Esta edição da Janela Publicitária foi publicada originalmente no jornal Monitor Mercantil.
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Coca anuncia verba de R$ 350 milhões para o seu marketing no próximo ano.
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Rodolfo Jimenez, diretor de marcas Cola, e Marco Simões, diretor de relações externas, mostram a logomarca da campanha “Sede de 5” para a Copa do Mundo de 98. |
A Coca-Cola vai investir percentualmente ainda mais no seu sabor "cola" em 1998, aproveitando o fato de que o refrigerante Coca-Cola é o patrocinador oficial da Copa do Mundo da França 98, afirmou esta semana no Rio o diretor de relações externas da empresa, Marco Simões. Serão R$ 200 milhões investidos em marketing, cerca de 43% a mais do que em 1997, quando o investimento no produto foi de R$ 140 milhões. No total do próximo ano, a empresa investirá em marketing R$ 350 milhões, também crescendo em relação a este ano, no qual ela fechará com uma verba para o setor de R$ 310 milhões.
O centro da comunicação de Coca-Cola em 1998 será a campanha "Sede de 5", maneira que a McCann Erickson, agência da Coca, encontrou para dizer que a Coca também quer que a Seleção traga o pentacampeonato. Uma curiosidade para o mercado publicitário é que a Coca-Cola não se restringiu a envolver a McCann na sua comunicação do refrigerante "cola". Não só a logomarca "Sede de 5" como todo o material gráfico das demais promoções deste ano foram desenvolvidos pela DPZ, que normalmente atende à Coca para produtos como Taí, Coca Light e Kuait.
De acordo com Rodolfo Jimenez, diretor da marca Cola, mesmo a empresa dividindo sua campanha em diversas fases e projetos, ela sempre será ligada ao tema da Copa. Já está no ar a promoção "Corações do Brasil", através da qual os brasileiros estão sendo convidados a assinar 50 mil pedaços de uma bandeira que será montada para enviar à Seleção durante a Copa do Mundo. Haverá também uma promoção que escolherá 10 pessoas que poderão levar acompanhantes a todas as Copas do Mundo daqui pra frente por toda a sua vida. Numa terceira promoção, a empresa selecionará, entre estudantes de escolas públicas, crianças para servirem de gandulas durante os jogos. E no dia 5 de janeiro entra no ar o comercial "Caminhada" - cuja produção, pela O2 de São Paulo, custou R$ 500 mil - mostrando o envolvimento dos brasileiros das mais diversas regiões do país com a paixão pelo futebol. A criação deste comercial foi do diretor de arte Bruno Bertani e do redator Luiz Octávio Brasil, com direção de criação de Ricardo Guinsburg. O diretor do filme foi Renato Rossi.
Clube dos Executivos fecha o ano em concorrido happy-hour
Mais de 200 pessoas prestigiaram o happy-hour que comemorou na última terça-feira o encerramento do ano do Clube dos Executivos de Marketing, entidade patrocinada pela ABA Associação Brasileira de Anunciantes. Promovido pela Rede Manchete de Televisão no restaurante Rhapsody, na Lagoa, o encontro serviu também para o vice-presidente do Clube e seu responsável no Rio, Thomaz Newton, homenagear os veículos que mais patrocinaram encontros no último ano, entre os quais o SBT e a própria Rede Manchete.
Nas fotos, momento do happy-hour do CEM:
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Marcelo Gorodicht, diretor da D+ e Fischer, Justus-Rio, agência do Clube dos Executivos, como sempre soube aproveitar para fazer a promoção de suas empresas na festa, cercado de gorodetes. |
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Reginaldo Dória, diretor de comercial do SBT, agradece ao microfone o prêmio entregue por Thomaz Newton e por Rafael Sampaio, diretor da ABA.
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Os especialistas em beleza Tamin El-Mili, diretor de marketing da Divisão Lâncome d L’Oréal e Patrício Walburg, diretor de marketing da divisão Helena Rubinstein, confraternizam com José Roberto Marques, diretor da DMV/RSC. |
CARTAS
De Paulo Eboli, diretor do jornal O Globo:
Caro Marcio:
“Na “Janela” do dia 12 de dezembro, na seção “MktMix” você publicou: ”... do jornal popular Diário Carioca, com o qual as empresas Globo pretendem combater o crescimento do Jornal O Dia, hoje a publicação de maior circulação do Rio de Janeiro".
Como sei do seu cuidado em relação a exatidão das informações que você veicula, não poderia deixar de retificar a afirmação acima.
Segundo os números (indiscutíveis) do IVC, o Jornal O Dia superou o Globo, no total de exemplares vendidos, apenas em agosto e setembro, deste ano. Nos meses de outubro e novembro, O Globo retomou a liderança, jamais perdida, se considerada a venda acumulada, no ano.
Veja os números:
Circulação Paga Total
O GLOBO: 11.741.526 (outubro), 11.595.307 (novembro), 128.601.208 (janeiro a novembro).
O DIA: 11.592.560 (outubro), 11.161.146 (novembro), 125.515.312
(janeiro a novembro)
Como você pode verificar, não satisfeito em ter leitores com potencial de consumo 83 % maior que os leitores do Dia, o Globo também vende mais.
Um forte abraço do amigo,
Paulo Eboli
MKTMIX MKTMIX
• PARABÉNS PRA VOCÊ-A Janela se abre para comemorar os próximos aniversários do mercado:
Dia 19, sexta: Álvaro Magalhães (Diretor de Arte da Standard, Ogilvy & Mather), Carlos Negreiros (Diretor de Arte e Editor da Ad Business);
Dia 20, sábado: Marcos Silveira (Diretor de Criação da Doctor), Pedro Buarque (Diretor da Conspiração);
Dia 21, domingo: Fernand Hurel (Diretor de Criação da Década), Fernando Campos (Dir. de Criação da Fischer, JustusRio), Ricardo Guinsburg (Diretor de Criação da McCann Erickson);
Dia 22, segunda: Irineu de Castro (Diretor de Criação da Artec), Júlio Hungria (Diretor da Blue Bus);
Dia 23, terça: Antônio Jorge Pinheiro (Diretor de Mídia da FCB), Kakau Menezes (Supervisora de RTVC da Chris Colombo);
Dia 26, sexta: Felipe Campello (Diretor de Atendimento da Doctor),
• PORQUE SOMOS CARNIVOROS - O Clube de Criação do Rio de Janeiro promove um almoço esta sexta-feira, 19/12, no segundo andar do Restaurante Estrela do Sul do Rio Off-Price, onde está sendo agora o tradicional churrasco semanal os publicitários cariocas. O rodízio sairá por R$ 20,00 e naquele andar somente os publicitários terão acesso.
• TEM QUE SEGURAR A CAIO - A Caio levou mais uma concorrência este mês. Desta vez, da empresa de seguros Generalli, que estava na Giovanni e foi dispensada pela agência. A razão da dispensa, segundo boatos do mercado foi porque a empresa estava investindo menos do que prometera ao entregar a conta. Com uma verba atualmente estimada em R$ 2,5 milhões, o marketing da Generalli está sob o comando de Letícia Zakhia, que já foi Almap/BBDO e Bradesco Seguros, na Caio, do Rio de Janeiro.
• MARKETING DIFERENCIADO - José Eduardo Guinle, que passou os últimos três anos se dedicando à agropecuária em São Paulo, voltou ao Rio para investir em comunicação e no ramo imobiliário. Ele abriu a corretora Odeon, na Barra da Tijuca e se associou a Eduardo Quentel na Interativa Comunicação & Marketing, para torná-la uma agência de "projetos diferenciados em marketing", fornecendo serviços profissionais especializados normalmente não disponíveis nos quadros de clientes e agências.
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Anúncio veiculado na edição impressa. |
• CONQUISTA-A Elan Garden acaba de conquistar mais um cliente, a Denver Motors, revendedora autorizada KIA, de Itaguaí. A agência contratou Ione Ribeiro (ex-GR3) para a sua mídia.
• É NATAL, É NATAL - A Tec Cine produziu o filme de 30" da NET para o Natal. O comercial mostra dois amigos, protagonizados por Luiz Fernando Guimarães e Pedro Cardoso. Um deles dá de presente ao outro uma assinatura de TV a cabo. O amigo acha que é a NET e fica todo feliz. Ao mesmo tempo em que abre o envelope, diz para o outro "não precisava...". Ao constatar que a assinatura não era da NET, não consegue negar a decepção e diz, com desdém, que "não precisava...". devolvendo o envelope. Falando na Tec Cine, a produtora comemora o fim do ano com uma super festa no restaurante Santa Fé. O agito acontece dia 22 de dezembro, a partir das 21hs.
• PREPARANDO A FOLIA - A Rede Manchete também vai ser a sua "Garota do Carnaval", cuja apresentação será dia 12 de janeiro, quando entra no ar a vinheta de Carnaval da emissora. Até o momento, a Manchete já fechou patrocínio com Banerj, Clorox, Impala (esmalte), Johnson & Johnson, Melitta, PomPom (fralda) e SBP.
• MARKETING HOTELEIRO - O executivo colombiano Luís Eduardo Calle é o novo diretor de Vendas e Marketing do Hotel Intercontinental Rio. Pela primeira vez no Brasil, Calle chega para ocupar o cargo, que estava vago desde o último mês de junho, e já afirmou que o mercado interno será a meta prioritária de todas as ações de marketing nos próximos dois anos. As ações a médio prazo devem aumentar a ocupação média do Hotel Inter-Continental Rio em aproximadamente 15%, levando-o a níveis de até uma média anual de ocupação de 75%.
• CARTAS - A Janela Publicitária é publicada todas as sextas-feiras. Correspondências para a coluna devem ser enviadas para a Praia de Botafogo, 340 grupo 210, CEP 22250-040, Rio - RJ. Ou para o e-mail ehrlich@pobox.com.
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