – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, da qual ele é presidente nacional. A Abap é a entidade que reúne as empresas do setor e seus dirigentes precisam representantes das empresas associadas. Na diretoria nacional da Abap, o primeiro vice-presidente é Celso Japiassu, dirigente da Denison Rio. Até o próximo dia 30, quando a entidade escolhe outros dois vice-presidentes, Faveco já deverá ter oficializado seu novo destino na publicidade brasileira.

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Mr.Vox: A gente também faz reggae
Anúncio da Mr.Vox publicado na edição impressa da Janela.
*PARABÉNS PARA VOCÊ - A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 16/01, sexta: Marilena Senta Souza (Diretora da MS)
Dia 19/01, segunda: Hayle Gadelha (Diretor de criação da InternAd)
Dia 20/01, terça: Lula Buarque (Diretor da Conspiração)
Dia 24/01, sábado: Cristiane Duncan (Supervisora de Mídia da SGP)
*NOVO COLUNISTA - O criador Ricardo Galletti, que agora é gerente de comunicação da Rede Manchete, estreia este domingo um quadro sobre publicidade no “Programa de Domingo” da emissora. A princípio Galletti pretende exibir comerciais estrangeiros premiados e making-ofs de comerciais nacionais. Quem quiser falar como ele pode ligar para 555-4469.
*NOITE SÓCIO-ETÍLICA - Foi um grande sucesso a primeira noite promovida pelo CCRJ no novo People, que aconteceu esta última terça-feira. Foram mais de 50 publicitários, tornando a noite bastante divertida, mesmo com o vexame do fechamento da conta no fim da noite por alguns coleguinhas – já identificados pelo Clube – terem saído sem pagar suas despesas. Mas o problema deve acabar na próxima semana com a adoção de cartelas de consumo individuais. Aliás, o CCRJ pede para avisar que em virtude do feriado de terça-feira, 20 de janeiro, o encontro do People fica marcado para o dia seguinte, quarta-feira. O programa é imperdível. Além do desconto de 30% os convidados do CCRJ também estão liberados da consumação mínima na boate do subsolo.
*SEMANAL DA GLOBO - Cláudio Bartolo (ex- Editora Abril), será o gerente de publicidade para o Rio de Janeiro da nova revista semanal – concorrente de Veja e Isto É – que a Editora Globo deve lançar no segundo semestre deste ano, com sede e redação em São Paulo. O comando geral da área de publicidade é do também ex-Abril Ênio Vergueiro, que nos últimos tempos esteve na DM9 e na Editora Azul.
*Orquestra de maestros - A Chorus está com um novo time de maestros para produção dos seus jingles. Sob a direção musical do William Magalhães, que também é um dos sócios da produtora, estão Fernando de Souza, Ricardo Mendes, Luciano Pozino, Marcos Valério e Alexandre Ferreira.
*GLUB-GLUB - Começa a operar apenas no dia 17 o projeto Seven Up Resgate, patrocinado pela Pepsi no Rio, para o monitoramento aéreo da faixa litorânea entre o Leme e o Recreio por uma equipe de sete pilotos de paramotores, nos fins de semana dos meses de janeiro e fevereiro, para evitar os frequentes afogamentos. O projeto foi idealizado pelo piloto bicampeão brasileiro de parapente Ruy Marra e tem o apoio da Prefeitura do Rio e o patrocínio da Pepsi.